Como atua o Personal Trainer
Avaliação Física:
A avaliação física é uma etapa importante para uma boa evolução no treinamento, pois quanto maior o número de dados e informações que o professor tiver sobre seu aluno, mais bem planejado e personalizado será o programa de exercícios. Uma boa avaliação física deve ser constituída de uma anamnese; teste de capacidade cardiorespiratória; antropometria e análise da composição corporal; avaliação postural e avaliação neuromotora. Esse conjunto de testes vai determinar sua real condição física, vai detectar seus pontos fortes ou deficiências, ajudando-o a encontrar uma atividade que você melhor se adapte, vai permitir que você perceba seus progressos e vai dar ao professor informações preciosas para montagem de um programa eficiente e seguro.
Condicionamento Físico:
O condicionamento físico é composto por um programa de atividades diversificadas, desenvolvendo várias capacidades físicas como resistência aeróbia, resistência muscular, flexibilidade dentre outras, que são trabalhadas de diversas maneiras, sempre respeitando a condição física atual do aluno e seus objetivos. Essa área traz maiores probabilidades de melhores resultados, tendo em vista que um acompanhamento direto permite uma melhor evolução do treinamento, inclusive o competitivo.
Hipertrofia Muscular:
O treinamento de força na maioria das vezes é cercado de mitos e estereótipos, porém, a ciência mostra o quanto a sua prescrição é complexa e dependente de vários fatores, como o intervalo de descanso entre as séries, intervalo entre os treinos, intensidade, número de séries e repetições, velocidade, forma de execução dos exercícios, métodos utilizados e planejamento. Um ponto muito importante também é que a estruturação do treino seja ajustada e modificada continuamente com estímulos específicos capazes de favorecer a hipertrofia muscular.
Saúde:
Um dos impulsionadores da profissão, a promoção da saúde pela prática de atividades físicas faz com que o profissional de Personal Trainer seja bem solicitado. atividade física traz uma melhor disposição para as atividades do dia-a-dia, maior prazer para o trabalho, lazer, relacionamento amoroso e convívio social. Melhora as defesas do corpo, pois auxilia no sentido de medicina preventiva, na qual, a pessoa fica menos propensa à doenças e, quando adoece, se recupera mais rápido e com maior facilidade.
Emagrecimento:
Mesmo que precise da ajuda de um nutricionista, o trabalho de emagrecimento orientado corretamente visará reduzir apenas a gordura corporal que está em excesso, sem afetar a massa muscular, o que não acontece quando as pessoas tentam emagrecer por si só, pois podem até perder peso, mas o problema está em que essa perda não é só de gordura, mas também de massa muscular, sem contar os prejuízos fisiológicos causados por esses processos de emagrecimento inadequado.
Estética:
Baseado em uma avaliação prévia, é montado um programa de atividades, contendo exercícios específicos, no qual o trabalho com sobrecargas bem direcionado e de acordo com o objetivo e condições físicas do cliente, é de fundamental importância para que o corpo adquira formas de maneira saudável ficando, assim, esteticamente bonito.
O trabalho do Personal Trainer não deve ser limitado à apenas um único objetivo. É importante sempre associar a atividade a saúde, agindo sempre de forma preventiva para o não aparecimento de lesões e a fim de combater doenças, proporcionando uma boa saúde física e mental.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment