sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Como funciona um Personal Trainer Online?




Era um serviço que já vinha crescendo mas que explodiu com a Pandemia. Se você segue perfis em redes sociais sobre Educação Física, com certeza percebeu o aumento da oferta do serviço de Personal Trainer Online ou Consultoria Online.

Se formos definir, é um programa de treinamento que respeita as necessidades e objetivos individuais do aluno (ganho de massa muscular, perda de gordura corporal, manutenção da saúde em geral).

As individualidades serão respeitadas e estudadas, todos podemos e devemos praticar exercício físico, basta ter uma coerência na hora da prescrição.

Esse trabalho feito totalmente online.

Como é montado meu treino?

Uma anamnese será encaminhado ao aluno, constando tudo que preciso saber para a elaboração do treino, o aluno irá informar seus dados, objetivos, experiência, perfil de saúde e estilo de vida. O aluno deve preencher sua avaliação da forma mais detalhada possível, pois é com esses dados que seu personal trainer vai montar o plano de treino.

Com as informações da avaliação física, o personal trainer vai montar um treino exclusivo de acordo com suas necessidades, objetivos, sexo, formato do seu corpo, nível e experiência de treino, perfil de saúde, geográfico, laboral, familiar, de sono e disponibilidade de tempo, material e local de treino.

Geralmente, o treino, com todos as orientações possíveis para um bom desempenho do cliente é enviado de 2 a 4 dias por email/whatsapp após confirmação do pagamento. O profissional determina as formas de entrar em contato, o horario para consultas sobre os exercícios.

Para quem está contratando o serviço, é importante que tenha em mente que o seu treinador deve ter Foco nos RESULTADOS, e não em querer ficar te enrolando (só para você continuar com ele).  Lembre-se de que seu coach e treinador trabalha para VOCÊ.


Eu indico uma boa consultoria online para atingir seus objetivos. Clique aqui!
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terça-feira, 15 de setembro de 2020

Como usar a Instabilidade no Treinamento Funcional




 

Os movimentos do Treinamento Funcional buscam integrar todos os planos através de exercícios no plano horizontal, vertical, alto, médio e baixo. Trabalhar dessa maneira é importante exatamente porque queremos que o aluno faça movimentos que o ajudem na vida diária.

Como o corpo humano é capaz de se mexer em diversos planos, os exercícios devem imitar isso para melhorar ao máximo os movimentos.

Atualmente, a instabilidade tem sido vista como uma grande ferramenta das novas metodologias para promover aumento do recrutamento da musculatura. Dessa forma, os treinos passaram a utilizar cada vez mais suportes instáveis, tais como: bolas, bosu (meia bola com uma superfície reta de um dos lados), plataformas de instabilidade, discbol, entre outros.

Com esta metodologia de treinamento, percebe-se melhora na força do core, conjunto de músculos do centro do corpo, o tórax, como os músculos do abdome e sustentadores da coluna vertebral; porém, segundo o professor, o que provoca um maior ganho muscular é a combinação de estímulos diferentes, onde entra o treinamento funcional.

A principal vantagem dos treinamentos fundamentados na instabilidade é o ganho de propriocepção, que ocorre mesmo em atletas. Entende-se por propriocepção como a capacidade de percepção do próprio corpo e correção automática de movimentos indesejados. Sendo assim, o treinamento desta aptidão é essencial para todos em seu cotidiano, mais ainda, torna-se primordial para atletas, que para conseguirem obter bons resultados, precisam de treinos com desequilíbrios maiores. O treinamento em superfícies instáveis para atletas assume caráter de extrema importância por levar em conta que esta metodologia promove melhorias na performance atlética quando os exercícios imitam precisamente os movimentos desportivos, atendendo, dessa forma, ao princípio da especificidade do treino.

As musculaturas do abdome e das costas possuem como função a estabilização do corpo. Dessa forma, ela é mais sensível ao treinamento com instabilidade como o treino funcional. Então, ao se incluir elementos de instabilidade, é possível aumentar o recrutamento dessas musculaturas estabilizadoras. Desta forma, os exercícios abdominais feitos sobre uma bola suíça, por exemplo, despontam resultados melhores que os mesmos exercícios realizados numa estrutura lisa, pois a musculatura abdominal é estabilizadora e, ao trabalhar em uma superfície de desequilíbrio, necessita recrutar mais fibras para realizar o mesmo movimento. Já a musculação feita com os aparelhos tradicionais restringe a instabilidade para tolerar uma maior carga de trabalho, fortalecendo a musculatura, mas não provoca benefícios na musculatura estabilizadora e na propriocepção (OSTI, 2011). No entanto, o autor concorda que a musculação seja uma metodologia ideal para trabalhos com iniciantes que necessitam aprender os movimentos e fortalecer a musculatura.


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segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Saiba mais sobre as Áreas Psicomotoras




A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

Quando se relaciona a realização do movimento como atividade de um organismo total expressando a personalidade seu todo proporcionado por diferentes estímulos, pensa-se nas possibilidades de vivências de movimentos humanos básicos (andar, saltar, correr, rastejar, rebater equilibrar, esquivar-se, quicar, equilibrar, chutar, passar, receber, transportar...) como maneira de desenvolver o ser todo a partir da compreensão das áreas psicomotoras.

O poder agir, o poder sobre o próprio corpo, de acordo com Lapierre (1988) e a descoberta deste "poder agir" associado ao "poder sentir" é o que traz uma nova dimensão ao prazer do movimento, é o prazer de ação, de vivenciar as coisas simples e complexas. O qual o prazer de viver o próprio corpo é experimentar o prazer do movimento em si mesmo.

    O constante processo de atualização e busca onde a concepção do corpo e o saber psicomotor focalizam seu objeto de estudo nas estruturas psicomotoras. A psicomotricidade apresenta o aspecto comunicativo do indivíduo e pode-se dividi-la em funcional e relacional. Os conceitos funcionais são referentes à interação da motricidade do indivíduo em um determinado espaço e tempo, cuja ação e qualidade são percebidas e mensuradas através das estruturas psicomotoras definidas como básicas: Locomoção, Manipulação e Tônus que interagem o corpo como um só. Segundo Lapierre, a Psicomotricidade Relacional possibilita à criança expressar suas dificuldades relacionais e ajudá-la a superá-las. Não tem objetivos pedagógicos diretos, mas sim uma influência clara sobre as dificuldades de adaptação escolar, na medida em que estão diretamente relacionadas com os fatos psicoafetivos relacionais.

A psicomotricidade relacional propõe operar em aspectos psicoafetivos que geram atitudes relacionais, oferecendo um espaço de jogo espontâneo com o seu grupo, para que possa manifestar suas necessidades e desejos, buscando potencializar e, muitas vezes resgatar o prazer corporal, através do movimento, reconhecendo uma unidade corporal.

    Coordenação Motora Fina

    Capacidade de controlar pequenos músculos para exercícios refinados. Exemplo recorte, colagem, encaixe, escrita, etc.

    Coordenação Motora Global

    Possibilidade do controle e da organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos. Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar, etc.

    Estruturação Espacial

    É a orientação e a estrutura do mundo exterior, a partir do Eu e o depois a relação com outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento, é a consciência da relação do corpo com o meio.

    Organização Temporal

    É a capacidade de avaliar tempo dentro da ação, organizar-se a partir do próprio ritmo, situar o presente em relação a um antes e a um depois, é avaliar o movimento no tempo, distinguir o rápido do lento. E saber situar o momento do tempo em relação aos outros.

    Estruturação Corporal

    Relacionamento do individuo com o mundo exterior, conhecimento e controle do próprio corpo e de suas partes, adaptação do mesmo ao meio ambiente.

    Imagem Corporal: A experiência do individuo em relação ao próprio corpo sujeito, impressão subjetiva.

    Conhecimento Corporal: Conhecimento intelectual que se tem do próprio corpo.

    Esquema Corporal: Tomada de consciência de cada segmento do corpo (interna e externa) o desenvolvimento do esquema corporal se da a partir da experiência vivida pelo individuo com base na disponibilidade do conhecimento que tem sobre o próprio corpo e de sua relação com o mundo que o cerca.

    Lateralidade

    Representa a conscientização integrada e simbólica interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito, o que pressupõe a linha média do corpo, que no decorrer estão relacionados com a orientação face aos objetos. Essa conscientização do corpo pressupõe a noção de direita e esquerda e, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação, melhor capacidade e dominância cerebral.

O desenvolvimento motor é a raiz do desenvolvimento intelectual das crianças. A educação do movimento faz com que a criança tome consciência de si e do seu corpo, e do ambiente que vive.

As aulas de psicomotricidade, desenvolve-se através de estimulações em padrões psicomotores, que são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, noção espacial, estrutura espaço-temporal, praxia fina e praxia global.

Lido com Educação Física Escolar há muitos anos. Sei  que movimentos e atividades específicas para algumas idades fazem a diferença num melhor desenvolvimento das nossas crianças. Para ajudar outros profissionais, desenvolvi um guia online com 100 atividades de Psicomotricidade. Clique aqui e saiba mais!

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terça-feira, 8 de setembro de 2020

Uso do Treinamento Funcional com Cargas




A prática regular do treinamento de força é capaz de promover inúmeras adaptações no corpo humano. O uso do treinamento funcional com cargas (TFC) vem se consolidando como uma estratégia empregada não apenas com o objetivo de promover o aprimoramento do desempenho físico, mas também voltado ao processo de reabilitação e prevenção de lesões. Pode parecer que sem a utilização de equipamentos e pesos como na musculação os exercícios seriam mais leves, mas usar o peso do corpo com o ocasional auxílio de acessórios é muito eficiente, desde que prescrito de forma correta, levando o aluno à altas intensidades de treinamento.


O treinamento funcional com cargas consiste em um conjunto de movimentos multiarticulares caracterizados por níveis de alta e baixa intensidade, que são realizados visando tanto a melhoria do controle, estabilidade e coordenação motora, via modulação do sistema nervoso central (core stability), como o aumento da massa muscular (core strength), sendo esta considerada uma adaptação ao treinamento de sobrecarga.

Esse tipo de treinamento está diretamente associado às adaptações neuromusculares que ocorrem em decorrência de uma melhor ação coordenada dos músculos agonistas, antagonistas, sinergistas e estabilizadores do movimento, no contexto das academias de ginástica, o mesmo se apresenta incluído nos programas de atividade física, sendo realizado em forma de circuito combinado (exercícios aeróbios e de força), de pessoas que buscam como principal objetivo alterações na composição corporal, em especial, redução dos níveis de gordura corporal.

A vantagem de usar o Treinamento Funcional para aumento de força muscular é trabalhar várias musculaturas ao mesmo tempo e com movimentos funcionais e menor sobrecarga direta sobre as articulações, como mencionei anteriormente.

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