quinta-feira, 30 de abril de 2015

Polêmica! Só 2 minutos de exercícios intensos ajudam a queimar gordura


Já ouviu falar no High Intensity Training (Treino de Alta Intensidade)? A proposta indica que dois minutos de exercícios intensos por dia podem fazer grande diferença. O Fast Exercise (Exercício Rápido), proposto pelo médico Michael Mosley, segue essa ideia e afirma que os benefícios incluem melhor condição aeróbica, resistência e redução da gordura corporal.

 Foto: iStock / Getty Images

Confira como colocar em prática, com dados do jornal Daily Mail:

Existem dois tipos de Exercício Rápido. O Fast Fitness (Fitness Rápido) consiste em exercícios cardiovasculares, como pular corda, correr, subir escadas, pedalar, que se destinam a melhorar o coração e a saúde em geral. O Fast Strength (Força Rápida) envolve atividades de resistência muscular usando o peso do corpo, sem aparelhos de academia, como agachamento e polichinelo, fortalecendo os músculos, tonificando o corpo e ajudando na postura.

O objetivo é fazer, em curtos espaços de tempo, grande esforço, acrescentando períodos de descanso, em que se continua fazendo o mesmo exercício, mas de maneira mais suave e lenta. Use algum cronometro para marcar o tempo.  Durante os períodos de alta intensidade, o ideal é chegar a 80% da sua frequência cardíaca máxima. Para calculá-la, a sugestão é correr ou pedalar o mais rápido que puder por três minutos e descansar por dois minutos. Depois, esforce-se por mais alguns minutos até não aguentar mais. Neste momento, atingirá o pico da frequência máxima, que deve ser medido com o auxílio de um monitor de frequência ou pelo pulso.

Para resultados melhores, pode apostar em duas sessões de Fast Fitness e uma de Fast Strength por semana. Com a melhora da disposição, pode alternar os tipos, realizando-os todos os dias da semana.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Universitários chineses criam bicicleta ergométrica capaz de lavar roupas

 
Universitários chineses criam bicicleta ergométrica capaz de lavar roupas
Foto: Divulgação

Imagine que você pudesse lavar roupas enquanto se exercita (ou o contrário). Estudantes da Dalian University, na China, criaram uma bicicleta ergométrica capaz de lavar roupas enquanto você pedala. Para isso, eles substituíram a roda da frente da bicicleta por um tambor similar ao das máquinas de lavar, informa o site norte-americano Huffington Post.

Para ser ativada, basta pedalar a bicicleta: ao ser usada, ela faz girar o tambor, como acontece numa máquina de lavar tradicional. As pedaladas também geram energia elétrica, usada para ligar o painel eletrônico da bicicleta e ser armazenada para uso futuro da máquina de lavar, de acordo com as explicações dos inventores.

Por enquanto, os criadores ainda não decidiram se a bicicleta capaz de lavar roupas será abastecida automaticamente com água ou o usuário precisará esvaziar a água do tambor e trocá-la para uma segunda lavagem ou o enxague das roupas. Segundo eles, a ideia era ajudar quem queria lavar as roupas e fazer exercício mas não tinha espaço em casa.

Fonte

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

terça-feira, 28 de abril de 2015

Alongamento inadequado pode causar danos às fibras musculares


Alongamento inadequado pode causar danos às fibras musculares
 

O alongamento é bastante polêmico entre especialistas em saúde porque alguns acreditam que ele seja benéfico, enquanto outros sustentam que ele é capaz de danificar o organismo quando feito incorretamente.

As fibras musculares são as células musculares, cada uma delas com distintas funções e estruturas. São elas que permitem a realização de diversos movimentos de modo mais eficiente.

Alongamento é benéfico para fibras musculares?
"O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da sua articulação e portanto, maior a sua flexibilidade", diz o educador físico Ítalo Ramos, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas.

Segundo o profissional, os exercícios de alongamento são bastante simples, mas é necessário estar atento à correta execução. "Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem", alerta.

Lado ruim para as fibras musculares
Em contrapartida, pesquisadores da Universidade de Zagreb, da Croácia, indicam que os alongamentos estáticos, aqueles em que você estende uma parte e a mantém em uma posição por alguns segundos, são prejudiciais às fibras musculares.

Para chegar à conclusão, foram analisados relatórios anteriores à prática de alongar. Os cientistas explicam que o alongamento solta os músculos e os tendões e, se é verdade que isso os torna mais flexíveis, é certo que também dá menos apoio aos movimentos quando você está se exercitando.

Como fazer um alongamento corretamente?
Segundo o fisioterapeuta da Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital do Coração (HCor), Reginaldo Ceolin do Nascimento, alongar durante o dia é uma ótima alternativa para quem deseja reduzir os efeitos do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.

"Os alongamentos ajudam no funcionamento do organismo e na prevenção de vários problemas relacionados à falta de movimentação, como tensão muscular, que costuma gerar tendinite, contraturas e dores de cabeça, ou mesmo o encurtamento dos músculo", afirma.

O especialista ensina a alongar corretamente, sem comprometer a saúde de suas fibras musculares:
 
1. Pescoço


Sentado ou em pé, junte os braços ao longo do tronco. Relaxe os ombros, mantenha a coluna reta e incline lentamente a cabeça para frente, alongando os músculos posteriores do pescoço. Enquanto isso, respire normalmente de 10 a 15 segundos.

2. Vire a cabeça

Em seguida, ainda na mesma posição, vire a cabeça para a direita ou para a esquerda, como se fosse olhar por cima dos ombros, e mantenha por 10 ou 15 segundos. Depois faça o mesmo para o lado inverso.

3. Braços

Ponha os braços para trás. Entrelace os dedos por trás das costas, com as palmas das mãos para dentro, tentando elevar os braços o máximo que conseguir, mantendo a coluna reta. Fique na mesma posição pelo mesmo tempo dos exercícios anteriores.

4. Braços acima da cabeça

Agora estenda os braços acima da cabeça e entrelace novamente os dedos. Vire as palmas das mãos para fora e mantenha pelo mesmo período.

5. Tronco

Sentado, incline o tronco para a frente também por 15 segundos. Ao retornar, faça-o vagarosamente (desenrolando a coluna) e repita novamente por algumas vezes.

6. Dedos

Ainda sentado, estenda um dos braços acima da cabeça e o outro para baixo. Depois estique os dedos. Em seguida, inverta tudo. Mantenha as posições pelos mesmos 15 segundos.

Fonte: Terra.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Considerações sobre a Frequência Cardíaca de Repouso


http://upfitacademia.com/wp-content/uploads/2013/10/Zona-de-treino-1.jpg


O controle da frequência cardíaca (FC) durante o repouso e o exercício é um bom indicador do nível de intensidade em que o coração está trabalhando e é uma informação importante do estado de saúde de uma pessoa.


Considerações importantes:


-A frequência cardíaca de repouso (FCR) é de 60 a 80 batimentos por minuto (bpm) em média. Em indivíduos sedentários e de meia-idade, ela pode superar 100 bpm. Esportistas em forma e de modalidades de resistência podem apresentar entre 28 e 40 bpm, pelo aumento do volume sistólico, a partir de uma hipertrofia ventricular esquerda de caráter fisiológico.


-A FC normalmente diminui com a idade, tanto em repouso como durante exercícios submáximos e máximos (principalmente neste último, em consequência  do processo biológico do envelhecimento).


-Fatores como aumento de temperatura e altitude aumentam a FC de repouso.


-Antes do exercício, a FC costuma aumentar acima dos valores normais, o que se denomina resposta antecipatória. Devido a isso, as verificações de FC de repouso prévias ao exercício devem ser desconsideradas. A verdadeira FC de repouso deve ser verificada nas primeiras horas da manhã, quando a pessoa levanta.


-Se quando estivermos deitados nossa FC de repouso for de 50 bpm, quando estivermos sentados aumentará para 55 bpm e, quando estivermos de pé, para 60 bpm. A FC de repouso aumenta porque, quando nosso corpo passa de uma posição, deitado, para outra, de pé, o volume sistólico cai imediatamente. Isso se deve sobretudo ao efeito da gravidade, que faz com que o sangue se acumule nas pernas, reduzindo o volume de sangue que retorna para o coração. Isso, ao mesmo tempo, produz um aumento da FC de repouso, para manter o débito cardíaco de repouso.


-Por fim, determinadas doenças e medicamentos podem aumentar ou diminuir a FC de repouso.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

O segredo do step para pernas e bumbum.

http://www.spiralesponthierry.fr/wp-content/uploads/2013/08/Step.jpg

Quem deseja um bumbum durinho e as pernas torneadas deve ter em mente que esse resultado é composto por três elementos: frequência nos treinos, boa alimentação e aulas de step no cronograma de treinamento.  Dividida em etapas e livre para todos os públicos, a modalidade é um sucesso em qualquer academia por ser divertida, exigir coordenação por parte do praticante e, principalmente, por garantir resultados.

A aula é dividida em três etapas: aquecimento com movimentos simples e bilaterais; parte principal da aula -que é composta por três blocos coreográficos de trinta e dois tempos cada- e um fechamento mais calmo, composto por movimentos de baixa intensidade e solturas.

A aula prioriza o trabalho dos membros inferiores, o que acelera os resultados para quem busca bumbum durinho, coxas grossas e panturrilhas torneadas.   As aulas possuem níveis que vão desde o básico até o avançado e a diferença entre os níveis de complexidade é percebida na parte principal da aula, onde são acrescentadas coreografias e ritmos de movimentos mais elaborados. A perda de caloria depende e varia muito em relação ao nível da aula. A média é de 400 a 600 kcal.

Apesar de serem extremamente eficientes para trabalhar pernas e bumbum, os resultados podem ser potencializados se houver o treino combinado com outra modalidade. Sempre é interessante combinar uma aula de step, que é uma aula aeróbica, com um treino de musculação ou aulas de resistência muscular localizada para um melhor resultado. 

O step é uma atividade bem difundida nas academias em todo o Brasil. Procure na sua e divirta-se!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

terça-feira, 14 de abril de 2015

Como prevenir lesões na Academia


http://www.cipexbrasilia.com/images/temp/esp_exercicio.jpg

A academia é um lugar onde muitas pessoas procuram se esforçar ao máximo para ter melhor resultado nas suas atividades. porém, muitas vezes esse esforço pode não respeitar o seu limite e provocar lesões em regiões especificas no corpo.

Pensando nisso, baixo estão ficas para evitar essas lesões nas regiões que mais podem ser acometidas por uma lesão na Academia:

Pé e Tornozelo 

Você deve procurar um tênis de corrida que não seja muito alto no calcanhar, o que ajudará a espalhar o impacto para todo o pé, evitando assim problemas como: fascite plantar, tendinite, síndrome do compartimento anterior, síndrome de compressão lateral e joanetes.

Joelho
Use equipamento adequado para o seu tamanho, força e habilidade. Evite movimentos repetitivos que possam causar lesões. Em rotinas diárias ou hobbies, olhe para as atividades em que você faz movimentos repetidos com o joelho.

  • Use as técnicas corretas ou posições durante as atividades de modo que você não force seus músculos;
  • Alongar antes e após o exercício físico;
  • Considere ter aulas para aprender a técnica adequada para o treino;
  • Se você acha que certas atividades no seu local de trabalho estão causando dor ou dor por excesso de uso, ligue para o departamento de recursos humanos para obter informações sobre outras maneiras de fazer o seu trabalho ou para falar sobre o uso de equipamentos diferentes.

Ombro
A maioria das pessoas usam a musculação com o objetivo de melhorar a forma(especialmente os homens).Isso significa peito e ombros quase sempre sofrem mais ênfase do que o resto. Essa rotina de treino acaba sobrecarregando os ombros, que precisa do seu tempo para recuperação.
Você precisa rodar externamente os braços para equilibrar os seus ombros e uma ótima maneira de fazer isso é através de remo com cabos

Pescoço 
Claramente, ao fazer o supino, certifique-se a região lombar e o pescoço estão apoiados corretamente. Então, evite colocar estresse adicional em seu pescoço com exercícios que fazem você levantar os braços acima da cabeça.

Cuidado e aja preventivamente. O seu corpo agradece!

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Futsal traz agilidade e velocidade nos movimentos


http://deolhonocariri.com.br/temp/wp-content/uploads/2015/03/futsal-reproducao.jpg

Uma das coisas que o futsal traz, principalmente se tiver adaptações reduzindo o seu espaço de atuação, é a velocidade no raciocínio.

Os jogadores necessitam de uma elevada capacidade de velocidade e agilidade de movimentos, além de excelente domínio espaço-temporal, permitindo assim uma rápida aceleração e mudança de direção, em espaços reduzidos e compartilhados por adversários e companheiros de equipe. A proximidade dos adversários faz com que as ações tenham que ocorrer de forma rápida e muitas vezes inesperada, motivo pelo qual os movimentos automatizados e inflexíveis limitam as possibilidades de desempenho.

Idealmente, o jogo de futsal é rápido e as ações ocorrem em espaços reduzidos. Assim, o desenvolvimento de uma boa técnica integrada a uma rápida capacidade de tomada de decisão, é fundamental para a otimização do desempenho.

Atividades que façam o praticante ter essa forma de agir devem ser constantes nos treinos

Para se jogar futsal em alto nível é necessário  uma alta intensidade de esforço, elevada requisição técnica e de ter uma disciplina tática imensa. É evidente que uma grande parcela dos jovens não possui essas condições (físicas, técnicas e táticas). Porém, se treinadas podem ser um ótimo recurso para dar mais agilidade e velocidade para os praticantes.
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Use o jogo de taco em suas aulas

https://c1.staticflickr.com/1/21/34026724_610679fcb2.jpg

Vi essa aula e não pude deixar de compartilhar. O taco é uma brincadeira foi uma brincadeira que fez parte da minha infância e é uma introdução para o beisebol, um esporte que não é muito praticado no Brasil, mas envolve bons recursos para as aulas de Educação Física.

É uma boa aula para aplicar aos alunos e trazem um monte de resposta bacana.

Objetivos

  • Adaptar materiais e espaços para a prática de taco e beisebol.
  • Democratizar o aprendizado de modalidades esportivas raramente praticadas na escola.
  • Apresentar e reelaborar regras.

Conteúdos

  • Jogo de taco.
  • Beisebol.

Anos

6º e 7º.

Tempo estimado

Dois meses e meio.

Material necessário

Cinco pares de tacos, que podem ser roliços (cabos de vassoura) ou achatados (ripas), com cerca de 1 metro de comprimento, cinco bolas de borracha (como as de frescobol) ou de tênis (encapadas com tecidoamarelo), cones, latas de refrigerante, garrafas PET e varetas de madeira (para montar as casinhas do taco) e giz (para delimitar espaços na quadra e desenhar as bases do campo de beisebol).

Desenvolvimento

1ª Etapa 

Apresente o objetivo do projeto.Pergunte se os alunos já praticaram taco e beisebol e se ouviram falar deles. Explique sobre regras, espaço, materiais e habilidades que eles desenvolvem como arremesso, rebatida e corrida.

Proponha o jogo de taco e use seis aulas com ele. Forme grupos de quatro e separe-os em duplas (um menino e umamenina). Meça a quadra e divida-a para que quatro ou mais grupos joguem ao mesmo tempo. Fale da importância de dosar a força da rebatida para evitar acidentes.

Faça com que os mais e os menos experientes joguem juntos e peça que pensem em maneiras de diversificar as duplas e os quartetos. Durante a atividade, direcione questões a grupos específicos perguntando, por exemplo, como é melhor usar o taco quando a bola vem rasteira ou mais alta. Dessa forma, eles melhoram a capacidade de tomar decisões.

Converse sobre o que foi bom e o que foi ruim na prática e faça com que pensem em regras mais complexas, respeitando o nível de desempenho dos colegas. O foco do projeto não é desenvolver nosestudantes técnicas refinadas, mas prepará-los para dar respostas eficientes aos problemas surgidos.

2ª Etapa 

Relembre as características e as regrasdo beisebol e aponte as semelhançascom o taco como a rebatida, quedeve lançar a bola para longe a fimde conquistar mais pontos. Peça ajudapara adaptar o jogo à quadra da escola.

Nas primeiras partidas, use a formade um quadrado em que cada quinacompõe uma base, com uma garrafa PET como ponto de referência. Nas aulas finais, a quadra ganha oscontornos de um losango e as basespassam a ser círculos desenhados comgiz.

Ao lado de cada um deles fica umjogador. Use primeiro uma ripa demadeira como taco e depois passe parao cabo de vassoura. Sugira mudançasna regra de rebatida (na oficial, quem erra três rebatidas é eliminado).

Por exemplo: ao ser lançada, a bola pode quicar para facilitar a rebatida e o arremessador tem quantas chances forem necessárias até que o rebatedor acerte e possa revezar a função com os colegas. Estabeleça com todos o valor dos pontos das bases conquistadas e da volta completa no campo.

Divida a turma em duas equipes, com equilíbrio entre meninos e meninas, e dê autonomia para que decidam suas funções (capitão, rebatedor e receptor, jogadores de base e jardineiros, que ficam espalhados no campo).

Proponha o revezamento das funções entre os jovens e também entre os times, de ataque e de defesa. Reserve oito aulas para a prática e proceda como nas aulas sobre o taco, intervindo quando necessário e propondo novas regras. Se for possível, leve a garotada para visitar campos, assistir a partidas e conhecer uma associação de beisebol para que um dos responsáveis pela entidade explique como é a rotina desses profissionais.

Produto final

Campeonato

Reserve uma aula para a organização de um campeonato. Divida a turma em comissões de premiação, montagem de tabelas, arbitragem e divulgação do evento na escola e na comunidade. Os jogos devem ser realizados em outras três aulas.

Avaliação

Organize disputas para observar o conhecimento que os alunos têm das regras das modalidades propostas. Discuta com eles os conhecimentos práticos e teóricos adquiridos nas aulas e dê um questionário sobre os jogos para que respondam em duplas. Peça que cada um avalie, por escrito, o projeto e sua própria participação.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Frequência cardíaca durante o exercício

http://www.ciaathletica.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/09/AVALIACAO-FISICA-1-mod.jpg

A frequência cardíaca é parte importante de diferentes variáveis fisiológicas. Por exemplo, junto ao volume sistólico forma o débito cardíaco. A frequência cardíaca é também parte do duplo produto.

Algumas considerações que devemos lembrar sobre Frequência cardíaca durante o exercício:


-Quando se inicia um exercício, a FC aumenta proporcionalmente à sua intensidade (de acordo com a capacidade física atual).


-Existe uma correlação direta entre a intensidade da FCmáx e o VO2máx durante o exercício, embora próximo do VO2máx se perca a linearidade.


-A frequência cardíaca máxima é muito importante para o planejamento do treinamento e seu controle, assim como para determinados testes de laboratório e de campo, tanto para esportistas como para a população em geral.


-Segundo a fórmula da OMS-Karvonen, a FCmáx é 220 – idade (fórmula aplicada pela Organização Mundial de Saúde [OMS]). No entanto, isso é uma estimativa, e os valores individuais variam consideravelmente em relação a esses valores médios. Por exemplo, em uma pessoa com 40 anos de idade, a FCmáx seria estimada em 180 bpm. No entanto, segundo estudos realizados, dentre pessoas de 40 anos, 68% apresentam uma FCmáx entre 168 e 192 bpm e 95% entre 156 e 204 bpm. O próprio Karvonen possui outra fórmula para avaliar o VO2máx ou a FC de reserva: FCmáx – FCR. Ambas as fórmulas são importantes para conhecer o potencial cardiovascular, mas as duas possuem margem de erro. A partir desses resultados planeja-se o pulso de treinamento.


-A fórmula da OMS é a mais utilizada na população (FCmáx = 220 – idade).


-Perde-se 1 bpm por ano de vida.


-Quando o ritmo de esforço se mantém constante, em níveis submáximos de exercício, a FC aumenta muito rapidamente, até estabilizar-se. O ponto de estabilização é conhecido como estável da FC e é o ritmo ideal do coração para satisfazer as exigências circulatórias a esse ritmo específico de esforço. Para cada incremento posterior de intensidade, a FC alcançará um novo valor dentro de um ou dois minutos.


-Apesar disso, quanto mais intenso é o exercício, mais se demora para alcançar o estado estável.


-Nesse princípio de cargas crescentes, utiliza-se um teste de laboratório para o diagnóstico da capacidade funcional.


-Após seis meses de treinamento moderado a moderadointenso, a FC durante o exercício submáximo costuma diminuir cerca de 20 a 40 bpm. A FC submáxima de uma pessoa reduz-se proporcionalmente à quantidade de treinamento realizado.


-O período de recuperação da FC diminui aumentando-se o treinamento de resistência; é uma variável considerada para avaliar o progresso do treinamento.

-Wilmore e Costill (2000) referem que quando se passa da posição de pé, em relativo repouso, a caminhar, a FC pode aumentar de 60 para 90 bpm aproximadamente.


-Fazendo jogging (trote) a um ritmo moderado de 140 bpm, pode-se chegar a 180 bpm ou mais se passamos a correr a uma grande velocidade. O débito cardíaco (DC) aumentará por duas causas: maior volume sistólico e maior FC durante o exercício, em virtude da demanda de fluxo sanguíneo  e O2 dos músculos que estão trabalhando.


-Vários fatores afetam a FC durante o repouso e durante o exercício, como temperatura, umidade, horário do exercício, modificação de posição, ingestão de alimentos, etc. O uso de determinados medicamentos pode alterar a FC durante a prática de exercícios; por exemplo, os beta-bloqueadores diminuem a FC. Situações parecidas também ocorrem durante o repouso (ver Tabelas 2.2 e 2.3).

-Fatores como as modificações de posição durante o exercício (posição ortostática – como ocorre durante a corrida –, ou sentado – como ocorre no ciclismo e durante a natação) afetam a frequência cardíaca em uma intensidade similar de trabalho

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

terça-feira, 7 de abril de 2015

6 benefícios do Jump

http://www.swimex.com.br/wp-content/uploads/2013/11/aula-jump.jpg

Trabalhar o equilíbrio, a coordenação motora e perder muitas calorias com uma aula divertida e dançante é a proposta das aulas de jump. Porém, nem sempre é fácil manter o ritmo a aula inteira. Além de ter um bom preparo físico, a coordenação motora é parte essencial nessa modalidade.

Os exercícios praticados no minitrampolim melhoram o condicionamento físico, aumentam o equilíbrio e a coordenação motora, ajudam a emagrecer e tonificam os músculos.

Se você ainda não é adepto do jump, a gente mostra seis motivos para você começar a dar seus pulos também. Olha só!

1. Tenha mais pique
O jump é um exercício aeróbio, por isso, aumenta o seu condicionamento físico e melhora o funcionamento do seu sistema cardiorrespiratório, o que garante mais energia para todo o dia.

2. Queime gorduras
O Power Jump é uma modalidade de alto gasto calórico. Em uma aula intensa é possível perder em média 700 kcal.

3. Combata a celulite
Ao dar os pulinhos, você flexiona os músculos dos membros inferiores e pressiona levemente os gânglios linfáticos da região, proporcionando uma espécie de drenagem linfática, que ativa a circulação e facilita o processo de eliminação das toxinas do organismo.

4. Fique com o corpo durinho
Os movimentos do jump ajudam a tonificar membros inferiores como coxas, panturilhas, bumbum e os músculos da região do quadril.

5. Fortaleça a musculatura
Os exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, fundamental para proteger os joelhos e tornozelos, com imacto reduzido graças à lona elástica. O fortalecimento muscular da área do quadril contribui diretamente para a estabilidade do corpo.

6. Deixe a barriga durinha
Ao se equilibrar no minitrampolim, você fortalece a musculatura do core - conjunto de músculos abdominais e dorsais que, com os do quadril, formam o núcleo do corpo. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Gestantes devem ser manter ativas fisicamente

http://www.giovanamorbi.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Atividade-f%C3%ADsica-para-gestantes1.jpg

Manter-se em movimento e fazer exercício físico é muito importante durante a gravidez. Os médicos estimulam as mulheres grávidas mais saudáveis ​​a participar de um programa de exercícios antes da gravidez para fazer exercício físico de intensidade moderada, como uma caminhada rápida. Outras atividades seguras incluem natação, andar de bicicleta ergométrica e fazer exercícios aeróbicos. Verifique com seu médico para ter certeza. Diretrizes recomendam, na ausência de qualquer complicação clínica ou obstétrica, pelo menos 30 minutos de exercício de intensidade moderada, na maioria senão todos os dias da semana. Em um nível de intensidade moderada, você vai poder ficar ofegante, mas não deve se sentir cansada ou superaquecida.

Após o primeiro trimestre, não faça exercícios deitada com a barriga para cima. Evite movimentos bruscos ou de alto impacto. Manter-se em forma vai ajudar você a ganhar a quantidade certa de peso neste período. Isto irá mantê-la o mais confortável possível durante a sua gravidez. Além de diminuir o risco de adquirir diabetes gestacional. O exercício também irá ajudá-la a dormir melhor, aumentar seu nível de energia e ajudar a ter um trabalho de parto mais fácil. Você também vai perder esse peso extra mais rápido.

Atividades para evitar durante a gravidez incluem:

  • Aquelas em que você tem perigo de cair ou bater seu abdômen, como esportes de contato e esqui
  • Exercícios que a colocam de barriga para baixo. Além disso, os exercícios que são feitos de barriga para cima devem ser evitados após o primeiro trimestre
  • Atividades pulando, saltando ou com solavancos, como aeróbica de alto impacto ou a cavalo
  • Exercício em altas (mais de 6.000 pés) ou baixas altitudes, como mergulho
  • Ginástica ou outras atividades em que você estica muito as articulações ou curva suas costas
  • Andar de bicicleta ao ar livre após o primeiro trimestre
  • Esportes com raquete, como tênis ou squash
  • Levantamento de peso ou outros exercícios que fazem você prender a respiração
  • Qualquer atividade em clima quente e úmido deve ser evitada para que você não fique superaquecida
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

5 benefícios do Bambolê Fitness

 
bambolê - Foto: Getty Images

Ele seria só mais um círculo dentro do universo infantil, onde brincadeiras de roda e jogos são tradição se não tivesse ganhado o mundo dos adultos. Uma atividade feita com o bambolê ajuda a afinar a cintura, além de aumentar a flexiblilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a força abdominal.

Vamos conhecer 5 benefícios dessa atividade: 

Quer queimar calorias?

Existem vários tipos de exercícios físicos praticados com bambolê. O mais tradicional, onde a pessoa equilibra o círculo de plástico na cintura, é o de menos impacto e proporciona em média um gasto calórico de 40 calorias a cada 30 minutos. Já naqueles em que a pessoa pula entre os arcos, o gasto calórico chega a dobrar e os benefícios são maiores. Quando exigem saltos, há um aumento da frequência cardíaca e pode-se perder até 100 calorias em 20 minutosr.  

Quadril soltinho só no bambolê

Uma das principais indicações do uso do bambolê é para soltar os quadris. Muitas pessoas aliam aulas de dança com exercícios de bambolê para deixar o quadril mais cheio de gingado. Ao usar o bambolê, tiramos do centro de nosso corpo as tensões, fazendo com que a pressão comum no local vá embora e deixe o quadril mais soltinho.

Aliar a dança com o bambolê é a melhor opção para quem quer fazer bonito na pista, mas não tem o requebrado natural dos pés de valsa de plantão. O bambolê trabalha o equilíbrio do corpo sobre seu eixo central. Para equilibrar o círculo de plástico na cintura é preciso coordenação motora e muita ginga, daí o uso dele para treinar quem quer fazer bonito nas pistas e na avenida.  um certo tempo de prática.

Cinturinha de pilão

Além de trabalhar a cintura, o bambolê trabalha todo a região do abdômen, deixando a barriguinha mais firme. No vai e vem da brincadeira, a região abdominal é a que mais trabalha para deixar o círculo equilibrado, por isso os músculos se fortalecem e ficam durinhos. 

Coordenação motora e resistência de dar inveja

bambolê - Foto: Getty Images

Para conseguir equilibrar o bambolê na cintura sem deixar cair é preciso muito equilíbrio e coordenação motora para aliar os movimentos do corpo todo em função do eixo central. Imagine debruçar sua força no centro de seu corpo? É difícil mesmo e precisa de muita concentração até conseguir o equilíbrio. Já quando o assunto é pular entre os arcos, é a resistência física que conta. Quanto mais pique a pessoa tiver, mais vai pular e o gasto calórico será maior. Se você não tem lá aquela disposição ainda. 

Acalme-se!

É uma questão de tempo: depois dos primeiros 15 minutos, o bambolê já funciona como exercício aeróbico e trabalha a frequência cardíaca e a resistência física. Para quem ainda não está com a corda toda, é só começar agora.
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bacharelado x Licenciatura: Juíza decide em favor do CREF10

Juíza de Mossoró (RN) decide em favor do CREF10 em caso de licenciatura

Justiça 02A Assessoria Jurídica do CREF10 divulgou informações a respeito de sentença emitida pela Justiça de Mossoró (RN) em 31 de março.

Uma pessoa que atuava na área de Educação Física requereu  registro de Habilitação Plena no CREF10/PB-RN, bem como compensação por danos morais por receber a cédula de Licenciatura, correnpondente à formação da profissional. Como ela não possui formação em Bacharelado em Educação Física nem atuação em data anterior a 1995, a juíza julgou o pedido improcedente, assim como a indenização. Leia a sentença (em breve).

A Justiça já decidiu em relação à diferença entre licenciados e bacharéis, a formação delimita a atuação dos profissionais. Leia matéria completa no site do CONFEF: http://bit.ly/1xWuTcG

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

sexta-feira, 3 de abril de 2015

7 razões de saúde que não impedem a prática de atividade física


exercício é remédio
 
Hoje o consenso entre pesquisadores é que, com os devidos cuidados e sob orientação especializada, exercícios físicos podem ser realizados com segurança mesmo por portadores de doenças crônicas.

1. Osteoporose

É verdade que o risco de uma queda render fraturas cresce em gente com ossatura frágil. Mas, é possível lançar mão da musculação para derrubar essa barreira: afinal, músculos bem trabalhados servem como amortecedores de impacto e trazem equilíbrio. Como se não bastasse, as atividades de resistência solidificam o esqueleto. Um artigo da Universidade Walsh, nos Estados Unidos, demonstra ainda que sujeitos com osteoporose que vão à academia regularmente dependem menos de terceiros para cumprir tarefas do cotidiano. Caminhada também traz benefícios para quem sofre com a fragilidade óssea. No passado, acreditava-se que, por proporcionar choques potentes dos pés com o chão, a corrida seria mais construtiva ao esqueleto. Mas hoje se sabe que o impacto das passadas regulares estimula a produção de massa óssea, com a virtude de causar menos fraturas por estresse do que a corrida.

2. Artrose

A osteoartrite, também conhecida como artrose, nada mais é do que um desgaste das juntas. As dores e a rigidez muscular que provoca costumam tirar a disposição para se mexer. Mas incluir a musculação na rotina é ótima estratégia para conter a chateação. Ela é um dos métodos mais eficazes para proteger as articulações, porque favorece a produção do líquido sinovial, que mantém as cartilagens nutridas e íntegras. Sempre com orientação de um professor, o ideal é reduzir as repetições e aumentar a carga, o que dá um gás a mais às fibras musculares que seguram o tranco imposto às juntas toda vez que damos um passo ou subimos a escada. Outro ponto importante é dar foco à área abalada. Quem sofre com artrose de joelho, por exemplo, faz de tudo para não usar a perna afetada de apoio. Ocorre que o desuso enfraquece os músculos, abrindo as portas para mais incômodos. O jeito é dedicar tempo ao desenvolvimento do local debilitado. As juntas se beneficiam também com a caminhada, que igualmente turbina o tal líquido que abastece a cartilagem – assim, garante a integridade dessa estrutura, responsável por impedir o doloroso atrito entre um osso e outro.

3. Hipertensão

Quem sofre de pressão alta pode mesmo malhar? O esforço não agravaria essa condição? Não, desde que ela esteja controlada e sejam feitos ajustes nos treinos. Na hora da musculação, por exemplo, em vez de trabalhar os dois braços ao mesmo tempo, a recomendação é fazer uma série só com o esquerdo e, depois, outra com o direito. Recrutar muitos músculos pode comprimir demais os vasos. Para saber a intensidade correta, preste atenção: se notar que está prendendo a respiração, você passou do ponto. Afinal, o simples fato de segurar o ar já joga a pressão para o alto. Opte, sob orientação profissional, por cargas mais leves. Nunca passe do seu limite – ou melhor, até pare um pouco antes de alcancá-lo. O ideal é executar algumas repetições a menos do que conseguiria se atingisse o máximo de esforço. E respeite as pausas: cada série precisa ser intercalada com um período de repouso de pelo menos um a dois minutos. Assim a pressão se mantém sempre em um nível tolerável.

4. Câncer de mama

Já não resta dúvida de que suar a camisa auxilia na prevenção e no tratamento da doença. As atividades físicas previnem a degeneração dos músculos e contornam o estresse e a tristeza – sentimentos comuns em pessoas diagnosticadas com tumores nos seios. E mais: pacientes com câncer que se conservam mais ativas dormem com maior facilidade. Quem enfrenta a doença, é claro, precisa tomar precauções específicas para não ameaçar a sua recuperação. Durante o tratamento, muitas vezes é difícil sair da cama mesmo com o aval do médico por causa de efeitos colaterais, como fadiga e enjoo, decorrentes da própria terapia. E, quando esses sintomas se manifestam de maneira intensa, de fato a atitude correta é descansar. Só que, no momento em que eles dão uma leve trégua, vale a pena tirar o corpo do marasmo. Parece contraditório, mas essa atitude atenua, mais tarde, a volta do cansaço e das náuseas. E não apenas as atividades aeróbicas são aliadas nessa hora. Levantar peso cerca de duas vezes por semana, por exemplo, diminui o linfedema, um inchaço que às vezes aparece nos braços de mulheres em terapia. Ioga também traz benefícios: na americana Universidade do Estado de Ohio, mulheres com câncer de mama realizaram essa modalidade duas vezes por semana. Após três meses, elas apresentaram uma menor concentração de substâncias inflamatórias, que colaboram para o tumor. Sem contar que a prática, por incluir a meditação, aplaca o estresse, outro fator que gera inflamações.

5. Obesidade

Ajustar a dieta e malhar é a combinação ideal para manter o peso. O Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana, de modo a aprimorar a saúde como um todo. Se o objetivo é perder peso, no entanto, o mínimo estipulado sobe para 250 minutos. Contudo, principalmente entre sedentários, cumprir tal meta logo de cara chega a ser, sim, perigoso em algumas situações. A progressão deve ser gradual. O princípio vale sobretudo aos obesos, que, se extrapolarem seus limites, correm um alto risco de sofrer lesões e problemas cardiovasculares. Cada um precisa ser avaliado pelo seu médico e, combinado com a orientação de um profissional de educação física, encontrar a intensidade correta. Outra dúvida comum: musculação é indicado? Já adiantamos: puxar ferro sem equilibrar a dieta não implicará um grande emagrecimento. Mas exercícios de resistência ajudam a aprimorar a composição corporal, trocando gordura por massa magra, e deixam os praticantes menos propensos a sofrer panes no coração. Para isso vale investir em treinos curtos e intensos e realizar atividades que priorizem abdômen e costas.

6. Dores crônicas

Pessoas que sofrem de fibromialgia têm até medo de fazer ginástica. Isso porque a condição provoca incômodos dos pés à cabeça, que pioram quando se mexe além dos limites. Mas práticas leves funcionam como um remédio para amenizar os sintomas. Nesse contexto, a musculação auxilia a remover toxinas dos músculos, afastando as dores. Nas primeiras vezes que pisa na academia, o fibromiálgico não raro apenas executa o gesto de um exercício, sem carregar carga alguma – a meta é não disparar sensações dolorosas. Como boa parcela dos pacientes reclama de desconfortos logo depois de acordar e à noite, uma tática interessante é agendar os treinos nos momentos em que as dores dão uma trégua. E não vale forçar regiões sensibilizadas: se o ombro está pegando durante uma sessão, deixe-o de lado e trabalhe outras partes do corpo. Quando ele parar de incomodar, você compensa.

7. Gestação

Gravidez não é doença, nunca é demais lembrar. Vale também outra máxima: toda gestante deve controlar seu peso. Dois terços das futuras mamães ganham quilos além da conta, e gestantes obesas correm mais risco de sofrerem com dores articulares, diabete gestacional, pressão alta e infecções, entre outras complicações. Por isso, gravidez e sedentarismo não combinam. Muitas mulheres, com o intuito de proteger sua cria, deixam de se exercitar – ou veem na fase outra justificativa para estender a preguiça e nem começar. Acontece que as atividades físicas, desde que leves, não oferecem risco na maioria dos casos. E, claro, são grandes ajudantes na manutenção do peso. Isso porque queimam calorias e mantêm os músculos em forma. Há, contudo, cuidados especiais. Em primeiríssimo lugar, a gestante precisa do acompanhamento de um médico especializado. Só ele consegue flagrar eventuais complicações que, aí sim, exigem o afastamento de certas práticas. Esportes com bola ou outros acessórios que podem atingir a barriga devem ser evitados, assim como aqueles em que existe a possibilidade de um encontrão. Recomenda-se também preferir modalidades que não envolvam mudanças bruscas de direção ou freadas intensas. Sintomas como dor, sangramento vaginal ou tontura durante a ralação são sinais de que algo não vai bem. Mas, respeitando os limites, dá para se manter ativa, bonita e, acima de tudo, saudável durante todos os nove meses

Fonte
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Educação física ajuda a reforçar conceitos de coletividade


O esporte ajuda na interação e na sociabilidade entre os alunos e permite que conheçam e respeitem as diferenças e aprendam a importância do trabalho em equipe. Os benefícios são físicos e psicológicos. Além de fortalecer ossos e músculos, a prática de esportes ajuda na concentração e na coordenação motora.
O esporte amplia o conceito de coletivo e, consequentemente, auxilia na realização de trabalhos em equipe, estimula a competitividade e ensina o respeito às regras.
A participação em competições e em outros eventos é essencial para que os alunos, além de representar a instituição, interajam com outros grupos e, assim, ampliem a ideia de socialização e fortaleçam a de cooperação. Com a participação dos alunos em competições, a escola visa sempre ao trabalho em equipe e ao desenvolvimento físico e psicológico dos estudantes.
O oferecimento de atividades esportivas pela escola possibilita aos alunos experimentar diferentes modalidades. A ênfase do esporte na escola não está no rendimento profissional, mas na parte lúdica e recreativa. Isso possibilita a crianças e adolescentes interagir, compartilhar momentos de socialização e cooperação e construir atitudes de respeito, companheirismo e solidariedade.
Os alunos, com a prática de esportes, aprendem não apenas a competir. Aprendem ainda que para ser o primeiro, continuar nas competições e ter um bom rendimento é preciso ter metas, responsabilidade, força de vontade e interesse. Os resultados observados com a prática de esportes pelos estudantes têm sido positivos. É visível a mudança de comportamento e de atitudes, pois eles aprendem a respeitar regras e a trabalhar em equipe.http://observatorio.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/educador_fisico.jpg
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .