A iniciação no tênis
A iniciação técnica do tênis tem se baseado, tradicionalmente, na reprodução de padrões de movimentos de tenistas de alto nível. Esse modelo é considerado "o ideal" para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma concepção difícil de ser contestada, pois para atingir a performance de alto nível é preciso vários anos de treinamento. Sendo assim, tudo leva a crer que a busca da técnica perfeita inicia nos primeiros passos da aprendizagem. De certo modo, é isso que acontece. No entanto, essa trajetória não ocorre de forma tão simples e explícita como se pode imaginar.
A criança não é um adulto em miniatura e, por conseguinte, não responde positivamente às mesmas cargas de treinamento dos adultos com redução de volume e intensidade. Os objetivos, os conteúdos e as metodologias de ensino do tênis para as crianças devem ser completamente diferentes daquelas propostas para os adultos. A prioridade do ensino da técnica desportiva na infância aponta para uma formação ampla e versátil. A base para o aprendizado reside na estimulação e na aquisição de inúmeros movimentos, desde os mais simples aos mais complexos. Somente com um repertório motor amplo e variado, a criança poderá assimilar rapidamente os fundamentos técnicos específicos do tênis.
A técnica do tênis representa uma ferramenta para dominar a bola nas diferentes situações de jogo. Muitas vezes, o tenista precisa controlar a bola em circunstâncias específicas, as quais não é possível executar o fundamento técnico padrão por diversas razões: bolas lançadas pelo adversário em diferentes alturas, velocidades, rotações e/ou pela necessidade de realizar o contato com a bola em alta velocidade de deslocamento nas diversas posições na quadra. Estas e outras variações exigem um repertório motor que vai além do domínio específico dos fundamentos básicos do tênis.
Portanto, o organismo em crescimento da criança necessita de estímulos variados. Não apenas para o seu desenvolvimento harmonioso, mas também para a aquisição da máxima performance técnico-desportiva do tenista. A estimulação precoce do ensino especializado do tênis poderá apresentar resultados em curto prazo, mas em médio e longo prazo poderá levar ao esgotamento das potencialidades de desempenho máximo do atleta.
Fonte
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
A criança não é um adulto em miniatura e, por conseguinte, não responde positivamente às mesmas cargas de treinamento dos adultos com redução de volume e intensidade. Os objetivos, os conteúdos e as metodologias de ensino do tênis para as crianças devem ser completamente diferentes daquelas propostas para os adultos. A prioridade do ensino da técnica desportiva na infância aponta para uma formação ampla e versátil. A base para o aprendizado reside na estimulação e na aquisição de inúmeros movimentos, desde os mais simples aos mais complexos. Somente com um repertório motor amplo e variado, a criança poderá assimilar rapidamente os fundamentos técnicos específicos do tênis.
A técnica do tênis representa uma ferramenta para dominar a bola nas diferentes situações de jogo. Muitas vezes, o tenista precisa controlar a bola em circunstâncias específicas, as quais não é possível executar o fundamento técnico padrão por diversas razões: bolas lançadas pelo adversário em diferentes alturas, velocidades, rotações e/ou pela necessidade de realizar o contato com a bola em alta velocidade de deslocamento nas diversas posições na quadra. Estas e outras variações exigem um repertório motor que vai além do domínio específico dos fundamentos básicos do tênis.
Portanto, o organismo em crescimento da criança necessita de estímulos variados. Não apenas para o seu desenvolvimento harmonioso, mas também para a aquisição da máxima performance técnico-desportiva do tenista. A estimulação precoce do ensino especializado do tênis poderá apresentar resultados em curto prazo, mas em médio e longo prazo poderá levar ao esgotamento das potencialidades de desempenho máximo do atleta.
Fonte
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment