Uma opinião sobre a Corrida e Artrose

Outro dia estava ouvindo uma discussão sobre lesões na Corrida. Acabei achando um bom tema para falar aqui no blog. Lendo daqui e lendo dali, embora muita gente ache que corrida pode provocar lesões e até artrose no joelho, há estudos que falam justamente o contrário.
É claro que há lesões nos corredores. E o principais motivo é que tem muito amador correndo que nem profissional. E, quando você queima a largada, seu organismo vai protestar – não importa a modalidade. Os movimentos da corrida não são especialmente danosos, ao contrário do que se imagina. As lesões costumam vir de uma sobrecarga inadequada.
O primeiro passo é começar com calma, manter a regularidade e não pular etapas. Se possível, trace seus treinamentos com um profissional de educação física para que ele ajuste a dose de esforço segundo suas características e metas."Sugiro ainda complementar a modalidade com exercícios de força, principalmente para fortalecer as pernas e os quadris.
Outra coisa: valorize o repouso. O descanso é o treino silencioso. Nesse período, o corpo repara seus tecidos e se adapta às demandas da atividade física. E, quanto mais suor, mais sossego será necessário depois. Que fique claro, não se trata de proibir o indivíduo de correr uma maratona, até porque esses eventos motivam determinadas pessoas. Basta entender que provas assim cansam demais e não devem ser feitas a todo momento, nem por praticantes condicionados.
Portanto, a Artrose pode demorar para aparecer (ou não aparecer) para praticantes responsáveis de Corrida
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment