quinta-feira, 22 de abril de 2021

Jiu-Jitsu pode ajudar a combater o Bullying Infantil




O Jiu Jitsu Infantil é uma ferramenta de educação que desenvolve a disciplina, o respeito e desperta o sentimento de lealdade e amizade no grupo. Os resultados e os benefícios são muitos, e hoje a busca de academias de Jiu Jitsu pelos pais cresce a cada dia.

Um dos principais benefícios que a prática de jiu jitsu infantil traz é o de prevenção á violência infantil que mais cresce no planeta atualmente: o BULLYING. Uma criança que treina Jiu Jitsu vai poder se defender de um ataque de outro colega, e até seus irmãos menores do bullying. A artes marciais também ensinam a criança a sempre se defender na medida certa, nunca usando da covardia contra outra criança que não treina.

Os alunos devem aprender desde cedo a se colocarem perante outras crianças como solícitos e úteis, mas nunca passivos. São abordados casos reais de alunos sobre violência infantil e estudadas soluções, envolvendo desde o comunicado a um adulto presente até imobilizações visando neutralizar – sem agredir – o "valentão" em questão.

Além disso, as crianças com a prática do Jiu Jitsu desenvolvem hábitos de uma boa alimentação aliado a um equilíbrio emocional. O senso de certo e errado é importante no crescimento da criança, e o jiu jitsu ajuda no desenvolvimento de sua índole.

O Jiu-Jitsu tem uma filosofia bem bacana para ser ensinada contra a violência infantil. Inclusive, tenho duas dicas de conteúdo que falam bem sobre isso e apontam o caminho do Jiu-Jitsu educacional como uma excelente ferramenta para aplicação diária em aulas de educação física e escolinhas desportivas.

Conheça:

Curso Metodologia em Jiu-Jitsu Infantil - Para o profissional, é importante ter uma qualificação em metodologia de Jiu-Jitsu infantil. Conheça essa qualificação, que tem um conteúdo muito bom. Clique aqui

E-book BJJ KIDS - E-book que mostra como conquistar escolas para o jiu-jitsu, encher e manter as turmas cheias. Clique aqui

Até a próxima!
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

sexta-feira, 16 de abril de 2021

3 tendências do American College of Sports Medicine para 2021

 



Há tempos o mercado fitness tem se reinventado e lançado novas tecnologias em acessórios, roupas, calçados, novas modalidades, programas e aplicativos, a fim de incentivar as pessoas a fazerem seus treinos em casa já que o cenário de pandemia exige o distanciamento social, além de outros cuidados.  

Uma pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina do Esporte) com mais de quatro mil especialistas, incluindo brasileiros, elencou as principais tendências deste ano de 2021 para a prática de atividades físicas. No ranking, as três primeiras tendências listadas foram:  

Treinos on-line – a vantagem é que os exercícios podem ser acessados por meio de vídeos gravados, lives e também por aplicativos. São inúmeras as opções, e algumas são segmentados para públicos específicos, como adultos, crianças, idosos, gestantes e outros. Além disso, podem ser feitos de qualquer lugar.  

Tecnologias vestíveis –  estamos falando de relógios e acessórios que aferem a frequência cardíaca, a temperatura do corpo, contam os passos, calorias gastas, saturação de oxigênio, entre outras informações que transformam os treinos mais desafiadores e ao mesmo tempo divertido.  

Nessa tendência também encaixam-se roupas com tecidos especiais, tecnologias térmicas ou com proteção UV que bloqueiam raios do sol, nocivos à saúde, além de peças que se adequam à temperatura do ambiente e do corpo do usuário.  

Exercícios feitos com o peso do próprio corpo – são treinos que substituem aparelhos e equipamentos de academias, por exemplo, pelo peso e força do próprio corpo. Os exercícios são variados: flexão, abdominais, agachamentos e outros.  A atividade envolve vários grupos musculares, auxiliando na melhora do condicionamento físico, da resistência e da força muscular, no entanto, é possível utilizar também alguns acessórios, como halteres, elásticos, bolas suíças, entre outros, que são simples, de baixo custo e que auxiliam na variação dos movimentos propostos pelo profissional de educação física

O ideal é sempre manter-se em movimento, separar um horário no dia para exercitar o corpo e, consequentemente, relaxar a mente. Com a pandemia tivemos que adaptar muitas coisas em nossas vidas, e a atividade física foi uma delas. As vantagens disso é que não é preciso enfrentar trânsito para ir à academia, poder ouvir sua própria playlist e decidir o horário da sua rotina de treino, por exemplo.  O importante é não desanimar 

  Deixe de ser um personal trainer analógico e se torne um personal digital! Não dependa mais das academias para dar aulas, e nunca mais limite o números de alunos, tenha dezenas , centenas de alunos trabalhando de casa.  Clique aqui e saiba mais!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Como começar um treino de Corrida


EDUCAÇÃO FÍSICA 02 | 23,7x10,4 | Identifique Bordados

Você pode correr em qualquer lugar que seja seguro e que você se sinta confortável. As melhores rotas de corrida costumam ser iluminadas, livres de trânsito e bem povoadas. Pense na corrida como uma maneira de explorar novos territórios. Use o seu relógio para medir a distância, e estabeleça uma nova aventura a cada corrida.
 
Na correria do cotidiano acaba ficando difícil separar um tempinho para cuidar da saúde. Aquelas longas caminhadas, abolidas da agenda diária há muito tempo, consomem um tempo impraticável na vida de quem tem uma jornada de trabalho grande pela frente.

As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde, conhecidas também como cooper, podem ser uma solução saudável para quem quer se exercitar, mas não tem muito tempo disponível. É importante que um médico seja procurado antes do começo do treino, para que seja feita uma avaliação física. Pessoas com algumas alterações fisiológicas, como diabetes e pressão alta, podem correr riscos de saúde na prática do esporte sem uma orientação médica adequada.

Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou algum tipo de esporte. Confira a seguir algumas dicas e sugestões de especialistas.

Os benefícios da atividade física

- Lembra do estresse e da ansiedade? Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda atividade física) a liberação de endorfina (hormônio que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo. De bem com a vida, até o desempenho sexual recebe um upgrade.
- Aquelas gordurinhas podem deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
- Além de aumentar o condicionamento físico, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de colesterol "ruim" no sangue - o que evita o entupimento dos vasos sanguíneos.
- O cooper ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como as coronarianas, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.

Preparando-se para a corrida

- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Alongue-se antes e depois do exercício físico.

Sugestão de treino para iniciantes

É preciso ter em mente que é preciso respeitar o seu corpo. Portanto, uma prgoressão na carga da corrida é o aconselhável.  Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. 
 
Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!

Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana:se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.

Treino 2
1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.

Treino 3
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

terça-feira, 6 de abril de 2021

Como deve ser a retomada do exercício físico pós Covid?



Esse texto tem a intenção de nortear a atuação de profissionais e explicar para os interessados na volta da atividade física pós-covid. Como eu tive a doença, foi o que eu li e achei por bem colocar para descrever o que pode ser feito.

Primeiro você deve avaliar com seu médico a possibilidade de retorno a prática —e isso deve ser avaliado individualmente. Eu fui a um cardiologista. A primeira questão que deve ser levada em consideração é se a pessoa está fisicamente pronta para retornar à atividade. No curso natural de covid-19, a infecção grave geralmente ocorre por volta de uma semana do início dos sintomas. Dessa forma, o retorno ao exercício ou atividade esportiva só deve ocorrer após um período assintomático de pelo menos sete dias. A maioria das pessoas que são infectadas pelo novo coronavírus e passaram pela Covid-19 se recupera em algumas semanas. Mas alguns meses depois, mesmo entre aqueles que tiveram versões leves da doença, muitos continuam a lutar contra os sintomas após a recuperação inicial.

O fato é que exercícios físicos moderados podem ser grandes aliados na recuperação. Todavia, é importante ressaltar que o retorno deve ser gradual e de preferência com acompanhamento de profissionais habilitados, tanto médico como profissional de educação física. Cada caso impõe recomendações diferentes.

  • Para pessoas com sintomas sanguíneos, é recomendado começar com exercícios de baixa intensidade e logo diminuir o sedentarismo, pois reduzirá os riscos de formação de coágulos sanguíneos.
  • Já aqueles que apresentaram sintomas respiratórios como pneumonia devem descansar por pelo menos uma semana após o desaparecimento total dos sintomas, retornando gradualmente à atividade física com ênfase no monitoramento da respiração.
  • Pessoas com sintomas cardíacos devem ser monitorados ainda mais de perto neste retorno à atividade física.

Algumas das orientações ao retorno de atividades físicas, baseadas em evidências científicas indiretas, são:

  1. Sintomas muito leves: limite a atividade a caminhada lenta ou equivalente nos primeiros dias. Aumente os períodos de descanso se os sintomas piorarem. Evite treinamento de alta intensidade nas primeiras semanas.
  2. Sintomas persistentes (como fadiga, tosse, falta de ar, febre): limite a atividade a 60% da frequência cardíaca máxima até duas a três semanas após a resolução dos sintomas.
  3. Pacientes que necessitaram de oxigênio precisam de avaliação respiratória antes de retomar o exercício.
  4. Pacientes que tiveram envolvimento cardíaco precisam de avaliação cardíaca antes de retomar.
No curso natural de covid-19, a infecção grave geralmente ocorre por volta de uma semana do início dos sintomas. Dessa forma, o retorno ao exercício ou atividade esportiva só deve ocorrer após um período assintomático de pelo menos sete dias. A volta deve ser respeitada em fases

Fase 1 e 2. Comece com atividades de intensidade leve por pelo menos duas semanas. Sugere-se usar como parâmetro a escala de percepção de esforço de Borg (original, que vai de 6 a 20), que é uma avaliação subjetiva de percepção de esforço e pode ser útil para orientar as pessoas na escolha de quais atividades fazer e como deve progredir. Exercícios de intensidade leve devem manter-se abaixo de 11, sendo que a pessoa consegue manter uma conversa, por exemplo, sem faltar ar (atividades de vida diária, caminhada, alongamento, fortalecimento leve) — a orientação do English and Scottish Institute of Sport sugere que as atividades da vida diária devem ser facilmente alcançáveis e a pessoa capaz de caminhar 500 m no plano sem sentir fadiga excessiva ou falta de ar. Recomenda-se passar sete dias na fase 1 em atividades de intensidade extremamente leve (entre 6 e 8 na escala de Borg), incluindo exercícios de flexibilidade e respiração, seguido por mais sete dias na fase 2 incorporando atividades de intensidade leve (6 a 11), como caminhada e ioga leve, com aumentos graduais de 10 a 15 minutos por dia no mesmo —sempre avaliando o nível de tolerância.

Fases 3 e 4. Progressão para atividades de movimento mais desafiadoras, dependendo da capacidade que tinha antes de ter covid-19. Isso pode incluir intervalos de dois blocos de 5 minutos de atividade, como caminhada rápida, subir e descer escadas, correr, nadar ou andar de bicicleta separados por um bloco de recuperação. A pessoa não deve sentir que o exercício é extremamente difícil e sugere-se trabalhar com uma percepção de esforço de 12 a 14 (intensidade moderada, sem falta de ar e pode manter uma conversa). Progrida adicionando um intervalo por dia conforme tolerado.

A fase 4 envolveria movimentos mais complexos que desafiam a coordenação, força e equilíbrio, como correr, mas com mudanças de direção, passos laterais e circuitos de exercícios de peso corporal, mas sem sentir dificuldade. Depois de completar a fase 4, as pessoas devem se sentir capazes de retornar ao seu nível de atividade de base ou até evoluir gradualmente. O estudo ainda propõe um mínimo de 7 dias em cada fase, evitando, assim, aumento repentino de carga.

É muito importante ouvir o seu corpo e ter uma retomada de exercícios físicos mais lenta e gradual. Mas lembre-se que no tempo ideal, é fundamental o seu retorno! Para prática saudável e confortável de exercícios, aconselho uma boa hidratação diária, nunca praticar em jejum ou logo após as refeições, ter uma alimentação saudável, além dos cuidados em utilizar roupas confortáveis e calçados fechados com sola reta e não escorregadia.


Para finalizar, estamos enfrentando uma pandemia com o COVID-19,inúmeros idosos tiveram que parar suas atividades, há um guia de exercícios práticos, Exercícios para realizar com Idoso, para que um familiar possa realizar os exercícios. O Guia contém exercícios prescritos por Fisioterapeutas, especializado em Ortopedia e Traumatologia, Doutorando em Saúde. Clique aqui e saiba mais!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Benefícios do Personal Trainer Online




Vários personal trainers estão ampliando online a oferta de serviços, como montar treinos sob medida, orientar a execução dos exercícios, acompanhar a distância o seu desempenho e os resultados no corpo e tirar todas as suas dúvidas de fitness. O contato acontece por e-mail, Skype, Facebook, WhatsApp, Instagram… Mas para esse relacionamento vingar – e você conseguir os objetivos que quer – é preciso se conhecer bem, ter metas definidas e compartilhá-las com o treinador.

A contratação de um personal trainer online traz diversos benefícios para você. Confira os principais!

Personalização

A principal vantagem de contratar um personal trainer é o acompanhamento mais próximo do treino. Contudo, como o preço é pago por hora, esse profissional nem sempre está disponível para tirar dúvidas ou realizar mudanças no planejamento. No caso do serviço online, há uma constante comunicação entre aluno e professor, diretamente pelo aplicativo ou pelo site.

Isso favorece a troca de treinos com maior frequência e a sua adaptação para a estrutura da academia — algo que os aplicativos de séries padronizadas não oferece. Além disso, muitas empresas proporcionam outras experiências no aplicativo, como o acesso a um nutricionista e o controle do consumo de água.

Também, é possível acompanhar todo o progresso dos exercícios por meio de gráficos de análise de desempenho. Isso permite ao personal trainer adequar a atividade da forma correta, com exercícios direcionados para o ganho de massa muscular, emagrecimento, ou seja, conforme o objetivo do cliente.

Flexibilidade

O personal trainer online garante uma maior flexibilidade nos treinamentos e disponibilidade de profissionais para os alunos. É comum que você encontre dificuldades para contratar um professor com horário vago ou que more perto do lugar que se exercita. Pela internet, ele não precisa ser da mesma cidade ou do mesmo bairro para acompanhar você.

Além disso, não é necessário marcar horários com o profissional. Você pode frequentar a academia e realizar os exercícios com uma série de atividades personalizadas, prescrita por um profissional. Isso significa uma menor possibilidade de não se exercitar, já que tempo não será mais desculpa.

Economia

Essa é uma das principais vantagens do personal trainer online. No caso do serviço tradicional, o preço é cobrado por hora. Isso significa que, para ter um acompanhamento diário de um profissional, é preciso investir um alto valor. Somado ao custo da mensalidade da academia, fica quase inviável contratá-lo com uma boa frequência.

Com o personal trainer virtual, o serviço é cobrado por mês, ou seja, não há a necessidade de pagar diariamente ou por cada orientação. Além disso, há vantagens para quem assina planos maiores, como o anual. Assim, é possível pagar valores pequenos e ter o acompanhamento durante todo o ano.

Comunicação direta

Apesar de ter um valor mais em conta, isso não significa que o serviço será de menor qualidade. O personal trainer online é um profissional com experiência, o que significa que ele terá a capacidade de formular um planejamento de treinamentos baseado nas suas necessidades. O melhor: com comunicação direta com o aluno.

Pelo chat, você pode tirar as suas dúvidas sobre o treinamento. Também, há uma avaliação física inicial e um teste de aptidão, o que permite programar os exercícios mais recomendados para cada um. O mais legal é que há a possibilidade de conhecer a execução correta por meio de animações, o que aumenta o seu rendimento.

Redução do risco de lesões

Com o tempo de treino, é muito comum você desejar aumentar a carga de peso durante o treino, ou a intensidade, tudo por conta própria. Acontece que isso pode oferecer um risco grave de lesão, prejudicando todo o avanço obtido e a sua saúde.

Com um personal trainer virtual, você tem uma ferramenta de acompanhamento e correção o tempo todo. Seja para justar a intensidade dos treinos ou para mostrar a melhor execução do exercício, você poderá consultar alguém que domina o assunto antes de tomar qualquer decisão.

Aumento da eficiência do treino

A eficiência do treino depende de uma série de fatores, mas principalmente de considerar as suas características pessoais para determinar o que proporcionará os melhores resultados. Sem um personal trainer fazendo o seu acompanhamento, fica bem mais difícil descobrir o que é melhor para o seu metabolismo.

De acordo com os seus objetivos, necessidades e limitações, esse profissional define quanto treino aeróbico, de força, e assim sucessivamente, você precisa. Ele combina esses fatores para otimizar seu condicionamento físico e extrair seu melhor desempenho, com segurança e resultados rápidos.

Maior comprometimento com os resultados

Treinar sozinho não é a melhor maneira de se sentir motivado. Com o tempo, você acaba perdendo o foco e deixando de lado a sua disciplina. Quando opta pelo acompanhamento de um personal trainer, você garante que seus exercícios serão mais dinâmicos, mantendo-se interessantes por mais tempo e ajudando você a conquistar melhores resultados.

Monitoramento do progresso

Registrar e avaliar constantemente seu progresso também é uma das vantagens de contar com um personal trainer virtual. Todos os seus dados e informações ficam na palma da sua mão e ao acesso do profissional. Com isso, sempre que alguma correção precisar ser feita, vocês poderão implementá-la o quanto antes, sem prejudicar a eficiência do seu treino.

Quer uma dica sensacional para atuar nessa área?

Pare de PERDER TEMPO gravando vídeos com qualidade baixa e com fundos aleatórios. Com esse combo de vídeos você pode comprar e personalizar com a sua Logo. Além dos + de 900 vídeos você vai receber uma planilha exclusiva para inserir os vídeos e utilizar como preferir.  🔝 Saiba mais

O Pack de vídeos se trata de um ótimo investimento, correto? E o que você está esperando? Os melhores Profissionais que atuam no Mercado Fitness tomam decisões rapidamente.  Saiba mais


Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .