sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Medicina ortomolecular e a reposição de nutrientes





A medicina ortomolecular é uma cada vez mais uma realidade para pessoas que sao ativas fisicamente. Justamente porque ela ajuda a desintoxicar, nutrir e fortalecer o corpo. Fora isso, ainda traz benefícios para a área estética evitando o envelhecimento precoce


Muitas pessoas buscam uma vida saudável e envelhecer com qualidade, porém não são todas que se preocupam em praticar atividades físicas.

O sedentarismo pode aumentar em 22% o risco de se desenvolver doenças do coração e de 10% a 16% de cânceres de colo, reto e mama. Os cuidados com a saúde podem ser ampliados se o organismo estiver em equilíbrio, conseguindo absorver todos os nutrientes necessários.

Além dos exames tradicionais, a bioimpedência, que consegue medir a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade (imperceptível) é uma otima forma de avaliação.

Quanto maior a quantidade de água contida em um órgão, mais facilmente a corrente irá passar. O exame, realizado em poucos minutos, fornece informações essenciais para o controle da saúde, como: composição corporal, diagnóstico da obesidade, controle músculo-gordura, massa magra segmentar, gordura segmentada, impedância.
Esta é maneira mais completa de diagnosticar gorduras em excesso e estabelecer parâmetros para perda de peso e ganho de massa muscular com o planejamento de exercícios personalizados. Com essa análise complementar, é possível avaliar as necessidades do paciente e indicar quais os nutrientes necessários para reequilibrar o organismo.

Com o resultado do tratamento e a indicação dos nutrientes, o paciente também precisa investir em atividades físicas regulares.

Tratamento Ortomolecular

Ortomolecular é a molécula correta para curar ou prevenir determinada doença. O tratamento baseia-se na reposição de vários nutrientes com uma alimentação balanceada e o uso de vitaminas, minerais, aminoácidos, gorduras saturadas, além da desintoxicação que ajuda a nutrir e fortalecer o organismo.

Os benefícios também podem ser revertidos para a área estética colaborando, por exemplo, para evitar o envelhecimento precoce.

No tratamento ortomolecular, como em qualquer outro, é preciso disciplina e dedicação. Os resultados são muito bons, mas dependem muito do paciente. Não se trata de um tratamento milagroso e a perda de peso acontece graças à reeducação alimentar, ao equilíbrio nutricional promovido pelos nutrientes e a prática de exercícios físicos. Desta forma, o paciente irá envelhecer da forma mais saudável possível.

Não basta, portanto, confiar apenas numa dieta bem balanceada: é preciso complementá-la. Principalmente para quem faz atividade física.


Publicado em 22/06/15 e revisado em 21/12/18
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Como escolher um bom treinador de corrida


http://s2.glbimg.com/k3w-l60cJxB_HvSAZt-VGJfC1Z0=/620x349/top/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/03/17/200337758-001.png

Escolher um bom treinador de corrida, muitas vezes, pode parecer mais díficil do que completar uma maratona. E olha que não estou, de forma alguma, menosprezando os 42 quilômetros, muito menos os profissionais do mercado. Estou falando que conciliar agendas, energia, planejamento e formas de treino é mais difícil do que se imagina.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração para essa escolha. Ser formado em Educação Física, ter alguma especialização em fisiologia humana e/ou treinamento desportivo, ter experiência quando o assunto é corrida e cursos específicos para corrida sempre é importante. Nos dias atuais, estar antenado com redes sociais, aplicativos de performance também pode fazer o diferencial.
Há algumas características que facilitam o bom entendimento com o treinador.

 O treinador que motiva, gera relacionamentos saudáveis, está sempre (ou quase sempre!) de bom humor tende a motivar o aluno para os seus treinos. Não podemos esquecer que atenção o aluno, determinação para o que tem que ser feito e se ele está sendo orientado por alguma planilha também é importante porque demonstra que os treinos são planejados. O acompanhamento do que foi pré-programado é importante para mostrar ao aluno que o trabalho 'de campo' não é o único que o profissional desenvolve. Observe isso no treinador.
O treinador "relaxado", que não motiva o aluno e que parece não estar atualizado poderá trazer danos ao aluno, como exercícios ou quantidade de exercícios errados que podem causar uma lesão.
Preste atenção e boa sorte!

Por Dani Souto 

Publicado 22/01/15 e revisado em 19/12/18
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Conhecimento do adversário na eficiência do bloqueio no Voleibol




   O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. Ação defensiva é a de buscar interceptar a passagem da bola em sua própria quadra ou amortecer o ataque, facilitando a defesa. Há também a ação ofensiva já que outro objetivo é rebatê-la na quadra adversária através da invasão do espaço adversário (bloqueio ofensivo). Esta característica é mais observada em jogadores mais treinados, que possuem maior estatura e impulsão vertical mais desenvolvida.

Alguns aspectos pesam na eficiência de um bloqueio numa equipe. Dentre elas, estão o conhecimento do adversário. Veja abaixo o que se deve saber do adversário para melhorar a eficiência de um bloqueio.

Análise antecipada

Característica dos atacantes (altura): a visualização da estatura dos atacantes torna-se relevante para a realização do bloqueio. Considerando esta característica, o aluno/bloqueador, poderá optar por um bloqueio visando interceptar o ataque ou amortece-lo, facilitando o trabalho dos jogadores de defesa.

Possibilidade do ataque de fundo: na iniciação dificilmente teremos um aluno/jogador capaz de executar este tipo de ataque, devido ao alto grau de exigência técnico/tática. Já em equipes mais preparadas técnico-taticamente, é comum ter atacantes de fundo para surpreender o bloqueio. Quando o levantador estiver na zona de defesa este deverá infiltrar. Desta forma, terá a opção de três atacantes na zona de ataque e a possibilidade do ataque dos três metros. Quando o levantador estiver na zona de ataque possui além de dois atacantes da rede, mais o ataque de fundo. Cabe ao bloqueador identificar a existência ou não deste jogador, considerando este elemento no Processo de Tomada de Decisão.

Posicionamento do levantador: nesta situação, o bloqueador deve observar se o levantador adversário encontra-se na zona de defesa ou ataque, condição que irá implicar no número de atacantes na rede (2 ou 3). Caso o levantador encontre-se na zona de ataque, existirá a possibilidade da bola ser passada de segunda, além dos ataques de rede e de trás da linha dos três metros. Caso ele encontre-se na zona de defesa, a opção de ataque da bola de segunda pelo levantador é ineficiente já que este não poderá atacá-la acima do bordo superior da rede. Por outro lado, nesta situação haverão três atacantes na rede. Na iniciação dificilmente ocorre o caso infiltração do levantador, o jogador que se encontra no meio da rede geralmente executa a função de levantador.

Quem são e quantos são os atacantes: Antes de começar o rali, os jogadores que farão parte do bloqueio deverão observar quais são os atacantes da rede e onde eles executarão o ataque, bem como, quantos estão na zona de ataque. Na iniciação o ataque contará apenas com os atacantes de ponta entrada e saída, dificilmente existirá o ataque de fundo devido ao grau de dificuldade dessa ação.

Análise Situacional

Movimentação dos atacantes: O aluno deverá observar a movimentação dos atacantes para marcar a região onde possivelmente ocorrerá o ataque. Isso fará com que o bloqueador não "caia" na finta do atacante. Na iniciação a movimentação normalmente é mais simples não envolvendo finta.

Características dos atacantes: essa questão refere-se às características técnicas. Através desta percepção, o bloqueador tentará interceptar o ataque pelo movimento de tronco, braço e palma da mão do atacante. Na iniciação os recursos dos atacantes são menos variados, mas devemos salientar que a leitura no momento da ação deve ser realizada para o êxito do bloqueio.

Características do levantador: neste ponto, o aluno deve observar se o levantador adversário possui a capacidade de executar o levantamento em diversas direções, pois na iniciação, o levantamento geralmente é executado para frente devido à limitação técnico-tática. Quando os recursos do levantador são maiores, no caso de categorias superiores, há a possibilidade de levantamentos de frente, de costas, de trajetórias diferentes (baixa, média e alta), distâncias diferentes em relação à rede (perto e longe) e de diferentes velocidades (de tempo e chutada).

Tipo de levantamento: esta é uma observação muito difícil de ser feita, pois ocorre em frações de segundo. O bloqueador deve estar concentrado observando o levantador no momento da ação e somente depois do toque dele na bola, é que poderá identificar o tipo de levantamento executado (alto, médio, chutado, perto ou longe da rede, entrada ou saída...). Através da observação dos movimentos corporais, pode-se perceber a intenção do levantador, mas esta percepção ocorre somente com a evolução técnico-tática do aluno e o aprimoramento da capacidade de leitura do jogo. Existe ainda a possibilidade do levantador, quando encontrar-se na zona de ataque, abrir mão do levantamento e executar um ataque de segunda.

Conhecimento técnico-tático prévio do adversário

Características dos atacantes: neste ponto, toda a equipe deve observar as características dos atacantes adversários, através de jogos gravados ou outros meios disponíveis, pois todos os jogadores executarão o bloqueio durante a partida. As características que devem ser observadas são: tipo de ataque mais executado e os recursos técnico / táticos empregados durante o jogo. Estas observações são importantes para saber se o jogador adversário possui habilidade para atacar na diagonal e paralela, se usa a largada, etc.

Atacantes mais requisitados: saber quem são os jogadores mais requisitados, ou os que possuem maior porcentagem de acerto durante o jogo, facilitará a ação do bloqueio. Com esta observação, a equipe pode optar em fazer uma marcação do bloqueio mais atenta a estes jogadores. Tanto na iniciação como no alto rendimento, existem jogadores que chamamos de atacantes de segurança, que na hora de decidir o lance, a bola é levantada para este jogador. Cabe aos jogadores identificar quem são os jogadores com essa competência.

Dica boa:

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Tipos de Atividades Recreativas



As atividades recreativas são importantíssimas em qualquer acampamento ou colônia de férias, uma vez que podem representar, entre outras coisas, o sucesso ou fracasso do empreendimento; atividades inadequadas, mal escolhidas e mal aplicadas podem prejudicar a percepção sobre o local e a equipe;

Tipos

Podemos classificar as atividades recreativas em:

• Jogos ou brincadeiras.
• Externas ou internas.
• Conforme a segmentação da demanda.

Brincadeiras – são atividades recreativas que se desenvolvem sem competição, não há objetivo em se vencer, apenas prazer em se praticar; tem começo bem definido sendo que o meio e o fim da atividade se confundem, pode não haver finalização formal, terminando quando o recreador definir. Exemplos: músicas com danças, brincadeiras de roda, artesanato, teatro, etc.

Jogos – são atividades recreativas competitivas, nas quais o objetivo é vencer; há começo, meio e fim definidos e termina quando o objetivo é alcançado; há regras explícitas a serem seguidas e arbitradas. Exemplos: gincanas, caças, jogos de tabuleiro, esportes como vôlei, futebol, entre outros.

Externas – são atividades recreativas desenvolvidas em ambientes externos, como campos, quadras, piscinas, mata, etc. Algumas atividades só podem ser desenvolvidas externamente, pois exigem espaço específico, outras podem ser adaptadas para serem aplicadas internamente; procura-se, no entanto, aplicar a maior parte das atividades externamente, em contato com a natureza ou sob sua paisagem, afinal, a maior parte dos participantes de acampamentos e colônias são provenientes de cidades, passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, como escolas, escritórios, etc. Exemplos: esportes de um modo geral, caças, gincanas terrestres e aquáticas, etc.

Internas – são atividades recreativas desenvolvidas em ambientes internos (como salões, refeitórios, salas de artes, ginástica, etc.) por opção ou por necessidade, como em dias de chuva ou quando necessitam de equipamento ou material específico que só pode ser encontrado internamente, como os das salas de ginástica. Exemplos: bingo, torneios de jogos de mesa, gincanas culturais, etc.

Lista de Brincadeiras Recreativas

Você pode fazer outras diversas brincadeiras com as crianças, como por exemplo:

Cabo de guerra
Dinâmicas de grupo para crianças
Brincadeiras com Bambolê
Músicas e cantigas de roda infantis
Pintura com as mãos
Cruzadinhas e Bingo
Teatrinho e peças infantis
Gato-mia
pega-pega
pular corda
esconde-esconde
pique -bandeira
amarelinha
caça ao tesouro

Se você estiver com um grupo de crianças que acabou de se conhecer, talvez possa ser útil realizar alguma dinâmica de grupo onde as crianças tenham que se apresentar. Apesar de sempre existirem os mais tímidos na turma, as dinâmicas de grupo ajudam também como atividade de recreação.

Você trabalha ou quer trabalhar com Recreação? Está precisando de atividades recreativas para o seu dia a dia, seja na escola ou em outro lugar?  Vem comigo que posso te ajudar!  Clique aqui agora!
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Prepare a aula de Treinamento de Funcional com antecedência

 


Você ficaria impressionado pelo número de pessoas que deixam para preparar aulas na última hora.

Sei que a vida é corrida. É tanta coisa para fazer que o dia precisaria de 48 horas para dar tempo de tudo. Também passo por isso diariamente e temos que começar a entender que não é motivo para piorar a qualidade das aulas.

O treinamento funcional só é interessante se os objetivos e interesses do aluno combinarem com ele. O aluno te procurou para conseguir melhorar seu corpo e aptidões físicas e você deve esse resultado a ele. A única maneira de atingir os objetivos do aluno é através de uma boa preparação de aula.

Mesmo que você precise parar no domingo à noite para isso, faça. Não adianta deixar para reunir uns 10 exercícios 30 minutos antes da sessão da turma começar.

qualquer acessório se encaixa no circuito funcional!

Você pode usar:

Fitas de suspensão;
Fitball;
Bosu;
Balance Pad;
Cordas;
Kettlebell;
Halter;
Cama elástica;
Step;
Equipamentos de musculação.

Não se preocupe tanto com os acessórios, eles são um complemento para a sua aula.

Quer uma dica?

Marque no seu planejamento diário que a primeira tarefa do dia é preparar as aulas. Acorde, tome café e sente para fazer isso. De preferência tente manter seu planejamento adiantado, assim ficar um dia sem fazer não ficará muito prejudicado.

Aprenda a montar seu Treino de Treinamento Funcional


Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino.  Clique aqui!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Pliometria no Basquete pode ser usada para arremessos



Os exercícios pliométricos se dão através de sucessivos movimentoscomo saltos ou arremessos e são aplicáveis a diversos tipos de esportes e vários atletas podem se beneficiar do seu treinamento e estes tipos de movimentos são essenciais ao atleta que espera alcançar os níveis mais elevados de desempenho.

No Basquete, com o aumento da estatura dos atletas, novas metodologias de treinamento foram anexadas a preparação física da modalidade e uma delas é a Pliometria que nada mais é que uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas buscando a otimização do mesmo.

Sendo o basquetebol um jogo de saltos verticais, arremessos e movimentos laterais, é importante que os atletas trabalhem para melhorar as suas capacidades nestas áreas e para maximizar o desempenho, constituindo-se o treino pliométrico como eficaz no desenvolvimento destas técnicas. Inclusive pode-se focar trabalhos pliométricos em membros superiores para passes e arremessos.

Sei que muita gente enfoca o treinamento pliométrico para membros inferiores para aumentar a força e potência, mas a pliometria também pode ajudar na performance nos esportes de arremesso acima da cabeça que requerem força. Tem sido sugerido que a mesma teoria aplicada à pliometria de membros inferiores serve também para membros superiores. Contudo, pelo fato da musculatura dos membros superiores serem menores que nos membros inferiores, alguns estudos recomendam o uso de cargas menores para ativação do clico alongamento-encurtamento.

A pliometria é um tipo de treinamento de força que pode beneficiar o desempenho dos atletas, ajudando no desenvolvimento de ritmo, velocidade, força e até resistência muscular, atendendo os aspectos que preocupam os treinadores e proporcionando baixo custo, eficácia e fácil aplicabilidade, além de reconhecido valor na melhoria dos aspectos explosivos da força. É de fundamental importância o treinador conhecer o conceito e a aplicação clínica da pliometria para poder elaborar um programa de tratamento seguro e eficiente. Exercícios pliométricos são seguros quando supervisionados por profissionais capacitados. Com uma supervisão adequada são mais susceptíveis de impedir, em vez de causar lesões.

Boa sorte!

Duas dicas para quem lida com Treinamento de Basquete
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Como reparar atividades para alunos do Infantil
















Não preciso dizer que é essencial que o profissional de educação infantil compreenda o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo da criança de 5 anos.

Para isso, deve-se considerar que este desenvolvimento se dá em ritmos diversos, de acordo com a história de vida da criança, e com as possibilidades oferecidas pelo seu meio ambiente, sem que variações nesse ritmo sejam vistas como "atrasos" ou "deficiências".

É importante fazer com que a criança seja mais ativa, com maior possibilidade de expor suas ideias e não simplesmente o professor escolher a atividade e a criança apenas reproduzir o que aprendeu.

O educador pode conduzir o processo pedagógico, mas sempre avaliando, ouvindo e observando as crianças, visando o seu desenvolvimento integral.

E a melhor forma para fazer isso é através do brincar, onde a criança tem uma oportunidade de se desenvolver em todos os aspectos pois ela experimenta, cria, reinventa e descobre.

O ato de brincar estimula a curiosidade, iniciativa, autoconfiança, imaginação e a inteligência. Além disso, possibilita exercitar a concentração, atenção, engajamento e interação proporcionando desafios, motivação e o aprender fazendo.

No tocante a exercício físico, o melhor é aquele que se pode fazer regularmente. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental.

Portanto, começar a introduzir a atividade física com brincadeiras é a melhor forma de despertar na criança o gosto pela prática, pelo movimento e pela regularidade.

Com isso se começa a introduzir sem que a criança perceba a prática de exercícios físicos. Segundo o Colégio Americano de medicina do Esporte (ACMS), todos os indivíduos a partir dos 2 anos de idade devem desenvolver 30 minutos de atividades físicas moderadas a intensa, durante a maioria, ou preferencialmente, todos os dias da semana.

As atividades devem ser desafiadoras, mas não difíceis e nem fáceis demais. Se o aluno não conseguir executar a tarefa imposta ele ficará desmotivado e com baixa autoestima. E se ele a executar com facilidade poderá perder o interesse em mantê-la. Portanto, a motivação é parte essencial do aprendizado e deve ser atingida por meio de reforços positivos. A partir do momento que a criança se sente capaz, ela não inibirá sua curiosidade nem suas tentativas de solução.

Talvez o mais importante seja tornar as aulas divertidas, partindo do professor que deverá estar descansado e de bom humor. Assim, é certo que todas as crianças manterão a adesão quando a atividade for divertida e não uma obrigação.

Quanto mais lúdico for o ensino nessa fase dos 4 e 5 anos maior é o aprendizado da criança. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas:
Coordenação motora
Orientação espacial
Ritmo, equilíbrio
Organização temporal
Desenvolver a linguagem como forma de comunicação.

E na idade dos 5 anos, tendo a percepção que a criança está se desenvolvendo harmonicamente, já pode ser inserida em modalidades esportivas como a natação, o futebol, o ballet, por exemplo.

Esse primeiro contato com o desporto deve ser de forma que este lhe dê prazer e sempre com brincadeira associada, como correr, pedalar, ou atividades em grupo, sem a preocupação de aprender técnicas específicas.

Dica excelente:

O guia TOP 800, com 800 atividades para Educação Física Escolar, é excelente para aplicação na Educação Física Escolar. Clique nesse link e aproveite a oferta de 20%.
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Flexão de tronco traz instabilidade para o Core?


Os elementos que compõem o CORE são a coluna lombar, os músculos da parede abdominal, os extensores de tronco, o quadrado lombar. E também, os músculos multiarticulados, psoas e o grande dorsal, uma vez que fazem conexões com pelve, pernas, ombros e braços.

A pergunta que fica e: os exercícios com flexão de tronco são ou não prejudiciais para o treino de CORE?

Segundo MC Gill, sim! McGill criticou os exercícios de flexão de tronco porque eles criam perturbações e instabilidade ao invés de auxiliarem na estabilidade. Segundo ele, perturbar as curvas fisiológicas da coluna vertebral torna a musculatura reativa prejudicando o controle motor. A consequência disto, é que estes exercícios serviriam para perpetuar dor e disfunção em pacientes com dores crônicas. Seguindo esta lógica, o uso da bola suíça para exercícios de flexão de tronco é um "tiro no pé" em indivíduos com dores, lesões ou instabilidades. E ainda, poderiam levar a terapia ou o treinamento ao insucesso. Para aplicar o treinamento adequado é necessário avaliar quais são as reais necessidades do indivíduo, uma vez que focar em performance ou ganho imediato pode levar todo o trabalho ao fracasso!

Portanto, é possível pensar no "CORE" de forma mais ampla, não apenas como estabilizador de tronco, uma vez que sua função vai muito além disso. Ele é um potencializador de força, controle motor e resistência no gesto. Suas conexões (tanto nos membros superiores quanto nos inferiores) permitem maior sinergia entre os músculos, as articulações e o tecido fascial, para equilibrar e estabilizar todo o corpo.

Para aumentar o seu conhecimento sobre o assunto, tenho uma boa dica. O curso de Biomecânica aplicada ao treinamento do CORE foi criado para o profissional de Educação física que trabalha com atividades como: musculação, treinamento funcional, pilates, crossfit entre outros esteja mais fundamentado nas explicações para seus alunos, dessa forma tendo mais possibilidade de ascensão profissional.

Referência:

Stuart McGill, Spine biomechanics departamento de Cinesiologia da universidade de waterloo, Ontario-Canada
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .