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Cuidados numa Avaliação Física



Atualmente a maioria das academias propõe planos de treinamento sem qualquer avaliação física prévia. Mas então, por que realizar a avaliação? Segundo Tritschler (2003) há n Motivos que podemos considerar como relevantes para a realização da avaliação física, como (1) sendo ela parte de uma avaliação física abrangente da aptidão física, em relação à saúde ou; (2) como parte de um exame ou de quantificação de risco de cardiopatias; (3) como alternativa para o monitoramento das mudanças dos diversos componentes corporais, em resposta a programas de perda ou ganho de peso; ou até (4) para monitorar a eficiência de programas de treinamento físico para atletas, incluindo (5) sua nutrição.

Conforme o ACSM (1998, 2000), a composição corporal, juntamente com a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, força e resistência muscular, são componentes da aptidão física relacionadas com saúde. O controle da composição corporal torna-se pertinente em razão das relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas. Reduzir a quantidade de gordura e/ou aumentar a quantidade de massa magra estão entre os anseios de grande parte dos praticantes de exercícios físicos. Esta preocupação pode ser notada não somente do ponto de vista estético, mas também do ponto de vista de qualidade de vida dos indivíduos, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônico-degenerativas.

É preciso, para uma avaliação de qualidade, algumas recomendações ao avaliado, como explicar os procedimentos, assinalando a importância de permanecer na posição determinada em cada uma das medidas. Proponho, através de experiência própria e da leitura de bibliografia especializada, uma "Ficha de recomendações ao avaliado", que deve ser entregue ao aluno antes da avaliação, no momento em que a mesma foi marcada.

Além disso, há alguns cuidados gerais que devem ser tomados pelo avaliador, como observar o local adequado para a avaliação, ter a certeza de que o avaliado estará descalço e com a menor roupa possível, todos os aparelhos devem estar calibrados, além, é claro, de serem de qualidade certificada, tomar todas as medidas do lado direito do avaliado, mesmo que este não seja o seu lado dominante, e marcar as medidas tomadas nos pontos anatômicos com lápis dermográfico, ou com material facilmente removido da pele. A marcação dos pontos e a realização das medidas deverá ser feita de cima para baixo, sempre manipulando os instrumentos com a mão direita, aplicando-os de forma suave sobre a pele. As trocas de posição do avaliado devem ser feitas de formas não bruscas e, se necessário, com o auxílio do antropometrista, sempre mantendo, convenientemente, uma respeitosa distância do avaliado e, de preferência, com o auxílio de um ajudante de avaliador. Vale observar que em medições ao longo do tempo deve-se respeitar o horário das avaliações, bem como sempre serem executadas pelo mesmo avaliador. Tais cuidados minimizam a decorrência de erros e desconfortos por ambos os lados.

Recomendações para a Realização da Avaliação Física

Quando o aluno agendar a sua avaliação física, o professor deve passar a ele algumas recomendações:
  • Usar roupas adequadas: De preferência, homens devem usar sunga e mulheres biquíni, ou shorts com top, pois a quantidade de roupa prejudica a mensuração da perimetria;
  • Ter dormido de 6 a 8 horas: para a avaliação da composição corporal, a quantidade e horas de sono não interfere tanto, porém, muitas vezes, o aluno no mesmo dia também poderá passar por teste metabólicos e neuromotores, e com certeza as horas de sono terão uma interferência direta nos resultados obtidos;
  • Não realizar exercício físico antes da avaliação; a vasodilatação periférica que ocorre após o exercício principalmente em ambientes quentes podem afetar a mensuração das dobras, fazendo com que a espessura das dobras aumente significativamente, por esse motivo, não se recomenda treinar antes da avaliação da composição corporal.

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