Marketing esportivo e as pequenas empresas
O uso de ações que usam o esporte e/ou a atividade física como veículo de comunicação, seja visual ou que envolva uma emoção ou experiência, é definido como marketing esportivo e a academia, o clube e as pequenas empresas do segmento também podem usar esta estratégia para alcançar objetivos de divulgação, captação e retenção de alunos, entre outras.
Um exemplo de atuação de marketing esportivo para academias, por exemplo, está em patrocinar atletas que agrega a empresa às suas conquistas. Para montar uma boa estratégia de marketing esportivo para apresentar às empresas são quatro pilares:
1) Conhecer muito bem os clientes, porque para o patrocinador é importante saber quem você atinge e se é o mesmo consumidor que interessa pra ele.
2) Descobrir porque você esse cliente te escolheu, qual o seu diferencial e o que agrega de valor ao aluno, para que o patrocinador consiga identificar o que é importante pra ele e se você atinge isso ou não.
3) Mapear as empresas que valorizam o seu diferencial e se interessariam em falar com o seu cliente. Aqui vale desde a padaria e a loja de bairro até as grandes empresas.
4) Colocar os tópicos anteriores em uma apresentação de prospecção bem-feita, simples e objetiva e bater na porta desses estabelecimentos.
Para conquistar a empresa investidora para um evento, por exemplo, é preciso, primeiro, conhecer bem o seu cliente, especificando idade, sexo, interesses, potencial de compras, gosto de consumo. Quanto mais ele entender o perfil, a personalidade do consumidor dele, mais vai conseguir se comercializar. E com essas informações, também é possível determinar quais são as empresas que mais vão se interessar em "conversar" com os alunos, que podem comprar as cotas de patrocínio do evento da academia para subsidiá-lo e ajudar o gestor a agradar aquele cliente, fidelizando-o.
O tamanho do evento também tem a ver com a divulgação. Afinal, ao propagar a ideia, muita gente quer participar, se envolve e fica mais propenso a fazer e aceitar patrocinar.
Também é importante destacar que muitos patrocínios não necessariamente envolvem dinheiro, mas sim permuta e acabam valendo a pena dentro de uma estratégia de marketing para agregar valor ao nome da academia
E quando se fala em eventos, é importante destacar que eles devem ser feitos tanto para a captação de novos alunos quanto para a retenção dos que já estão na academia.
Muitos exemplos estão aí para comprovar a eficiência de eventos voltados para público de pequenas empresas (academias, clubes, lojas específicas). A repercussão dos grandes eventos estimula o consumo de esporte, materiais esportivos, alimentos e academias e, por isso, cria clima favorável para outras ações.
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