Por que a aula de spinning é um sucesso?
Grande sucesso de público, essa aula traz para as academias o espírito das competições de ciclismo de estrada e off-road. A aula se desenrola sob o comando de um professor sobre uma bicicleta especialmente desenhada para esse tipo de aula em cima de um pequeno palco. A sua frente estão seus alunos (todos pedalando) com o mesmo tipo de bicicleta. Ao comando do professor, os alunos variam a velocidade, a sobrecarga e o posicionamento na bike (sentado ou em pé).
O mais legal é que tudo isso tem como pano de fundo um som superestimulante que pode variar do Axé ao Técno determinando a estratégia de aula (subidas, descidas, ultrapassagens, etc.).
O principal objetivo do spinning é o desenvolvimento da capacidade aeróbia e, eventualmente, muscular localizada para membros inferiores. Sendo assim, é uma aula indicada para redução de peso uma vez que caracteriza-se por um trabalho cíclico (repetição do mesmo movimento) com duração de 45 a 60 min.
Uma das grandes vantagens da aula de spinning é que dependendo da estratégia utilizada pelo professor, dentro da mesma aula pode-se caracterizar a redução de peso, o condicionamento físico ou o treinamento.
Recomendada para alunos que já tenham um bom nível de condicionamento físico pode ser, também, adaptada aos iniciantes uma vez que cada aluno tem o controle de sua bicicleta podendo dosar as intensidades de trabalho de acordo com o seu nível de condicionamento e aptidão.
A BIKE:
Imitando as bicicletas de estrada, a bicicleta de spinning não contém nenhum componente eletrônico. A graduação de sobrecarga é feita manualmente tracionando-se duas lonas contra uma roda de aço ou ferro. A altura do banco e seu posicionamento (mais para frente ou para trás) são reguláveis, o guidão também é regulável (para cima e para baixo) e os pés são presos aos pedais por presilhas garantindo a firmeza dos mesmos.
O tempo de duração das aulas pode variar de 45 a 60 minutos e uma vez posicionado é só pedalar e viajar.
DICAS DE SEGURANÇA
Mecanismo de freio:
O mecanismo de frenagem é muito importante no contexto das normas de segurança, principalmente em momentos de emergência. Todos os alunos devem saber com utiliza-lo e o professor deve estimular a utilização do mesmo.
Tênis:
Os tênis com solados mais rígidos são mais aconselháveis. Tênis com solados mais flexíveis absorvem a força aplicada ao pedal tornando o ato ineficiente. As sobras dos cordões devem ser escondidas dentro do tênis evitando que se enrosquem nos pedais durante a pedalada.
Tiras do firma pé:
Devem estar ajustadas porem não demasiadamente apertadas. Caso um dos pés solte do pedal durante a aula, o aluno deve ser orientado a afastar imediatamente os pés dos pedais e puxar o freio.
Uso de toalhas:
Devido a transpiração muito acentuada, o uso de toalha é importante no sentido de impedir que as mãos escorreguem do guidão.
RITMOS PARA PEDALAR
Sentado
Endurance - Ritmo e carga constantes de modo a manter o consumo e a demanda de oxigênio equilibradas pedalando confortavelmente (Steady State)
Sprinting ou Tiros - Curtos períodos de tempo em velocidade imaginando a ultrapassagem de um oponente.
Lento - O ritmo mais lento sempre é acompanhado de maior resistência nos pedais (carga) enfatizando o trabalho de membros inferiores.
Em pé:
Contínuo - Resistência moderada com ritmo constante podendo ser utilizado por períodos mais longos.
Rápido - Resistência de moderada para intensa por períodos curtos promovendo o desenvolvimento de potência.
Lento - Resistência intensa promovendo o desenvolvimento da força.
MOVIMENTOS CONTRA INDICADOS
Pedalar para trás
Pedalar sem fazer os ajustes adequados de banco e guidão
Soltar as mão do guidão na posição em pé
Utilização de assessórios (caneleiras, pesos de mão, etc.)
Pedalar com excesso de velocidade
Projetar o peso do corpo sobre os braços e o guidão
Pedalar com o firma pé solto
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment