Header Ads

Ensino Hídrido na Educação Física



O Ensino Híbrido é uma forte tendência que vem se consolidando. Mescla aulas presenciais com plataformas e ferramentas digitais. Na pandemia, as aulas remotas foram uma experiência importante para conhecer o lado on-line do Ensino Híbrido.

Neste momento de pandemia, ficou evidente a necessidade de o profissional desenvolver competências e habilidades tecnológicas para o exercício da profissão. Todas as pesquisas evidenciam o crescimento de campos de trabalho e a importância do profissional de Educação Física na promoção da saúde da população, principalmente de forma preventiva

Mas como ensinar Educação Física com o grupo interagindo fora do espaço físico da escola? E ainda: incluindo a tecnologia? É o que você verá a seguir nas ideias para colocar em prática.

Os estudantes são nativos digitais, sendo assim, o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas pode até fazer mais sentido. Entre os desafios, está o de mostrar para pais, alunos e gestores que Educação Física é muito mais do que ensinar atividades esportivas. Além disso, é inegável o desafio de manter a disposição dos alunos e torná-los protagonistas nesse novo método.

A Educação Física pode explorar temas significativos e transformadores, como cidadania e qualidade de vida. Dessa maneira, se aproxima da realidade dos alunos, do que existe em seu entorno e do momento em que eles estão vivendo.

Com uma trilha que contempla informação, pesquisa, diálogo e atividade física, o estudante pode ver mais sentido em sua aprendizagem. Então, elabore uma proposta com várias etapas a serem trabalhadas no presencial e no on-line.

Educação Física no Ensino Híbrido: Educação Infantil

Aulas on-line: as possibilidades de propostas aumentam e ainda ganham a participação dos pais. Portanto, é uma oportunidade para eles de aumentar a conexão com o filho e de brincar com a orientação de um educador.

Proponha exercícios corporais para fazerem juntos, além de atividades em que a criança explore objetos que tem em casa. Pense em garrafas de plástico, baldes, latas, colher, barbante e fita adesiva. Resgate brincadeiras da infância dos pais, como pular elástico ou amarelinha.

Aulas presenciais: a energia da criança pede movimento e ambiente de exploração. Com pequenos grupos, respeitando os protocolos de segurança, promova interações e brincadeiras. Mímica, dança, estátua, esconde-esconde e "o mestre mandou" sempre funcionam.

Nas atividades presenciais, os pequenos aprendem a compartilhar com o outro e a respeitá-lo. Do mesmo modo, conhecem as próprias emoções, necessidades e limites corporais.

Educação Física no Ensino Híbrido: Educação Fundamental

Anos iniciais: as aulas de Educação Física são interessantes para despertar o aluno construtor. Que tal propor que cada um construa seu equipamento esportivo em casa e leve para a aula presencial? Pode ser desde uma simples bola de meia ou algo que eles ainda não tenham visto na escola.

Anos finais: trabalhem com temas transformadores. Por exemplo, elabore um plano com aulas presenciais e on-line abordando o sedentarismo.

Por que é um problema de saúde pública? Como afeta a saúde e como evitar? Se possível, apresente um especialista no assunto para conversar com os alunos no presencial ou no on-line, e proponha uma rotina de exercícios físicos.

Os alunos poderão identificar o quanto o tema faz parte da realidade deles. Dessa maneira, terão uma experiência de aprendizagem significativa, mais consciente e propulsora.

Educação Física no Ensino Híbrido: Ensino Médio

Quanto mais os alunos se reconhecem no conteúdo, mais motivados estarão para buscar conhecimento. Por isso, é importante trazer a cultura do entorno, temas que lhe interessam e a liberdade para usarem recursos digitais com criatividade.

Ao estudarem sobre hip-hop ou capoeira, por exemplo, os estudantes têm um universo de conhecimento que passa por questões históricas, culturais e sociais. São várias camadas para serem exploradas, portanto amplia a visão dos alunos.

Pode resultar em um clipe, videodocumentário, podcast ou ação com a comunidade.

A adoção do modelo de ensino híbrido, que integra os regimes presencial e não presencial, trouxe novas mudanças. A Educação Física pode explorar temas significativos e transformadores, como cidadania e qualidade de vida. Dessa maneira, se aproxima da realidade dos alunos, do que existe em seu entorno e do momento em que eles estão vivendo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário