sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Atividade física e “gorduras no sangue’’

http://fernandoprado.com/wp-content/uploads/2015/02/atividade-fisica-reabilita%C3%A7%C3%A3o-cardiopulmonar.jpg


Atividade física é definida como o movimento corporal produzido pelos músculos com gasto de energia, beneficiando a saúde. Exercício é um tipo de atividade física planejada, estruturada e de movimentos repetitivos. Sedentário é o inativo, que vive a maior parte do tempo sentado ou quase não anda ou não faz exercícios.

A prática da atividade física, nos últimos anos, foi associada à menor taxa das principais doenças cardíacas em até um terço, ao se corrigir alguns fatores de risco como excesso de gorduras e a vida sedentária. A prática prolongada de exercícios tem efeito duradouro sobre as gorduras sanguíneas. É interessante ressaltar que nos atletas os níveis do HDL (colesterol bom), são bem elevados.

O tratamento do colesterol elevado não deve ser só a atividade física, a reeducação alimentar e medicação controlada formam o “trio de ferro” desse tratamento. Lembro que a atividade física não é vacina contra doenças cardíacas, se for abandonada perdem-se os benefícios adquiridos. Quanto à intensidade dos exercícios, não são necessários programas vigorosos de atividade física para a promoção da saúde, uma vez que a maioria dos benefícios é obtida com níveis moderados de exercícios (caminhadas de 100/120 metros por minuto por trinta minutos, três a quatro vezes por semana)

Para iniciá-la deve-se seguir algumas recomendações, para que apareçam os benefícios e diminuam os riscos.

Orientação Geral: pacientes com doenças cardíacas, seja em tratamento clínico de doenças cardiovasculares ou pós angioplastia ou cirurgia, tem as recomendações:

1. Iniciar somente após orientação médica clara para atividade física/ esportiva (inclui consulta clínica e teste ergométrico com médico);
2. Evitar os esportes competitivos e de contato físico;
3. Evitar exercícios de musculação/ levantamento de pesos, sem ordem médica;
4. Informar-se com seu médico do melhor horário, efeitos dos medicamentos durante a atividade física.

Modalidades de atividade física: a escolha deverá ser baseada naquelas que mais agradam e se adaptam ao indivíduo, tais como: andar, pedalar, nadar, vôlei modificado, biodança, tênis em dupla.

Exercícios de flexibilidade e de sobrecarga muscular (com aparelhos e pesos) são recomendados como componentes de uma prescrição mais completa de exercícios físicos. Aqueles que preferem as sessões de Hidroginástica, a elas devem-se associar exercícios resistidos com pesos, que irão favorecer a correção da osteoporose (que poderá piorar só com a hidroginástica) e com a temperatura d’água mantida ao redor dos 28º C.

Recomendações básicas gerais:

- Exercitar-se apenas quando estiver bem. Iniciar e terminar sempre de forma gradativa um exercício, evitar parada abrupta. Interromper a atividade sempre que surgirem sintomas algum problema de saúde. Nunca forçar, respeitando seus limites individuais. Evitar exercícios vigorosos após refeições.

Atenção:

1- Não considerar a sudorese como sinal de limite de um exercício físico, (com a idade diminui a quantidade de glândulas produtoras de suor) e em consequência, calor e esgotamento físico poderão chegar antes de aparecer o suor.

2- Nunca palpar o pescoço para contar a pulsação, essa atitude poderá provocar desmaio ou síncope, use a mão espalmada no peito na altura do coração ou um medidor de pulsação digital.

Devemos o mais rápido iniciar nossa atividade física, mas sempre supervisionada por médico, nutricionista e educador físico. Então “mãos e pernas” a obra.

Fonte: SBC
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Lesão anterior pode ter causado morte de surfista em yoga

yoga

O surfista brasileiro Filipe Fairich morreu ao fraturar o pescoço praticando yoga, no último sábado, em Belize, onde estava vivendo com a namorada. Encontrado desacordado dentro de casa, ele teria sofrido um acidente, fraturando o pescoço.

De acordo com a professora da modalidade Luciana Camargo, a única posição capaz de causar um acidente como o do capixaba seria a parada de cabeça, denominada Shirshasana. No entanto, ela acredita que o surfista já estava com uma lesão na região, o que poderia causar a fratura, incomum na yoga.

- Se ele estava realmente praticando yoga no momento do acidente, possivelmente a posição praticada no momento da fratura no pescoço seria um movimento de inversão. Mas não é nada comum isso acontecer, nunca tinha ouvido falar de nenhum caso antes. Se ele tivesse uma pré-disposição para isso, algo que debilitasse o pescoço, como uma lesão, uma hérnia ou uma protusão na área, seria possível causar um acidente, pois todo o peso do corpo estava em cima da cabeça. Mas se a musculatura e ossos estavam saudáveis e acostumados a suportar peso, não vejo motivo para o acidente – explica a professora.

Nas redes sociais, o clima no perfil do capixaba, que era local da praia do Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro, é de comoção. Amigos e parentes ainda estão impressionados com a notícia surpreendente do acidente. Outra praia que Filipe gostava de surfar era a da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. Ele morou no Rio por alguns anos.

O ex-atleta será homenageado por surfistas, que levarão suas pranchas ao mar nesta terça-feira, na Praia do Diabo, no Arpoador, a partir das 8h. Filipe fazia parte do "Arpoador Surf Club" (ASC), uma associação de surfistas sem fins lucrativos que tem com o objetivo desenvolver eventos esportivos e culturais na região.

Matéria publicada pelo site Eu Atleta

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Mercado fitness é apontado como tendência de negócio para 2015

http://www.bemparana.com.br/upload/image/noticia/noticia_306023_img1_bodytech-company-divulgao.jpg

Apesar de o Brasil ser um país jovem (somente 16% da população tem mais de 60 anos), ele vem se preocupando cada vez mais com estética, saúde e bem-estar. Segundo a Associação Brasileira de Academias (Acad), atualmente são mais de 30 mil academias e quase 8 milhões de alunos espalhados pelo Brasil, o que rendeu um faturamento de cerca de R$ 6,5 milhões ao setor somente no ano passado. “O interesse por qualidade de vida tem aumentado muito no Brasil, o que faz com que o mercado fitness cresça gradativamente. Somos o segundo maior no ramo do mundo, perdendo apenas para os EUA. Este mercado está aquecido e é apontado como tendência de negócio para 2015”, conta Weymar Teixeira, diretor de Franquias na rede de academias Alta Energia Fitness.

“O que acontece é que, antes, a atividade física era ligada somente aos entusiastas da boa forma e, atualmente, a saúde e o bem-estar levam um público diversificado às academias. O combate à obesidade e a outras doenças como hipertensão, diabetes, e o ‘envelhecer bem’ tem forçado cada vez mais essa expansão”, completa Weymar.

“Apostar em serviços diferenciados no segmento é uma ótima forma de alcançar bons resultados”, afirma Marcelo Azevedo Sampaio, que optou, há cerca de seis anos, por uma franquia da marca. “Apesar de já estar inserido no setor há 31 anos, meus negócios eram voltados apenas às atividades aquáticas. Senti a necessidade de oferecer outras modalidades para públicos diferenciados e resolvi apostar na Alta Energia. A marca é um ótimo negócio pois é uma rede sólida, conceituada e que investe em qualidade de serviço e publicidade, facilitando o posicionamento do franqueado no mercado. Como existe uma alta demanda e a concorrência é muito grande, isso traz mais visibilidade e um retorno maior e mais rápido”.

A Alta Energia Fitness atua nos mercados do sudeste e sul do país, dispondo de 17 estabelecimentos em funcionamento. Há cerca de cinco anos, a rede optou pela expansão por meio de franquias e a expectativa para 2015 é de 21 novas unidades, sendo dez somente em Minas Gerais. Até o final de 2017 são aguardadas 102 franquias. A rede dispõe de quatro modelos de franquias: Fit, Full, Extreme Fit e Studio e, devido a isto, o valor de investimento varia entre R$ 300 mil e R$ 2 milhões. O tempo de retorno é de, no máximo, 48 meses. A área mínima para uma unidade é de é de 250m² e os royalties aplicados são de 6%.

As franquias vêm se desenvolvendo a passos largos, chegando a crescer 7,7% só em 2014. Segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising, no ano passado, o rendimento aumentou 9 bilhões em relação a 2013, atingindo a marca de R$ 127 bilhões. “Apostar em uma franquia tem muito mais vantagens do que um negócio independente por ser uma coisa que já vem “pronta”. Marca já consolidada, know how, completa gestão do franqueador, rapidez de desenvolvimento, entre outras, são itens já inclusos no pacote”, afirma Weymar. O profissional ainda conta que o papel do franqueador é ensinar e dar suporte ao franqueado, transmitindo conhecimento, novidades e tecnologia.

Fonte: Jornal do Brasil
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Educação física: sua origem e influência no Brasil

http://www.fiqueinforma.com/wp-content/uploads/2012/11/educacao-fisica-escolar-inclusiva.gif

Ao analisarmos o processo histórico da Educação Física no Brasil, percebemos que a mesma teve várias tendências que foram mudando no decorrer dos anos, sob a influência de várias áreas como: a médica, a militar e a esportiva (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997).

No inicio da implantação da Educação Física, ela esteve sob influência médica, assumindo uma função higienista, que buscava modificar os hábitos de saúde e higiene da população. Acreditava-se que através dela era possível formar indivíduos fortes e saudáveis que preservariam a hegemonia da raça (Gallardo, 2000).

Nos anos 70, a educação física passa a ser caracterizada como esporte, considerada como fator que poderia colaborar na melhoria da força de trabalho da economia brasileira. Neste período estreitaram-se os vínculos entre o esporte e nacionalismo, influenciados pela Copa do Mundo de 1970 (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997).

Em relação à legislação de 1971, a educação física ganha espaço como atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. Sendo que a ênfase dada à aptidão física, a torna referência fundamental para planejar, controlar e avaliar.

Mas, na década de 80 começaram a haver contestações a respeito desta aptidão física, pois o Brasil não se tornou uma nação olímpica nem aumentou o número de praticantes de atividades físicas. Isto acarretou uma crise de identidade na Educação Física escolar, fazendo com que a mesma que prioriza o ensino de 5a a 8a série, ampliasse e priorizasse o ensino a partir da pré-escola (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997).

Atualmente, a educação física busca uma nova estruturação, baseada em estudos das influências que o meio físico e social têm sobre o desenvolvimento humano.  A educação física é de fundamental importância ao ser humano, já que pode contribuir para a autodisciplina, desenvolver os valores estéticos, os valores cooperativos, o raciocínio, a presteza mental e a saúde.

Além disso, a educação física é sobretudo Educação, envolvendo o homem como uma unidade em relação dialética com a realidade social. Pois, como ato educativo, está voltada para a formação do homem, tanto em sua dimensão pessoal como social.

O homem é movimento, o movimento que se torna gesto, o gesto que fala, que instaura a presença expressiva, comunicativa e criadora. Aqui, justamente neste espaço está a Educação Física, a qual terá maior identidade e maior autonomia quando se aproximar mais do homem e menos das antropologias. Quando deixar de ser instrumento ou função, para ser arte; quando se afastar da técnica e da mecânica e se desenvolver criativamente, pois, deve ser gesto criador.

Fonte
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

A motivação na aula de Educação Física Escolar

A discussão sobre motivação é ampla e variada, pois existem várias disciplinas que trabalham especificamente com a motivação e possuem suas próprias concepções.

A motivação pode ser definida como as causas que afetam o início, a manutenção e a intensidade de comportamento. O comportamento humano é movido por necessidades, interesses e estímulos vindos do meio ambiente. Uma pessoa motivada a realizar certa atividade poderá ter mudanças na compreensão da aprendizagem e de seu desempenho nas habilidades motoras.

Todos os motivos são considerados como estados internos, mas também são frequentemente despertados por estímulos externos. O ideal seria que toda a criança estivesse motivada internamente a praticar alguma atividade, sem precisar de fatores externos, como, por exemplo, recompensas pela sua prática. Refere-se aos jovens e crianças que praticam esportes em escolinhas e que participam de competições valorizando mais a competição desportiva. Enquanto, crianças praticantes nas aulas de Educação Física valorizam mais os motivos relacionados com os aspectos relativos à saúde, à amizade e ao lazer. Percebe-se ainda que existem vários motivos que levam as pessoas à prática de certas atividades motoras. Esses motivos podem ser pela busca do prazer ou da diversão, pela melhoria da saúde, pela aprendizagem, para se manter em forma, pela afiliação e pelo alcance de níveis mais altos de desempenho (BERLEZE, 2002).

A palavra motivo oriunda do latim motivum, significa "uma causa que põe em movimento", e pode ser definida como um impulso que faz com que se haja de certa forma. No entanto, a motivação não se demonstra na mesma intensidade em todas as pessoas, pois temos interesses diferenciados. Sendo assim, o professor deve estar consciente da busca por conteúdos diversificados, para que se consiga atender aos interesses contidos nas turmas, fazendo com que essa falta de previsão que a motivação manifesta, não venha lhe causar dúvidas no que diz respeito à motivação de seus alunos.

http://www.faacg.org.br/web/wp-content/gallery/ed-fisica-esc-esport/educacao_fisica_escolar_esportiva-19.jpg

Oprofessor deve ser o mediador entre os motivos individuais e os legítimos alvos a serem alcançados pelos alunos. Pois, o professor como o formador de opinião, pode ser um grande mediador dos objetivos da escola para com seus alunos.

Fonte
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O uso da Bola Suíça na Educação Física

http://www.sportlife.com.pt/images/stories/BloguesSportLife/BllogueFitness/bola_suica.jpg

Ganhando cada vez mais adeptos, os exercícios com a Bola Suíça é uma forma versátil de manter a forma e cuidar da saúde do corpo. Alternativa para esportes físicos de fisioterapia e pilates, a Bola Suíça é indicada para exercícios de fortalecimento muscular e reabilitação. Essas são apenas algumas de suas funcionalidades.

A utilização da bola para o treino ocasiona uma instabilidade forçando você a recrutar músculos profundos o que acaba sendo difícil acontecer em atividades convencionais, treinando também a velocidade de reação do corpo, fazendo com que você utilize os músculos estabilizadores que são os músculos ao redor da coluna responsáveis pela postura corporal nos movimentos.

Benefícios da utilização deste material são muitos:

- Utiliza e dinamiza todo o corpo;
- Melhora o equilíbrio e a coordenação corporal;
- Corrige más posturas ajudando a manter a posição da coluna correta;
- Alivia tensões;
- Pode ser utilizada por gestantes;
- Indicada especialmente para pessoas com problemas lombares e cervicais;
- Excelente opção de atividade sem impacto;
- Ótimo exercício físico para fortalecer a musculatura;
- Ativa a circulação sanguínea;

A bola é mais um 'equipamento' ou recurso para ser utilizado pelo profissional na sua aula. É utilizada no condicionamento físico, fitness, ginástica, pilates. Exercícios que trabalham o aquecimento do corpo para as demais atividades, o alongamento e fortalecimento muscular.
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Dica: 5 livros de Educação Física Escolar


A Educação Física Escolar é um trabalho bastante dversificado dentro da nossa profissão. Além de estar sempre atentos para temas atualizados, as brincadeiras executadas tem que chamar a a atenção da criançada para que elas fiquem motivadas.

Abaixo listei cinco livros que podem ajudar neste processo:

 

 

Livro - Educação Física Escolar: O Que, Quando e Como Ensinar


Livro - Educação Física Escolar


Clique em cada um deles para saber no que eles podem te ajudar.
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dicas para ser um bom jogador de futebol

http://beehomecdn.itforum365.com.br/650x313/144037959_972768512876123568_678258441_988979327447168338.jpg

Chegou uma mensagem aqui na 'Redação' perguntando como melhorar para ser um jogador de futebol profissional. A primeira coisa que me veio a cabeça foi: tem que treinar muito. Mas, além de treinar há algumas coisas básicas que encontrei para explicar no bom Dicas de Boleiro.
Nao é fácil ser jogador de futebol, ainda mais profissional. Embora no Brasil haja uma enormidade de times, você tem ideia quantos deseistem dessa carreira antes mesmo de chegar a um time Sub-20, que é a porta de entrada para o profissionall? Pois é! Tem que persistirem no ramo, não desistirem na primeira peneira, entre outra porção de fatores.
Precisa ter talento, embora muita gente ache que isso não e importante, com tantos pernas de pau por aí. as há algumas coisas que o Dicas com boleiros colocou num post e acho importante compartilhar:

Tenha disciplina

A disciplina é a arma para aprender a jogar bola da maneira certa. Se você é responsável e tem disciplina dentro de campo, realmente você irá ser um bom jogador. Tem disciplina é saber jogar limpo, sem deslealdade. Todos estão ali com o mesmo objetivo, vencer, contudo sempre no jogo limpo, sem agressões e violência.

Nunca jogue por jogar

Muitos amantes do futebol fazem isso, jogar por jogar! Não pode de maneira alguma pensar assim. Entre sempre com o espirito de ser o melhor, de dar o seu máximo em cada partida, de ajudar o seu time a vencer os adversários. Quando você joga por jogar, faz um joguinho meia boca, perde gols que não poderia, não consegue marcar o adversário, entre outros aspectos.

Aprenda a jogar sem a bola

Jogar com a bola nos pés é fácil, pois você tem ela e pode distribuir aos companheiros de equipe. O difícil é marcar sem ela! Você precisa saber marcar e não dar espaços ao adversário, só assim o seu jogo ficará melhor. Lembra aquela história "Cada um no seu" então use ela dentro de campo e jamais abra espaço.

Jogar de cabeça erguida

Esse é um ponto interessante e também faz parte das melhores dicas para jogar bem futebol. Se você joga com a cabeça baixa, só fica olhando para a bola e não vê o companheiro livre para recebe-la. Além disso, você corre o risco de ser chamado de fominha. Portanto levante a cabeça ao jogar, tenha calma para fazer bons passes.

Bons passes

Ter bons passes te faz ter confiança ao jogar bem futebol. Quando você sabe dar bons passes, seus companheiros de equipe não ficam tão preocupados, por que sabem que você irá acertar. Somente treinando muito é que você irá conseguir acertar bons passes e fazer boas jogadas.

Saber se posicionar

O posicionamento também faz parte das lições para jogar bem futebol. Um jogador que sabe a sua posição em campo, se movimenta adequadamente. Ao contrário de quem não sabe a posição, além de ficar correndo de um lado para o outro, fica cansado já na metade da partida, prejudicando de certa forma o time.

Bons chutes

Ter um bom chute significa ter um arma secreta no futebol. Quem não se lembra das bombas do Roberto Carlos? E dos chutes colocados de David Beckham? os bons chutes nascem também dos treinos. Há quem diga que é dom que cada pessoa tem, e que já nasce com ele. Eu acredito que não, somente nos treinos pode ser aprimorado.

Treinar, treinar e treinar

Por fim deixei a parte mais cansativa, mas aquela que irá lhe trazer melhores resultados ao longo da carreira no ramo do futebol. Se você é dedicado nos treinos, realmente terá bons passes, saberá chutar bem, saberá se posicionar, enfim, saberá jogar bem futebol.
Portanto, treine, treine sem parar sem ter preguiça, só assim você poderá melhorar suas habilidades seja nos campos, quadras ou no sintético.

Com ajuda daqui

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Como fazer uma boa avaliação física?

http://www.daianagrummt.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Slide115.jpg
A avaliação física é um importante processo no treinamento esportivo ou na prescrição de exercícios físicos para saúde ou estética. Quanto maior o número de informações que o professor tiver do seu aluno, mais personalizada será a planilha de treinos. O profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e auxiliar a estabelecer metas para o aluno avaliado a partir da identificação dos déficits apresentados, seja para melhorar o condicionamento físico, o desempenho esportivo e reduzir peso ou percentual de gordura, nunca se esquecendo dos objetivos impostos (e necessários) pelo aluno.
Uma boa avaliação física deve conter:
ANAMNESE: perguntas para identificar histórico esportivo e pessoal; problemas de saúde; restrições médicas e medicamentos utilizados; e os objetivos do praticante.
MEDIDAS CIRCUNFERENCIAIS: feitas com uma trena antropométrica, medimos as circunferências de membros superiores, tronco e membros inferiores.
COMPOSIÇÃO CORPORAL: verificamos o peso e a altura atuais e detectamos o percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular, peso ideal e índice de massa corporal (IMC).
ANÁLISE POSTURAL: através de quatro posições, analisamos e indicamos desvios posturais que podem interferir no treinamento e na vida cotidiana da pessoa, e indicamos exercícios para melhorar a postura do avaliado.
TESTE DE FLEXIBILIDADE: podemos medir, por meio de testes adimensionais, os níveis de flexibilidade e amplitude articular das principais articulações e alongamento da musculatura.
TESTES DE FORÇA: utilizamos teste abdominal e de flexões de braços para verificar possíveis pontos de dores que possam limitar a realização correta dos exercícios.
TESTE CARDIORRESPIRATÓRIO: pode ser feito de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores.
Com ajuda daqui
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ingira suplementos com moderação


http://www.pac.com.ve/images/stories/publicaciones/viajera/suplementovita-g-160413.jpg

Os suplementos, como sugere o nome, são para suprir deficiências alimentares e para auxiliar o desempenho nos resultados na academia.

Antes mesmo de apostar todas as fichas nos suplementos, lembre-se de que o bom resultado é garantido na união entre academia, nutrição e suplementos. O uso dos suplementos deve ser bem planejado, regados a árduos dias de treinos que só serão alcançados, após muito tempo de dedicação.

Um dos suplementos indicados pelos experts no assunto é a Whey Protein, que podem ser ingeridos uma vez ao dia, na ausência de treinos. Em dias de treino é recomendando usar duas doses ao dia. A quantidade é o equivalente a 80 g de proteína no corpo, o suficiente para acelerar o crescimento muscular. Nesse artigo sobre a Whey Protein você poderá se informar mais a respeito de como tomar, efeitos além dos benefícios da Whey Protein.

A Beta-Alanina é um aminoácido que ajuda na força e resistência do atleta. De acordo com estudiosos, o suplemento ajuda também no crescimento muscular. O indicado é ingerir de 1 a 2 g antes e depois dos exercícios.

Já a Glutamina, que também é um aminoácido, tem propriedades imunológicas, ajuda no crescimento muscular e auxilia na taxa metabólica do corpo. Os especialistas recomendam usar de 5 a 10 g do suplemento, antes de dormir.

A Creatina pode ajudar no aceleramento da recuperação, após os exercícios. O suplemento ajuda a diminuir a dor, ocasionada pelos exercícios pesados, e ajuda na força muscular. Os especialistas indicam a ingestão de 3 a 5 gramas de Creatina, antes e após a musculação. Nesse artigo falamos como tomar a creatina.

Os multivitamínicos são indicados para o uso diário no café da manhã e janta. São auxiliares para a queima de gordura corporal. A Arginina, por sua vez, ajuda a fluir o sangue melhor ao se converter para óxido nítrico (as veias ficam mais aparentes).

Além dos já citados, os treinos podem ser balanceados com Tirosina (queima de gordura), ZMA (altera o nível de hormônios anabólicos), BCCA'S (ajuda no crescimento muscular, Glucosamina e Condroitina (previne lesões).

Fonte
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Como fazer spinning sem dor no joelho

http://static-q.blogo.it/dasmariasblog/4/4b7/spinning-velocidade-maxima.jpg

Spinning, também chamado de Ciclismo Indoor, surgiu no final dos anos 80 nos EUA como forma de variar a forma convencional do pedalar em uma bicicleta estacionária, assumindo mais efetivamente alterações dos componentes essenciais de uma atividade física que seriam frequência cardiaca (FC), velocidade, intensidade, tempo e motivação.

O Spinning é uma aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a modalidade que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treinamento.

Algumas dicas:

Respeitar o cronograma das aulas

Periodização é como os professores chamam a programação das aulas. Há sessões de montanha, em que você faz bastante força para trabalhar os músculos das pernas; as chamadas endurance, que priorizam a perda de gordura; e os treinos intervalados, para ganhar fôlego e melhorar o condicionamento físico. Ou seja: as aulas não são sempre as mesmas. Por isso, dá para pedalar todos os dias em intensidades diferentes.

Ajuste a bicicleta de forma correta

Antes da aula, é necessário alguns ajustes na bicicleta em que vamos treinar. A altura do selim ideal é a que permite uma flexão de joelho de 25 a 30 graus quando o pedal está no nível mais baixo. O ajuste horizontal se faz medindo um antebraço do selim para o guidom. Se o selim for muito alto vai estressar a coluna, se estiver muito baixo os joelhos sofrerão.

Os pedais têm boa segurança de agarre para possbilitar o movimento nos 360º em equilibrio a solicitação dos músculos agonistas e antagonistas proporcionando um treinamento muscular harmônico. O aluno ao sentar na bicicleta deve observar se os pés estão bem fixados e se o início do dedão do pé está sobre o eixo do pedal. Pedalar com a ponta dos pés sobrecarrega as panturrilhas (músculos gastrocnêmios) e se o eixo do pedal estiver no meio dos pés a sobrecarga será nos músculos da frente da perna (tibiais anteriores).
O Guidon - Deve ser regulado na mesma altura do selim permitindo conforto ao tronco e membros superiores nas diversas manobras da aula, se ficar muito baixo, pode sobrecarregar a coluna .

Dores posturais ou dores no joelho são contra-indicações direta do Spinning

Utilizar banco de gel ou bermuda acolchoada

Como você pedala sentada em vários momentos da aula, o bumbum costuma doer. Afinal, o banco da bike de spinning é bem estreito. Uma capinha de gel que encaixa no banco ou uma bermuda com proteção extra no bumbum são dois recursos que proporcionam mais conforto durante as pedaladas.

"Escute" o seu corpo, siga a regra do ajuste do banco e se as dores continuarem, procure um médico que irá indicar um fisioterapeuta. Quanto mais cedo o problema for tratado mais cedo voltarás as aulas sem dor.



Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

3 dicas para melhorar a aula de Spinning


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQMZBYgkGS3x2Orem09boNbijaBj1pEBoiBaYiCMour80AeKDpqrBkpa4ZNj6N0anruoJxApaXblV4Rh-nDL1lwjzSm7jsMHiHq2kUjk5RZgufQr3zR3gY64fGQq_-9AomLRa9pxpLZXhR/s1600/Spinning1-main_Full.jpg

A preocupação de todo professor de Fitness (seja a aula que for) é transformá-la no mais interesante possível. As aulas de bike indoor, ou spinning como são popularmente conhecidas, são as mais oferecidas em muitas academias, devido a grande procura dos alunos. É possível perder entre 400 a 800 calorias em uma hora, dependendo da intensidade do treino, sexo, massa magra e condicionamento físico de quem pedala.

Saiba alguns aspectos que pode ajudar a incentivar os alunos nessas aulas:

Música

A musicalidade da aula de bike é um dos fatores que contribui para o grande interesse dos alunos. O profissional de educação física deve trabalhar as músicas de acordo com as estratégias de treino, tornando a montagem das aulas um exercício com infinitas possibilidades. Outro fator motivacional é a participação do professor no treino. Dessa forma, o aluno se sente encorajado.

Estratégias de treino

  Oaluno de bike indoor também está procurando por resultados. E para tornar o treino mais eficaz,  deve haver mistura de aulas com maior e menor intensidade, somando as diferentes estratégias de treino (contínuo e intervalado) garante um alto gasto calórico, melhora o condicionamento cardiovascular e ainda previne o excesso de treinamento (overtraining).

Vocabulário adequado

 O profissional deve entender também um pouco de ciclismo outdoor para montar seu roteiro de aula. Como ja disse acima, a participação do professor no treino encoraja o aluno.

Um dos motivos da popularidade é que são aulas acessíveis a diferentes níveis de condicionamento físico e faixa etária. E ainda é possível perder entre 400 a 800 calorias em uma hora, dependendo da intensidade do treino, sexo, massa magra e condicionamento físico de quem pedala. Boa sorte!
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os esportes dos Jogos Paralímpicos de 2016

http://www.boasnoticias.pt/img/rio2016.jpg

Os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência.4 Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial.

O Comitê Olímpico Internacional (IPC) reconhece vinte e oito esportes como federados. Sendo que a Organização Internacional de Esportes para Deficientes é responsável pela administração de seis modalidades, e os outros treze possuem federações próprias, como é o caso do Basquetebol em cadeira de Rodas, Canoagem, Ciclismo, Curling em cadeira de Rodas, Hipismo, Remo, Rugby em cadeiras de Rodas, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol Sentado.

Esportes do IPC

Atletismo: possui provas para todos os tipos de deficiência, com provas disputadas em cadeira de rodas, com o uso de próteses e com o auxílio de um guia. Os dezessete tipos de evento (disputados na pista, no campo e na rua) são divididos em diversas classes, de acordo com o grau de comprometimento dos atletas.

Levantamento de peso: versão paralímpica do levantamento de peso básico, é disputado por amputados dos membros inferiores, paraplégicos e portadores de paralisia cerebral.

Natação: um dos esportes mais populares dos jogos, é disputado por deficientes físicos e visuais classificados de acordo com sua habilidade para cada nado. Não é permitido o uso de próteses ou de qualquer equipamento que auxilie o nadador, exceto os tappers, usados para bater levemente às costas dos deficientes visuais para avisá-los de que a borda da piscina está próxima.

Tiro: disputado por deficientes físicos. Há duas categorias, para atletas em cadeira de rodas e em pé. Um sistema de classificação funcional permite que atletas de diferentes graus de comprometimento participem da mesma prova.

Dança esportiva em cadeira de rodas: único esporte que não faz parte do programa dos Jogos Paraolímpicos devido ao número ainda restrito de federações nacionais, é disputada nas categorias combinado (em que apenas um dos integrantes do casal usa cadeira de rodas) e dueto (em que os dois integrantes estão em cadeira de rodas).

Esportes da OIED

Bocha ou boccia: disputado por atletas em cadeira de rodas portadores de paralisia cerebral. Todos os eventos são disputados por ambos os sexos.

Esgrima em cadeira de rodas: disputado apenas por atletas em cadeira de rodas. Apesar de os atletas, em virtude da cadeira de rodas, ficarem mais afastados entre si, a baixa mobilidade do torso facilita os golpes, tornando as lutas mais rápidas que na versão tradicional.

Futebol de cinco: é disputado por deficientes visuais (o goleiro, entretanto, pode enxergar). O jogo acontece no mesmo campo do hóquei sobre grama, e não há a regra do impedimento.

Futebol de sete: reúne jogadores com variados graus de paralisia cerebral. Tem regras parecidas com as do futebol tradicional, mas ocorre num campo menor com equipes de sete jogadores, e não há a regra do impedimento.

Goalball: é disputado apenas por deficientes visuais. Cada trio tenta jogar uma bola com guizos dentro do gol adversário. Todos os jogadores ficam próximos ao seu gol, que tem a mesma largura da área de jogo.

Judô: competem neste esporte deficientes visuais, divididos em categorias de peso. Mulheres participaram pela primeira vez em Atenas 2004.

Esportes com federações próprias

Basquetebol em cadeira de rodas: desenvolvido quase simultaneamente nos Estados Unidos e no Reino Unido, é disputado por atletas em cadeira de rodas. A quadra e a altura da cesta são idênticas às do basquetebol tradicional. A Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas organiza os eventos.55

Badminton: incluído em outubro de 2014, fará sua estreia apenas em Tóquio 2020. Será disputado por deficientes visuais e físicos, seguindo praticamente as mesmas regras de sua versão convencional. É de responsabilidade da Federação Internacional de Badminton.40

Canoagem: incluída no programa em dezembro de 2010, é aberta a deficientes físicos e intelectuais. A Federação Internacional de Canoagem administra os eventos da modalidade.

Ciclismo: é disputado por deficientes visuais e físicos. De acordo com seu grau de comprometimento, o atleta pode usar bicicleta, triciclo, tandem ou handcycles. A União Ciclística Internacional gere o esporte.57

Hipismo: usado primeiramente para reabilitação e recreação, é hoje disputado por deficientes visuais e físicos. Homens e mulheres competem juntos, de acordo com o seu perfil funcional. A Federação Equestre Internacional é a responsável pela modalidade.

Remo: é o esporte mais novo no programa paralímpico de verão, sendo introduzido apenas em Pequim 2008. Participam das provas deficientes físicos, utilizando equipamentos adaptados. É gerido pela Federação Internacional de Remo.

Rugby em cadeira de rodas: está oficialmente nos Jogos desde 2000 e é disputado por atletas com quadriplegia. É administrado pela Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas.

Tênis em cadeira de rodas: competem neste esporte portadores de deficiência física em pelo menos um membro inferior. Na categoria "quad" só podem participar atletas com deficiência em três ou quatro membros. Todas as regras são as mesmas do tênis tradicional, exceto uma: a bola pode tocar no chão duas vezes antes de um jogador rebatê-la. A Federação Internacional de Tênis gere a modalidade.

Tênis de mesa: amputados, paraplégicos e portadores de paralisia cerebral competem em categorias para atletas em pé e em cadeira de rodas. A Federação Internacional de Tênis de Mesa é a responsável pelo esporte.

Tiro com arco: disputado por paraplégicos, portadores de paralisia cerebral e amputados, divididos em três classes funcionais. Há disputas individuais e por equipes, para atletas em pé e em cadeira de rodas. É gerido pela Federação Internacional de Tiro com Arco.

Triatlo: incluído em dezembro de 2010, é disputado por deficientes físicos, e compreende seis categorias. É de responsabilidade da União Internacional de Triatlo.

Vela: introduzido como esporte oficial em Sydney 2000, é aberto a atletas amputados, paraplégicos, portadores de paralisia cerebral e deficientes visuais. O sistema de classificação do esporte é baseado em quatro fatores: estabilidade, habilidade manual, mobilidade e visão. A Associação Internacional de Vela para Deficientes organiza as competições.

Voleibol sentado: atletas com deficiência física competem em equipes de seis, podendo compor a mesma equipe portadores de diferentes graus de deficiência. Por ocorrer numa quadra menor que a do voleibol tradicional, é um esporte mais rápido. Como alguns atletas possuem ao menos parte dos membros inferiores, há uma regra que os obriga a manter a pélvis em contato com a quadra durante o jogo inteiro. É gerido pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes.

Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 também conhecidos como Os Jogos da XV Paralímpiada de Verão os serão a 15ª edição do evento, a serem realizados entre 7 de setembro e 18 de setembro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Cluster da Barra

Centro Aquático Nacional - Natação
Centro Olímpico de Treinamento - Golbol, Judô e Basquete em cadeira de rodas
Estádio de Hóquei - Futebol (5 e 7)
Riocentro - Bocha, Tênis de Mesa e o Supino
Arena Olímpica do Rio - Rugby em cadeira de rodas

Cluster de Deodoro

Centro Equestre Nacional - Hipismo
Centro Nacional de Tiro - Tiro Esportivo
Arena de Deodoro - Esgrima em cadeira de rodas

Cluster do Maracanã

Estádio do Maracanã - Cerimônias
Ginásio do Maracanãzinho - Vôlei Sentado
Estádio Olímpico João Havelange - Atletismo
Marquês de Sapucaí - Tiro com Arco

Cluster de Copacabana

Praia de Copacabana - Triatlo
Parque do Flamengo - Clclismo de Estrada e Maratona
Marina da Glória - Iatismo
Lagoa Rodrigo de Freitas - Remo
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

A mecânica da respiração na atividade física


Respiração euatleta (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

Saber como funciona a respiração na atividade física pode facilitar, e muito, a performance em momentos de maiores picos dos exercícios. O controle da respiração é feito por um 'sistema' preciso. Embora a respiração seja feita de forma involuntárias os músculos da respiração agem de forma voluntária, principalmente se estimulados com alguns exercícios. E esses exercícios, bem orientados por um profissional pode trazer uma melhor performance ao praticante.

A função respiratória é regulada por um centro localizado no Sistema Nervoso Central, chamado Centro Respiratório, que funciona recebendo informações do teor de oxigênio e gás carbônico do sangue. Ele comanda através de impulsos nervosos a atividade contráctil dos músculos da respiração, principalmente o diafragma e os músculos intercostais.

Quando a respiração começar a ser insuficiente para a produção de energia, por exemplo quando começamos uma atividade física, a tendência seria cair o teor de oxigênio no sangue e aumentar o teor de gás carbônico. Imediatamente os quimioceptores (que 'sabe' a quantidade de oxigênio e gás carbônico pelo corpo) detectam estes teores e "bombardeiam" o centro respiratório com impulsos nervosos. De imediato o centro respiratório aumenta o comando sobre os músculos da respiração, aumentando sua atividade contráctil, o que aumenta o fluxo de entrada e saída de ar dos pulmões. Este ajuste é muito rápido e extremamente eficiente, feito de forma involuntária.

O aumento da ventilação é sempre exatamente adequado para manter os teores corretos de oxigênio e gás carbônico no sangue. Ninguém precisa "pensar" para que este ajuste seja feito.

Essa mecânica respiratória faz com que aumentemos ou não a nossa respiração, de acordo com a nossa necessidade. Porém, mesmo que não quiséssemos, o equilíbrio entre oxigênio e gás carbônico é mantido no corpo, mesmo com aumento da demanda de oxigênio como ocorre no caso da atividade física
Com ajuda daqui
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Video: Como respirar melhor na corrida



http://www.desedentarioamaratonista.com/wp-content/uploads/2013/05/out-of-breath-620x250.jpg

É certo que o sucesso na corrida está dependente do treino das pernas, mas aplicar algumas técnicas de respiração corretas pode também contribuir significativamente para a nossa habilidade em correr melhor. Se conseguirmos inalar muito oxigênio sem comprometer a nossa eficácia de corrida, teremos uma grande vantagem face a outros corredores que lutam por respirar corretamente.

Veja o vídeo abaixo que responde as principais dúvidas sobre o assunto:

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Importância dos minerais e vitaminas no Esporte

Consumir suplementos sem orientação pode resultar em problemas no organismo/Foto: © JJAVA - Fotolia.com


Embora não sejam nutrientes energéticos, as vitaminas são extremamente importantes na capacidade funcional do corpo humano, intervindo em diversas reações metabólicas que ajudam na defesa e proteção do organismo contra o stress causado pelo exercício e atividades cotidianas.

Uma alimentação variada e rica em frutas, legumes e hortaliças fornece boas quantidades de vitaminas.

Os minerais são necessários para a regulação da hidratação do corpo e do pH do sangue, e para o funcionamento dos neurónios e dos músculos.

O potássio tem um papel fundamental na contração muscular, impedindo as caimbras. O magnésio, além de atuar no relaxamento dos músculos, ajuda na produção de energia. O sódio auxilia no transporte de oxigénio.

Os atletas, em especial aqueles que fazem restrição alimentar, podem não ingerir suficientes quantidades de cálcio e ferro. Juntamente com o stress fisiológico a que estão submetidas devido à intensidade dos treinos, estes atletas expõem-se a elevados riscos de osteoporose, anemia e distúrbios hormonais. Assim, devem procurar ter especial cuidado com a sua alimentação, procurando os alimentos que forneçam estes minerais. O ferro encontra-se essencialmente na carne, peixe e cereais fortificados. A principal fonte de cálcio é o leite e seus equivalentes.

Uma alimentação saudável e equilibrada pode fornecer uma boa quantidade de vitaminas e minerais, no entanto, por mais completa que seja, é muito complicado que se consiga as quantidades ideais de vitaminas e mineraiss para um ótimo funcionamento do corpo humano. Ai é que entra a suplementação como um importante auxiliador na reposição de vitaminas e mineirais.

Os multivitamínicos são complexos que reúnem vitaminas e minerais essenciais numa única cápsula. Foram desenvolvidos para suprir as necessidades nutricionais que a maioria dos indivíduos apresentam, devido ao seu atarefado estilo de vida onde muitas vezes não há tempo para consumir uma refeição saudável.

A suplementação com multivitamínicos e mineiras é uma forma prática de assegurar que o seu organismo não apresente déficit de vitaminas e minerais essenciais ao seu desenvolvimento saudável.

Alguns estudos científicos demonstram os benefícios desta suplementação.

Estudos anteriores realizados com multivitamínicos sugeriram que eles ajudam a prevenir as cataratas [*1], o cancro do cólon [*2], a melhorar a cognição [*3] [*4], a fertilidade [*5] e a resposta do sistema imunitário [*6].

Multivitamínicos melhoram capacidade mental!

A maior parte dos estudos com multivitamínicos integra apenas pessoas idosas (mais de 55 anos). Porém, um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Northumbria, que avaliou adultos entre os 30 e os 55 anos, detectou grandes benefícios do consumo de suplementos multivitamínicos a nível mental [*7].

No estudo, 215 homens entre os 30 e os 55 anos consumiram ou um suplemento multivitamínico ou um placebo durante 33 dias. Estes homens foram avaliados antes e depois do período da investigação, a nível do estado de espírito, stress e saúde mental.

Antes do estudo não havia diferenças significativas entre os homens posteriormente distribuídos pelos 2 grupos. No entanto, depois dos 33 dias de estudo, o grupo que consumiu o multivitamínico mostrou melhorias relativas a nível da capacidade e bem-estar mental. Isso incluiu menos stress, mais vigor e melhor estado de espírito e humor.

Além disso, a capacidade de raciocínio também aumentou. Os voluntários tiveram de desempenhar testes como contar números de trás para a frente em 3 ou 7 segundos. Saíram-se melhor aqueles que consumiram o suplemento multivitamínico durante o estudo.

A dica é: Não exagerar nas doses!

As vitaminas e minerais irão ajudá-lo a melhorar o funcionamento do seu corpo como um todo. Caso não consuma as quantidades mínimas diárias necessárias de vitaminas e minerais, – o que é bastante provável, levando em consideração a falta de tempo e os maus hábitos alimentares da população brasileira – a utilização de um bom multivitamínico e mineral se torna imprescindível, no entanto, tenha cautela ao escolher o seu produto ideal, produtos que lhe ofereçam quantidades exorbitantes além dos 100% do V.D. (valor diário necessário) podem ser tanto um mal para seu bolso quanto para sua saúde, cada pessoa tem uma necessidade individual de cada vitamina e mineral, portanto, escolha um produto seguro que lhe ofereça no máximo 100% do V.D. por capsula. O excesso de vitaminas e minerais é descartado pelo suor e pela urina, no entanto, o excesso de algumas delas podem gerar complicações e sobrecarga em alguns órgãos.

Na FUEL você encontra o produto Daily Formula da Universal Nutrition com 100 comprimidos. Um complexo vitamínico/mineral de A a Z com até 100% dos valores diários necessários, mais completo e mais barato do que o famoso Centrum.

Referências:
[*1] – Kuzniarz, M. et. al., Use of vitamin supplements and cataract: the Blue Mountains Eye Study, American Journal of Ophthalmology 132(1):19-26, Julho 2001.
[*2] – Jacobs, E. et. al., Multivitamin Use and Colorectal Cancer Incidence in a US Cohort: Does Timing Matter?, American Journal of Epidemiology 158:621-628, 2003.
[*3] – Chandra, R., Effect of vitamin and trace-element supplementation on cognitive function in elderly subjects, Nutrition 17(9):709-12, Setembro 2001.
[*4] – Benton, D. & Fordy, J. & Haller, J., The impact of long-term vitamin supplementation on cognitive functioning, Psychopharmacology 117(3):298-305, Fevereiro 1995.
[*5] – Czeizel, A. & Métneki, J. & Dudás, I., The effect of preconceptional multivitamin supplementation on fertility, International Journal for Vitamin and Nutrition Research 66(1):55-8, 1996.
[*6] – Pike, J. & Chandra, R., Effect of vitamin and trace element supplementation on immune indices in healthy elderly, International Journal for Vitamin and Nutrition Research 65(2):117-21, 1995.
[*7] – Hot air? Scientific study suggests multivitamin can add sparkle, Northumbria University, Junho 2010.


Fonte

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .