A utilização do Pilates Fitness
O Pilates é uma atividade que traz muitos benefícios ao praticante. Seja com que objetivo for usada, ela consegue trabalhar o corpo todo, com uma intensidade moderada e determinada pelo profissional que a aplica. Por isso, contamos com as modalidades de Pilates original (conservador), Pilates moderno ou contemporâneo (com o incremento de acessórios e maior gama de exercícios) e o terapêutico (usado apenas por fisioterapeutas com a finalidade de reabilitar lesões musculares, articulares e diminuir a dor).
Trazendo um rápido histórico, o método foi desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920, como um auto-tratamento já que o mesmo sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua vontade de superação o fez buscar em diversas técnicas do oriente e do ocidente uma forma diferenciada de ganhar um corpo forte e saudável. Seus fundamentos constituem: concentração, respiração, precisão, fluidez de movimentos e o "engajamento" do centro de força ou simplesmente a ativação do Powerhouse. Com a rápida popularização do método, estudos científicos foram realizados o que fez o método passar por algumas alterações a fim de proteger o sistema musculoesquelético de lesões.
O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
O Pilates Fitness traz uma mistura de pilates com treinamento funcional. A aula é elaborada com exercícios de Pilates no solo e nos aparelhos, exercícios funcionais com a resistência do próprio corpo, com a utilização de acessórios, aumentando a resistência, dificultando a execução. Entre os acessórios estão eles: TRX, halteres, caneleiras, corda, bolas de pilates, medicine ball, prancha de molas, Bosu, pranchas de equilíbrio, entre outros.
Principais diferenças entre Pilates Fitness e Pilates Clínico:
Ate a próxima!
- Indivíduos saudáveis e assintomáticos X Indivíduos com dor ou com restrição de movimentos;
- Pessoas que objetivam ganho de força e flexibilidade X Pessoas que querem recuperar sua saúde física;
- Programa de exercícios variados para todo o corpo X Programa especializado para reabilitar a lesão;
- Pode ser realizado até para atletas de alta performance X Pode ser realizado por pessoas sedentárias e sem qualquer preparo físico.
Ate a próxima!
Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment