terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exercícios físicos aeróbicos e a prevenção das doenças coronarianas


A prática regular de exercícios físicos aeróbicos como caminhar, correr, pedalar ou nadar, é capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas, no entanto, a magnitude desta redução varia de acordo com a população estudada e a metodologia empregada nos diversos estudos publicados sobre o tema.

Uma metanálise (revisão dos resultados de vários estudos) avaliou a magnitude da redução do risco de doença arterial coronariana (DAC), obtida através da prática regular de exercícios físicos aeróbicos. A DAC caracteriza-se pela formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, sendo a principal causa da angina do peito e infarto do miocárdio (conhecido popularmente como ataque cardíaco).

O Dr. Jacob Sattelmair e seus colaboradores (Harvard School of Public Health, Boston, Estados Unidos) concluíram que os indivíduos que praticavam o equivalente a 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados semanalmente, tempo mínimo recomendado pelas diretrizes médicas, obtiveram uma redução de 14% do risco de DAC, quando comparados com indivíduos sedentários. Aqueles que praticavam cerca de 300 minutos semanais obtiveram uma redução do risco ainda maior, ou seja, em torno de 20%.

Fonte: Circulation.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário