Veja as modalidades de esportes de aventura
Os esportes de aventura podem ser praticados de várias maneiras, além de estar perto da natureza, geralmente são caracterizados com certo grau de risco físico e praticados em condições extremas de altura, velocidade e clima, como descer uma corredeira, pular de um penhasco ou escalar uma montanha. Isto exige muito mais que um bom condicionamento físico. É preciso estar atento aos equipamentos de segurança, alimentação, técnica e até mesmo o estado mental. São mais de 25 atividades de aventura oferecidas no Brasil.
Alpinismo/Escalada: Com uso de equipamentos, essa atividade oferece momentos de adrenalina e técnica para alcançar o topo através de paredes rochosas.
Bóiacross: O Bóiacross consiste nas descidas em grandes bóias redondas pelo leito dos rios em níveis de corredeiras leves, moderados, podendo ser praticado por todas as pessoas de acordo com a dose de emoção desejada.
Canoagem: Canoagem é um esporte praticado em pequenos barcos (caiaques e canoas), com propulsão a remo, que pode ser disputado em diversas modalidades, tais como provas de velocidade, maratona, slalom, descida e outras.
Canyoning: Embora seja definido como uma espécie de alpinismo praticado em cachoeiras, o esporte vai muito além do rapel em cachoeiras, envolve tudo que diz respeito à exploração do ambiente dos canyons e dos rios em garganta.
Caving: Espeleologia é um esporte com toques de ciência e esporte de ação. A prática, repleta de ação e adrenalina, une a exploração de cavernas, pesquisa, documentação e conservação.
Cicloturismo: O ciclista se encontra com cores, formas, cheiros, sons, natureza, detalhes e mais detalhes da paisagem. A bicicleta permite que o ambiente seja vivenciado através de trilhas.
Hikking: Caminhada ecológica de curta duração, por trilhas, com monitores, as quais geralmente terminam com retorno ao ponto de partida.
Rafting: emoção ao descer corredeiras.
Rafting: O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança.
Rapel: Descida de montanhas, paredões, abismos e cachoeiras com uso de cordas.
Trekking: O trekking, também conhecido como enduro a pé de regularidade, consiste em andar no mato ou fazer uma caminhada ecológica. É um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa.
Paraglider: O paraglider permite que você voe por um bom tempo e sem ajuda de motor. Permite uma visão da natureza sem prejudicar o meio ambiente.
Mergulho: O mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina, utilizando-se ou não de equipamentos especiais.
Arvorismo: Atividade física que consiste em um circuito com obstáculos variados (pontes, redes, cordas ou escaladas) montado na copa de árvores.
Para melhor aproveitar sua aventura conte com a presença de guias ou instrutores experientes. No Brasil há diversos lugares e roteiros de ecoturismo espalhados para oferecer momentos de lazer, consciência ecológica e muito esporte.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment