Não é novidade para ninguém que há uma interação entre todos os sistemas do corpo humano (pulmonar, muscular, nervoso, cardiorrespiratório, endócrino e esquelético). A fisiologia analisa a forma como o corpo se adapta ao estímulo de uma atividade, isso em diferentes idades, diferentes formas de exercícios e também em diferentes ambientes e condições.
Então, para potencializar o treinamento esportivo, é necessário entender o que é a fisiologia e como ela atua dentro da preparação dos atletas, seja para receber e suportar as cargas de treinamento ou para alcançar o seu melhor desempenho dentro das competições. Assim, melhorando variáveis que podem "atrapalhar" esse funcionamento, como alimentação mais adequada, mudança de algum hábito ou comportamento, conseguimos administrar da melhor forma as variações como recuperação, estresse e algum eventual desequilíbrio.
A Fisiologia trabalha como se estivesse montando um grande quebra cabeça. Com isso, temos como objetivo identificar a reação do organismo do atleta em relação ao trabalho físico realizad, seja no treino ou na competição.
Um fator fundamental da fisiologia é trabalhar a distribuição de cargas durante o período de treinamento. E para chegar no valor ideal, seja de peso, distância ou velocidade a ser aplicada em um treino, se analisa a resposta do atleta em determinada condição. Esse processo é fundamental para que o trabalho seja o mais produtivo possível, mas também protegendo o atleta de lesões ou outros problemas que possam afetar sua saúde.
Cada modalidade tem sua programação anual baseada nas datas de eventos e competições previstas no calendário, composta por planejamento, monitoramento e avaliações. Dentro dessa programação, há uma divisão feita por fases de treinamento: preparatória, pré-competitiva e competitiva. Para se ter o melhor desempenho em cada etapa dessa e a distribuição de carga é um fator fundamental para o sucesso do treinamento.
Até a próxima!
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário