Alongamento deve fazer parte da rotina de caminhadas
Quem decide caminhar deve tomar alguns cuidados. Além de consultar um médico para avaliar se está tudo bem, manter-se hidratado e proteger-se do sol, é necessário alongar os músculos. O alongamento independe do momento que a gente vai fazer.
Para quem faz da caminhada sua atividade física diária, é importante saber que pelo menos 20% do tempo dedicado à atividade física deve ser usado com alongamentos. Não importa se antes ou depois, à noite ou de manhã. Isso faz com que você ensine seus músculos a distribuir a energia de forma mais uniforme.
Os alongamentos melhoram a plasticidade do grupo muscular antes da caminhada e contribuem para a regeneração depois dela. Os músculos que precisam ser alongados antes não são os mesmos para qualquer pessoa. O mais comum é alongar o músculo adutor do quadril, na parte interna da coxa, e o tensor da fáscia lata, na lateral do quadril. Depois do exercício, todos os músculos usados no exercício podem ser alongados, como panturrilha e quadrícipes.
É importante prestar atenção porque a dor não é sinônimo de que o músculo está sendo alongado corretamente. A pessoa tem que colocar o músculo sob tensão e manter por 60 segundos. Ela deve sentir a tensão, mas não necessariamente sentir dor.
Os alongamentos podem:
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment