A primeira vez que lidei com o Marketing Esportivo como profissão foi numa conversa informal com um colega de faculdade. Ele, já apaixonado pelo assunto, discorria horas e horas sobre a importância das ações de marketing em todas as camadas do esporte, do iniciante ao profissional.
É bem verdade que a maioria das pessoas, quando se fala em marketing esportivo, só pensa em grandes atletas e em grandes marcar. Num mundo em que grandes eventos são priorizados por meio de comunicação, é normal essa associação.
Porém, o marketing esportivo vai além disso e ajuda, inclusive, a pessoas que estão começando sua vida esportiva e não tem condições de se manter no esporte ou comprar equipamentos, fazer uma alimentação adequada se não fossem ações isoladas de marketing.
O patrocínio serve de empurrão para essas pessoas, que tem potencial, que querem investir no lado esportivo mas não tem condições financeiras. Envolve uma série de obrigações para ambas as partes e precisa de planejamento para que os dois lados (patrocinador e patrocinado) sejam favorecidos. A importância de um profissional de marketing, que conheça o mercado, faz com que esses resultados sejam potencializados.
Apesar de proporcionar uma ajuda financeira para o atleta/praticante de atividade física, o principal objetivo do profissional é atingir o maior número de pessoas e divulgar a marca. A empresa espera ser reconhecida e ter algum retorno pelo incentivo. É uma troca que o profissional de marketing precisa estar atento para dar esse retorno ao patrocinador com menor custo beneficio.
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