As barreiras na aula de Educação Física Escolar
É difícil não ter, numa turna de educação fisica na escola, algum algum aluno que nao queira fazer a aula. Coo lidar com isso? Considerando que as barreiras da Atividade Física são os motivos que fazem com que esses alunos tem para não fazer a aula, procurar saber mais sobre isso vai ajudar a entender como lidar com essa negativa a aula de educação fisica.
As Barreiras da Atividade Física podem ser divididas em:
a) Barreira Maiores: que dizem respeito à falta de tempo, falta de energia e falta de motivação;
b) Barreira Moderadas: que são custo excessivo, doença/lesão, falta de academias próximas, não sentir-se confortável, falta de habilidade e medo de lesão;
c) Barreiras Menores: que são falta de lugares seguros, falta de um parceiro, programas insuficientes, falta de apoio e falta de transporte
A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais fazer com que o aluno conheça seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde. Portanto, a Educação Física tem uma responsabilidade educacional com a saúde de seus alunos, principalmente porque a escola vem em terceiro lugar – depois dos motivos da própria pessoa e ambiente familiar – em importância quando se trata de mudanças de hábitos.
É preciso cuidado para esses alunos que não querem fazer aula de Educação Física não ficarem estigmatizados. O professor tem uma responsabilidade educacional em fazer com que este adolescente desenvolva hábitos de vida saudáveis.
Os horários das aulas no meio das outras aulas, foram identificados como sendo barreiras para a não participação nas aulas de Educação Física pelo fato dos alunos voltarem para a sala de aula suados, cansados, eles demoram a prestar atenção nas aulas, voltam muito agitados; esta barreira vem acompanhada da falta de interesse à prática de exercícios.
Esta é a importância do professor de Educação Física conhecer as Barreiras da Atividade Física, pois devido a este conhecimento ele saberá que uma atividade que gere desconforto, que aumente o risco de lesões, que seja frustrante para o praticante, esta atividade tende a ser evitada, no caso da Educação Física o aluno não irá desejar participar, e caso venha a participar por obrigação não será com falta de interesse.
Uma abordagem que tente se sobressair a estas barreiras é permitir que os alunos escolham os tipos de exercícios que serão desenvolvidos, dando a oportunidade aos alunos praticarem algo que considerem mais agradável, que gerem bem estar, satisfação e estimulem sentimentos positivos
Não é correto dizer que a simples participação em aulas de Educação Física escolar por si só prognosticará o exercício físico na idade adulta, assim como não se pode dizer que padrões positivos de atividade física na infância e adolescência sejam preditivos da atividade física posterior; entretanto crianças ativas que recebem apoio dos pais serão mais ativas do que crianças sedentárias que não recebem apoio, portanto se percebe que o apoio social é importante para um nível de atividade física saudável.
Em relação à barreira de falta de tempo isto fica muito bem evidenciado no caso de escolares que ingressam no terceiro ano do ensino médio, eles focam seus objetivos no vestibular e a prática de exercícios se restringe somente nas aulas de Educação Física, mais um ponto importante para o conhecimento do professor de Educação Física, pois se suas aulas não forem motivantes, interessantes, o aluno poderá não querer realizá-las.
Várias disciplinas escolares podem estar desenvolvendo atividades e programas para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes, tanto dentro da própria escola como fora dela. Ensinando aos alunos sobre alimentos, importância de uma variedade alimentar, importância de se exercitar; e até mesmo quando ficar suspeito ou comprovado algum problema psicológico em um de seus alunos tentar interferir a fim de conseguir minimizá-lo e eliminá-lo, quanto mais se ampliar as intervenções melhor será esta intervenção.
Faz-se importante para o professor de Educação Física Escolar saber identificar as Barreiras da Atividade Física a fim de tornar o conteúdo de suas aulas mais desafiadoras, interessantes, motivadoras, que façam sentido tanto para a escola como para os escolares.
Sabendo o professor de Educação Física a respeito dos problemas presentes na fase da adolescência e das Barreiras da Atividade Física, o mesmo terá condições de realizar alterações/rever o conteúdo de suas aulas, o convívio com seus alunos, e tornar suas aulas mais interessantes o que irá contribuir para uma melhor relação dos alunos com a Educação Física Escolar.
Esta é a importância do professor de Educação Física conhecer as Barreiras da Atividade Física, pois devido a este conhecimento ele saberá que uma atividade que gere desconforto, que aumente o risco de lesões, que seja frustrante para o praticante, esta atividade tende a ser evitada, no caso da Educação Física o aluno não irá desejar participar, e caso venha a participar por obrigação não será com falta de interesse.
Uma abordagem que tente se sobressair a estas barreiras é permitir que os alunos escolham os tipos de exercícios que serão desenvolvidos, dando a oportunidade aos alunos praticarem algo que considerem mais agradável, que gerem bem estar, satisfação e estimulem sentimentos positivos
Não é correto dizer que a simples participação em aulas de Educação Física escolar por si só prognosticará o exercício físico na idade adulta, assim como não se pode dizer que padrões positivos de atividade física na infância e adolescência sejam preditivos da atividade física posterior; entretanto crianças ativas que recebem apoio dos pais serão mais ativas do que crianças sedentárias que não recebem apoio, portanto se percebe que o apoio social é importante para um nível de atividade física saudável.
Em relação à barreira de falta de tempo isto fica muito bem evidenciado no caso de escolares que ingressam no terceiro ano do ensino médio, eles focam seus objetivos no vestibular e a prática de exercícios se restringe somente nas aulas de Educação Física, mais um ponto importante para o conhecimento do professor de Educação Física, pois se suas aulas não forem motivantes, interessantes, o aluno poderá não querer realizá-las.
Várias disciplinas escolares podem estar desenvolvendo atividades e programas para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes, tanto dentro da própria escola como fora dela. Ensinando aos alunos sobre alimentos, importância de uma variedade alimentar, importância de se exercitar; e até mesmo quando ficar suspeito ou comprovado algum problema psicológico em um de seus alunos tentar interferir a fim de conseguir minimizá-lo e eliminá-lo, quanto mais se ampliar as intervenções melhor será esta intervenção.
Faz-se importante para o professor de Educação Física Escolar saber identificar as Barreiras da Atividade Física a fim de tornar o conteúdo de suas aulas mais desafiadoras, interessantes, motivadoras, que façam sentido tanto para a escola como para os escolares.
Sabendo o professor de Educação Física a respeito dos problemas presentes na fase da adolescência e das Barreiras da Atividade Física, o mesmo terá condições de realizar alterações/rever o conteúdo de suas aulas, o convívio com seus alunos, e tornar suas aulas mais interessantes o que irá contribuir para uma melhor relação dos alunos com a Educação Física Escolar.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment