terça-feira, 31 de agosto de 2021

Qual o melhor exercício para o coração?

 


A definição sobre qual o melhor exercício para o coração foi apresentada pelos pesquisadores da Universidade St George. Após analisarem dados de 4.086 pessoas, eles concluíram que as atividades físicas que demandam mais força e resistência trazem resultados mais expressivos.

Para chegar a esse resultado, o estudo considerou o sexo dos participantes, a idade, a etnia e o tipo de atividade física escolhida por cada um. Além disso, o consumo ou não de cigarros, bem como outros fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como excesso de peso, hipertensão, diabetes e colesterol elevado também tiveram peso.

Assim, a pesquisa revelou que entre os participantes de 21 a 44 anos, 36% optaram pelos treinos de resistência, como musculação ou funcional, e 28% pelos aeróbicos. Entre os participantes acima de 45 anos, 25% ficaram com treinamentos de força e 21% com atividades mais dinâmicas.

A primeira constatação foi de que qualquer tipo de atividade física já ajuda a reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ou seja, desde as mais leves, como caminhadas e pedaladas, passando pelas moderadas, até chegar às que necessitam de um maior emprego de força. 

No entanto, os resultados mais evidentes ficaram para o grupo mais jovem que deu preferência aos exercícios de resistência. Ou seja, aqueles que visam aumentar a capacidade de manter o fôlego, tais como corrida, natação, lutas e outros.

Considerando esse resultado, se você está em busca do melhor exercício para o coração, veja a lista de alguns exercícios dessa categoria que podem ser realizados na academia.

1. Musculação

Todos os exercícios feitos com o auxílio de aparelhos, especialmente com pesos a serem levantados.

2. Agachamento com salto

Consiste em flexionar os joelhos, com as pernas ligeiramente afastadas, para esticá-los completamente durante um salto, repetidas vezes.

3. Afundos

É a flexão das pernas para a frente, formando um ângulo de 90º, alternando entre uma e outra a cada troca.

4. Prancha

De barriga para baixo, sustente o peso do tronco nos antebraços e mantenha o apoio do restante do corpo na ponta dos pés, mantendo-o reto.

5. Burpee surf

É a combinação de movimentos rápidos que intercalam diversas posições, na seguinte sequência: em pé, agacha, posição de prancha, flexão e salto.

6. Montanhista

Esse exercício inicia-se na posição de flexão de braço e movimenta-se o joelho como se fosse atingir o peito. O ritmo pode ser acelerado durante a prática.

Claro que tem mais exercícios. A lista é grande e motivos não faltam para vencer o sedentarismo e seguir em busca de um coração saudável, mas é sempre bom consultar um especialista antes de começar a praticar qualquer modalidade de exercício. Um profissional habilitado terá condições de avaliar seu estado de saúde e recomendar a melhor atividade para suas necessidades, bem como intensidade e frequência.






  • Espero que você tenha gostado desse texto.

    Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
    Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
    Trabalhe com Educação Física
    Segue no Instagram!
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    Nenhum comentário

    Postar um comentário