quinta-feira, 14 de maio de 2015

Educação Física Escolar e o desenvolvimento da autonomia

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O ensino de Educação Física parte de um conceito que entende o ser humano como um animal estruturado por corpo, razão e emoção. Em consonância com essa filosofia, a UNESCO - organização de cultura, Educação e ciência das Nações Unidas - estabeleceu quatro pilares que devem fundamentar a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Tomar decisões, se impor, fazer escolhas, ou seja, saber se virar é indispensável na vida de qualquer pessoa. Por meio da Educação Física é possível envolver os alunos em várias situações que desenvolvem essa competência. Num jogo de basquete, ou de qualquer outro esporte, o jogador precisa raciocinar rápido para pensar a melhor jogada a ser feita.

A autonomia promovida pela Educação Física também pode servir para melhorar o convívio social de deficientes intelectuais. Deficientes intelectuais precisam ter opção de escolha e de tomada de decisão, assim como qualquer pessoa.

Um dos mais relevantes papéis da Educação Física é, além desse pressuposto acima, estimular o aluno à prática da atividade física regular, inclusive fora da escola. Assim, essa disciplina atinge um de seus principais objetivos quando, ao final do ensino médio, o aluno sai preparado para continuar sozinho a prática de atividade física. 

Continuando a linha de raciocínio, ser preparado para a prática autônoma significa fazer a prática conscientemente. Para isso, existem alguns elementos que são importantes para que essa prática seja feita de modo apropriado:

A primeira providência é compreender o que é atividade física: trata-se de qualquer prática corporal, que feita de modo regular, fornece a sensação de bem-estar e permite a melhora e/ou manutenção da saúde.

A escola ajuda tanto na autonomia de vida, na escolha de decisão, quanto na prática de exercícios, fora da escola. Desenvolver isso com alunos é essencial para a saúde dele.

Espero que você tenha gostado desse texto.

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