segunda-feira, 29 de abril de 2019

Saiba mais sobre Habilidades Motoras



No conhecimento sobre habilidades motoras, existe uma aproximação com outros termos, como; Capacidades, padrão de movimento, aprendizagem motora ou desenvolvimento motor. O termo, habilidades motoras, pode ser empregado em diferentes contextos. Conforme Magill, (1984. p, 09)

Habilidade pode ser entendida com ato ou tarefa, onde, quase todo ato motor ou movimento, pode ser considerado uma habilidade. São movimentos que devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente, como por exemplo, atirar, tocar piano ou dar um saque no tênis.).

Habilidade como um indicador de desempenho. Nesse termo, habilidade é uma expressão subjetiva que indica qualidade de desempenho. Por exemplo, "consideramos um jogador de basquete habilidoso na cobrança de faltas, se ele encestar 80% dos lances livres tentados. Da mesma forma, consideramos um tenista habilidoso no serviço se de 60% a 70% de seus primeiros saques são bons. Esses exemplos é que o emprego do termo habilidade em relação à produtividade é muito relativo ao contexto do desempenho".

Para a Educação Física escolar, habilidades motoras ou habilidades motoras básicas ocupa definitivamente um lugar em qualquer currículo, principalmente na educação infantil.

Para Magill (1984) a National Education Association (NEA) defendia em seu currículo, a necessidade de considerar a pessoa como um todo. Para isso, a classificação do comportamento humano em categorias dos domínios cognitivo, afetivo e motor, pareciam convenientes. Quanto ao domínio motor, o autor considera que o movimento é a base desse domínio, e que às vezes é mencionado como domínio psicomotor pelo envolvimento de um componente mental ou cognitivo na maioria das habilidades motoras. Magill (1984) considera ainda que, a habilidade motora ou comportamento do domínio motor envolva componentes de outros domínios. Jogar futebol, por exemplo, onde há predomínio dos componentes do domínio motor. "Obviamente, comportamentos cognitivos e afetivos também estão envolvidos. Quando se dá atenção aos tipos de comportamento que se deseja como resultado de uma situação de aprendizagem, então os objetivos podem ser definidos com mais propriedade para aquela aprendizagem, então a meta da educação é a educação do individuo como um todo, então um entendimento dos domínios do comportamento pode servir como base para garantir que o processo educacional de fato envolve o indivíduo inteiro".

O entendimento sobre a formação integral da pessoa parece ser uma das maiores preocupações da educação como um todo, as dimensões dos conteúdos referidas nos PCNs (1997), os quatro pilares da educação proposta por Jacques Delors (2012), apontam nesse sentido.

Para Magill (1984, pag. 48), "Quando aprende habilidades motoras, o aprendiz tem que processar informações". Por isso, o desenvolvimento das habilidades motoras não ocorre de forma isolada. Nesta perspectiva, as habilidades proposta no quadro a seguir não deverão ser tratadas fora de um contexto.

Habilidades motoras básicas – manipulação

HABILIDADES MANIPULATIVAS. Habilidades Manipulativas abrangem movimentos grossos e finos. Manipulação motora grossa refere-se aos movimentos que envolvem dar força a objetos ou receber força dos objetos. Arremessar, receber, chutar, agarrar e rebater são consideradas habilidades motoras fundamentais manipulativas grossas. As habilidades manipulativas do esporte são uma elaboração com um aprofundado refinamento destas habilidades básicas. Gallahue, 2008

Arremessar e lançar

Arremessar e lançar são habilidades encontradas e várias brincadeiras como queimada boliche alerta e em esportes como handebol, basquete e lançamentos no atletismo

Chutar

O chute é uma habilidade exclusiva dos pés ou quase que exclusiva do futebol. O chute pode ser executado de várias formas como peito de pé, bico, calcanhar e Chapa.

Rebater

Rebater é uma habilidade de tocar ou bater uma bola, peteca ou outro material sem segurá-lo, como acontece no jogo de peteca, tênis de campo e de mesa, basebol, taco.

Receber

Receber é uma habilidade motora bastante comum em esportes coletivos e jogos e treinamentos de fundamentos de certos esportes.

Agarrar

Habilidades motoras básicas - Locomotoras

São aquelas nas quais o corpo é transportado em uma direção vertical ou horizontal de um ponto para o outro. Atividades como andar, correr, saltar, saltitar são consideradas movimentos locomotores fundamentais. Quando essas habilidades fundamentais tornam-se elaboradas e mais profundamente refinadas, podem ser aplicadas a esportes específicos. Gallahue, 2008

Correr

O correr é uma habilidade comum em muitas atividades como jogos e brincadeiras e esportes.

Saltar

O saltar é uma habilidade comum em brincadeiras como pular corda, pular sela, amarelinha, etc. e em esportes como algumas provas do atletismo.

Habilidades motoras básicas de estabilização

Estabilização são movimentos corporais relacionados ao domínio do corpo e ao equilíbrio. (Barbanti, 2003)

Rolar

O rolar pode acontecer para frente, para trás, para a direita e para a esquerda, é também conhecido como a famosa cambalhota.

Equilibrar

O equilíbrio é uma habilidade importante até mesmo para andar, até mesmo nos esportes como Ginástica Olímpica, Surfe, skate, Slackline, atividades circenses, etc.
Constituem a base para as outras habilidades locomotoras e manipulativas porque todo o movimento envolve um elemento de equilíbrio. As habilidades motoras de equilíbrio, às vezes referidas como habilidades não locomotoras são aquelas que permanecem no lugar, mas se mover ao redor de seu eixo horizontal ou vertical. Há tarefas de equilíbrio dinâmico nas quais o objetivo é obter ou manter o equilíbrio contra a força da gravidade. Gallahue, 2008 O equlíbrio pode ser dinâmico e estático.

Flexionar

Flexionar está relacionado à capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças. DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007).

Apoio invertido

Coordenação Global

Requer múltiplos movimentos ao mesmo tempo, mediante equilíbrio postural. Estas experimentações fazem com que o individuo tanto seja capaz de adquirir dissociação de movimentos, quando realiza-los simultaneamente, podendo haver uma conservação de unidade gestual (LOBO; VEGA, 2008).

Coordenação motora fina

"Diz respeito à destreza manual, onde os movimentos são mais específicos e envolvem pequenos grupos musculares" (LOBO; VEGA, 2008). Os movimentos se caracterizam através da preensão (Mãos e dedos) imposta pelo sujeito em contato com o objeto ou instrumento (LIMA, 1997)

Esquema corporal

Através desta habilidade motora, ocorrem sensações que a criança estabelece entre o seu próprio corpo, associadas às informações do mundo exterior, tornando-se ponto de partida de diferentes pontos de ação. (BOULCH, 1987)

Estruturação espacial

Adquirida através de uma construção mental, em que o sujeito opera através de seus movimentos com relação aos objetos que estão à sua volta em estreita vinculação ao meio no qual está inserido. (OLIVEIRA, 2009)

Orientação temporal

Está ligada ao esquema corporal. A criança desenvolve estruturação espacial a partir da percepção que a mesma desenvolve em relação ao espaço em que se encontra. (BUENO, 1998)

Lateralidade

Pode ser definida como "a propensão que o ser humano possui de utilizar, preferencialmente, mais um lado do corpo, em três níveis: mão, olho e pé" (ROSA NETO, 2002)

Manipulação motora fina

Refere-se às atividades se segurar objetos, que enfatizam o controle motor, a precisão e exatidão do movimento. Amarrar os sapatos, colorir, cortar com tesoura são exemplos de habilidades motoras fundamentais manipulativas finas. Arco e flecha, tocar violino e jogar dardos têm aspectos motores finos e são atividades que requerem habilidades motoras finas especializadas. (Gallahue, 2008)

Esta proposta, considera que toda atividade, em qualquer ano/série, o importante não é apenas saber como desenvolvê-la, mas o que quer que seja desenvolvido com a mesma. A intencionalidade pedagógica é o que define o que fazer e para que fazer. O professor precisa perceber que o conhecimento na perspectiva de o movimento consentido é aquele gerado a partir dos alunos e com os alunos, não aquele conhecimento sobre e para os alunos.

Atividades de Psicomotricidade Infantil

Para incrementar o ensino do Psicomotricidade, é importante que o professor tenha boas atividades de Psicomotricidade para Educação Física para aplicação imediata. Aproveite a promoção, clique aqui e saiba mais!

Bibliografia

BARBANTI V. J. Dicionário da Educação Física e do Esporte. Manole, 2 Ed., Barueri, 2003.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacional, MEC 1997
BUENO, J. M. Psicomotricidade: teoria e pratica: estimulação, educação e reeducação psicomotora com atividades aquáticas. São Paulo: Lovise, 1998.
DANTAS, E. H. M. A Prática da Preparação Física. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
DELORS, J. (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.
FERNANDES FILHO, J. et. al. Perfil Somatotípico e Composição Corporal de Atletas de Judô Brasileiros Masculinos Cegos e Deficientes Visuais. Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires, v. 11, n. 106
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2a. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2003
GALLAHUE D.L. Donnelly F.C. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. Phorte, 4 Ed. , São Paulo, 2008.
LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987
LOBO, A. S.; VEGA, E. H. T. Educação motora infantil: orientações a partir das teorias construtivista, psicomotricista e desenvolvimentista motora. Caxias do Sul: Educs, 2008.
LIMA, M. S. C. Motricidade, escrita e leitura: possíveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?. Dissertação (Mestre) - Unicamp, Campinas, SP, 1997.
OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educação e reeducação enfoque psicopedagógico. 14. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.
ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
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terça-feira, 16 de abril de 2019

Como é a aula de Aeroboxe?

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL | Liceu Botucatu - Anglo

Uma boa aula de aeroboxe começa com um aquecimento dos membros inferiores, que é feito a partir de uma corrida moderada.

Na segunda parte começam os socos. Diante do espelho, você trabalha como se tivesse na frente de um lutador imaginário, aplicando golpes no ar. São quatro tipos de soco:

Jabs - soco curto com a mão que está a frente. Os destros mantém a mão esquerda a frente e os canhotos fazem o contrario.

Cruzados - simula o desenho de uma meia lua em direção na parte lateral do rosto a ser supostamente atingido.

Diretos - segue linha reta em direção ao rosto com a mão de três (direita, no caso dos destros).

Upers - como se fosse um gancho vindo de baixo para cima, para acertar o queixo do "adversário".

A terceira parte da aula consiste em golpes em duplas ou no Bob (boneco simulador). É a parte mais forte da aula. No caso dos exercícios em duplas, uma pessoa fica com as luvas e a outra segura a manopla para absorver os socos. Em intervalos de seis minutos, as posições são invertidas.

Quarta e última parte: são feitos exercícios de abdominal e depois alongamento, principalmente dos membros inferiores e da região lombar.

Vantagens

Entre os benefícios do aeroboxe está a melhora do condicionamento físico e, junto a isso, elevação da frequência cardíaca.

Outra vantagem é a queima de gorduras. Numa aula de uma hora, são queimadas cerca de 600 calorias.

As partes do corpo mais trabalhadas são abdomen, pernas, peitorais e ombros.

Em relação aos aspectos emocionais, o aeroboxe é bastante procurado para combater o estresse. De fato, passar uma hora do seu dia socando um Bob (boneco usado nas aulas) é uma boa maneira de eliminar as tensões do cotidiano.
Boa prática!
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segunda-feira, 15 de abril de 2019

Plano de Aula pra Educação Física Infantil






Planejar as experiências das crianças é fundamental para que as intenções educativas sejam revertidas em aprendizagem e desenvolvimento. O planejamento nada mais é do que projetar o que está por vir. No ato de planejar, o professor toma decisões considerando suas concepções: quem é a criança, como ela aprende, quais competências e habilidades importantes em cada faixa etária, qual é o papel do professor, qual é o material mais adequado para determinada situação, quanto tempo é necessário para cada experiência, como a organização do espaço pode favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem de cada um e do grupo como um todo.

Então, veja um exemplo para Plano de Aula pra Educação Física Infantil

Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.

Objetivos:

· Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
· Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
· Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.

Atividades:

Bola do túnel: divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Manter-se-ão com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola.

Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo. Em chegando ao último jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente

Bola em posição: dispõem-se as crianças em círculo.

Dado o sinal de início, o professor no centro do círculo atira a bola ao alto, chamando o nome de um aluno presente no círculo. O aluno deverá agarrar a bola antes de cair no chão ou não. Este após pegar a bola terá que executar o mesmo que o professor fez, chamando um colega.

Lá vai a bola: os alunos a linha de partida com as mãos sobre o joelho. O professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola. Inopidamente lança-a, rasteira, na frente da turma. O primeiro aluno que alcançá-la será o novo lançador e dará continuidade ao jogo.

Abrir a porta: os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará fora.

Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo correrá e gritará: janelinha, janelinha, portinha campainha. Nesse momento ele bate nas costa de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegá-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.

O osso do cachorro: os alunos em círculo em silencio, menos um que ficará afastado escondido.

O professor escolherá um aluno para ser o cachorro, quando o aluno afastado retornar ele pegará um objeto dado pelo professor simbolizando um osso e passará mostrando um a um. Ao chegar ao aluno escolhido (cachorro) este terá que imitar um latido de cão bem alto, fazendo o colega se assustar. Logo o aluno toma o lugar e a brincadeira continua até todos participarem.

Brinquedo livre: liberar os alunos para brincar livremente no pátio.

Para ter opções nas suas aulas, conheça o TOP 100 Educação Física Escolar - 100 planos de aulas + 100 atividades
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Treinamento Funcional e a saúde da coluna


Treinamento funcional: para que serve, exercícios e vídeos [ATUALIZADO]

Com a correria do dia-dia o os afazeres diários, muitas vezes esquecemos de cuidar do bem mais precioso que temos, nosso corpo. A falta de tempo, a obrigação com o trabalho e a falta de motivação para realizar uma atividade física, são desculpas mais comuns que escutamos de uma pessoa que não faz nem um tipo de exercício físico.


As atividades mal feitas e os exercícios sem orientação podem ocasionar problemas gravíssimos para a vida de um indivíduo. Para muitos é uma bobeira, mais até mesmo um futebol no final de semana sem a sua devida preparação pode trazer complicações graves.

Para desempenharmos nossas atividades devemos preparar nosso corpo dando a ele os subsídios necessários para que ele possa realizar as tarefas sem que sofra nenhum dano.

O que vemos em academias de ginástica convencionais é uma triste reprodução de movimentos segmentados, trabalhando um músculo isolado e pouco usado em nosso dia-dia, devemos sim considerar que a musculatura trabalhada em determinados movimentos são musculaturas importantes, porem quando realizamos o movimento em nossa vida diária não conseguimos realizar com apenas um músculo e sim pelo agrupamento muscular responsável por realizar este determinado movimento.

Cada indivíduo deve ter suas rotinas de treinos elaboradas e criadas de acordo com suas necessidades, um ciclista amador, por exemplo, deve ter seu treino diferente de um jogador de futebol de fim de semana, assim como uma dona de casa não pode seguir o mesmo treino de uma nadadora. Devemos respeitar a individualidade de cada um, determinando que cada pessoa treine qualidades físicas referentes à que utiliza e não determinar a todos um estilo de treino único, criado e reproduzido como uma forma de estética e que tem que ser seguidos por todos independente de objetivos e necessidades.

Os movimentos do treinamento funcional auxiliam a criar melhor consciência corporal, fortalecem o Core e, melhor de tudo, ajudam o aluno a transferir o que foi aprendido em aula para o cotidiano. Além disso ele fornece um ótimo exercício físico, combatendo a obesidade que é um fator de risco para desenvolver lombalgia.

Pensando em criar uma nova rotina de treino, onde os objetivos e as necessidades fossem respeitados, o treinamento funcional vem ganhando adeptos em todo mundo, pois todos os treinos são individualizados e planejados de acordo realidade e necessidades de cada aluno. Considerando suas atividades diárias, as modalidades esportivas praticadas e é claro sempre buscando a satisfação e qualidade de vida.

O treinamento funcional é o único método de treinamento que permite ao educador físico trabalhar a real necessidade do aluno. Com o treinamento funcional conseguimos desenvolver condicionamentos físicos para a prática de modalidades esportivas, qualificando os movimentos do para um melhor desempenho.

Aliado ao treinamento funcional, surgiu o Core Fitness ou “Força do Core” e se tem acompanhado as tendências em exercício e fitness já terá ouvido estas expressões.  Core fitness refere-se aos exercícios para os seus abdominais e costas e à capacidade destes de suportar a coluna e manter o corpo estável e em equilíbrio.

Quando a região de CORE está enfraquecida e é pouco eficiente para manter o tronco ereto, esse corpo fica mais propenso a dores musculares. A tensão gerada pela posição da coluna pode levar a dores em diversas musculaturas como ombros, lombar, etc. Muitos de nós (infelizmente) já tivemos dores nas costas, como:

• Dores e espasmos musculares
• Ciática
• Hérnia discal
• Fibromialgia

Essas dores são comuns porque muitos grupos musculares têm de contrair e relaxar para nos permitir estar na posição bípede e movimentar.

Se tem ligamentos e tendões fortes e saudáveis, está mais preparado para suportar o seu dia-a-dia. Mas se tem músculos frágeis, uma má postura e/ou excesso de peso as suas costas vão um dos primeiros locais a sentir dor.

O Treinamento Funcional tem como objetivo restaurar as funções corporais, fortalecer musculaturas e encontrar a estabilidade e mobilidade perdidas das articulações. Tudo isso é feito através de movimentos que realizamos diariamente e podem ser transferidos para outras atividades.





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quarta-feira, 3 de abril de 2019

Benefícios da Hidroginástica



A hidroginástica acabou ganhando a fama de modalidade específica de gestantes e idosos.  Mas é um exercício que pode ser praticado por pessoas que visam melhorar seu condicionamento físico, perder peso e sair do sedentarismo de uma maneira muito divertida. Ela pode ser praticada por jovens, atletas e pessoas que fazem natação e querem melhorar o seu condicionamento físico.
Vejamos alguns benefícios da modalidade:  

1 .Tratamento de problemas nas articulações. Por favorecer uma melhor utilização das articulações afetadas, reduzindo os riscos de agravamento dos sintomas. Além disso, reduz as dores comuns na osteoartrite e melhorias comprovadas em pessoas com artrite reumatoide.
2 . Manutenção da saúde óssea. Tanto no caso das mulheres (principalmente na pós-menopausa) quanto dos homens, os exercícios na piscina contribuem para manter a saúde óssea, prevenindo dos desgastes naturais do envelhecimento.
3. Favorece o aumento da resistência muscular. O fato de os exercícios serem feitos dentro da água, que é mais densa que o ar, a hidroginástica age de maneira mais efetiva sobre as partes mais frágeis do corpo, possibilitando um suporte para a massa muscular corporal. Isso faz com que os resultados venham mais rapidamente.
4. Ajuda a tonificar os músculos. Para quem pratica outra atividade, como a musculação, por exemplo, e busca melhor definição muscular, a hidroginástica é uma grande aliada, pois ajuda a tonificar os músculos e acelerar os resultados.
5. Aumento da flexibilidade. O trabalho na água favorece uma ampliação dos movimentos, sem prejuízo para as articulações. Isso aumenta a flexibilidade do corpo. Este é mais um dos benefícios que interessam a pessoas de todas as idades.
6. Fortalecimento do sistema cardiovascular. Há melhorias para o condicionamento cardiovascular, uma vez que os exercícios realizados nas aulas favorecem a frequência cardíaca, mantendo-a em uma taxa bem inferior à dos demais esportes.
7. Queima de calorias. Em apenas uma aula de hidroginástica com duração de 1 hora é possível queimar entre 450 e 700 calorias, o que faz dela também uma excelente opção para quem quer perder peso.
8. Benefícios para a gestação e parto. Além de promover o bem-estar da gestante durante a gravidez, contribui também para a liberação do hormônio relaxatina, que é importante para as articulações e favorece a abertura do quadril.
9. Importante na recuperação pós-cirúrgica. Está mais do que comprovado que a hidroginástica é essencial na recuperação de cirurgias e traumas, tanto que é indicada em casos das mais diversas naturezas. Isso se dá pela segurança oferecida pelos exercícios dentro da água e pela contribuição do fortalecimento muscular na recuperação.
10. Favorece o relaxamento. Enquanto as demais modalidades que exigem esforço para a execução dos exercícios, na hidroginástica é o contrário. Só o fato de ser feito dentro da água já garante o relaxamento do corpo e também a mente, com os momentos de descontração que fazem toda diferença.
No entanto, antes de começar a aproveitar todos esses benefícios, é importante tomar uma série de cuidados:
  • Passe com um médico para examinar se você está apto a realizar exercícios
  • Quanto menor o nível da água maior será o impacto na atividade
  • Inicie a atividade devagar e aumente gradativamente a intensidade
  • Procure realizar no mínimo duas vezes na semana e aumente com o tempo para quatro vezes ou complemente a atividade com mais dois dias de caminhadas
  • Observe sempre a respiração durante o exercício, nunca a bloqueie ou prenda.
Você é profissional e quer começar a trabalhar com hidroginástica? Conheça o curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

O Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento" que tem como temas principais temas abordados são planejamento de aulas, exercícios para trabalhar a região abdominal e material didático imprescindível para um profissional Fitness Aquático qualificado. Clique aqui e saiba mais.
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segunda-feira, 1 de abril de 2019

Curso Online​​​​​​ Hidroginástica "Consciência e Movimento"




Curso à distância onde você aprenderá sobre o Hidroginástica com Denise Amaral, Os temas abordados são planejamento de aulas, exercícios para trabalhar a região abdominal e material didático imprescindível para um profissional Fitness Aquático qualificado.

O que você aprenderá

Hidro Maturidade

Como se dá o processo de envelhecimento e como as propriedades físicas da água atuam para contribuir positivamente com esse processo.

Segurança

As Melhores Estratégias para elaborar treinamentos e trabalhar com público sênior de forma segura e eficiente.

Acqua Pilates

Técnicas desde a precisão dos movimentos, respiração e evolução dos exercícios. Descubra como utilizar a musicalidade e os benefícios durante as aulas.

Planejamento de aulas

Saiba sobre a melhor formatação para suas aulas. Entenda toda a dinâmica dos movimentos e como tirar todo o proveito da instabilidade do ambiente aquático.

O Curso a Distância Hidroginástica "Consciência e Movimento" é composto por 21 aulas, totalizando mais de 150 minutos em videoauals que você tem acesso por 1 ano. Você pode assistir no Computador, Celular (sem necessidade de aplicativo) e até na SmartTv.



Além das videoaulas, você tem acesso a 2 materiais didáticos em PDF elaborados para ilustrar de forma visual o conteúdo e para fácil consulta quando você precisar. Ao término do curso, será disponibilizado na própria plataforma o Certificado de Conclusão.

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Curso de Avaliação Cardiorrespiratória para Academias e Personal Trainers


Um dos procedimentos mais negligenciados dentro das academias e no próprio Personal Trainer é a falta de uma Avaliação Física criteriosa. Uma boa avaliação física propicia ao profissional dados funcionais que lhe permitam realmente AVALIAR o nível de aptidão física atual de um indivíduo para um correto diagnóstico e consequentemente o estabelecimento de metas a serem alcançadas com o programa de treinamento.

Sendo assim, este curso tem o objetivo de lhe auxiliar a entender alguns conceitos sobre o CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO (Vo2máx) e sua importância na sua aplicação, seja para performance ou para a saúde. Desta forma ficará mais fácil de compreender como a melhoria do condicionamento aeróbio pode auxiliar a queimar mais gordura não apenas durante o exercício, mais após o exercício em repouso.

Conteúdo Programático

Aula 1.0 - Conceito e Definição sobre o Vo2máx e Capacidade de Trabalho
Aula 2.0 - Conceitos e Parâmetros Fisiológicos: Débito Cardíaco, Volume de Ejeção e Diferencial Artério Venoso de O2
Aula 3.0 - Fórmulas de frequência cardíaca para prescrição de treinamento, existe uma que seja a melhor?
Aula 4.0 - VOmáx. e Diagnóstico de Aptidão Cardiovascular, Capacidade Aeróbia e Capacidade de Trabalho Motor
Aula 5.0 - Mets - Equivalente Metabólico da Tarefa
Aula 6.0 - Gasto Calórico do Exercício Dinâmico
Aula 7.0 - Treinamento e Gasto Calórico da Caminha/Corrida Outdoor e da Natação
Aula 8.0 - Limiar Anaeróbio e Ponto Compensação Respiratória (RCT)
Aula 9.0 - Aplicação do Teste de VO2máx - Parte Prática

Obs: O Curso contém certificado, apostila e materiais de apoio como e-books, artigos e planilhas.

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2 Cursos Completos: Pilates e Funcional para Idosos


Um material completo e inovador criado para você atender o público idoso com mais qualidade, capacitando ainda mais os profissionais ao atender idosos com o uso de Pilates e Funcional.

Possui exercícios específicos, com adaptações e sugestões inovadoras trazidos por 3 professores especialistas em idosos, além de contar com apostilas e slides para uma formação completa.


Curso 1 – Pilates para Idosos

  • Módulo Teórico
  • Módulo Teórico 1: Entendendo o envelhecimento populacional
  • Módulo Teórico 2: Composição da população idosa 1980 – 2040
  • Módulo Teórico 3: Fisiologia do envelhecimento
  • Módulo Teórico 4: Alterações cardiovasculares do envelhecimento
  • Módulo Teórico 5 Envelhecimento do sistema nervoso
  • Módulo Teórico 6: Alterações no equilíbrio nos idosos
  • Módulo Teórico 7: A importância do equilíbrio para evitar quedas
  • Módulo Teórico 8: Revisão integrativa
  • Módulo Teórico 9: Efeitos dos exercícios físicos nos idosos
  • Módulo Teórico 10: Pilates na qualidade de vida do idoso
  • Módulo Teórico 11: Como atrair o público idoso para seu stúdio e fidelizá-los
  • Módulo Teórico 12: A vivência do método Pilates sobre três prismas
  • Módulo Teórico 13: Direitos constitucionais do idoso
  • Módulo Teórico 14: Como direcionar uma aula de Pilates para idosos
  • Slides
  • Apostila teórica e prática
  • Módulo Prático
  • Módulo Prático 1: Reformer
  • Módulo Prático 2: Chair
  • Módulo Prático 3: Barrel
  • Módulo Prático 4: Cadillac
  • Módulo Prático 5: Solo

Curso 2 – Funcional para Idosos

  • Módulo Teórico
  • Módulo Teórico 1: Introdução
  • Módulo Teórico 2: O Envelhecimento
  • Módulo Teórico 3: Neurofisiologia
  • Módulo Teórico 4: Avaliação Neurofuncional
  • Módulo Teórico 5: Avaliação Músculo Esqueléticas
  • Módulo Teórico 6: Sistema Sensorial
  • Módulo Teórico 7: Pilates Aplicado a Funcionalidade do Idoso
  • Módulo Teórico 8: Treinamento Funcional Aplicado ao Idoso
  • Módulo Teórico 9: Planejamento do Programa de Aula
  • Módulo Prático
  • Módulo Prático 1: Competência Funcional
  • Módulo Prático 2:  Capacidade Funcional
  • Módulo Prático 3: Agilidade
  • Módulo Prático 4: Cadillac
  • Módulo Prático 5: Performer
  • Módulo Prático 6: Chair

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