domingo, 13 de agosto de 2023

O que trabalhar no Esporte, segundo a BNCC

 



Na Unidade Temática de Esportes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estão incorporadas competências e habilidades que visam promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio da prática esportiva. Essa unidade temática não se limita apenas à aquisição de técnicas esportivas, mas também abrange aspectos culturais, sociais, éticos e emocionais associados aos esportes. 

Vamos explorar algumas das competências e habilidades presentes nessa unidade:

Desenvolvimento Motor e Habilidades Técnicas: Competência: Desenvolver habilidades motoras, técnicas e táticas nas práticas esportivas. Habilidades: Os alunos devem ser capazes de realizar movimentos específicos relacionados às modalidades esportivas, aprimorando a coordenação, o equilíbrio e a precisão, por exemplo, em arremessos, corridas, saltos e passes. Isso impulsiona a capacidade de dominar as técnicas necessárias para se engajar em diferentes esportes.


Compreensão Cultural e Histórica: Competência: Compreender os esportes como fenômenos culturais e históricos. Habilidades: Os alunos são incentivados a explorar as origens históricas dos esportes, bem como as influências culturais que moldaram as diferentes modalidades. Eles podem investigar como os esportes refletem valores e tradições ao longo do tempo, promovendo a compreensão da diversidade cultural.


Valores e Ética nos Esportes: Competência: Reconhecer e aplicar valores éticos e princípios do fair play nos esportes. Habilidades: Os alunos são desafiados a compreender e praticar valores como respeito, cooperação, trabalho em equipe e competição saudável. Isso promove a formação de cidadãos responsáveis e éticos, capazes de atuar de maneira justa tanto no ambiente esportivo quanto na sociedade.


Promoção da Saúde e Bem-Estar: Competência: Valorizar a prática esportiva como meio de promoção da saúde e qualidade de vida. Habilidades: Os alunos devem compreender os benefícios físicos, emocionais e sociais associados à prática esportiva regular. Eles aprendem sobre os efeitos positivos do exercício na saúde física e mental, estimulando hábitos saudáveis ao longo da vida.


Inclusão e Diversidade: Competência: Reconhecer a importância da inclusão e respeitar a diversidade nas práticas esportivas. Habilidades: Os alunos devem compreender que todos têm direito de participar das atividades esportivas, independentemente de suas habilidades ou características individuais. Eles são incentivados a criar ambientes inclusivos e a respeitar as diferenças.


Consciência Crítica no Esporte: Competência: Analisar criticamente aspectos comerciais, midiáticos e de poder nos esportes. Habilidades: Os alunos são desafiados a refletir sobre os impactos da mídia, o papel das marcas e as desigualdades presentes no mundo esportivo. Eles desenvolvem uma perspectiva crítica para compreender os esportes em um contexto mais amplo.

Essas competências e habilidades não apenas enriquecem o conhecimento dos alunos sobre os esportes, mas também promovem o desenvolvimento de cidadãos conscientes, éticos e participativos. Através da Unidade Temática de Esportes na BNCC, os alunos são incentivados a vivenciar a prática esportiva de forma significativa, contextualizada e enriquecedora.

 

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário