A definição sobre qual o melhor exercício para o coração foi apresentada pelos pesquisadores da Universidade St George. Após analisarem dados de 4.086 pessoas, eles concluíram que as atividades físicas que demandam mais força e resistência trazem resultados mais expressivos.
Para chegar a esse resultado, o estudo considerou o sexo dos participantes, a idade, a etnia e o tipo de atividade física escolhida por cada um. Além disso, o consumo ou não de cigarros, bem como outros fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como excesso de peso, hipertensão, diabetes e colesterol elevado também tiveram peso.
Assim, a pesquisa revelou que entre os participantes de 21 a 44 anos, 36% optaram pelos treinos de resistência, como musculação ou funcional, e 28% pelos aeróbicos. Entre os participantes acima de 45 anos, 25% ficaram com treinamentos de força e 21% com atividades mais dinâmicas.
A primeira constatação foi de que qualquer tipo de atividade física já ajuda a reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ou seja, desde as mais leves, como caminhadas e pedaladas, passando pelas moderadas, até chegar às que necessitam de um maior emprego de força.
No entanto, os resultados mais evidentes ficaram para o grupo mais jovem que deu preferência aos exercícios de resistência. Ou seja, aqueles que visam aumentar a capacidade de manter o fôlego, tais como corrida, natação, lutas e outros.
Considerando esse resultado, se você está em busca do melhor exercício para o coração, veja a lista de alguns exercícios dessa categoria que podem ser realizados na academia.
1. Musculação
Todos os exercícios feitos com o auxílio de aparelhos, especialmente com pesos a serem levantados.
2. Agachamento com salto
Consiste em flexionar os joelhos, com as pernas ligeiramente afastadas, para esticá-los completamente durante um salto, repetidas vezes.
3. Afundos
É a flexão das pernas para a frente, formando um ângulo de 90º, alternando entre uma e outra a cada troca.
4. Prancha
De barriga para baixo, sustente o peso do tronco nos antebraços e mantenha o apoio do restante do corpo na ponta dos pés, mantendo-o reto.
5. Burpee surf
É a combinação de movimentos rápidos que intercalam diversas posições, na seguinte sequência: em pé, agacha, posição de prancha, flexão e salto.
6. Montanhista
Esse exercício inicia-se na posição de flexão de braço e movimenta-se o joelho como se fosse atingir o peito. O ritmo pode ser acelerado durante a prática.
Claro que tem mais exercícios. A lista é grande e motivos não faltam para vencer o sedentarismo e seguir em busca de um coração saudável, mas é sempre bom consultar um especialista antes de começar a praticar qualquer modalidade de exercício. Um profissional habilitado terá condições de avaliar seu estado de saúde e recomendar a melhor atividade para suas necessidades, bem como intensidade e frequência.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário