Alongamentos na Ginástica Laboral
Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade à prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem- estar individual por intermédio da consciência corporal.
Os exercícios são compostos por alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. Os tipos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. É uma atividade de baixa intensidade e ocorre em um curto período de tempo, assim, não cansa e nem sobrecarrega ninguém.
Veja alguns alongamentos que podem ser usados na Ginástica Laboral
Alongamento da panturrilha
Apoie as mãos na cadeira e incline o corpo para frente e mova o quadril também para a frente, fazendo a perna de trás esticar-se mais. Sinta o alongamento na panturrilha da perna de trás e segure por 15 a 30 segundos.
Alongamento MMSS (Membros Superiores)
Apoie as mãos no encosto da cadeira, flexione levemente os joelhos, estenda os braços e pressione lentamente o tronco para baixo, por 15 a 30 segundos.
Alongamento de quadríceps e quadril
Em pé, apoie uma das mãos na cadeira e flexione o joelho, segurando o tornozelo com as mãos. Tente aproximar ao máximo o calcanhar das nádegas. Mantenha por 15 a 30 segundos a posição.
Rotação da coluna – sentada
Sentado na cadeira com as pernas levemente afastadas, a coluna bem ereta e o peito aberto. Inspire e, na expiração, rode o tronco para a direita. Retorne ao centro e execute o mesmo movimento para o outro lado. Segure de 15 a 30 segundos.
Alongamento de posteriores das coxas
Sentado na parte da frente da cadeira, incline o tronco à frente sobre a perna estendida. Tente alcançar a ponta do pé, para sentir mais o alongamento na parte posterior da coxa.
Exercício para alongar o pescoço
Em pé, pernas afastadas e coluna ereta. Com a mão direita segure a cabeça, empurrando-a em direção ao ombro direito. Fique nessa posição entre 15 a 30 segundos e retorne. Repita do outro lado. Manter os ombros relaxados.
Alongamento dos flexores do antebraço e punho
Estenda um braço a frente e com a palma da mão virada para frente. Com a outra mão puxe suavemente os dedos para trás, ate sentir o alongamento na região anterior do punho.
Alongamento das costas
Sentado em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Curve-se lentamente para frente e para baixo. Relaxe bem os ombros, braços, cabeça e costas. Fique na posição por 15 a 30 segundos para relaxar.
A ginástica laboral pode contribuir para diminuir o número de afastamentos nas empresas, pois ajuda a reduzir a incidência de doenças ocupacionais. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse, aumento no poder de concentração, motivação, moral e consequentemente pode aumentar a produtividade dos funcionários.
É importante para quem for trabalhar com Ginástica Laboral ter bons conteúdos para estudo. Eu indico o Curso Online de Ginástica Laboral, o Curso online de Ergonomia e o Curso Online de Fisioterapia no Trabalho. Com eles, é certeza de boa preparação para o mercado de trabalho.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment