15 perguntas e respostas sobre o Power Jump
Power Jump®, programa que proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura utilizando o mini-trampolim. As músicas são explosivas e as coreografias simples e com uma ótima didática, permitindo você chegar ao melhor do seu potencial. Power Jump®! A aula que vai fazer com que você de um salto de qualidade em sua vida e te impulsione em direção aos ótimos resultados!
Programa de ginástica em grupo que utiliza o mini-trampolim como equipamento para realizar o trabalho cardiovascular. Caracterizado por movimentos motivadores, de execução simples e muita descontração.
Tire susa dúvidas sobre esse programa:
- Quais os cuidados que devem ser tomados para pessoas que usem prótese de silicone?
- Embora não existam amostras científicas específicas a respeito, as indicações são baseadas no conforto e proteção máxima dos praticantes. Assim como para as mulheres em geral é indicado o uso de tops de lycra ou material similar reforçado e para os homens sungas ou shorts com suporte extra; é prudente que portadores de próteses de silicone tenham os mesmos cuidados. É impreterível também que se peça orientação individualizada do médico a fim de receber conselhos e outras providências necessárias e até mesmo a liberação para a prática do Power Jump.
- Quanto, em média, é a absorção do impacto nos passos realizados sobre a superfície elástica (mini-trampolim) em comparação com a base rígida (solo)?
- Obedecendo a correta "técnica de aterrissagem", ensinada pelos Professores Certificados, o mini-trampolim possibilita 80% de absorção do impacto.
- Power Jump acaba com a celulite?
- Por se tratar de uma atividade de alta contração dos membros inferiores, ocorre uma forte estimulação da drenagem linfática, auxiliando no combate à celulite. Mas isto é um auxílio, alimentação e prática regular de atividade física são imprescindíveis.
- Quantas calorias é possível gastar durante uma aula de Power Jump?
- Depende muito da força e técnica empregadas ao empurrar a superfície elástica, mas estima-se entre 400 a 700 calorias. Indivíduos muito treinados são capazes de alcançar valores próximos de 900cal. (durante 60 minutos de aula).
- Power Jump emagrece?
- Pelo alto gasto calórico e por se tratar de uma atividade predominantemente aeróbica, uma grande quantidade de gordura é utilizada como fonte de combustível, o que significa que é uma atividade bastante efetiva no processo de emagrecimento.
- Quanto tempo necessito para me sentir confortável na aula?
- Por se tratar de uma atividade relativamente nova, é necessária uma adaptação por parte do praticante, estimada hoje em duas semanas, com número de 3 aulas por semana. Da primeira para a segunda aula já são observadas significativas evoluções e essas adaptações são possíveis a qualquer aluno, mesmo para aqueles que não praticam atividade física há muito tempo.
- Porque não posso chamar o mini-trampolim de cama elástica ou caminha?
- Embora a cama elástica seja a mãe da modalidade, o mini-trampolim tem como objetivo central EMPURRAR a superfície elástica através de uma forte contração dos membros inferiores, já a cama elástica tende a promover os saltos, o que devemos evitar no Power Jump.
- É possível ou conveniente fazer aulas de Power Jump descalço?
- É necessária a utilização de tênis, pois ele garante uma melhor aterrissagem dos pés sobre a superfície elástica, garantindo também uma melhor segurança aos participantes.
- Por que não se deve descer do mini-trampolim durante a aula?
- Na fase área dos movimentos, existe uma descompressão dos estabilizadores e as articulações envolvidas dos membros inferiores (tornozelo e joelho) também se encontram mais relaxadas, o que pode gerar um certo desconforto ao descer nos mesmos antes de realizar movimentos de soltura corporal e relaxamento. Os Professores Certificados estão aptos a dar essas instruções de segurança a seus alunos.
- As dores na região abdominal são normais para os praticantes iniciantes?
- Pequenas dores musculares podem ocorrer devido à variação da utilização dos músculos abdominais. Felizmente, é apenas aquela "dorzinha gostosa" que sentimos após as primeiras sessões de uma atividade com a qual nosso corpo não está acostumado. Em poucas aulas o aluno se acostuma e esta sensação desaparece, mesmo que o exercício continue a fazer os efeitos desejados.
- Quais os benefícios para o aluno fazer Power Jump?
- Melhora da condição cárdio vascular, melhora das habilidades motoras, aumento da concentração, aumento do equilíbrio corporal por ser uma modalidade também com objetivo proprioceptivo etc.
- O que diferencia o Power Jump das outras de Jump?
- Gráfico da aula estabelecido pelo equilíbrio dos movimentos com força de aplicação em 1 ou 2 pernas, coreografia simples e motivante, músicas de alta qualidade e a força constante de membros inferiores ao empurrar a superfície elástica para baixo e não saltar para cima.
- Como conciliar o trabalho da musculação com as aulas de Power Jump?
- Basta intercalar os grupos musculares exigidos. Por exemplo, quando fizer uma aula de Power Jump não realizar movimentos que exijam muita força de membros inferiores, de preferência intercalar o trabalho em dias alternados.
- Após a gestação, qual o tempo ideal de retorno para as aulas de Power Jump?
- Nossa resposta é bem simples: depois que você for autorizada pelo seu médico a retornar as atividades físicas e, após isso, adaptar-se confortavelmente ao equipamento. Inicie com as clínicas ou com pequenos movimentos em cima do mini-trampolim. Não esqueça também que é preciso estar confiante e totalmente confortável no equipamento.
- Portadores de hérnia na coluna podem praticar o Power Jump?
- A pessoas portadoras de qualquer tipo de hérnia ou patologia vertebral nós indicamos, primeiramente, que façam uma avaliação clínica para saber, exatamente, o que compromete não só as atividades físicas que venham praticar como também suas "posturas" adotadas durante o cotidiano. Após esse parecer, é preciso definir junto ao seu professor as limitações de execução de cada movimento da atividade desejada para que não haja o desconforto e seguidamente dores locais. O Power Jump é uma atividade muito divertida e totalmente segura, mas nestes casos toda atenção é importante.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment