quinta-feira, 24 de junho de 2021

Pilates na Escola ajuda a melhorar postura de alunos



Postura pode ser definida como uma posição ou atitude do corpo – o arranjo relativo das partes do corpo – para uma atividade especifica ou uma maneira característica de alguém sustentar seu corpo, porém o termo postura também é usado para descrever o alinhamento do corpo bem como a orientação do corpo no ambiente

Na idade escolar a má postura é um dos principais intervenientes no rendimento escolar. Ao relacionar-se ambiente escolar e postura observa-se que a problemática é bem diversificada, já que as crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas, fornecidos pela escola e no transporte do material escolar.

O assento escolar é um fator ambiental importante, pois tanto a cadeira quanto a criança devem estar ajustadas uma a outra. O ideal seria que ao sentar houvesse apoio dos dois pés sobre o chão, joelhos fletidos a 90º, um assento profundo para suportar as coxas adequadamente e o encosto deve provir suporte para a coluna, levemente inclinado, possibilitando o relaxamento dessa região.

Uma das formas que a Educação Física tem de agir nos efeitos da má postura é introduzir atividades que amenizam isso. Com o método Pilates iremos organizar nossa postura de "dentro para fora". Como é um método de movimento (e por isso disse que iremos organizar nossa postura de "dentro para fora"), somente com essa estruturação interna iremos realizar movimentos eficientes, somente com a coordenação da respiração com o Power-House conseguimos alterar um padrão postural. Através do conceito "Power-House" estimulamos o arcabouço osteo-articular a um melhor posicionamento que irá distribuir forças, diminuir sobrecargas e com isso diminuir o risco de lesões.

A introdução do método Pilates na Escola é possível. Conheça o ebook Entendendo o Pilates na Escola.  Esse Ebook foi escrito por uma professora de Educação Física que resolveu, no meio de 2019, introduzir alguns movimentos de Pilates nas aulas na escola, para atrair a atenção e aumentar a motivação dos alunos. Clique aqui!

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quarta-feira, 23 de junho de 2021

Ensino Hídrido na Educação Física



O Ensino Híbrido é uma forte tendência que vem se consolidando. Mescla aulas presenciais com plataformas e ferramentas digitais. Na pandemia, as aulas remotas foram uma experiência importante para conhecer o lado on-line do Ensino Híbrido.

Neste momento de pandemia, ficou evidente a necessidade de o profissional desenvolver competências e habilidades tecnológicas para o exercício da profissão. Todas as pesquisas evidenciam o crescimento de campos de trabalho e a importância do profissional de Educação Física na promoção da saúde da população, principalmente de forma preventiva

Mas como ensinar Educação Física com o grupo interagindo fora do espaço físico da escola? E ainda: incluindo a tecnologia? É o que você verá a seguir nas ideias para colocar em prática.

Os estudantes são nativos digitais, sendo assim, o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas pode até fazer mais sentido. Entre os desafios, está o de mostrar para pais, alunos e gestores que Educação Física é muito mais do que ensinar atividades esportivas. Além disso, é inegável o desafio de manter a disposição dos alunos e torná-los protagonistas nesse novo método.

A Educação Física pode explorar temas significativos e transformadores, como cidadania e qualidade de vida. Dessa maneira, se aproxima da realidade dos alunos, do que existe em seu entorno e do momento em que eles estão vivendo.

Com uma trilha que contempla informação, pesquisa, diálogo e atividade física, o estudante pode ver mais sentido em sua aprendizagem. Então, elabore uma proposta com várias etapas a serem trabalhadas no presencial e no on-line.

Educação Física no Ensino Híbrido: Educação Infantil

Aulas on-line: as possibilidades de propostas aumentam e ainda ganham a participação dos pais. Portanto, é uma oportunidade para eles de aumentar a conexão com o filho e de brincar com a orientação de um educador.

Proponha exercícios corporais para fazerem juntos, além de atividades em que a criança explore objetos que tem em casa. Pense em garrafas de plástico, baldes, latas, colher, barbante e fita adesiva. Resgate brincadeiras da infância dos pais, como pular elástico ou amarelinha.

Aulas presenciais: a energia da criança pede movimento e ambiente de exploração. Com pequenos grupos, respeitando os protocolos de segurança, promova interações e brincadeiras. Mímica, dança, estátua, esconde-esconde e "o mestre mandou" sempre funcionam.

Nas atividades presenciais, os pequenos aprendem a compartilhar com o outro e a respeitá-lo. Do mesmo modo, conhecem as próprias emoções, necessidades e limites corporais.

Educação Física no Ensino Híbrido: Educação Fundamental

Anos iniciais: as aulas de Educação Física são interessantes para despertar o aluno construtor. Que tal propor que cada um construa seu equipamento esportivo em casa e leve para a aula presencial? Pode ser desde uma simples bola de meia ou algo que eles ainda não tenham visto na escola.

Anos finais: trabalhem com temas transformadores. Por exemplo, elabore um plano com aulas presenciais e on-line abordando o sedentarismo.

Por que é um problema de saúde pública? Como afeta a saúde e como evitar? Se possível, apresente um especialista no assunto para conversar com os alunos no presencial ou no on-line, e proponha uma rotina de exercícios físicos.

Os alunos poderão identificar o quanto o tema faz parte da realidade deles. Dessa maneira, terão uma experiência de aprendizagem significativa, mais consciente e propulsora.

Educação Física no Ensino Híbrido: Ensino Médio

Quanto mais os alunos se reconhecem no conteúdo, mais motivados estarão para buscar conhecimento. Por isso, é importante trazer a cultura do entorno, temas que lhe interessam e a liberdade para usarem recursos digitais com criatividade.

Ao estudarem sobre hip-hop ou capoeira, por exemplo, os estudantes têm um universo de conhecimento que passa por questões históricas, culturais e sociais. São várias camadas para serem exploradas, portanto amplia a visão dos alunos.

Pode resultar em um clipe, videodocumentário, podcast ou ação com a comunidade.

A adoção do modelo de ensino híbrido, que integra os regimes presencial e não presencial, trouxe novas mudanças. A Educação Física pode explorar temas significativos e transformadores, como cidadania e qualidade de vida. Dessa maneira, se aproxima da realidade dos alunos, do que existe em seu entorno e do momento em que eles estão vivendo.

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segunda-feira, 14 de junho de 2021

Frequência Cardíaca nos Exercícios Físicos




A frequência cardíaca de repouso (FCR) é de 60 a 80 batimentos por minuto (bpm) em média. Em indivíduos sedentários e de meia-idade, ela pode superar 100 bpm. Esportistas em forma e de modalidades de resistência podem apresentar entre 28 e 40 bpm, pelo aumento do volume sistólico, a partir de uma hipertrofia ventricular esquerda de caráter fisiológico.


A FC normalmente diminui com a idade, tanto em repouso como durante exercícios submáximos e máximos (principalmente neste último, em consequência  do processo biológico do envelhecimento).


Fatores como aumento de temperatura e altitude aumentam a FC de repouso.


Antes do exercício, a FC costuma aumentar acima dos valores normais, o que se denomina resposta antecipatória. Devido a isso, as verificações de FC de repouso prévias ao exercício devem ser desconsideradas. A verdadeira FC de repouso deve ser verificada nas primeiras horas da manhã, quando a pessoa levanta.


Se quando estivermos deitados nossa FC de repouso for de 50 bpm, quando estivermos sentados aumentará para 55 bpm e, quando estivermos de pé, para 60 bpm.


A FC de repouso aumenta porque, quando nosso corpo passa de uma posição, deitado, para outra, de pé, o volume sistólico cai imediatamente. Isso se deve sobretudo ao efeito da gravidade, que faz com que o sangue se acumule nas pernas, reduzindo o volume de sangue que retorna para o coração. Isso, ao mesmo tempo, produz um aumento da FC de repouso, para manter o débito cardíaco de repouso.

 

Quando se inicia um exercício, a FC aumenta proporcionalmente à sua intensidade (de acordo com a capacidade física atual). Em qualquer destas situações (repouso ou em exercício), existem mecanismos fisiológicos que atuam no sentido de minimizar as alterações do meio interno, preservando a homeostasia. Estes mecanismos funcionam primariamente na forma de arcos reflexos constituídos de receptores, vias aferentes, centros integradores, vias eferentes e efetores.


É importante saber que existe uma correlação direta entre a intensidade da FCmáx e o VO2máx durante o exercício, embora próximo do VO2máx se perca a linearidade.

 

A frequência cardíaca máxima é muito importante para o planejamento do treinamento e seu controle, assim como para determinados testes de laboratório e de campo, tanto para esportistas como para a população em geral.


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Vários fatores afetam a FC durante o repouso e durante o exercício, como temperatura, umidade, horário do exercício, modificação de posição, ingestão de alimentos, etc. O uso de determinados medicamentos pode alterar a FC durante a prática de exercícios; por exemplo, os beta-bloqueadores diminuem a FC. Situações parecidas também ocorrem durante o repouso




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sexta-feira, 11 de junho de 2021

Educação Física na Educação Infantil



O brincar é de vital importância para o desenvolvimento do ser humano, é tão importante para o desenvolvimento do organismo quanto o alimento, os exercícios, o repouso. O simples ato de brincar faz com que a criança não apenas imite o cotidiano, mas também a transforma. Através das brincadeiras, se imita, se imagina, vivencia, se cria, representa e se comunica.

De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da educação) a Educação Infantil corresponde a creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos).

A educação Física na Educação Infantil pode configurar-se como um espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo, com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Deve-se relacionar aos jogos e brincadeiras, às ginásticas, as danças e às atividades circenses, sempre tendo em vista a dimensão lúdica como elemento essencial para a ação educativa na infância.

Cada faixa etária acima mencionada tem sua fase própria e importante no desenvolvimento. Cada uma delas deve ser respeitada. Cabe ao professor conhecer cada uma dessas fases e respeitar suas individualidades e o tempo de cada criança. As crianças da educação infantil e do ensino fundamental I estão em fase de formação, de busca de conteúdos. São nessas fases que acontecem a preparação para o mundo externo, para a alfabetização, para o aprendizado em geral, para o desenvolvimento motor, etc. Daí a importância das aulas de Educação Física nos anos iniciais.

O Brincar da  Educação Física se diferencia ao de casa pelo fato de ser um brincar instruído, ensina, por exemplo, como movimentar o corpo, na escola o aluno está sendo instruído, monitorado o tempo todo.

O brincar, que acontece com frequência nas aulas de Educação Física, é de suma importância para o aprendizado dos conteúdos escolares, sendo contrário à forma somente falada da educação.

A educação infantil precisa estimular o desenvolvimento psicomotor da criança. Faça o curso de Psicomotricidade na Educação Infantil do Portal Educação e saiba como estimular a prática de movimentos corporais por meio de atividades, jogos e brincadeiras. Clique aqui e saiba mais!

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terça-feira, 1 de junho de 2021

Ginástica Laboral e a atuação da Educação Física




A Ginástica Laboral é um excelente campo de atuação para o profissional de Educação Física. Os exercícios dentro da empresa normalmente têm duração de 10 a 20 minutos e trazem vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa. Isso porque, após horas de trabalho, é comum as pessoas sofrerem com dores lombares, no pescoço, nos ombros, nos braços e nas pernas — resultado de movimentos repetitivos e sem pausa, que acabam por acarretar transtornos à saúde do trabalhador.

A ginástica laboral visa a promoção da saúde e melhora das condições de trabalho, além da preparação biopsicossocial dos participantes, contribuindo direta ou indiretamente para a melhoria do relacionamento interpessoal,. Sem falar na redução dos acidentes de trabalho, na redução do absenteísmo e, consequentemente, no aumento da produtividade com qualidade.

As melhorias que as empresas podem obter com a ginástica laboral no trabalho são inúmeras, como:

  1. Melhor produtividade: os exercícios combatem o stress, o que faz com que os times fiquem mais produtivos e motivados. 
  1. Clima organizacional: os colaboradores se tornam mais alegres e dispostos a interagir entre si, o que provoca uma melhora no ambiente como um todo.
  1. Redução de afastamentos: ao se exercitar durante a jornada de trabalho os colaboradores se tornam menos sedentários e com isso as faltas por motivo de saúde tendem a diminuir, assim como os afastamentos. 
  1. Melhora na qualidade de vida: ao se exercitar o corpo libera endorfina no cérebro, essa substância reduz os níveis de estresse e contribui para a sensação de bem-estar.
A ginástica laboral consegue em poucos minutos ativar o corpo oxigenando os músculos, melhorando os sintomas do sedentarismo. E promove uma integração social com os colaboradores, o que traz uma sensação de alívio do stress das tarefas do trabalho. 

O profissional de Educação Física atuará no comando das aulas no ambiente de trabalho, usando como ferramentas o alongamentos, atividades recreativas e relaxantes, exercícios direcionados para a população atendida. 

Você é um profissional de Educação Física, quer trabalhar com Ginástica Laboral e não sabe o que colocar num projeto para apresentar pra empresa?  Se você quiser saber como montar um projeto para apresentar a uma empresa, vou te indicar um material: o ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral". Ele traz aspectos que interessantes para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, é explicado cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!
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