quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Como trabalhar com Atletismo na Escola?




O atletismo dentro do âmbito escolar é uma das práticas esportivas fundamentais, além disso, a criança possui picos de períodos no seu crescimento onde adquire conhecimentos específicos e é possível através do atletismo observar o grau de desenvolvimento em que a criança se encontra, para incentivar uma base especifica. 

O atletismo engloba diversas provas, a maioria delas praticada individualmente. Por isso, quando for trabalhá-lo com a turma, agrupe as modalidades e explique que há variações das corridas, dos saltos, dos arremessos e dos lançamentos. As corridas, por exemplo, incluem as de velocidade de 100 e 200 metros, de revezamento, de obstáculos, com barreiras, maratona etc. Note que, em várias das etapas, você terá a oportunidade de discutir regras e as questões de gênero, e que é possível fazer jogos inspirados no esporte.

Se você quiser atividades de Atletismo, indico o TOP 100 Atletismo Escolar, que vale a pena. Ele  traz atividades que estimulam a corrida, salto, arremesso que envolvem crianças de todas as idades, inclusive adolescentes. Esse guia foi criado de uma forma que a adaptação para a idade é possível em quase todas as atividades. Há desde atividades para estimular valências físicas específicas até educativos para momentos de modalidades.

O TOP 100 Atletismo Escolar é um guia online e isso significa que você recebe pouco tempo depois de ter comprado e o uso das atividades é imediato. E tem BÔNUS:

1- todas as provas do atletismo e fizemos uma apostila explicando cada uma delas.
2 - Você ganhará, ao adquirir esse guia, 05 planos de aulas completos para Atletismo Escolar.

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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Educação Física e a Saúde




A prática regular de atividade física tem sido apontada como um fator relacionado funcionalmente à promoção da saúde dos indivíduos e à prevenção de algumas condições de risco a doenças. Hoje, em tempos onde a Educação Física está sendo considerada um dos maiores fenômenos sociais, muitos de seus praticantes ainda não conhecem os benefícios que ela proporciona.

A prática por modismo ou pela influência de amigos ou de seus pais que querem ver no filho o atleta que eles não foram. Com isso, muitos de seus princípios não são levados em conta até mesmo pelos seus orientadores, fazendo com que a atividade física seja considerada como uma prática qualquer, podendo muitas vezes ser prejudicial aos seus praticantes devido sua iniciação ter sido de forma errada e estafante para a faixa etária em que foi aplicada. A prática regular de atividade física constitui um elemento essencial à promoção da saúde e prevenção de algumas doenças que acometem indivíduos e grupos populacionais.

No caso de crianças e adolescentes, a atividade física merece considerações especiais. Durante essas fases da vida, o indivíduo se encontra em processo de crescimento e amadurecimento neuropsicomotor, apresentando não só maior vulnerabilidade a danos físicos e emocionais, como  também mudanças significativas em relação a interesses e objetivos (incluindo a adesão a exercícios físicos)

A atividade física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se enxergue como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana. As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte.

Em uma atividade física de qualidade há um impacto positivo no pensamento, conhecimento e ação, nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, na vida de crianças e jovens fisicamente educados para uma vida ativa, saudável e produtiva.

Na área da saúde, para combater a ociosidade e as enfermidades causadas pela falta de atividade física, destaca-se a importância do profissional de educação física para o atendimento de aconselhamento, prescrição, acompanhamento, prevenção, motivação e promoção da saúde nos projetos dos Programas da Saúde da Família.

A especialização profissional é de grande relevância na hora de prescrever e avaliar exercícios físicos para se alcançar resultados satisfatórios, aumentando o sucesso em relação aos exercícios elaborados, compreendendo os pontos mais importantes a se trabalhar, a atenção de forma correta na execução dos exercícios e o respeito à individualidade biológica que cada indivíduo apresenta, buscando evoluir as capacidades físicas dos praticantes.

Portanto, a prática de prescrição de exercícios físicos, são procedimentos de responsabilidade prioritária do profissional de educação física, os quais devem ser avaliados e prescritos em termos de intensidade, frequência, duração, modo e progressão. Além disso, a escolha do tipo de atividade física deverá ser orientada de acordo com as preferências individuais, respeitando as limitações impostas pela idade.


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terça-feira, 14 de setembro de 2021

É importante incluir jogos e as brincadeiras na Educação Física



 
Os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos importantes e determinantes no desenvolvimento da criança, pois, brincando e jogando ela amplia seus conhecimentos por meio da atividade lúdica.

A prática pedagógica das professoras no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental remete a refletir sobre as ações propostas nesta etapa de ensino, mais precisamente sobre a inclusão dos jogos e brincadeiras no planejamento.

As atividades lúdicas na escola precisam ser vistas como elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil, contribuindo para a aprendizagem e formação das crianças no momento em que estão inseridas no contexto das atividades propostas pelo (a) professor (a), na organização da sala de aula e da escola, imersas nos conteúdos da grade curricular de forma que sejam atividades praticadas não com um intuito único de se divertir, ou de criar, ou de se movimentar, ou de aprender determinado conteúdo.

É importante que os professores em sua prática pedagógica possam atender a todas às necessidades de seu alunado, a partir de um planejamento abrangente onde os jogos e brincadeiras possam estar inseridos de forma satisfatória, pois estas são ferramentas fundamentais no processo educativo, sendo o alicerce para a construção da sua formação.

Muitas vezes a escola, deixa de lado as atividades lúdicas, por isso é preciso que os professores repensem sobre sua atuação docente, buscando diversificar os conteúdos a serem desenvolvidos, para que todas as necessidades dos alunos possam ser supridas.

Para concluir, é inegável que o brincar é essencial para a criança, sendo esta uma necessidade própria da fase, ao brincar a criança vivencia de forma imaginativa a realidade que está a sua volta. Quando a criança está brincando, ela está apreendendo o mundo no qual vive, está, através de representações, decodificando o seu cotidiano.

Introduza Jogos e Brincadeiras em suas aulas, professor! A Apostila Educação Física - Brincadeiras e Jogos - Anos Iniciais vem de encontro para a utilização das Brincadeiras e Jogos na sala de aula. Contém várias brincadeiras e jogos para você esta desenvolvendo em sua regência. Na apostila também vem as habilidades que você vai utilizar para criar seu plano de aula a partir desta apostila. Clique aqui e saiba mais!
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Avaliação Física no Pilates




A avaliação física é o primeiro contato que ajuda o instrutor a identificar suas necessidades e conhecer sua rotina antes de prescrever o treino mais adequado e eficiente para cuidar dos motivos que te levaram a procurar a aula. Se você tem alguma patologia, dor crônica, se pratica algum esporte ou é sedentário e, claro, quais os objetivos que deseja alcançar com a prática de Pilates.

Depois dessa etapa, normalmente há uma avaliação mais detalhada. Na qual são avaliadas: condicionamento físico e resistência, altura, peso e pode-se medir ainda a porcentagem de gordura corporal do futuro praticante.

A postura corporal merece atenção redobrada durante a avaliação, afinal, apesar da postura estar relacionada com uma condição estática, ela está diretamente ligada às funções de movimentos. O comprometimento da postura e do movimento são à base de muitas lesões musculoesqueléticas.

Por isso, deve-se avaliar o controle postural e condições do movimento para que possíveis desequilíbrios musculares e articulares do futuro aluno possam ser identificados e tratados.

Agora, com todas essas informações em mãos, o professor de Pilates pode montar um treino específico de acordo com os seus objetivos.

Geralmente, uma avaliação física no Pilates contém 3 etapas:

1. Anamnese

A anamnese é um procedimento fundamental na avaliação física. Ela serve para fazer um diagnóstico e indicar quais as condutas mais adequadas às condições/necessidades do aluno.

Lembre-se de falar de questões como  lesões, históricos de dores ou problemas na coluna.

2. Anotações de medidas

Medição do praticante a fim de comparações futuras para avaliar se houve ganho de massa muscular magra e perda de peso.

3. Capacidade motora e física

É feita também a avaliação das capacidades físicas e motoras, como flexibilidade, força, equilíbrio e postura. Nesta etapa, o instrutor normalmente tira fotos de postura e flexibilidade para comparações futuras.

O Pilates é um exercício físico que demanda tanto cuidado como qualquer outro.
Avaliação física regular é importante para identificar evolução do aluno, se está em um curva crescente de evolução é preciso repetir a avaliação física de forma regular.

A avaliação é extremamente necessária e importante para traçar o tratamento do aluno. Sem ela, não é possível identificar as necessidades de cada aluno e assim os objetivos podem não ser alcançados.

Quer se aprofundar no tema da avaliação? Eu fiz o combo de cursos da VOLL sobre avaliação e me ajudou muito no conhecimento deste assunto.
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