Nós já falamos aqui, em outro post, sobre a ansiedade do corredor e como isso pode acabar em lesão. Para os treinadores, lidar com essa ansiedade e, digamos, um excesso de comprometimento do aluno é um 'problema' corriqueiro. Problema porque, principalmente, o corpo precisa de tempo para descansar.
O excesso de comprometimento com o esporte não só expõe o organismo a machucados como geralmente leva quem perde um dia de treino a sentir uma tremenda culpa. Porém, o corpo precisa de tempo para se recuperar e assimilar a carga que foi oferecida a ele.
Uma boa dica para os treinadores darem para que o corredor não fique com essa culpa é fazer a sugestão da prática de outra atividade física, com movimentos que ele não costuma fazer normalmente como nadar, pedalar, jogar bola etc.
Uma outra dica boa para ver se o descanso é necessário é usar um frequencímetro para ver a quantas anda o seu coração. Ponha o monitor cardíaco antes de dormir, para que possa medir a sua frequência cardíaca assim que acordar, antes de levantar da cama. Se ela estiver 10% mais alta que o habitual, o melhor é tirar o dia para descansar, pois o corpo ainda não assimilou o treino dos dias anteriores. Nos dias de treino regenerativo, vá entre 10 a 15 batimentos mais baixo que a frequência cardíaca habitual.
É importante combater essa ansiedade vinda do excesso do comprometimento aos treinos. Agir preventivamente e discutir com o aluno essas variáveis é importante para que ele entenda todo o processo do treinamento.
Boa sorte!
Publicado em 12/05/15 e revisado em 11/11/21
Espero que você tenha gostado desse texto.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no
Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário