quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Psicomotricidade na desenvolvimento infantil




O desenvolvimento dos sentidos, o estímulo ao movimento e à independência, o reconhecimento de objetos e suas formas, as habilidades para usar o corpo, o contato e o relacionamento com o outro e todo o ambiente, a evolução físico-mental... essas são apenas algumas vantagens do brincar para a educação infantil

Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

Quando se defende a relação entre Educação Física e Psicomotricidade e considerando os elementos da motricidade humana de forma geral, pensa-se num processo de aprendizagem que possibilite concretamente a relação entre os vários aspectos do desenvolvimento humano, englobando o motor, intelectual, afetivo e o social da criança e os estudos atuais demonstram o quanto à relação entre esses elementos é inevitável quando o ser humano encontra-se em atividade, em movimento e estabelecendo relações sociais.

O desenvolvimento psicomotor requer o auxílio constante do professor através da estimulação; portanto não é um trabalho exclusivo do professor de Educação Física, e sim de todos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc…..

Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.

Para finalizar, a psicomotricidade é uma ciência fundamental no desenvolvimento da criança, em que a mesma deve ser estimulada sempre para que se possa ter uma formação integral, uma vez que o movimen to para a criança significa muito mais que mexer com o corpo: é uma forma de expressão e socialização de idéias, ou até mesmo a oportunidade de desabafar, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo.

Não há como negar a importância da Psicomotricidade e da Recreação para quem trabalha com Educação Física Infantil.

Para trabalhar com psicomotricidade e recreação, você precisa de variedade de Atividades. Por isso, te apresento o TOP 100 Psicomotricidade e o TOP Recreação. A junção desses dois TOP 100 te dará 200 atividades para trabalhar com educação física escolar de forma divertida e diferenciada. Clique aqui e saiba mais!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário