3 princípios do Funcional Kids
O conceito de Treinamento Funcional é bastante amplo. Na última década, o termo vem se popularizando trazendo a ideia de uma modalidade que trabalha o corpo de forma integrada, melhora a performance, evita lesões e possibilita uma atividade física mais motivadora para muitos.
Pode-se simplificar a definição de treinamento funcional como todo programa de exercícios que tem como objetivo resgatar a funcionalidade do corpo humano. Por exemplo, para atletas, o treinamento funcional caracteriza-se pela utilização e criação de movimentos que reproduzem os padrões de movimento, as fontes metabólicas e as capacidades motoras semelhantes a uma situação real de jogo ou competição. Para um idoso, o simples fato de facilitar a realização de atividades diárias como sentar, levantar ou amarrar um calçado já seria um resgate de funcionalidade.
A criança não é um adulto em miniatura, então não trabalhamos força, resistência, flexibilidade, estabilidade e mobilidade da mesma maneira que com um adulto, os treinamento sempre tem como principal objetivo a diversão, a liberação de endorfina, o prazer em se exercitar, primeiramente para fazer com que a criança goste de atividade física, e claro, conforme a turma se desenvolve, são adicionados novos exercícios mais desafiadores, com mais competição e cooperação, de acordo com a idade de cada um!
Principais benefícios
- Melhora a postura;
- Manutenção e desenvolvimento da flexibilidade;
- Crescimento e manutenção do peso adequado;
- Melhora a interação social;
- Aprendizado de novas habilidades;
- Melhora na autoestima;
- Aumento do foco e atenção;
- Aumento da capacidade de aprendizagem.
Além da aprendizagem de movimentos, podemos destacar como princípios do treinamento funcional:
a) o trabalho e integração das diferentes capacidades físicas (coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbia, velocidade e agilidade);
b) o desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como core;
c) a aplicabilidade ou transferência do movimento, que nada mais é do que aplicar os movimentos aprendidos em atividades do dia-a-dia.
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