quarta-feira, 29 de março de 2017

Posições dos jogadores no Handebol

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O handebol é um esporte que exige constante contato físico, principalmente em sua defesa, no qual permite-se usar o próprio corpo em uma luta por posição e utilizar os braços flexionados para fazer o contato físico para conseguir controlar e acompanhar o adversário. Já no ataque o contato físico pode ser usado para conseguir espaços na defesa, a partir de ações de bloqueio.

Atividades de Handebol para Educação Física Escolar

Com uma constante transição entre as fases ofensiva e defensiva esse esporte tende a ser dinâmico, onde ocorre uma mudança rápida da posse de bola. Portanto a defesa começa quando termina o ataque ou ocorre a perda da posse de bola. Há diversos postos específicos no handebol (ofensivos e defensivos) e diversos jogadores em quadra, cada jogador é responsável pela própria ação, portanto acaba tornando o jogo imprevisível.
 
 
Grátis: Drive com material de Handebol (artigos e textos)

A distribuição dos jogadores na quadra de jogo, em determinadas posições específicas, de maior rendimento do jogador, podendo assumir os seguintes posicionamentos táticos:

ARMADORES (CENTRAL, DIREITO E ESQUERDO)

São os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros.

ALA OU PONTA (DIREITA OU ESQUERDA)
São jogadores que ocupam as laterais e linha de fundo da quadra.

PIVÔS
São os jogadores que ocupam a zona central ou lateral (entre os dois últimos defensores) da quadra, próximo à linha de seis metros.

GOLEIROS
Jogador que fica embaixo das traves e tem ação defensiva e ofensiva.

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terça-feira, 28 de março de 2017

Saiba como funciona o Cross Fit



O CrossFit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e chamou a atenção até de academias de treinamento de oficiais das forças armadas americanas. O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo - sem gorduras e com o corpo em ótima forma.
Saiba mais como funciona esse método e conheça as suas vantagens.

Trabalha todas as aptidões físicas

A proposta do CrossFit é utilizar movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade com o objetivo de melhorar todas as capacidades de seus participantes. Sabe quais são todas elas? Confira:

- Resistência cardiovascular e respiratória;
- Resistência muscular;
- Força;
- Potência;
- Precisão;
- Agilidade;
- Coordenação;
- Flexibilidade;
- Equilíbrio.

Um bom programa de treino de CrossFit precisa desenvolver cada uma delas, melhorando a saúde e a qualidade de vida de quem pratica.

Corpo preparado para qualquer tarefa - Getty Images

Corpo preparado para qualquer tarefa

Temos uma grande transferência das atividades realizadas dentro da academia para as atividades diárias, melhorando a qualidade de vida geral. Os exercícios funcionais utilizados no CrossFit estão relacionados a movimentos que utilizamos no dia a dia: correr para pegar um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão, carregar compras do supermercado, subir e pegar algum objeto do alto do armário etc. De uma forma mais lúdica, você pratica esses movimentos durante o treino e consegue melhorar a sua condição física para realizar as tarefas rotineiras.

Emagrece - e muito! - Getty Images

Emagrece - e muito!

Os exercícios de alta intensidade do CrossFit fazem com que o corpo precise queimar as suas reservas de energia, que estão armazenadas em forma de gordura. Não é comum a prática do CrossFit com o uso de monitores, mas existem estimativas de que o gasto é de 800 a 1500 calorias durante um treino, dependendo da proposta do dia.

Segundo um estudo liderado por Holden MacRae, coordenador do Curso de Medicina Esportiva da Universodade Pepperdine (EUA), o metabolismo fica acelerado durante duas horas após um treino de CrossFit. Em treinos de baixa intensidade, esse tempo costuma ser de apenas 20 minutos, aproximadamente.

Musculação garantida - Getty Images

Musculação garantida

Você tonifica e define os músculos de forma até mais eficiente do que em uma academia convencional. Ao contrário do treino dessas academias, o treinamento funcional do CrossFit trabalha vários grupos musculares em cada exercício, além de utilizar apenas alguns acessórios para a execução dos movimentos em vez de aparelhos de musculação. Ele conta que, em alguns treinos, a carga de trabalho é o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio da pessoa. Isso diminui consideravelmente o risco de lesões.

Sem monotonia

Sem monotonia

A grande maioria dos treinos de musculação nas academias convencionais costuma ser sempre do mesmo jeito: durante muito tempo você realiza os mesmos movimentos, nos mesmos aparelhos e com a mesma sequência. Se essa regularidade é monótona para você a ponto de interferir no seu ânimo do treino, talvez seja melhor procurar um exercício como o CrossFit. Os treinos mudam todo dia, tanto a sequência quanto o tipo de exercício realizado. Dessa forma, o seu corpo e a sua mente são sempre desafiados.

Redução do estresse - Getty Images

Redução do estresse

Por ser intenso e diferente a cada dia, o treino exige que você esteja 100% com o corpo e a mente concentrados no exercício. Não há espaço para outras preocupações, como trabalho, compromissos etc. Além disso, a energia acumulada pela tensão dos compromissos do dia a dia é liberada ao realizar os exercícios de alta intensidade. Como resultado, você vai para casa após o treino com a mente mais relaxada e o corpo livre de tensões do estresse.

Imagem: CrossFit Campinas

Resultados rápidos

Segundo algumas pesquisas, um treino em alta intensidade alcança resultados mais rápido do que um treino de intensidade menor, no que diz respeito à queima de gordura e ganho de condicionamento físico. Mas é claro que o treino deve respeitar a sua condição física. Alguns exercícios são modificados e a carga de treinamento varia, respeitando o nível de condicionamento e as limitações de cada um. A pessoa irá progredindo nos movimentos, tanto em carga quanto em complexidade, de forma gradativa e motivadora.

Mais autoconfiança - Getty Images

Mais autoconfiança

Você é testado a passar do seu limite a todo o momento. O treino - que dura por volta de 60 minutos - é composto por três partes: aquecimento (preparo do corpo), técnica (como executar os exercícios) e WOD (Workout of the Day, ou "missão do dia"). Este último é o momento mais aguardado da aula, pois sempre é uma surpresa. Ele pode ter uma combinação variada de exercícios, como corrida, abdominais, flexões, agachamentos, arremessos e outros movimentos.

É no WOD que você trabalha a sua autoconfiança, além - é claro - das aptidões físicas.Os desafios impostos durante o treino ajudam os praticantes a conhecer e ampliar seus limites, transferindo essa melhora para sua vida esportiva, pessoal e profissional.

Publicado em 26/03/13 e revisado em 28/03/17

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quarta-feira, 22 de março de 2017

Educação Física na Educação Especial

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Por desconhecimento, receio ou mesmo preconceito, a maioria das pessoas com deficiência foram e são excluídas das aulas de Educação Física (EF). A participação nessa aula pode trazer muitos benefícios a essas crianças, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades afetivas, de integração e inserção social. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997).

As escolas especiais, como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dividem a EF em:

EF Escolar para a Educação Infantil (0 a 6 anos) 1ª fase;

EF Escolar para o Ensino Fundamental e Educação Profissional para os Ciclos de:

Escolarização Inicial (7 a 14 anos) 2ª fase;

Escolarização e profissionalização (acima de 14 anos) 3ª fase.

A formação de turmas para o atendimento em EF, proposta pela APAE Educadora (projeto escolar), deverá observar, além da idade cronológica do aluno para a inserção nas respectivas fases, o seu padrão funcional que é a capacidade de compreensão dos estímulos e de execução dos movimentos propostos. (TIBOLA, 2001, apud GORGATTI; COSTA, 2005).

Nas fases II (Escolarização Inicial) e III (Escolarização e Profissionalização), há três níveis de atuação da EF (nível I, II e III) e para a inserção do aluno dever-se-á considerar suas condições físicas momentâneas. (TIBOLA, 2001, apud GORGATTI; COSTA, 2005).

Nível I:
Estimulação motora; desenvolvimento do sistema motor global por meio da estimulação das percepções motoras, sensitivas, e mental com experiências vividas do movimento global; desenvolvimento dos movimentos fundamentais.

Nível II:
Estimulação das habilidades básicas; melhoria da educação e aumento da capacidade de combinação dos movimentos fundamentais; desenvolvimento de atividades coletivas, visando à adoção de atitudes cooperativas e solidárias sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.

Nível III:
Estimulação específica e iniciação esportiva; aprendizagem e desenvolvimento de habilidades específicas, visando à iniciação esportiva; treinamento de habilidades esportivas específicas, visando à participação em treinamento e competições.

Entende-se que na Educação Física Adaptada deve ser mantida a integridade das atividades e promovida a maximização do potencial individual, uma vez conhecidas às metas do programa, convém modificá-las, apenas quando necessário, sempre respeitando as metas previamente determinadas, assegurando que as atividades sejam um desafio à todos os participantes e, sobretudo, que seja valorizada a diferença. (GORGATTI; COSTA, 2005).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 85) citam que:

A Educação Física para alcançar todos os alunos deve tirar proveito dessas diferenças ao invés de configurá-las como desigualdades. A pluralidade de ações pedagógicas pressupõe que o que torna os alunos diferentes é justamente a capacidade de se expressarem de forma diferente.

O processo de ensino aprendizagem, a respeito dos conteúdos escolhidos deve considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitivas, corporais, afetiva, ética, estética, de relação inter pessoal e inserção social). Não se restringe a simples exercícios de certas habilidades corporais e exercê-las com autonomia de maneira social e culturalmente significativa.

Para Gorgatti e Costa (2005), é importante focalizar o desenvolvimento das habilidades, selecionando atividades apropriadas, providenciando um ambiente favorável à aprendizagem encorajando a auto-superação, a todos os participantes da EF Adaptada.

Concordamos com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), quando ele diz que a Educação Física deve oportunizar à todos os alunos, independente de suas condições biopsicossociais, o desenvolvimento de suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, visando o seu aprimoramento como seres humanos. Nesse sentido, cabe assinalar que os alunos com deficiência não podem ser privados das aulas de Educação Física.

E assim, a Educação Física faz parte de um processo de educação do ser humano, e, se bem trabalhada e administrada, poderá surtir efeitos benéficos para os praticantes, bem como para a sociedade.

Com ajuda daqui
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Realmente, a área de Educação Física para alunos especiais está em franco crescimento. E é preciso se especializar, saber características de implantação, como formular aulas e ter atividades que despertem interesse do aluno e desenvolva seu potencial.

Então, vou te indicar dois e-books:

1 - Atividades Físicas de Alunos Especiais: Com este e-book deseja-se oferecer subsídios para as tomadas de decisões no que se refere à política do trabalho de inclusão junto às escolas, indicar mecanismos de preparação de professores de Educação Física que atuam na área, quanto à melhoria da prática escolar, e oferecer indicadores para as propostas curriculares nos planos das instituições e a dinâmica dos professores em seu processo ensino/aprendizagem principalmente na Educação Física Escolar.



2 - Aulas de Educação Física para Alunos Especiais - Foi elaborado para orientar e colaborar com professores e acadêmicos de Educação Física no processo de inclusão dos alunos especiais nas Aulas do Ensino Regular e, também nas Instituições Especializadas, o Ebook contém além da história da inclusão, muitas atividades físicas e esportes para alunos especiais.



Com certeza, com esses dois e-books, o enriquecimento no conteúdo específico vai ser enorme. Boa sorte!
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terça-feira, 21 de março de 2017

Saiba mais sobre a hipoglicemia durante o exercício

Resultado de imagem para suor atividade física

Durante seus treinos ou competições, você já foi certamente vítima de um mal-estar ou de uma fadiga súbita. Trata-se dos sintomas da hipoglicemia reacional, uma consequência de uma alimentação mal equilibrada ou pobre em glicídios, em face de atividades intensas. Como a hipoglicemia se traduz? Como preveni-la?

O que é a hipoglicemia?

As necessidades de glicose do esportista são ao redor de 1 grama ou de 5 milimoles por litro de sangue. Uma diminuição da taxa de glicose para 0. 8 a 0. 6 gramas provoca uma hipoglicemia rápida. A hipoglicemia pode conduzir rapidamente a distúrbios do equilíbrio ou da consciência, se o corredor não levá-la em consideração (redução do esforço ou pausa).
Essa pane de glicogênio é frequentemente ressentida pelos maratonistas a partir do 30e quilômetros de corrida. Denominado “parede da maratona”, o corredor passa a sentir dores musculares violentas, um sinal de uma crise de hipoglicemia.

As causas e os sintomas da hipoglicemia

A causa principal de uma hipoglicemia é a falta de glicose no sangue, causada mais frequentemente, por uma alimentação diária irregular ou insuficiente, pouca ou muita atividade física ou estresse agudo. Os sintomas de uma hipoglicemia podem ser diferentes de uma pessoa para outra. Do ponto de vista médico, três fatores podem determinar com precisão, uma hipoglicemia:
Uma queda de energia súbita e não previsível, provocando sintomas variados: nervosismo, tremedeira, fome fora de hora, fadiga, distúrbios de visão (…).
Uma glicemia inferior a 3. 5 milimoles por litro de sangue
O desaparecimento das sensações de mal-estar, após ter ingerido substâncias doces (açúcar, bala, suco de frutas (…)).

A hipoglicemia é benigna e diminui rapidamente após a ingestão de alimentos doces. No caso de recidiva, é importante consultar um médico para determinar as causas exatas das fases de hipoglicemia.


Como preveni-la?

Um comportamento alimentar equilibrado ao longo do dia, uma melhor gestão do estresse, esforços físicos progressivos, permitem reduzir a hipoglicemia de modo significativo.
Não pular as refeições e adotar uma alimentação saudável e equilibrada.
Ingerir três refeições ao dia, compostas por carboidratos complexos (macarrão, arroz, ou fibras (legumes, frutas) são cruciais para prevenir a falta de glicose no sangue). Durante o dia, é primordial fazer pequenas refeições ou lanches rápidos para estabilizar a glicemia.

Praticar uma atividade física

Praticar uma atividade física favorece o funcionamento dos hormônios de regulação da glicemia (insulina e glucagon) e permite uma melhor gestão do seu estresse. Pense ingerir pequenos goles de uma bebida açucarada durante a atividade ou comer alimentos à base de açúcar (barras de cereais, geléias de frutas (…)).

Para evitar a hipoglicemia no final do exercício, o corredor deve:
Ingerir açúcares de ação lenta em quantidade suficiente antes da corrida (macarrão, arroz, batatas, cereais (…)).
Beber em quantidade suficiente durante a corrida (água ou bebida açucarada)
Comer alimentos açucarados sólidos depois da corrida, como geléias de frutas, barra de cereais (…).
O corredor deve igualmente adaptar sua velocidade de corrida, sobretudo em tempo quente (rupturas de ritmo para recuperar).

Você sabia?
Gerenciar seu estresse é um dos primeiros meios de prevenir a hipoglicemia. Esse estado nervoso provoca uma utilização importante de glicose pelo organismo. De fato, os médicos observaram uma queda importante de episódios de hipoglicemia, no período das férias. Métodos de relaxamento, prática de uma atividade física (corrida, caminhada, natação (…)), relaxamento e repouso são os bons remédios da hipoglicemia.

O que fazer quando a hipoglicemia é ressentida?

Desde as primeiras sensações de hipoglicemia (mal-estar, fadiga, tremedeira, tonturas):
Diminua imediatamente a velocidade
Tome vários goles de uma bebida com 100 g/l de glicose.
Pense sempre em ter algo doce com você, para reduzir os efeitos da hipoglicemia e recuperar forças.

Para lembrar : A hipoglicemia revela-se por uma diminuição da glicose no sangue, após uma alimentação mal equilibrada e irregular e/ou um estresse mal gerenciado. Durante a atividade, sintomas (nervosismo, palidez, fadiga intensa, fome fora de hora (…)) são o sinal de uma crise de hipoglicemia – a ingestão de açúcares permite recuperar forças. Em todos os casos, consulte seu médico, que fará uma avaliação das causas exatas do mal-estar. Bons hábitos de saúde e algumas sessões de corrida (…). Para sair ganhando e manter a forma por mais tempo!
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segunda-feira, 20 de março de 2017

3 aspectos que o Futsal desenvolve na criança



O futsal atualmente é uma das modalidades mais populares entre as crianças, seja por sua similaridade com o Futebol ou por ser de grande facilidade encontrar um espaço para o jogo.
Para o professor dar aulas de Futsal é importante ter em mente que envolve 3 aspectos de desenvolvimento das crianças: psicomotor, cognitivo e afetivo-social.

Veja 100 atividades para ensino do Futsal

Os três estão intimamente interligados e sua divisão é meramente didática.

1- Dimensão Psicomotora – Este domínio envolve a organização do corpo e do movimento do indivíduo no tempo e no espaço. Este domínio está relacionado com os fundamentos técnicos, bem como com as capacidades físicas e coordenativas. A capacidade motora é um dos eixos básicos para o rendimento esportivo, fazendo com que possa estar apto a organizar da melhor forma possível uma composição complexa de qualquer movimento, a fim de permitir as partes do corpo envolvidas trabalharem coordenadamente. Os jogos na iniciação são importantes na medida em que propiciam o desenvolvimento das capacidades físicas e coordenativas, alem da aprendizagem e do aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos específicos da modalidade esportiva, contribuindo para melhoria do domínio psicomotor.

2- Dimensão Cognitiva – Esta dimensão envolve todos os processos cognitivos ou do pensamento. Nesta dimensão é muito importante a capacidade de perceber e antecipar estímulos, a fim de gerar uma tomada de decisão. Nesta dimensão, que têm relação direta com o intelecto e raciocínio, devem ser considerados alguns componentes, como: percepção, antecipação, tomada de decisão, memória motora, imaginação do movimento e capacidade de reação. Os jogos são atividades estimulantes para o desenvolvimento dos processos cognitivos. O domínio cognitivo tem uma relação direta com a capacidade de se apropriar do conhecimento e noções do jogo que lhe permite realizá-lo de forma própria e eficiente.

3- Dimensão Afetivo-Social – Este domínio diz respeito ao agir, interagir e reagir com outras pessoas, envolvendo sentimentos. Como o homem é um ser social, que vive em comunidade, ele tem que se relacionar com outras pessoas. No ato de relacionar-se com o outro, surgem inúmeras situações de conflitos, que são importantes na medida em que se possibilite tentar resolvê-las, desenvolvendo em si competências comunicativas e sociais. A auto-estima é importante, pois, além de favorecer a aprendizagem, fazendo com que tenha a capacidade de desempenhar com coragem, segurança uma determinada tarefa, contribui para que ele se sinta bem socialmente. Neste sentido os jogos colocam-se a frente de desafios sociais a serem vencidos, pois ele tem que resolver problemas que o jogo lhe apresenta de forma coletiva e individual, discutindo, estabelecendo regras e agindo de comum acordo com os colegas da equipe.

O professor deve estimular nos alunos/atletas à inteligência tática, técnica individual, noção de regras, autonomia, responsabilidade, poder de decisão, resolução dos problemas, criatividade e inclusão de uma forma dinâmica, motivadora e criativa. Desta maneira ele se faz importante para equipe, pois o mesmo se torna peça integrante do todo.
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quarta-feira, 15 de março de 2017

Atletismo para desenvolvimento das crianças



O atletismo é um esporte que inclui um conjunto de modalidades: a corrida, os saltos e os lançamentos. Assim como outros esportes, também inclui uma grande quantidade de benefícios à saúde: tanto fisiológicos como psicológicos. A prática do atletismo possibilita uma maior consciência da importância da manutenção da saúde, do corpo e da mente.

Para as crianças não é diferente. A atividade física moderada, realizada 3 a 5 vezes por semana, diminui o depósito de gordura no corpo, aumenta o funcionamento do coração, diminui a pressão do sangue, a taxa de LDL (mau colesterol) que se deposita nos vasos sanguíneos, sintomas de ansiedade, tensão e depressão. Aumenta a capacidade aeróbica e o colesterol HDL (colesterol bom) que se liga às partículas de gordura levando-as para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos. Quando a prática deste esporte é associada ao acompanhamento médico, ajudam-se as pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, bronquite, asma, artrites, dores lombares, osteoporose, doenças cardiovasculares ou derrames cerebrais.

As atividades de atletismo pode ser utilizado de maneira lúdica através de circuitos que envolvam deslocamentos diversos, saltos e lançamentos com materiais mais variados possíveis. É um esporte capaz de reunir as pessoas em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais, promovendo a igualdade entre os participantes. Qualquer pessoa, de qualquer idade, independente da religião, fator socioeconômico, raça e condição física pode praticá-lo e participar de competições.

Por meio das experiências vividas durante os treinos e as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, autoestima e autoconfiança. Os esforços e as experiências no atletismo podem ser transferidos e aplicados em outras áreas de trabalho e da vida pessoal. Os adultos podem melhorar suas qualidades de vida e continuar criando desafios pessoais por meio da prática deste esporte.

Tenha 100 atividades de atletismo para as suas aulas!

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terça-feira, 14 de março de 2017

Como é o treino HIIT?



O HIIT (High Intensity Interval Training, ou Treinamento Intensivo Intervalado de Alta Intensidade na tradução livre) é um programa de condicionamento físico geral, com séries compostas por movimentos funcionais, a atividade consiste em um treinamento intervalado de alta intensidade e curta duração.

Aprenda como e quando aplicar treinamento HIIT para seus alunos

O treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo predeterminado (1 a 2 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo), o que possibilita que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade.

Você terá que executar o exercício aplicando o seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um predefinido "intervalo" onde será reduzida a intensidade do exercício, mas você não para até que o tempo estipulado esteja completo.

Devemos alertar apenas que o HIIT exige um pouco mais de nosso corpo, por ser requisitado períodos de alta intensidade, não devendo ser praticado todos os dias – no máximo três vezes por semana – pois pode influenciar negativamente, o ganho de massa muscular, assim como resultar em overtraining.

Primeiramente, aqueça por 5 minutos. Enfim, use a imaginação para elevar a sua frequência cardíaca e preparar o seu corpo para a série de exercícios que você realizará.

Execute cada exercício com a máxima velocidade, sem parar por 1 a 2 minutos, ou faça-os até a repetição máxima. Repita a rodada até completar 20 minutos. No final, faça um alongamento por 5 minutos para relaxar.

Um estudo apontou uma forma pela qual o HIIT queima mais gordura corporal. Pesquisadores reportaram que seis semanas de treino HIIT aumentaram a quantia de proteínas especiais no músculo que são responsáveis por carregar gordura na mitocôndria em até 50%. O ácido graxo é uma importante fonte de energia para o músculo esquelético. Durante o exercício sua mobilização é aumentada para suprir as necessidades da musculatura ativa.

Acredita-se que diversos pontos de regulação atuem no controle da oxidação dos ácidos graxos, sendo o principal ponto, a atividade do complexo carnitina-palmitoil-transferase (CPT), entre os quais três componentes estão envolvidos: a CPT I, a CPT II e carnitina-acilcarnitina-translocase (CAT). A função da CPT I durante o exercício físico é controlar a entrada de ácidos graxos para o interior das mitocôndrias, para posterior oxidação destes ácidos graxos e produção de energia. Em resposta ao treinamento físico há um aumento na atividade e expressão da CPT I no músculo esquelético1. Ter mais destas proteínas no músculo significa que mais gordura pode ser queimada em forma de energia durante treinamentos e enquanto se descansa.

A grande vantagem do HIIT é utilizar os benefícios do efeito EPOC. EPOC que quer dizer "excess post exercise oxygen consumption" ou, traduzindo para o português "consumo excessivo de oxigênio após o exercício".

Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal4. Durante esse tempo o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia. Um estudo de pesquisadores da East Tennessee State University, em 20012, mencionou que indivíduos que seguiram o programa HIIT queimaram 100 calorias a mais nas 24 horas após o treino.

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A grande vantagem do treino HIIT



O HIITHigh Intensity Interval Training (traduzido para o português como Treinamento em Intervalos de Alta Intensidade), desenvolvido pelo professor japonês Izumi Tabata vem sendo bastante utilizado nos treinamentos físicos mundo afora.

Participe de um ótimo Workshop sobre HIIT, com discussão de artigos científicos.

O professor Tabata comprovou os resultados deste treino através de um estudo em que comparou duas equipes japonesas de patinação, durante seis semanas, uma com treinos longos e moderados e outra com treinos intensivos de quatro minutos. A maior vantagem desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas.

Por isso, o HIIT tem sido visto como o melhor método para a queima de gordura, ganho de massa muscular e também para melhora da capacidade cardiorrespiratória e da saúde.
Melhora também a Capacidade Cardiovascular, pois aumenta a absorção de oxigênio (V02 Max ou capacidade aeróbica) de forma mais rápida do que exercícios aeróbios de baixa intensidade, bem como, auxilia a produção de hormônios para lipólise.
Então, o HIIT, o treino mais popular do momento, é uma proposta de treinamento aeróbico aonde são intercalados exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade.Um intervalo de exercícios de alta intensidade (1 a 2 minutos, por exemplo) é seguido por um período de recuperação de baixa intensidade (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo), o que possibilita que o corpo tampone e elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade.
Diferentes estudos comprovaram que o treinamento Hiit, quando realizado de forma intensa e regrada, pode resultar em perdas calóricas 50 vezes maiores que qualquer outro treino aeróbico.
Entretanto, esse resultado de perda calórica e queima de gorduras somente surge se o treinamento Hiit for realizado de maneira correta, com a ajuda e dicas de um profissional da educação física.

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segunda-feira, 13 de março de 2017

Pilates como atividade física para quem tem Escoliose



Quem tem problemas de coluna nem sempre pode praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o Pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. O exercício pode ser praticado tanto por quem quer fortalecer a musculatura, tem sérios problemas de coluna ou até um atleta de alto nível. A técnica consegue, com seus equipamentos e atendimento personalizado, promover melhora em pacientes e aumentar a performance de esportistas.

Curso online específico de Pilates em Escolioses

Para a pessoa que tem escoliose, apesar de sabermos que o Pilates é uma alternativa, é preciso ter cuidado. A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que pode ser causada por irritações nervosas, diferença no comprimento dos membros inferiores, contraturas musculares e, principalmente, por problemas posturais.

É importante todos os exercícios estimularem, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como a natação, a ioga, o Pilates, a caminhada, a hidroginástica e, em alguns casos, a musculação.

Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:

- Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;

- Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;

- Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;

- Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;

- Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.

Alguns exercícios de Pilates têm sido usados dentre os procedimentos de fisioterapia como fins terapêuticos, reeducação neuromuscular, atividade funcional e estabilização central. Entretanto, o critério de escolha das variáveis, como a posição do indivíduo e o posicionamento da mola, que modulam a sobrecarga dos exercícios no Pilates ainda vêm sendo realizados por meio de avaliações subjetivas.

O Pilates funciona como uma ferramenta poderosa para corrigir posturas anormais como a escoliose, por fornecer exercícios que trabalham o corpo em sua totalidade, permitindo não só a participação ativa do paciente, mas um treino gradativo que lhe permite conhecer seu próprio corpo em profundidade.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais
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Pilates como atividade física para quem tem Escoliose

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Quem tem problemas de coluna nem sempre pode praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o Pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. O exercício pode ser praticado tanto por quem quer fortalecer a musculatura, tem sérios problemas de coluna ou até um atleta de alto nível. A técnica consegue, com seus equipamentos e atendimento personalizado, promover melhora em pacientes e aumentar a performance de esportistas.

Curso online específico de Pilates em Escolioses

Para a pessoa que tem escoliose, apesar de sabermos que o Pilates é uma alternativa, é preciso ter cuidado. A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que pode ser causada por irritações nervosas, diferença no comprimento dos membros inferiores, contraturas musculares e, principalmente, por problemas posturais.

É importante todos os exercícios estimularem, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como a natação, a ioga, o Pilates, a caminhada, a hidroginástica e, em alguns casos, a musculação.

Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:

- Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;

- Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;

- Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;

- Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;

- Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.

Alguns exercícios de Pilates têm sido usados dentre os procedimentos de fisioterapia como fins terapêuticos, reeducação neuromuscular, atividade funcional e estabilização central. Entretanto, o critério de escolha das variáveis, como a posição do indivíduo e o posicionamento da mola, que modulam a sobrecarga dos exercícios no Pilates ainda vêm sendo realizados por meio de avaliações subjetivas.

O Pilates funciona como uma ferramenta poderosa para corrigir posturas anormais como a escoliose, por fornecer exercícios que trabalham o corpo em sua totalidade, permitindo não só a participação ativa do paciente, mas um treino gradativo que lhe permite conhecer seu próprio corpo em profundidade.

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sábado, 11 de março de 2017

Cuidados na escolha de atividades na Educação Física Escolar




A Educação Física na escola é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Dentro desse aspecto, na escola e na vida, o esporte ajuda na interação e na sociabilidade entre os alunos e permite que conheçam e respeitem as diferenças e aprendam a importância do trabalho em equipe. Os benefícios são físicos e psicológicos. Além de fortalecer ossos e músculos, a prática de esportes ajuda na concentração e na coordenação motora.

O professor de Educação Física tem várias modalidades esportivas para trabalhar esse aspectos. Se formos falar das mais conhecidas, tem o futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol dentre outras. As regras e os fundamentos destas modalidades vão fazer com o que o desenvolvimento das atividades traga uma série de ensinamentos e benefícios para os alunos.

O professor de Educação Física pode até não saber tudo de todos os esportes existentes mas uma vez decidido a dar uma modalidade esportiva como matéria dentro da escola, é fundamental que saiba os fundamentos, exercícios para etapas do jogo como parte ofensiva e defensiva além de regras básicas. Uma forma de aprender esses fundamentos para ensino é o uso de aulas de esportes em videos da modalidade escolhida. E nisso a DVDs Sports por de tte ajudar. São dezenas de aulas de vários esportes para aprendizado.

É importante, ao escolher a modalidade esportiva que vai ser o conteúdo na escola, seguir alguns passos. O primeiro passo é identificar um esporte para ser trabalhado - o importante é que ele faça parte do cotidiano da turma. Inicie o diagnóstico com uma roda de conversa. Pergunte: quais esportes conhecem? Quais praticam? Quais podem ser feitos na escola?

A escolha do esporte traz grande motivação para a turma e o professor deve utilizar essa escolha a seu favor.

Até a próxima!


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segunda-feira, 6 de março de 2017

Objetivos para o plano de curso na Educação Física Escolar


Para o professor de Educação Física, o inicio do ano sempre é o momento de fazer o plano de curso para ser seguido durante o ano. E um dos pontos principais desse plano de curso são os objetivos e serem alcançados com os alunos. 

São dois tipos de objetivos: o geral e o específico. Abaixo, darei alguns exemplos de ações que podem ser objetivos de plano de cursos e/ou aulas.

Objetivos Gerais
  • Desenvolvimento corporal harmônico;
  • Aquisição do controle corporal;
  • Desenvolvimento das habilidades motoras;
  • Condicionamento dos sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
  • Desenvolvimento de habilidades de utilização dos movimento como instrumento de comunicação e expressão;
  • Utilização sadia das horas de lazer;
  • Aquisição de comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;

Objetivos Específicos

Referentes a Esquema Corporal
  • Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo, através de movimentos que o afetam com uma totalidade;
  • Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento;
  • Realizar movimentos independentes e interdependentes, com diversos segmentos do corpo;
  • Definir sua dominância lateral;
Referentes a orientação Espaço- Temporal
  • Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
  • Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e fracionamento;
  • Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos.
Referentes a Qualidades Físicas
  • Estruturar movimentos que requeiram a coordenação geral;
  • Estruturar movimentos que requeiram coordenação seletivas;
  • Equilibrar-se em deferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura;
  • Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força;
  • Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram resistência;
  • Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram flexibilidade, agilidade e velocidade;
  • Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciam os graus de tensão muscular.
Referentes a Expressão Corporal
  • Representar, com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante;
  • Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos;
  • Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;
  • Cria sua própria seqüência de movimentos, em atividades de respostas, vivenciando pensamentos e sentimentos;
Referentes a Recreação
  • Cooperar nas atividades em grupos;
  • Utilizar, nos movimentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;
  • Desenvolver habilidades de modificar jogos a atividades para atender aos problemas sugeridos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.
Se você tem dificuldade de ter planos de aulas para colocar no seu plano de curso, você não pode deixar de conhecer o TOP 100 Educação Física Escolar, com 100 planos de aulas + 100 atividades de diferentes modalidades. Clique aqui e saiba mais! 

Até a próxima!

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quinta-feira, 2 de março de 2017

A arbitragem no Atletismo


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O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou esporte ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Geralmente os árbitros são designados/nomeados pelas organizações ou associações responsáveis pelas diferentes modalidades esportivas.

100 Atividades de Atletismo para as aulas
Numa competição internacional de atletismo (ex. Jogos Olímpicos) podem ser designados mais de duzentos Juízes de Atletismo, também designados por Árbitros, embora esta designação se confunda com uma função específica prevista na regra 125 das regras de competição da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Os Juízes de Atletismo cobrem as várias disciplinas no esporte (marcha, provas de pista, lançamentos, saltos, corta-mato/Cross-country, provas de estrada e de montanha), assim como algumas funções em áreas periféricas (ex. Câmara de Chamada, Secretariado Técnico).

Por exemplo numa prova de pista são necessários um ou dois Árbitros de Provas de Pista, Juízes de partida (também designados por starters), Auxiliares e Assistentes do Juiz de Partida, Fiscais, Juízes de Chegada, Controladores de Voltas, Juízes Cronometristas e Juízes de Photofinish.

Num salto em comprimento é necessário um Juiz-Chefe (por norma o que valida os ensaios com a bandeira branca ou os anula (bandeira vermelha), Juízes para a zona de queda (caixa de areia), dois secretários, Juiz Anemometrista, Juiz controlador do tempo de ensaio, etc.

Nas competições internacionais (ex. Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos) a grande maioria dos Juízes e os Árbitros são do próprio país organizador da competição, sendo apenas designado um conjunto muito restrito de Oficiais Internacionais devidamente certificados pela IAAF (ex. ITOs - Oficiais Técnicos Internacionais, Juiz Internacional de Photo-Finish ou Juízes Internacionais de Marcha), geralmente para funções de coordenação e/ou supervisão dos Juízes locais e com vista a garantir o rigoroso cumprimento das Regras de Competição e as determinações dos Delegados Técnicos e/ou da Entidade Organizadora, bem como um tratamento justo e imparcial de todos os atletas, independentemente da sua nacionalidade ou raça.



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