3 exercícios de ombro para não se fazer na Musculação
Porém, quando fazemos alguns movimentos errados, na maioria das vezes buscando a hipertrofia da musculatura, podemos sobrecarregar ligamentos e musculatura dessa região, podendo causar lesões.
Por isso, separei exercícios dentro da musculação que não devem ser feitos, porque sobrecarregarão essas estruturas. Aqui estão cinco exercícios que você deveria largar como se fosse um hábito ruim para a saude.
1. Desenvolvimento Por Trás da Nuca
O desenvolvimento por trás da nuca força o movimento no limite dos ligamentos do ombro, porque é feito com os ombros em uma abdução externa e horizontal máxima. Fazer um movimento no limite dos ligamentos não é o fim do mundo, mas a repetição em cima desse limite pode trazer lesões. Ligamentos dos ombros são instáveis, embre-se sempre disso.
Seguindo o mesmo padrão, não há dúvidas que o desenvolvimento por trás da nuca são ótimos para estimular o crescimento dos deltoides. Mas só porque um exercício é bom para um músculo, não quer dizer que ele seja bom para os seus ligamentos.
2. Remada Em Pé
Esse movimento pode agravar, e muito, a Sindrome do Impacto do Ombro, que ocorre quando o tendão do supra-espinal (no ombro) acaba inflamando devido a pressão contínua contra o acrômio acima dele.
Assim como no desenvolvimento por trás da nuca, a remada em pé faz um ótimo trabalhado em estimular os músculos mediais do deltoide e a parte superior do trapézio.
Para aqueles que irão fazer a remada em pé de qualquer jeito, usem halteres, pois assim é possível aumentar a distância da pegada ao chegar na posição de cima do movimento. Isto é menos danoso às articulações do ombro comparado a remada em pé com barra.
3. Encolhimento Girando Os Ombros
Girar o ombro durante o encolhimento serve apenas para uma coisa: mostrar para todos na academia que você não tem a mínima idéia do que está fazendo.
Girar os ombros para frente move a linha de força para o lado anterior e longe do trapézio, justamente o contrário do encolhimento de ombros que seria para construir massa muscular nos trapézios (a função primária dos trapézios é encolher ou elevar os ombros). Então faz sentido pensar que “encolher o ombro” constrói massa no trapézio. Além do ato de girar os ombros durante o encolhimento não ajudar no exercício, pode ser maléfico.
Se você insiste em girar os ombros durante o encolhimento, pelo menos gire para trás. Dessa forma você pode dizer que o trapézio até está fazendo um pouco mais de trabalho. Não é tão efetivo como fazer o encolhimento corretamente, porém não é totalmente inútil como girar para frente.
Esses movimentos dentro da sala de musculação devem ser evitados para que o praticante não saia com uma lesão. Lembre-se que um bom profissional deve saber dosar o movimento e evitar, com o seu conhecimento, que os alunos se lesionem.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment