4 fatos que você precisa saber sobre alongamento na corrida
É difícil ir a um parque sem ver pelo menos uma pessoa praticando a corrida. O esporte virou mania e a alternativa preferida de quem quer exercita-se pelas ruas da cidade. A modalidade é democrática; os resultados, eficientes e para começar só é preciso vontade e um bom par de tênis.
Com a crescimento da área, é normal o número de pesquisas sobre o assunto crescerem e ir desmistificando mitos. Se antes tinha-se a certeza da ideia de que o alongamento serve como ótimo aquecimento para as práticas esportivas, hoje não é bem assim.
Muitos profissionais da saúde e da área esportiva se baseiam em pesquisas para orientar seus pacientes e alunos. Porém, muitas questões ainda não foram respondidas ou apresentam resultados controversos e, com o avanço das pesquisas, algo completamente diferente pode ser publicado amanhã.
Vamos então a 4 fatos que as pesquisas trazem e que podem causar confusão na hora da prática:
• Alongar antes de correr não previne lesões e o alongamento após a corrida pode prejudicar a recuperação muscular;
• O melhor momento para fazer alongamentos é em um dia separado do treino de corrida;
• O aquecimento antes da corrida diminui o risco de lesões. Ele aumenta a frequência
cardiorrespiratória, a irrigação sanguínea para os músculos e lubrifica as articulações, preparando o corpo para a atividade física;
• O aquecimento deve ser feito através de uma atividade que aumente a frequência cardiorrespiratória, como a caminhada, o trote leve ou pequenos saltos.
Esses quatro fatos não são verdades incontestáveis. Eles podem ser contestados por pesquisas que estão em andamento. Porém, é importante sempre observar todos os aspectos de um assunto que envolve a corrida. Todos!
Até a próxima!
Publicado em 25/10/16 e revisado em 29/10/20
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment