Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
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A BNCC propõe a Dança como unidade temática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, construindo uma progressão em diálogo com os objetos do conhecimento: Dança no contexto comunitário e regional,
A Ginástica Geral é uma prática corporal não competitiva, que envolve possibilidades de expressão corporal, acrobáticas, de interações sociais e de compartilhamento de aprendizagem.
A Ginástica Geral pode ser constituída de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto variado de movimentos corporais como piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.
As Ginásticas de Condicionamento Físico são caracterizadas pelos exercícios físicos voltados para melhora do condicionamento físico, melhora da condição física e modificação da composição corporal.
Também é característica da Ginástica de Condicionamento Físico as sessões planejadas de séries e repetições de exercícios com intensidade e frequência definidas.
As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo.
Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.
A BNCC Educação Física, na Unidade Temática Ginástica, propõe as seguintes habilidades para o Ensino Fundamental.
Ginástica de Condicionamento Físico e de Conscientização Corporal.
Escolher um bom coach é essencial para seu treinamento de crossfit. Afinal de contas, ele será o responsável por sua aprendizagem e periodização de treino, cuidando da sua saúde no esporte o tempo todo.
Mas primeiro vamos entender um pouco sobre essa modalidade. O CrossFit é uma marca registrada e apenas academias afiliadas, conhecidas por "box", podem oferecer essa modalidade. Esse programa de treinamento inclui: exercícios abdominais, agachamentos, flexões, corrida, saltos, levantamento de pesos, etc.
Sempre em alta intensidade e em constantes variações entre 10 aptidões físicas:
A primeira coisa que você deve verificar é se ele(a) tem formação em um curso de educação física. Também deve possuir o CREF validado (documento emitido pelo Conselho Regional de Educação Física do registro profissional). Exercer a função de coach (treinador) sem este registro é ilegal. Casos assim, quando flagrados por agentes de fiscalização do CREF, são encaminhados à polícia e se enquadram na lei de contravenção (o assunto é sério e já gerou muita polêmica recentemente).
No entanto, apenas uma formação acadêmica não é suficiente, já que muitos dos cursos de educação física não abordam o crossfit em sua grade. O profissional precisa ter no mínimo o curso da CrossFit Inc. Level 1, com alguns anos de experiência treinando e ensinando a modalidade.
Hoje, a empresa CrossFit oferece cursos até o Level 4, nível exigido pela CrossFit Inc. para o reconhecimento como coach. Quem possui até o nível 3 é classificado como trainer pela empresa americana.
Ainda existe um detalhe importante sobre a nomenclatura dos boxes. O nome CrossFit é uma marca registrada no mundo todo e não pode ser usada gratuitamente por qualquer ginásio. Boxes afiliados pagam pelo uso do nome CrossFit; todos os outros devem usar nomenclaturas similares, como cross training, MMT (modalidades mistas de treinamento) e treino funcional. Usar o nome Cross Fit (com espaço) também é ilegal pela lei da similaridade.
Portanto, converse com o profissional que está lhe oferecendo o treinamento e pergunte sobre sua experiência na modalidade. Geralmente, o profissional certificado exibe o diploma da CrossFit na parede do box. Além disso, o site https://map.crossfit.com/ mostra os afiliados (você pode procurar por cidade).
Diante do valor de US$ 3 mil por ano para renovar a afiliação, alguns boxes optaram por se tornar um centro de treinamento de MMT e perderam o direito de usar o nome CrossFit. Porém, isso não significa que o local e seus profissionais perderam necessariamente qualidade.
A OPÇÂO: CROSS TRAINNING
O cross training é uma atividade cada vez mais difundida e apreciada em academias de fitness. Ele permite que aqueles que desejam aumentar rapidamente a sua condição física geral através de diferentes exercícios realizados em um tempo determinado. Os atletas o usam especialmente para continuar a reduzir seus pontos fracos e se prepararem para suportar as fases mais intensas do treinamento.
DICA PARA PROFISSIONAIS
Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo) - Este conteúdo foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Saiba mais clicando aqui!
São finalidades do bloqueio:
Deter ou amortecer a bola vinda do adversário
Reduzir as áreas de ataque
Dificultar a ação do atacante
A Educação Física é de grande importância para o desenvolvimento físico, psicológico, emocional, intelectual e social da criança, principalmente nos primeiros anos escolares. É nesta disciplina que eles podem descobrir seus limites, se expressar, interagir e colocar em prática a criatividade. Pensando nos profissionais que irão trabalhar nessa área, separamos três tipos de atividades que podem ser aplicadas na Educação Física ainda na educação infantil.
Diferentes profissionais podem atuar num mesmo currículo com as crianças pequenas, desde que assumam a ideia de formação solidária. Ou seja, uns e outros compartilham experiências que têm como fim a qualidade do trabalho desenvolvido. A troca constante dos saberes deve prevalecer sobre as atitudes corporativas que colocam a disputa pelo campo de trabalho acima das necessidades e interesses das crianças
Na Educação Fìsica da Educação Infantil podemos ter como atividades
– Aquecimento
Esta é a primeira etapa que deve acontecer na aula. Apesar de ser muitas vezes esquecido, o aquecimento é de extrema importância, pois prepara o corpo para os próximos exercícios e atividades. Ele traz benefícios para o organismo como aumento da capacidade respiratória e aceleração do metabolismo. Além disso, a falta do aquecimento pode provocar lesões.
– Recreação
Uma das formas de se trabalhar na educação infantil é com atividades recreativas. Através das brincadeiras, o professor pode normas e regras para jogos em equipe, além de trabalhar o conceito de cooperação. Se relacionando em atividades como esta, as crianças trabalham ainda o movimento e a criatividade.
– Jogos
Neste tipo de atividade podemos citar dois modelos, os jogos competitivos e os jogos cooperativos e ambos trazer ensinamentos para as crianças. Nos jogos competitivos, os alunos aprendem a lidar com vitórias e derrotas. Já nos jogos cooperativos, é trabalhado sobre a parceria e o respeito às diferenças, visto que um jogador precisa ajudar o outro.
A Educação Física em si é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Assim como as demais disciplinas, ela tem grande valor na formação do aluno em diferentes aspectos. E peça fundamental para a instrução dos jovens e crianças, é o professor.
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A ginástica laboral no trabalho é um mercado dentro da Educação Física. São exercícios que duram entre 10 a 15 minutos, que é tempo suficiente para melhorar a qualidade de vida do colaborador e a saúde. Ela se baseia em exercícios que usam técnicas de correção de postura, alongamento e respiração, o que previnem doenças ocupacionais e outros tipos de lesões no corpo
Como a corrida trata-se de uma modalidade acessível, adaptável e barata, muitas pessoas optam por praticá-la no dia a dia. Contudo, é extremamente possível desenvolver algumas lesões por ser considerado um esporte aparentemente simples.
Alguns fatores ajudaram a transformar a corrida num esporte extremamente popular. O primeiro deles é a praticidade e o custo-benefício. Ao contrário de outras modalidades que exigem entrar numa academia e comprar equipamentos caros, para correr só é necessário um bom par de tênis.
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Sabendo disso, muita gente optou por correr alguns quilômetros diários ao invés de praticar outras atividades. Mas se não tiverem uma boa orientação poderão sofrer de patologias e lesões, especialmente no quadril, joelho e tornozelo.
Antes de qualquer coisa, é interessante entendermos um pouco melhor como o corpo se comporta durante a corrida. Conseguimos essas informações ao estudar mais profundamente a biomecânica.
Apesar do que muita gente imagina, a corrida na verdade é uma atividade bastante complexa. Mostraremos a seguir quantas articulações, musculaturas e estruturas estão envolvidas. Qualquer pequeno desequilíbrio numa dessas importantes partes pode ser a origem de lesões em corredores.
Fases da corridaA corrida é composta por strides, que é um ciclo repetido toda vez que o pé toca o solo. Durante esse stride o corredor passa pelas seguintes fases:
Ao passar por esse ciclo, os membros inferiores são forçados a suportar todo o peso do corpo, gerando o risco de sobrecarga nas articulações. O período mais crítico para o membro é o de apoio unipodal, quando uma perna está no ar e a outra faz toda a sustentação.
Se o corpo estiver equilibrado, com musculaturas de base fortalecida, esse ciclo não trará malefícios. Mas quem disse que todos nossos alunos têm um corpo perfeito? Pelo contrário, praticamente todo mundo apresenta compensações.
Apesar de durarem poucos segundos, alterações nas fases da marcha podem levar a patologias e lesões graves. Especialmente num esporte onde os ciclos se repetem centenas de vezes.
Outro fator a ser observado é o movimento do tronco durante a corrida. Muitos profissionais esquecem que a movimentação não está restrita aos membros inferiores.
Na marcha em ritmo normal, o tronco é estendido na fase de contato inicial. Nisso a corrida é bastante diferente, já que o tronco sofre uma flexão nessa primeira fase. Isso gera uma ativação de musculaturas eretoras da coluna ao mesmo tempo em que extensores de quadril, tornozelo e joelho se ativam.
Ao avaliar a quantidade de musculaturas ativadas enquanto alguém corre, articulações envolvidas e movimentos, percebemos como ela realmente é complexa.
Fatores biomecânicos que influenciam nas lesõesDevido a essa ação complexa de diversas musculaturas, podemos perceber como é fácil alguém se lesionar correndo. Alguns fatores são importantes nas lesões em corredores, confira os principais deles abaixo.
Tamanho do strideO tamanho da passada que damos tanto ao andar quanto ao correr é decorrente da individualidade biológica. Então ninguém dá passadas idênticas e não existe um tamanho correto.
Porém, quem dá strides muito largos precisa tomar cuidado. Nesse tipo de passada o calcanhar chega ao chão antes do joelho, mantendo essa articulação estendida. A aterrissagem que acontece no overstride gera um impacto muito forte que chega até o joelho.
Além disso, a desaceleração súbita é prejudicial para tornozelos e outras articulações envolvidas na atividade.
AterrissagemMuitos corredores ficam bastante focados na maneira como aterrissam no solo. Essa é outra característica individual, mas que pode levar a danos caso possua um problema exagerado.
Ao levar primeiro o calcanhar no chão o impacto é transmitido ao joelho. Já quando o atleta aterrissa com a ponta do pé, ele joga o impacto no tornozelo. O ideal é encontrar uma posição média, entre esses dois extremos, para evitar lesões em corredores.
Tensão de músculos não relacionadosDurante a corrida um grande número de musculaturas está ativado, principalmente as de membros inferiores e do Core. Isso não é errado, pelo contrário, ativar bem músculos importantes na corrida é ótimo para uma maior eficiência.
Temos problemas quando o aluno tenciona algo não relacionado ao ato de correr. Alguém que mantém ombros e pescoços ativados, por exemplo, está gastando energia desnecessária e piorando seu movimento.
Como prevenir lesões em corredores?Podemos agora partir para a prevenção de lesões em corredores. Pronto para começar a fazer isso?
Avaliação de gestos específicosSempre começamos com uma boa avaliação. Mas essa deverá ser um pouquinho diferente daquela que você realizaria com um aluno não atleta.
O nosso foco na prevenção de lesões em corredores será em gestos específicos da modalidade. Isso quer dizer que você precisa ver seu aluno correr.
Aspectos como a passada, a curvatura do joelho durante a corrida e inclinação do tronco serão essenciais para você.
O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. O jogo não é um privilégio, mas um direito fundamental das crianças, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança.
O futebol é o esporte mais popular do mundo. Em muitos lugares do mundo, especialmente na América do Sul e Europa, o futebol é muito mais que um jogo. É um estilo de vida.
Cada vez mais meninos se inscrevem em escolas de futebol, seduzidos em se converterem em uma grande estrela do futebol mundial. As meninas também estão conquistando espaços dentro desse esporte. Muitas delas talvez mirando em Marta, brasileira eleita mais uma vez a melhor do mundo. A dedicação é cada vez maior.
Na etapa de crescimento, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar a habilidade. A partir dos 5 anos de idade, a maioria das crianças está preparada para dar seus primeiros passos no futebol. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação. Bem controlado e com uma adequada preparação, este esporte pode contribuir com grandes benefícios:
- Aumentar a potência muscular das pernas. Melhora a capacidade cardiovascular.
- Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica.
- Contribui com aumento da densidade óssea femural.
- Aumenta a potência do salto.
- Aumento dos níveis de testosterona, o que fará com que se forme mais tecido muscular.
- Oxigena o sangue.
Além disso, o futebol socializa as crianças, e lhes insere no gratificante trabalho em equipe. Alguns psicólogos afirmam que o futebol é uma boa ferramenta para afastar os mais jovens das tentações das drogas, da violência e do álcool.
Para professores que querem ATIVIDADES DE FUTEBOL para aulas em escolas e escolinhas, vale a pena conhecer o TOP 100 FUTEBOL ESCOLAR. Clique aqui para saber mais!O HIIT pode ser utilizado em diversos tipos de aula, tanto para quem está começando um programa de condicionamento físico, como para quem já treina há bastante tempo. Mas a atividade exige um grande esforço dos músculos e do sistema cardiovascular, por isso é preciso passar por avaliação médica antes, e acompanhamento de um profissional de educação física para orientar e planejar o treino.
A lista de benefícios do HIIT é extremamente vasta, não só para atletas, mas para sedentários, gestantes, grupos especiais e pessoas com lesões articulares. Mas é preciso muito cuidado para não sair fazendo sem a orientação de um profissional de educação física, que é o único habilitado para prescrever esse treino.
Para se chegar ao resultado, a chave é chegar ao esforço físico exaustivo. Durante os intervalos de atividade, você deve ter como objetivo exercitar entre 80% e 95% da sua frequência cardíaca máxima — em uma escala de um a dez, seria um oito ou nove. No treino intervalado de alta intensidade, a ideia é obter mais resultados em muito menos tempo. O treino HIIT eficaz exige menos de 30 minutos e, se você fizer tudo certo, deverá se sentir totalmente sem gás ao final. Ao treinar duro, certifique-se de praticar os movimentos da maneira correta. Vá com calma no início para ir aprendendo os movimentos corretamente.
A prática dessa modalidade é indicada para até 3 vezes na semana. Extrapolar esse limite pode expor as articulações a lesões. Além disso, como se trabalha no esforço máximo do corpo, exceder a capacidade do sistema nervoso central pode comprometer o sistema imunológico. É importante antes de começar um trabalho no HIIT passar por um teste de esforço máximo com monitoração cardíaca.
O HIIT pode ser adotado, desde que sejam respeitados seus critérios e, principalmente, o programa seja ajustado individualmente em termos de intensidade, tipos de exercício e sob supervisão de profissional capacitado.
Podemos classificar o brincar sendo uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças.
O jogo não deve ser visto apenas como um passatempo, mas sim como um processo de desenvolvimento da criança dentro do contexto escolar. Dessa forma, a criança manifesta sua criatividade, construindo seu próprio eu. No ensino do Handebol, não poderia ser diferente.
O handebol é um esporte que tem movimentos como fundamentos que são de fácil execução. Então, incorporar jogos e brincadeiras na dinâmica do jogo não é tão dificil como no Voleibol. O arremessar, passar, "quicar" bola são movimentos simples e quase naturais de crianças que brincam com uma bola.
No jogo qualquer com uma bola por exemplo, a criança tem a oportunidade de estruturar o seu esquema corporal, a sua relação com o espaço, ampliar a utilização do movimento e estimular sua afetividade. Além disso, o jogo e a brincadeira possuem o benefício adicional de trabalhar suas frustrações na medida em que perde ou ganha, a criança precisa compartilhar momentos coletivos para satisfazer a vontade de jogar e aprender a conviver em grupo.
A Educação Física é uma disciplina bastante aceita pelos alunos, principalmente quando estes são crianças. O Handebol é um jogo que tem boa aceitação entre as crianças. Não temos dúvida que o aspecto lúdico é um instrumento importante na mediação do processo de aprendizagem. O método é ainda mais eficaz em crianças, visto que os sonhos infantis se misturam com a realidade, ato que facilita a utilização do pensamento, concentração, desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção do pensamento.
De uma forma geral, o lúdico junto com a dinâmica do jogo de Handebol desenvolve os aspectos cognitivo, afetivo social e motor. As crianças, ao brincar com jogos que envolvam disputa de equipes, descobrem-se participantes de um meio social. Ao deixar de pensar de forma individual, os menores criam laços afetivos, aproximando-se daqueles com os quais se identifica, criando elos, que muitas vezes serão para a vida toda.
Além dessas áreas, os exercícios lúdicos são atuantes diretos no desenvolvimento cognitivo e motor. A criança se movimenta, pula, gira, engatinha, imita, salta… Utiliza todo seu corpo de uma forma completa. E também, durante a resolução dos impasses propostos pelos exercícios, os pequenos forçam a expansão mental, desenvolvendo sua cognitividade. É por todos estes motivos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão, mas como aprendizado.
Domine o Handebol na Educação, potencialize o aprendizado dos alunos mesmo que você nunca tenha trabalhado com Handebol. Clique aqui para saber mais.
Veja 2 atividades que podem ser usadas
Para ter bons efeitos é imprescindível que os treinos se adaptem mês a mês às necessidades da gestante. Os exercícios mais recomendados sem dúvida são aqueles que proporcionam segurança e confiança à grávida. Nesse momento exercícios em superfícies instáveis ou que possam provocar desequilíbrios são evitados, assim como aqueles que causem muito impacto.
Nesse momento é importante trabalhar exercícios posturais e alongamentos para pernas e coluna, além de exercícios de fortalecimento. Exercícios aeróbicos leves também são bem vindos.
Se você ainda está em dúvidas se o treinamento funcional é bom para você veja a lista de benefícios, tenho certeza que você irá gostar.