Estando na BNCC e nos antigos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) as lutas devem ser inseridas nas aulas de educação física escolar. Elas devem ser inseridas nas aulas de forma lúdica, prazerosa, respeitando sempre a individualidade de cada aluno prezando sempre pelo ensino além do gesto técnico, visando o ensino de valores, respeito e ética.
Lutas na Educação Física Escolar no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
A BNCC não sugere nenhuma prática corporal de Luta para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Porém, o professor pode aplicá-las, se necessário achar conveniente.
Objetos do Conhecimento
Lutas do contexto comunitário e regional
Lutas de matriz indígena e africana
Habilidade de Lutas do 3º ao 5º anos
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.
Conteúdos de Lutas para 3º ao 5º anos - Capoeira, Luta Marajoara, Huka-huka, Cabo de guerra, Arco e flecha, Xikunahity (Futebol de cabeça), Rõkrã.
Lutas na Educação Física no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Objetos do Conhecimento
Lutas do Brasil
Habilidade de Lutas no 6º e 7º anos
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.
Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.
Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
Conteúdos de Lutas no 6º e 7º anos - Capoeira, Luta Marajoara, Jiu-jitsu brasileiro, Caratê Machida, Maculelê, Tarracá, Vale Tudo, Aipenkuit, Esgrima Crioula, Huka-huka, Idjassú.
Lutas na Educação Física no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Objetos do Conhecimento
Lutas do mundo
Habilidade de Lutas no 8º e 9º anos
Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.
Conteúdos de Lutas no 8º e 9º anos - Judô, Caratê, Boxe, Muay Thai, Luta Olímpica, Sambo, Kung-fu, Kickboxing, Aikido e Taekwondo.
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