No Brasil há diferentes modelos de gestão de academias, de acordo com o local em que se situam e com o poder aquisitivo de seus praticantes. De qualquer modo, esta adaptação possibilitou maior profissionalização e a localização de academias em qualquer parte do território nacional, em áreas ricas ou pobres, constituindo então uma das instituições de maior presença no país e um meio importante de geração de empregos e de atividade econômica.
A experiência das últimas três décadas mostrou que o crescimento do segmento fitness se ajustou às demandas da clientela e aos modismos de exercícios físicos, dando às academias um sentido operacional de marketing distinto.
Um reforço a este pressuposto incide no fato de que o modelo de academia tem sido adotado por clubes, escolas, hotéis e até empresas como oferta adicional às suas rotinas.
No Brasil há diferentes modelos de gestão de academias, de acordo com o local em que se situam e com o poder aquisitivo de seus praticantes. De qualquer modo, esta adaptação possibilitou maior profissionalização e a localização de academias em qualquer parte do território nacional, em áreas ricas ou pobres, constituindo então uma das instituições de maior presença no país e um meio importante de geração de empregos e de atividade econômica.
A atividade física está em franco crescimento notadamente nas classes A e B, além do aquecimento nas classes emergentes.
A alta tecnologia hoje está presente e se faz necessária nas boas academias. Além disso, a excelência no atendimento e no profissionalismo são fatores essenciais para quem quer acompanhar o crescimento do mercado. Não podemos esquecer a capacidade de adaptação aos novos tempos globalizados.
Outro ponto a ser destacado diz respeito ao aumento da expectativa de vida das pessoas, saltando de 56,1 para 76,1 anos. Segundo o IBGE, a demanda brasileira por esses serviços cresce ainda mais ao se inserir clientes de terceira idade. Novos serviços podem ser criados pelo segmento, tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida dessa população.
Antes de abrir o negócio, deve-se buscar mais informações sobre o segmento. Visitar academias, conversar com outros empresários do ramo e acessar sites de interesse do setor, de modo a decidir melhor e conhecer as legislações específicas e as oportunidades e os riscos que a atividade oferece.
Fonte: SEBRAE
Espero que você tenha gostado desse texto.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .