1. Excelente exercício cardio
Além das vantagens associadas a qualquer atividade que exige fôlego, a dança tem benefícios que poucos exercícios proporcionam: ela ativa diversos componentes da aptidão. Resistência para coração e pulmões, força muscular, flexibilidade, composição corporal – mexeu o esqueleto, mexeu também com cada uma dessas peças do bem-estar.
Uma atividade como a corrida na esteira pode fazer você perder peso da mesma maneira, é verdade. Mas a dança requer outras habilidades, que você vai aprimorando à medida que pratica. Estamos falando de equilíbrio, agilidade, coordenação e potência.
2. Melhora a agilidade, ritmo e percepção espacial
Acompanhar as batidas da música exige uma atençãozinha aos gestos e ao espaço que você está ocupando. Não é só o corpo trabalhando, mas o cérebro também. Miriane Bittar, coordenadora de ginástica da Smart Fit, explica: "Dançar uma excelente forma de expressão, que ajuda a desenvolver a coordenação do movimento e a percepção espacial".
3. Fortalecimento dos músculos
Dançar é especialmente benéfico para os músculos das pernas e do bumbum. Também trabalha os quadris, a parte inferior das costas e o abdômen. Algumas modalidades podem exigir ainda mais de braços e ombros. Ufa! Com mais tônus muscular e flexibilidade, seu corpo agradece o alívio da dor nas costas.
4. Perda de peso e manutenção da forma física
A dança é um exercício aeróbico vigoroso o suficiente para fazer você queimar calorias e emagrecer, se esse for o seu objetivo. Para perder peso, é necessário manter a regularidade, ok? Ah, e a modalidade faz diferença: dançar em ritmo lento não torra tantas calorias quando uma coreografia de axé, por exemplo.
Curiosidade: uma aula de FitDance ou de Zumba na Smart Fit queima até 300 calorias por sessão, dependendo da intensidade.
5. Melhora da saúde do cérebro
1- Zumba: aula que trabalha com músicas latinas, como salsa, merengue, reggaeton, etc.
2- FitDance: aula de ritmos brasileiros, como funk, sertanejo e axé. A coreografia é montada e colocada pelos coreógrafos em sites de vídeo, como o Youtube.
3- BODYJAM: programa da Les Mills – empresa de fitness. Criado na Nova Zelândia e conhecido no mundo inteiro, utiliza músicas de baladas eletrônicas e hip hop.
4- SH´BAM: programa da Les Mills. Criado na Nova Zelândia, mistura ritmos internacionais – como pop, hip hop, latino e eletrônico – com diferentes tipos de coreografia – jazz, street dance, salsa, merengue, house dance, etc.
5- Ritmos: aula que agrupa todos os estilos de música.
Depois de falar dos benefícios e das principais modalidades, é praticamente impossível ignorar essa atividade na academia. Use eause da dança e faça o seu momento de exercícios físicos mais divertido.
Até a próxima.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário