segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Preparação Física de atletas em academias

A prática de atividade física cada vez mais respeitada devido ao avanço técnico – científico atinge todas as áreas em que se aplicam exercícios físicos, seja na busca pela saúde, performance esportiva ou até mesmo a estética. Em qualquer forma de atuação, o profissional de educação física, único responsável pela prática de atividade física para estes fins, é cada vez mais exigido em seu conhecimento e aplicações de técnicas e métodos modernos. E as academias são os locais mais adequados para prática regular de atividade física por unir o conhecimento de seus profissionais com equipamentos modernos e metodologias atualizadas.

Academias buscam freqüentemente novidades na área de atividade física para atrair de novos alunos e manter os já existentes. É uma ferramenta eficaz para o praticante realmente atingir seus objetivos com segurança e de acordo com suas necessidades e limitação (se for o caso), pois somente com ADERÊNCIA à prática regular de atividade física é possível obter os benefícios para o organismo (saúde ou performance) e os benefícios estéticos. Para a obtenção de uma melhor aptidão física e/ou performance ser de forma segura e eficaz depende da sobrecarga (relação entre o volume e a intensidade do treinamento) e deve ser monitorada de acordo com a evolução individual de cada valência física estimulada. Os benefícios promovidos pela prática de atividade física, dependem diretamente de uma relação entre seu estímulo (próprio exercício) e sua adequada recuperação. Este eqüilíbrio faz com que o exercício físico possa ser comparado a um "remédio", que depende de sua dose para ser eficaz ou não. A diferença entre um remédio e o veneno é a dose, exatamente com uma intensidade inadequada de exercício físico, podendo ser ineficiente por ser leve demais, ou aumentar a probabilidade de algum problema de saúde (como lesões musculares e etc.) se com intensidade acima da indicada para o praticante, justificando assim, a importância da realização de uma avaliação da aptidão física.

Com uma aderência aos exercícios de intensidade adequada, o nível de aptidão física aumenta, necessitando assim de uma nova intensidade (carga) de treinamento, assim como as reavaliações periódicas para adequação da nova carga de treinamento. O descanso dependerá diretamente da quantidade do exercício (volume de treinamento) assim como da qualidade (leve, moderado ou intenso).

Para a determinação da dose correta de atividade física (intensidade e volume) se faz necessário quantificar o nível de condicionamento físico através de uma avaliação de aptidão física adequada, capaz de oferecer dados e tornar uma ferramenta precisa e útil para orientação criteriosa de cada valência a ser estimulada de acordo com os objetivos, necessidades e limitações do praticante individualizado assim o programa de treinamento. O resultado promovido pelo condicionamento físico, dependerá de inúmeras variáveis, devido às diferentes características de cada praticante.

Esta individualidade biológica faz com que o tempo de recuperação e recomposição seja diferente entre os praticantes resultando assim em um treinamento diferenciado e podendo ser elaborado em diversas formas, justificando assim, o porquê de alguns treinarem mais e outros menos para cada fase do programa de treinamento.

Um programa para prática de atividade física deve ser elaborado com critérios, hoje bem rígidos e comprovados cientificamente, devendo conter exercícios aeróbios para melhora do condicionamento cardiorrespiratório, exercícios de alongamento para flexibilidade e exercícios denominados localizados, para melhoria da musculatura esquelética, através da melhoria da resistência muscular e força. Cada modelo de atividade física (aeróbio, flexibilidade e muscular localizado) tem seu benefício específico para o condicionamento físico como um todo, sendo cada um com sua importância de igual valor quando se pretende uma melhora harmoniosa do condicionamento físico, atingindo a tão desejada qualidade de vida e até mesmo a performance esportiva.

A união dos equipamentos de alta qualidade, recursos de alta tecnologia para avaliação de aptidão física e controle da intensidade do treinamento quando oferecidos para profissionais qualificados e com uma visão criteriosa no planejamento do treinamento para aprimoramento do condicionamento físico, transforma facilmente em um centro de treinamento e condicionamento físico para qualquer modalidade desportiva, tanto para atletas de alto nível de performance ou até mesmo os atletas praticantes de esporte participativo ou recreacional. Esta forma de conciliação entre a tecnologia para o condicionamento físico, que avança constantemente, juntamente com metodologias específicas e comprovadas cientificamente para a segurança e melhor rendimento de cada atleta, depende diretamente da forma com que o profissional se atualiza e aplica estes métodos e utiliza com os novos equipamentos.

A atualização constante dos profissionais tanto com metodologias adequadas, suas aplicações e utilização correta de cada equipamento à disposição é sem dúvida o diferencial para um aprimoramento do nível de condicionamento físico para qualquer modalidade desportiva com eficiência e segurança.

Dr. Claudio Pavanelli – CREF 5514 G/SP – Fisiologista do Santos Futebol Clube de 1997 a 2007. Fisiologista da Sociedade Esportiva Palmeiras 2008. Professor do Curso de Fisiologia e Preparação Física do Instituto do Futebol Wanderley Luxemburgo.

Fonte: Fitness Magazine. Ano 04 – 2008 – Número 09/CONFEF
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .