A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR é um componente curricular da Educação Básica Nacional, ou seja, deveria estar presente em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o final do ensino médio, em todas as escolas brasileiras e em todos os turnos. No entanto, são inúmeras as instituições de ensino que, deliberadamente, suprimem aulas, atribuem responsabilidades às academias vizinhas (terceirização do ensino) e até, como conhecemos, excluem as aulas, muito especialmente no ensino médio e, sobretudo no período noturno.
A educação física escolar promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes e atividades físicas, como por exemplo:
- Favorece o desenvolvimento motor;
- Contribui para a integração social da criança e do adolescente;
- Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança;
- Melhora a autoestima;
- Contribui para que o aluno se expresse melhor;
- Favorece as questões e vivencias sobre o mundo que convivem;
- Ajuda o aluno a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo;
- Reduz o estresse e as pressões do dia a dia;
- Coopera para um estilo de vida melhor;
A atividade física só nos traz reflexos positivos. Qualquer tipo de atividade que englobe um esforço físico maior terá como resultado uma musculatura mais forte, uma melhor circulação do sangue e um maior consumo de energia. O que resulta em uma série de benefícios para a saúde ao longo da vida. O ideal é começar já, seja lá qual for a sua atividade preferida – caminhada, corrida, natação, futebol, tênis, vôlei, musculação, etc. – e dar um fim ao sedentarismo.
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Seria interessante acrescentar que a educação física desenvolve a parte do corpo chamada pensamento. Em especial, o jogo de coordenação ampla, grossa, oportuniza a sintetize de multiplas funções à mente. Assim desenvolve o corpo como um todo (a parte física e mental concomitantemente). Destarte, enquanto a história de jogo é construída pelo participantes funções psíquicas superiores são exigidas em seu conjunto, como: atenção, memória, sequenciação, abstração, criatividade, tomada de decisão, escolha entre alternativas e, entre outras tantas, consciência.
ResponderExcluirPor isso, a educação física deve primar por arividades de coordenação grossa, sempre.
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