Exercícios no parque melhoram humor e aumenta a sensação de bem-estar
Quanto exercício em um ambiente verde produz as maiores mudanças de humor? Um estudo publicado no Environmental Science & Technology tem uma resposta surpreendente: apenas 5 min de atividade física no parque, ou mesmo cuidar das plantas no jardim de casa, são suficientes para trazer benefícios à saúde mental.
Pesquisas já haviam mostrado que malhar em um espaço verde reduz o risco de doenças mentais e aumenta a sensação de bem-estar. Mas, até então, não se sabia quanto tempo as pessoas tinham de gastar nesses ambientes para que os benefícios fossem observados.
"Pela primeira vez fomos capazes de avaliar a dose-resposta para os efeitos da natureza sobre a saúde mental", disseram os pesquisadores. De acordo com eles, ambientes verdes com água, como um lago, trazem mais benefícios ainda.Pedalada
Pedalar é um dos exercícios mais prazerosos e eficientes que existe. Além de aliviar a tensão, a atividade intensifica o condicionamento físico, aumenta a resistência muscular e ajuda na queima calórica. E se a pedalada for no parque, todos esses efeitos podem ser potencializados. Vento, curvas e elevações são elementos que podem gerar mais esforço.
Se não bastassem os benefícios físicos, a sensação de bem-estar também é maior quando se pedala em meio a uma área de vegetação e ar puro. A paisagem agradável e o contato com a natureza estimulam os sentidos proporcionando mais prazer e disposição ao praticante.
Contudo, pedalar em um local movimentado exige alguns cuidados. Manter a atenção ao fluxo de pedestres, skates e outras bicicletas é fundamental. Utilizar equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas, e evitar excesso de velocidade e manobras arriscadas são outras recomendações de segurança. Nunca pedale com fones de ouvido ou falando ao celular. Tenha sempre sua atenção voltada para a pedalada.
Caminhada e corrida
Assim como pedalar, caminhar ou correr no parque também são atividades revigorantes, principalmente para quem vive nos centros urbanos. Praticar caminhada ou corrida no parque traz motivação e proporciona mais assiduidade à atividade escolhida. Fazer esportes em áreas verdes ajuda a reduzir o stress e a ansiedade acumulados no dia-a-dia.
Quanto aos ganhos físicos, as diferenças entre se exercitar numa esteira e no parque variam de acordo com uma série de fatores como o tempo de duração da atividade, a velocidade, o tipo de terreno e a utilização correta da musculatura. Mas, se o exercício for feito, por exemplo, no mesmo tempo e velocidade nos dois lugares, o gasto calórico no parque será muito maior. E caso você frequente o parque só para levar seus filhos ou os cães para passear, saiba que também é possível tirar proveito desse lazer; basta manter um ritmo constante. Isso traz um gasto calórico significativo e ajuda na manutenção e até na perda de gordura corporal.
Mas como todo esporte praticado no parque, a caminhada e a corrida exigem alguns cuidados. Um deles é em relação ao calor. É sempre mais indicado praticar atividade física em ambientes abertos nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde devido às temperaturas mais amenas. Além disso, é importante manter-se hidratado e usar protetor solar. Observar o terreno da pista é outro ponto de atenção. Muitos corredores acabam sofrendo quedas quando o piso do parque é acidentado.Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment