sexta-feira, 26 de maio de 2023

Corrida e Exercícios Isométricos




Provavelmente, você já ouviu falar de exercícios isométricos para praticantes de corrida. Sem dúvida, um bom treinamento muscular é garantia de sucesso nos treinos

A isometria tem sido inserida em muitos treinos como uma acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura. A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Ou seja, durante a execução de um exercício isométrico, as medidas dos ângulos articulares são as mesmas, ou seja, não há um movimento articular. Assim, a pessoa fica paradinha, apenas contraindo a musculatura que está sendo trabalhada, sem se movimentar.

Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.

Um ponto positivo é que, para a execução de muitos exercícios isométricos não é preciso algum equipamento específico, podendo ser feitos apenas com o peso corporal. E muitas vezes, elásticos os halteres já são suficientes para incrementar a intensidade.

Exercícios isométricos trazem benefícios para qualquer praticante de atividade física, seja ele iniciante ou mais experiente.

Para iniciantes, realizar exercícios isométricos auxilia no ganho de força e pode ser uma alternativa para quem tem menos coordenação motora. Desta forma, ele primeiro ganhará força e coordenação muscular para para fazer exercícios dinâmicos mais complexos.

Para quem já tem mais experiência com o treino, incluir exercícios isométricos no dia a dia de seus treinos pode otimizar seus resultados, podendo o atleta ter ganhos de massa muscular (hipertrofia) realizando apenas este tipo de exercício.

Os exercícios isométricos para corredores são recomendados em períodos muito definidos. Por exemplo, em casos de pós lesão ou incapacidade de realizar movimentos articulares, além de desenvolver poucas aptidões musculares relacionados a força ou resistência, e são focados na ativação neuromotora de realizar uma ação desencadeada por um estímulo sensorial.

Por isso, para um corredor saudável, o ideal é combinar os exercícios isométricos com a musculação e fortalecimento específico. Isso porque a resposta muscular do gesto esportivo da corrida ser de característica dinâmica, precisando de um aporte muscular maior.

Até a próxima!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário