A avaliação física é o primeiro contato que ajuda o instrutor a identificar suas necessidades e conhecer sua rotina antes de prescrever o treino mais adequado e eficiente para cuidar dos motivos que te levaram a procurar a aula. Se você tem alguma patologia, dor crônica, se pratica algum esporte ou é sedentário e, claro, quais os objetivos que deseja alcançar com a prática de Pilates.
Depois dessa etapa, normalmente há uma avaliação mais detalhada. Na qual são avaliadas: condicionamento físico e resistência, altura, peso e pode-se medir ainda a porcentagem de gordura corporal do futuro praticante.
A postura corporal merece atenção redobrada durante a avaliação, afinal, apesar da postura estar relacionada com uma condição estática, ela está diretamente ligada às funções de movimentos. O comprometimento da postura e do movimento são à base de muitas lesões musculoesqueléticas.
Por isso, deve-se avaliar o controle postural e condições do movimento para que possíveis desequilíbrios musculares e articulares do futuro aluno possam ser identificados e tratados.
Agora, com todas essas informações em mãos, o professor de Pilates pode montar um treino específico de acordo com os seus objetivos.
Geralmente, uma avaliação física no Pilates contém 3 etapas:
1. Anamnese
A anamnese é um procedimento fundamental na avaliação física. Ela serve para fazer um diagnóstico e indicar quais as condutas mais adequadas às condições/necessidades do aluno.
Lembre-se de falar de questões como lesões, históricos de dores ou problemas na coluna.
2. Anotações de medidas
Medição do praticante a fim de comparações futuras para avaliar se houve ganho de massa muscular magra e perda de peso.
3. Capacidade motora e física
É feita também a avaliação das capacidades físicas e motoras, como flexibilidade, força, equilíbrio e postura. Nesta etapa, o instrutor normalmente tira fotos de postura e flexibilidade para comparações futuras.
O Pilates é um exercício físico que demanda tanto cuidado como qualquer outro.
Avaliação física regular é importante para identificar evolução do aluno, se está em um curva crescente de evolução é preciso repetir a avaliação física de forma regular.
A avaliação é extremamente necessária e importante para traçar o tratamento do aluno. Sem ela, não é possível identificar as necessidades de cada aluno e assim os objetivos podem não ser alcançados.
Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto.
Com esse Curso você irá dominar por completo essa primeira etapa e nunca mais vai sentir medo na hora de avaliar alguém!
Você vai aprender com 9 dos Melhores Profissionais do Brasil em 5 Módulos Completos com 10 Tipos de Avaliação que te tornarão um Profissional Especialista em diferentes formas de Avaliação. Clique aqui e saiba mais!
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário