No passado, a musculação era rejeitada por quem sofria de hipertensão, fato é que durante uma série com carga moderada sua pressão arterial tende a subir. Isso ocorre porque durante um exercício o músculo se contrai, comprimido as artérias durante todo o movimento, com maior batimento cardíaco e maior demanda de sangue, a pressão sobe rapidamente.
Porém estudos começaram a mostrar que treinos de musculação podem ser ótimos para hipertensos! Depois do exercício o músculo relaxa facilitando a passagem sanguínea e a pressão cai bruscamente. (Para você que treina pesado ou conhece alguém que treina e depois de exercício intenso ficou com tontura, isso é cena clássica de queda abrupta de pressão arterial).
Essa "hipotensão" em hipertensos se mantém por horas após o treino! Sem falar no ganho de força e resistência muscular, que são ideais para treinos aeróbicos.
No treino resistido deve-se tomar mais cuidados do que no treino aeróbio:
– Não faça apneia: não segure a respiração durante os exercícios;
– Posição: dê preferencia para exercícios inclinados, deitados ou declinados, isso facilita o retorno venoso;
– Vários músculos: faça exercícios que trabalhem vários grupos musculares;
– Frequência: pelo menos 3 vezes por semana com tempo de 20 a 60 minutos, máximo de 3 séries com 6 a 10 repetições, intervalos maiores entre as séries, com 1 minuto de descanso;
– Tipos de treinos: evite treinos drop set, circuitado, bi-set e etc principalmente no começo;
– Medicação: se estiver tomando medicamento avise seu médico e seu professor.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário