Todos os movimentos fazem parte do domínio, sendo que em muitos estudos o domínio motor é mencionado como psicomotor, em função do grande envolvimento do aspecto mental ou cognitivo na maioria dos movimentos (TANI, 1988).
Os movimentos podem ser subdivididos em 6 fases: fase dos movimentos reflexivos; fase dos movimentos rudimentares; fase dos movimentos fundamentais ou básicos; fase de transição; fase dos movimentos especializados; e fase dos movimentos complexos.
O movimento fundamental é aquele período de tempo onde meninos e meninas começam a desenvolver um crescimento das habilidades de movimentos básicos. Correr, saltitar, saltar, lançar, agarrar e chutar, são considerados movimentos fundamentais.
Execuções bem sucedidas na mecânica das habilidades esportivas são dependentes de movimentos fundamentais maduros. Uma vez ultrapassado o estágio transição, progredimos para o estágio final que envolve a aplicação das habilidades de movimentos especializados nas atividades esportivas, durante o tempo de vida recreacional e das experiências de esporte competitivo.
A fase dos movimentos especializados está relacionada à especialização do desenvolvimento motor, sendo uma fase em que os movimentos em vez de serem identificados com a aprendizagem, passam a ser uma ferramenta que pode ser aplicada a uma variedade de habilidades de movimentos especializados. As habilidades são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas. Os movimentos de saltitar, saltar, por exemplo, são agora aplicados as atividades de pular a corda, para danças folclóricas e também para o salto triplo.
O começo da extensão do desenvolvimento das habilidades dentro desta fase depende de uma variedade de fatores cognitivos, afetivos e principalmente psicomotores, tais como: percepção, costumes, caracterização emocional, pressão dos pares, tempo de reação e velocidade de movimento, tipo de corpo, altura e peso. Esta fase é subdividida em três estágios: transição, aplicação e utilização para a vida (GALLAHUE, 1989).
Por volta do oitavo ou nono ano de vida, a criança geralmente entra no estágio de transição, pois o indivíduo começa a combinar e aplicar habilidades de movimentos fundamentais na execução de habilidades esportivas ou recreativas. Caminhar numa ponte de corda, saltar e chutar uma bola são exemplos de habilidades de transição comuns. As habilidades transicionais são simplesmente uma aplicação dos movimentos fundamentais em alguma forma mais complexa e específica.
Durante este estágio, as crianças estão ativamente envolvidas em descobrir, combinar numerosos padrões de movimentos e habilidades e estão entusiasmadas pela rápida expansão de suas habilidades. A meta que concerne aos pais, professores e pares será de auxiliar a criança a desenvolver e aumentar suas habilidades em variadas atividades, evitando um foco estreito, o que poderá trazer efeitos indesejáveis nos últimos dois estágios desta fase (GALLAHUE, 1989).
Entre 11 e 13 anos de idade, interessantes mudanças tomam lugar no desenvolvimento das habilidades do indivíduo. Durante este estágio há limites de habilidades cognitivas, afetivas e experiências das crianças, acoplados a uma ansiedade natural para ser ativa, proporcionando uma pré-disposição para a prática de atividades físicas.
As habilidades complexas devem ser refinadas e usadas na execução de atividades avanças e levadas adiante e na escolha de esportes por si mesmo. O estágio da utilização na vida começa por volta dos 14 anos e continua através da fase adulta. Torna-se importante lembra que as habilidades e escolhas feitas durante os estágios anteriores são carregados dentro deste estágio e adicionalmente refinados. O desempenho pode variar, desde a participação cooperativa ou recreativa, em jogos organizados ou não organizados, esportes competitivos, colegiais, universitários, olímpicos ou profissionais (GALLAHUE, 1989). Este é um estágio que representa a utilização para toda a vida e é a culminação de todas as fases e estágios precedentes.
Fonte
Espero que você tenha gostado desse texto.
Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário