sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Tendências Fitness para 2023



O American College of Sports Medicine (ACSM) divulgou recentemente os resultados da pesquisa "Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023″ em seu Health & Fitness Journal. Em sua 17ª edição consecutiva, o trabalho internacional apontou que a tecnologia continua a impactar a indústria de fitness – por isso não surpreendeu o fato de que os mais de 4.500 profissionais de saúde e fitness que participaram da pesquisa tenha identificado os wearables (tecnologias vestíveis) como a tendência número 1 para 2023. Há, no entanto, várias tendências emergentes que influenciarão a indústria nesse novo ano.

Em 2020, o treinamento on-line ficou em 26º lugar. Em 2021, foi a tendência número 1. Em 2022, caiu para o número 9 e, nos resultados de 2023, caiu para a posição 21. Ver essa tendência cair tão significativamente se deve ao fato de que as pessoas estão retornando à academia e, em muitos casos, abandonando suas academias em casa.

As instalações de fitness também parecem estar retornando ao básico em um mundo pós-pandemia: o Treinamento de Força com Pesos Livres foi o 2º colocado, o Treinamento com Peso Corporal ficou em 3º lugar e o Treinamento de Core e Treinamento em Circuito ficaram em 11º e 12º lugar, respectivamente. 

Outras tendências permaneceram relativamente estáveis, independentemente das mudanças trazidas pela COVID-19: o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), por exemplo, foi a tendência número 1 em 2014 e 2018, e assumiu o 7º lugar em 2022 e 2023.

A "Worldwide Survey of Fitness Trends" ajuda o setor global de saúde e fitness a tomar decisões críticas de programação e negócios que, em última análise, afetam os consumidores. Confira o ranking 2023:

1. Tecnologia Wearable (tecnologia vestível). Pense em relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS, incluindo tecnologia que pode monitorar o coração, calorias, tempo sentado, sono e muito mais.

2. Treinamento de Força com Pesos Livres. Esta atividade incorpora o uso de barras, halteres e / ou kettlebells. 

3. Treinamento com Pesos Corporais. Técnica que se concentra no peso corporal como a principal resistência. O treinamento com pesos corporais usa o mínimo de equipamento e espaço, tornando-se uma maneira barata e funcional de se exercitar. 

4. Programas de Fitness para Idosos. Programação focada no envelhecimento da população e suas necessidades únicas. 

5. Treinamento Físico Funcional. Treinamento para melhorar o equilíbrio, coordenação, força funcional e resistência para melhorar as atividades da vida diária. 

6. Atividades ao ar livre. Caminhadas em grupo, passeios de bicicleta ou treinos liderados por profissionais de saúde e fitness. As atividades podem ser eventos curtos, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias. 

7. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT). Esses programas geralmente envolvem repetidas sessões de exercícios de alta intensidade combinados com períodos de descanso. 

8. Exercício para perda de peso. Essa tendência incorpora programas de perda de peso, como aulas de dieta e nutrição, com uma rotina de exercícios. 

9. Profissionais de Fitness Certificados. Contratação de profissionais de saúde e fitness certificados que tenham concluído programas educacionais e certificações de saúde / fitness totalmente credenciadas.

10. Treinamento Pessoal. Plano que inclui definição de metas, avaliação de condicionamento físico e programação de exercícios com um treinador em ambientes individuais. 

Ainda aparecem na lista, na sequência: treinamento básico; treinamento em circuito; treinamento em casa; treinamento em grupo; exercício como "remédio"; medicina do estilo de vida; ioga; licenciamento para profissionais de fitness; coaching de saúde e bem-estar; e aplicativos de exercícios.

Um dos resultados que chama atenção é o treinamento em casa, que ocupa o 13º lugar e revela uma movimentação interessante. Para muita gente a pandemia já acabou – e isso acabou empurrando o treinamento em casa para baixo (antes ele aparecia mais no topo da lista). Desta forma entendemos que as academias estão cada vez mais fortalecidas, levando a um grande movimento de retomada do nosso mercado.


Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário