sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alongamento correto previne lesões e aumenta estatura




O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física, e pode, inclusive, aumentar a estatura do praticante. Ele aumenta a flexibilidade muscular aumentando a amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação, evitando alguns problemas como artrite, que é a infamação das articulações.

O alongamento pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja em casa, no trabalho, ou mesmo no meio da rua, existem exercícios de alongamento que você pode fazer. A utilização de técnicas adequadas de alongamento é vital para que você não puxar um músculo e ferir permanentemente. O truque é fazer um pouco em vários momentos do dia. Basta segurar sua posição e contar de um a trinta. É importante para evitar rejeições súbito e estende-se extrema.

Para escolher o tipo de alongamento adequado para você é importante buscar um profissional de educação física ou um fisioterapeuta.

Quem começa a se exercitar mais velho o alongamento é extremamente importante, porque com o passar da idade as chances de lesão nas articulações é muito grande, além disso os ossos tornam-se frágeis. Outro fator interessante é que o alongamento melhora a circulação sanguínea, deixando o corpo mais preparado para atividades mais pesadas.
 
Quando iniciar sua rotina de alongamento, provavelmente você vai encontrar alguns movimentos difíceis de fazer em primeiro lugar. Você precisa ter o seu tempo e relaxar. Em breve, você vai se surpreender com o quanto você pode conseguir com paciência. Isso é realmente recomendado por muitos especialistas em saúde, especialmente para o membro sênior da sociedade.
 
Os exercícios envolvidos são fundamentais para melhorar sua saúde e desenvolver a sua mobilidade com segurança.

Fonte: Saúde Plena
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Cãibras: entenda o que são e saiba como evitá-las

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Cãibras são contrações repentinas, breves e dolorosas de um músculo ou grupo muscular. As cãibras são caracterizadas por apertos musculares involuntários que ocorrem com mais frequência durante ou após atividades físicas intensas, e ocasionalmente em repouso, podendo ser causadas por diversos fatores.

As cãibras podem ser desencadeadas após exercícios puxados, e geralmente duram segundos, podendo-se observar o endurecimento do grupo muscular durante sua atuação. O desaparecimento da mesma, na grande maioria das vezes ocorre subitamente. 

A literatura aponta várias causas para o surgimento da cãibra, porém não há nada comprovado cientificamente. Entretanto o principal fator parece ser o cansaço muscular (fadiga) em indivíduos mal preparados fisicamente e que se submetem a esforço físico exagerado.

Outro fator é o calor associado ao suor excessivo com perda de cloreto de sódio (encontrado no sal de cozinha). As cãimbras podem ser causadas por uma circulação inadequada aos músculos, gerando assim uma isquemia local (falta de suprimento de sangue para um determinado grupo muscular).
 
Para evitar as cãibras, siga algumas práticas:

1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
 
2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios "pesados", e "intensos", e com transpiração abundante, com uma bebida esportiva/isotônico; ou mesmo água, se o exercício não for tão intenso;
 
3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal, mas tome cuidado) e descanse os músculos após um treino intenso.

4. Durante os treinos, o corpo está sujeito a perder potássio assim a banana, fonte de potássio, previne a cãibra. A vitamina B6 da banana ajuda a aumentar a energia do organismo e favorece a recuperação dos músculos depois do exercício

Fonte: Saúde Plena.
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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Veja 8 atividades físicas para fazer a dois

Casal que se exercita unido, permanece unido. Não existem teorias sobre o assunto nem teses defendidas do gênero, mas se ambos desfrutam do gosto por atividades físicas ou precisam manter o metabolismo ativo, escolher modalidades que possam ser feitas juntos pode ser uma boa. Pensando nisso, a revista Shape listou oito esportes ou atividades que irão manter o corpo e o amor em dia também.

Aulas de dança
Não existe malhação mais sensual do que dançar. É uma excelente desculpa para ficar pertinho do amado e mover o corpo junto a ele. Além disso, fortalece e tonifica os músculos do corpo. E, segundo a revista Shape, no fundo, todo homem tem o desejo de ser um bom dançarino.

Corrida
Sair para correr juntos dá a oportunidade para o homem se conectar já que se comunicam melhor lado a lado do que cara a cara com a parceira. E correr pode queimar até 160 calorias em apenas 30 minutos.

Jogar tênis
O esporte é excelente para inspirar uma competição divertida entre os parceiros. E a atenção para rebater a bola nem fará você perceber que está se exercitando. Outra vantagem é que manter o companheiro do outro lado da quadra, fará com que ele deseje ficar pertinho de você após a partida.

Campo de treinamento
Homem adoram demonstrar força e as mulheres adoram observar. Ver o parceiro em um ambiente natural, rústico pode ser positivo para esquentar a relação. Nesses campos, há programas e exercícios que englobam os parceiros, o que ajuda a solidificar ainda mais os laços de união, já que tarefas deverão ser completadas em dupla.

Sexo
Também conta como atividade física. Quanto mais ativa e criativa for na cama, mas calorias é possível queimar. Pesquisas demonstram que sexo não apenas é uma forma de profunda conexão química com o parceiro, mas também manter os músculos pélvicos tonificados.

Escalada
É um exercício de superação e testa a comunicação e confiança entre parceiros. Isso porque enquanto um está subindo, o outro é responsável por segurar o equipamento de segurança e ajudar na escalada. Além de exercitar o corpo, é boa oportunidade de testar como andar o relacionamento.

Ioga
Como a maioria dos homens sofre com problemas de falta de flexibilidade (em ambos os sentidos), pode ser um bom exercício para fazer a dois. É uma ótima atividade também para aliviar momentos de estresse e trazer equilíbrio.

Patinação
Um dos melhores exercícios para queimar calorias, também favorece o contato físico entre os parceiros. Dá até para ensaiar manobras abraçadinhos. E a atividade ajuda a tornear as pernas. 


Fonte: Terra

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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Características motoras das crianças

    Todos os movimentos fazem parte do domínio, sendo que em muitos estudos o domínio motor é mencionado como psicomotor, em função do grande envolvimento do aspecto mental ou cognitivo na maioria dos movimentos (TANI, 1988).

    Os movimentos podem ser subdivididos em 6 fases: fase dos movimentos reflexivos; fase dos movimentos rudimentares; fase dos movimentos fundamentais ou básicos; fase de transição; fase dos movimentos especializados; e fase dos movimentos complexos.

    O movimento fundamental é aquele período de tempo onde meninos e meninas começam a desenvolver um crescimento das habilidades de movimentos básicos. Correr, saltitar, saltar, lançar, agarrar e chutar, são considerados movimentos fundamentais.

    Execuções bem sucedidas na mecânica das habilidades esportivas são dependentes de movimentos fundamentais maduros. Uma vez ultrapassado o estágio transição, progredimos para o estágio final que envolve a aplicação das habilidades de movimentos especializados nas atividades esportivas, durante o tempo de vida recreacional e das experiências de esporte competitivo.

    A fase dos movimentos especializados está relacionada à especialização do desenvolvimento motor, sendo uma fase em que os movimentos em vez de serem identificados com a aprendizagem, passam a ser uma ferramenta que pode ser aplicada a uma variedade de habilidades de movimentos especializados. As habilidades são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas. Os movimentos de saltitar, saltar, por exemplo, são agora aplicados as atividades de pular a corda, para danças folclóricas e também para o salto triplo.

    O começo da extensão do desenvolvimento das habilidades dentro desta fase depende de uma variedade de fatores cognitivos, afetivos e principalmente psicomotores, tais como: percepção, costumes, caracterização emocional, pressão dos pares, tempo de reação e velocidade de movimento, tipo de corpo, altura e peso. Esta fase é subdividida em três estágios: transição, aplicação e utilização para a vida (GALLAHUE, 1989).

    Por volta do oitavo ou nono ano de vida, a criança geralmente entra no estágio de transição, pois o indivíduo começa a combinar e aplicar habilidades de movimentos fundamentais na execução de habilidades esportivas ou recreativas. Caminhar numa ponte de corda, saltar e chutar uma bola são exemplos de habilidades de transição comuns. As habilidades transicionais são simplesmente uma aplicação dos movimentos fundamentais em alguma forma mais complexa e específica.

    Durante este estágio, as crianças estão ativamente envolvidas em descobrir, combinar numerosos padrões de movimentos e habilidades e estão entusiasmadas pela rápida expansão de suas habilidades. A meta que concerne aos pais, professores e pares será de auxiliar a criança a desenvolver e aumentar suas habilidades em variadas atividades, evitando um foco estreito, o que poderá trazer efeitos indesejáveis nos últimos dois estágios desta fase (GALLAHUE, 1989).

    Entre 11 e 13 anos de idade, interessantes mudanças tomam lugar no desenvolvimento das habilidades do indivíduo. Durante este estágio há limites de habilidades cognitivas, afetivas e experiências das crianças, acoplados a uma ansiedade natural para ser ativa, proporcionando uma pré-disposição para a prática de atividades físicas.

    As habilidades complexas devem ser refinadas e usadas na execução de atividades avanças e levadas adiante e na escolha de esportes por si mesmo. O estágio da utilização na vida começa por volta dos 14 anos e continua através da fase adulta. Torna-se importante lembra que as habilidades e escolhas feitas durante os estágios anteriores são carregados dentro deste estágio e adicionalmente refinados. O desempenho pode variar, desde a participação cooperativa ou recreativa, em jogos organizados ou não organizados, esportes competitivos, colegiais, universitários, olímpicos ou profissionais (GALLAHUE, 1989). Este é um estágio que representa a utilização para toda a vida e é a culminação de todas as fases e estágios precedentes.

Fonte
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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alfabetização corporal

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Não é preciso marcar gol ou ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Basta participar, interagir, ajudar, planejar e interferir para ser campeão. É assim, com muita integração e espaço para conhecer diferentes manifestações culturais, esportivas e sociais, que a Educação Física está ampliando seu papel nas escolas. Mais do que o movimento pelo movimento, o que importa atualmente é conhecer e desenvolver as manifestações corporais. Além do jogo (com suas estratégias práticas) e das atividades de relaxamento e alongamento dos músculos, é preciso ensinar a importância da afetividade, do trabalho em equipe e da convivência com diferentes pessoas e grupos.

João Batista Freire, da Universidade Estadual de Santa Catarina, destaca que hoje é essencial trabalhar a alfabetização corporal: "Existe um vocabulário motor, uma 'fala' do corpo, e é possível fazer a turma avançar apresentando novas experiências e propostas de ação". Assim, uma ampla gama de atividades deve ser proposta para os alunos ampliarem seu repertório de vivências. Se os meninos não gostam de dançar e as meninas têm menos força física, essas características precisam ser respeitadas, mas cabe ao professor criar atividades que valorizem todas as características, já que o propósito atual do ensino de Educação Física não é mais revelar atletas, como já foi comum no passado.

Glauco Ramos, professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos, dá um exemplo: "O futebol precisa ser trabalhado com a adaptação de regras de acordo com o grupo. Não pode ser a reprodução do esporte profissional que acompanhamos pela televisão". Esse trabalho fica mais fácil quando o professor constrói junto com a garotada as práticas corporais a estudar, aproximando a escola daquilo que é feito na comunidade. Se o funk, o hip hop e o rap são muito presentes nela, é uma ótima pedida levá-los para as aulas. Isso faz com que todos participem com mais interesse.

Como o foco não é mais só correr e pôr a turma para jogar bola, a maneira de transmitir os conhecimentos precisa ser diversificada. Por isso, a Educação Física não tem lugar apenas na quadra, mas na sala de aula, na de vídeo, no pátio, em palestras de profissionais e visitas a academias de ginástica e escolas de esportes. O caderno passa a ser o espaço para registrar descobertas e ref lexões, criar brincadeiras e regras, pesquisar e observar experiências. "Não há 100% de garantia de que o uso de materiais variados resulte em boas aulas. Mas, se forem bem usados, eles tornarão as aulas mais ricas", diz Samuel de Souza Neto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
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7 mitos e verdades sobre Coluna Vertebral

Composta por ossos que são chamados vértebras, a coluna vertebral é considerada uma das mais importantes regiões do corpo humano. Muito flexível, esta parte de nosso corpo é responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso, além de suas curvaturas serem responsáveis pela força e equilíbrio corporal.

A coluna vertebral (ráquis) é constituída pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril (Ilíaco). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas. O sacro e o cóccix não se movimentam e as vértebras restantes (cervicais, lombares e torácicas) são móveis.

Problemas como escoliose, artrose, hérnia de disco, entre outros, afetam grande parte da população. Assim, muitos mitos são criados quando o assunto é coluna vertebral.

O médico Pedro Augusto Deja Teixeira, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna vertebral e diretor clínico do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, revela alguns mitos e verdades sobre o tema:

1º Praticar natação ajuda a corrigir escoliose?
Mito. A natação, por ser uma atividade simétrica, não pode colaborar na correção da curva escoliótica. Este exercício, além de trabalhar o fortalecimento muscular, promove o alongamento de forma equilibrada utilizando os dois lados com a mesma intensidade. Ao contrário do tratamento, que muitas vezes visa corrigir a escoliose com distribuições diferentes em cada lado da coluna, para equilibrar a cadeia cinética posterior. Além disso, algumas modalidades da natação, como borboleta e nado peito, podem prejudicar a coluna, gerando sobrecarga excessiva sobre a região.

2º Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna?
Verdade. Claro que o hábito de cruzar as pernas, para as mulheres, é uma posição confortável, além de elegante, porém, é preciso ficar atento para não abusar deste hábito e prejudicar a saúde. Ao cruzar as pernas, a coluna vertebral se desvia para a esquerda ou para a direita, devido o desequilíbrio da região pélvica. Outro problema que pode ser ocasionado por este costume, além de prejudicar o fluxo sanguíneo, é a escoliose (desvio da coluna vertebral no plano frontal).

3º Dormir no chão – ou num colchão duro – é bom para as costas?
Mito. A rigidez poderá agravar, ainda mais, a contratura muscular. Durante uma provável crise de dor nas costas, a pessoa deve repousar em seu próprio colchão, podendo deitar-se de lado, com um travesseiro entre as pernas.

4º Cirurgia é a única saída para acabar com a hérnia de disco?
Mito. Hérnias de disco representam uma causa comum de dor nas costas. Mas não é a única. Ao identificar uma hérnia de disco, o médico, ortopedista ou neurocirurgião, deve estar atento para outros problemas na coluna que podem acompanhar essa condição. Desta forma, pesa na decisão do médico a associação com outras alterações e como elas se traduzem clinicamente. Além disso, a decisão deve ser baseada mais no prejuízo que a doença traz para o paciente em termos de perda de horas de trabalho e lazer, limitações físicas para as atividades do dia-a-dia e perda na qualidade de vida e menos no resultado dos exames de imagem. Diversos tratamentos podem aliviar o problema, entretanto, é sempre recomendável procurar um especialista antes de tomar qualquer decisão.

5º Todos que sofrem de dor nas costas devem realizar uma ressonância magnética?
Mito. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas sofrem ou sofrerão de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Entretanto, o primeiro passo para combater este mal é procurar um especialista e descobrir as causas para solucionar de vez este problema.

6º Estalar o pescoço com o movimento da cabeça faz mal à coluna?
Verdade. Apesar de esse hábito propiciar alívio para alguns nunca se deve fazer isso. Estalar a coluna e o pescoço prejudica – e muito – suas articulações, além de causar, em alguns casos, dores de cabeça, zumbidos e vertigens.

7º Fumantes têm mais dores nas costas do que não fumantes?
Verdade. O cigarro, não faz bem a nenhuma parte do corpo humano, e em relação às costas, não poderia ser diferente. Os fumantes inalam mais substâncias tóxicas, sendo assim, prejudicam a circulação sanguínea no disco intervertebral, que pode causar mais dores na região.

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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como um professor deve fazer um plano de aula

A tarefa de professor não é nada fácil, pois exige dos mesmos muita dedicação, planejamento e estudo, pois tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula merece ser revisto e bem preparado.

Para montar um plano de aula, o professor deve ir de encontro ao interesse de seus alunos, além dos conteúdos abordados nas séries, exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs.

Ir para a sala de aula sem preparar um bom material, afeta a qualidade da aula, pois o improviso prejudica no que diz respeito aos materiais necessários para a aula, como fazer experiências concretas, trabalhos de pesquisas, um conhecimento prévio do assunto, dentre vários outros.

O importante é que o professor prepare suas aulas buscando os melhores objetivos para as mesmas, aqueles que irão tornar o conhecimento alcançável aos alunos, além de promover as principais noções de cidadania para os mesmos.


Execução de uma atividade bem planejada

Um plano de aula deve conter as seguintes etapas:
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado;
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;
3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;
7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.

O importante é dar a oportunidade de o grupo crescer tanto nos conteúdos escolares, aprimorando e enriquecendo seus conceitos, como no seu envolvimento social, a partir da sua participação no mundo como cidadão de bem, responsável e comprometido com um mundo melhor.

Através dessa preocupação e organização, com um trabalho bem elaborado, com certeza a aula se tornará mais agradável e rica, proporcionando maior envolvimento de todos, além dos ótimos resultados para a aprendizagem.

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Malhação em excesso ligada à menopausa precoce

Mulheres que passam muito tempo se exercitando ou que mantêm uma dieta saudável para o coração aparentemente chegam à menopausa mais cedo, constatou um novo estudo japonês.

Embora essa constatação não prove que malhação em excesso e alimentos saudáveis são diretamente responsáveis pela antecipação da menopausa, os pesquisadores dizem que a descoberta pode ser importante para a prevenção do câncer.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 3.100 mulheres na pré-menopausa durante 10 anos. Aquelas que se exercitavam mais – entre oito e dez horas por semana – eram 17% mais propensas a iniciar a menopausa durante o estudo do que seus pares sedentários.

Da mesma forma, mulheres que comeram mais gorduras poliinsaturadas – encontradas em muitos peixes e óleos vegetais – eram 15% mais propensas a chegar à menopausa do que aquelas que comeram menos quantidades dessas gorduras.

Durante a menopausa, os ovários de uma mulher deixam de produzir óvulos e ela não pode mais engravidar. De acordo com Margery Gass, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, esse período da vida da mulher normalmente começa entre os 41 e 55 anos.

No novo estudo, publicado na revista Menopause, Chisato Nagata e seus colegas, da Universidade de Gifu, no Japão, forneceram questionários sobre comida e atividade física para mulheres com idade entre 35 e 56 anos.

Na década seguinte, cerca de 1.800 dessas mulheres entraram na menopausa. Embora ainda não tenha ficado claro quantos anos elas tinham quando isto aconteceu, os resultados sugerem que as mulheres muito ativas e as que consumiam grandes quantidades de gorduras poliinsaturadas tiveram uma maior chance de alcançar a menopausa precocemente.

Fazendo isso, as mulheres têm menos exposição a altos níveis de estrogênio, disse JoAnn E. Manson, presidente da Sociedade Norte-Americana de Menopausa. O hormônio promove tumores de mama, e isso pode explicar por que a menopausa precoce está ligada a um menor risco de câncer de mama. Por outro lado, disse Manson à Reuters Health, menopausa precoce também tem sido associada ao aumento do risco de doença cardíaca e perda de massa óssea.

"Eu não gostaria que as mulheres começassem a se preocupar com maior risco de doença cardiovascular ou osteoporose ao optarem por fazer modificações no estilo de vida", advertiu a médica. "Os benefícios superam largamente os riscos."

Manson observou o estudo não prova uma relação de causa e efeito, e outros fatores além da dieta e do exercício poderiam afetar na chegada da menopausa.

Muitos estudos sobre a menopausa também têm sido contraditórios. Por exemplo, altos níveis de atividade física – geralmente cinco ou mais horas de exercício por semana – já foram vinculados ao aparecimento precoce da menopausa. Mas eles também vêm sendo associados a ciclos menstruais irregulares, o que poderia levar à menopausa anos mais tarde.

Mesmo neste último estudo, os pesquisadores chamaram a relação entre o exercício e a chegada da menopausa de "pequena ou nula". Gordura total, bem como gordura saturada, que vem em grande parte dos animais, não tiveram qualquer efeito sobre a chegada da menopausa, observaram os pesquisadores japoneses.

Manson, que também atua na Escola de Medicina de Harvard, em Boston, disse que a atividade física reduz os níveis de estrogênio, e que pode ser por isso que ela está ligada ao início precoce da menopausa.

"A mensagem para levar para casa a partir deste estudo é: se exercitar sem exageros. A atividade física regular é aconselhável para reduzir o risco para vários hormônios relacionados ao câncer e à osteoporose", disse ela. "É um efeito modesto, mas é importante."

* Por Kimberly Hayes Taylor

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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas para potencializar exercícios no bumbum

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 As pessoas frequentemente concentram-se demais em quais são os exercícios que estão fazendo, e prestam muito pouca atenção (ou nenhuma) para saber o quanto estes exercícios estão sendo bem feitos. Em muitos casos, a diferença entre uma atividade física produtiva ou inútil é a concentração e foco mental dado a cada grupo de exercícios e sua repetição, ao longo da sessão de atividades. Estas dicas auxiliarão você a obter muito mais efetividade (resultados!) de cada exercício para o bumbum, e melhorar a qualidade geral e resultados da sua atividade física.

Contraia os glúteos durante todo o exercício.
Uma vez que o seu objetivo é trabalhar seus glúteos (bumbum), você deverá tentar contrair conscientemente os glúteos ao longo de todos os exercícios. Normalmente você sentirá os glúteos fazendo esforço mais para o final da extensão do movimento, mas além disto você deve tentar contrair o glúteo durante todo o movimento. Isto ajudará a fortalecer a conexão do seu cérebro com seus músculos e possibilitar a você desenvolver contrações ainda mais fortes e concentradas com o tempo.

Pare a série se você sentir qualquer outro músculo que não o glúteo durante o exercício.
Isto pode parecer apenas senso comum, mas muitas pessoas continuam a realizar repetições extra mesmo depois que pararam de sentir os músculos que estão tentando exercitar. Como o músculo se cansa durante um exercício, outros músculos tentarão sustentar o músculo cansado, possibilitando assim a você executar mais repetições. Infelizmente, estas repetições extra não serão repetições de alta qualidade e podem mesmo prejudicar os seus resultados como um todo. Uma vez que seu objetivo é trabalhar o glúteo, o fato de outros músculos estarem sendo chamados a auxiliar na realização de mais repetições é um bom sinal de que você alcançou o objetivo, que é fatigar os músculos do bumbum. Em vez de executar mais repetições que não focam sobre o glúteo, faça uma pausa e concentre-se em executar a próxima série com uma qualidade tão alta quanto a da anterior. Observação: Esta dica só se aplica a exercícios planejados para isolar o glúteo, e não a exercícios que trabalham muitos músculos diferentes ao mesmo tempo, como agachamentos e lunge (avanços).

Preste atenção à posição do quadril durante os exercícios para o bumbum
É importante manter seus quadris tão nivelados e relaxados quanto possível durante os exercícios, porque muitos movimentos dos quadris são tapeações indesejadas que vão na verdade enfraquecer a participação do glúteo no exercício, e impedir você de manter uma contração consistente ao longo do exercício. Se você traçar uma linha entre os ossos do seu quadril, ela deve estar o mais possível próximo à horizontal. As trapaças mais comuns envolvem erguer o quadril da perna que você está exercitando ou fazer uma rotação externa do quadril (virando-o para fora do corpo). Estes dois movimentos vão reduzir o comprometimento do glúteo e podem também impor um esforço maior à sua região lombar.

Mantenha as costas em posição neutra.
Quando as suas costas estão em posição neutra (mantendo a curva natural da espinha), os músculos abdominais e das costas trabalham juntos para dar suporte à sua espinha. Durante os exercícios para o glúteo, estes músculos devem manter a estabilidade da espinha, mas não devem auxiliar ativamente os glúteos a executar o exercício. Quando o glúteo está sendo exercitado é comum a pelve deslocar-se para a frente, o que causará aumento na curva da região lombar. Isto é problemático porque esta posição aumenta muitíssimo o estresse da coluna lombar, faz os músculos lombares se apertarem excessivamente, e torna bem mais difícil para o glúteo contrair-se efetivamente. Em resumo, manter as costas em posição neutra vai elevar a efetividade dos exercícios para o bumbum, e reduzir consideravelmente a chance de você ter danos ou dores nas costas durante as suas sessões de atividade física.

Mantenha um ritmo lento e controlado ao longo dos exercícios.
Movimentos rápidos e bruscos são quase sempre indicativos de exercícios mal feitos, especialmente nas séries planejadas para isolar ou focar sobre um grupo específico de músculos. Os momentos mais comuns para este tipo de trapaça ocorrer são bem no início ou bem no final da extensão do movimento. No começo, frequentemente as pessoas começam com um rápido movimento brusco, o que introduz 2 fatores que reduzem a efetividade do exercício. Primeiro, faz com que outros músculos sejam chamados a participar do impulso inicial da velocidade da contração. Em segundo lugar, cria uma aceleração que frequentemente acompanha todo o movimento, reduzindo ainda mais a quantidade de trabalho verdadeiramente realizado pelo glúteo. Perto do fim da extensão do movimento, é comum as pessoas terem outro pequeno impulso de velocidade para prolongar a extensão do movimento. Este é um caso em que uma extensão maior do movimento definitivamente não é o melhor, porque esta extensão extra quase sempre é alcançada usando músculos outros que não os que deveriam estar trabalhando. Manter uma velocidade lenta e controlada vai minimizar a possibilidade de interferência e maximizar seus resultados.

Faça respirações lentas e profundas durante os exercícios.
Como você provavelmente sabe, a imensa maioria das pessoas não deveria segurar a respiração enquanto estão se exercitando, porque a ausência de respiração vai elevar a pressão sanguínea e o esforço sobre o coração. Respirar é especialmente importante quando você está executando exercícios em que precisa contrair músculos específicos enquanto relaxa outros. A respiração profunda promove a relaxação dos músculos e pode ser de grande ajuda quando você está aprendendo a relaxar os músculos lombares, o que é um problema comum para pessoas que estão executando exercícios para o bumbum. Manter um padrão consistente de respiração (exalar quando contrair o glúteo, inalar quando relaxar) também manterá uma contração consistente do glúteo, ao passo que se você segurar a respiração aumentará a chance de outros músculos (especialmente os da região lombar e dos quadris) serem envolvidos.
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Fortalecimento de região glútea para evitar dor na coluna vertebral

A seção de videos de hoje será sobre uma série de exercícios de glúteos para fotalecer região lombar da coluna vertebral.

Exercicios nessa região são muitas vezes chatos e considerados como “coisa” de mulher para a maioria dos homens, que nem em pensamento estão dispostos a trabalhar os músculos do “bumbum”. VAle lembrar que um bom desenvolvimento da musculatura glútea é fundamental na estabilização da bacia,coluna e joelhos

A musculatura glútea é formada por três porções: glúteo máximo, maior e superficial, o médio e o mínimo, que são mais profundos. Essa região é grande e resistente, formada predominantemente por fibras oxidativas e, portanto, possui como característica uma grande resistência à fadiga, o que é fundamental para que possamos realizar atividades cotidianas que exigem grande participação dessa região, como andar e correr, onde ocorre o movimento de extensão da perna. Essa musculatura bem trabalhada ajuda a amenizar o impacto na região dos quadris e lombar, evitar sobrecarga nos outros músculos ativados durante o movimento e proteger das lesões em região de bacia.

Veja exemplos de exercícios



Aprendeu? Agora é só colocar em prática!
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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hipertrofia muscular

http://horadotreino.com.br/wp-content/uploads/2012/06/hipertrofia-muscular.jpg

O crescimento do músculo como resposta às várias formas de exercícios é conhecida desde os tempos dos gregos. Fatores genéticos, nutricionais e hormonais ao lado da atividade física, influem na regulação da resposta do músculo. É a interação complexa desses fatores que determina o tamanho de um músculo. Isso significa muito pouco para o crescimento do músculo sem oferecer às células os componentes nutricionais necessários para construir novas proteínas.
Os hormônios e a inervação das células também são vitais, mas sozinhos não são completamente adequados para manter ou aumentar a massa muscular.
Um bom exemplo do papel desempenhado pelo exercício na manutenção e desenvolvimento do tamanho muscular é quando um músculo inteiramente enervado em um ambiente nutricional completo e com hormônios suficientes, se atrofia quando imobilizado em um gesso. As principais fontes que regulam a massa muscular são: genética, exercício, estado nutricional, hormônios, inervação.
Cada pessoa tem uma capacidade genética para aumentar o tamanho dos músculos, por isso cada uma tem um padrão muscular específico. Para mudar em parte essa configuração muscular, deve se treinar muito. Quando se pára de treinar os músculos voltam ao seu estado original.
O tamanho muscular adquirido pelo exercício NÃO É PERMANENTE. Nas atividades normais do dia a dia, uma pessoa usa apenas uma pequena porcentagem de fibras musculares. Se o músculo é mais solicitado como na musculação, mais fibras musculares e uma inervação é exigida para movimentar a carga. A contração muscular, ou seja, o deslizamento das proteínas contrácteis (actina e miosina), por si só, serve como causa para que os núcleos das células musculares atraiam proteínas para cada fibra muscular envolvida no trabalho.
Através de uma série de eventos químicos e físicos complexos, a contração das fibras individuais, assim como as avarias (lesões) microscópicas das células musculares. Fazem o DNA mensageiro a se dirigir para os ribossomos e ordenar a síntese de mais proteínas para ser introduzida nas fibras musculares.
Existem evidências da existência de um processo de restauração nas fibras musculares exercitadas, onde "células reparadoras" migram e literalmente, consertam as células musculares avariadas. Junto com o induzimento de proteínas, as células musculares hipertrofiam. As proteínas, assim como as células reparadoras, são incorporadas nos filamentos dos músculos, fazendo-os engrossar. Assim que o estímulo (sobrecarga) é removido, o "novo" músculo constituído se atrofia, enquanto que o músculo que existia antes, permanece.
A configuração naturais do músculos que existem após a maturação normal (por volta dos 20 anos nos homens e 18 anos nas mulheres), é formada segundo os fisiologistas de Proteína Muscular Genética. A proteína absorvida na nova massa muscular, por um programa de Musculação, é chamada de Proteína Muscular Extragenética.
Mesmo que uma pessoa treine muitos anos, adquirindo bastante massa muscular, ela desaparece toda se essa pessoa abandonar o exercício. Quanto mais tempo se treina mais tempo dura o processo.
Como a célula muscular inclui muitos componentes diferentes, cada qual exige diferentes formas de estímulos para o seu desenvolvimento, portanto na musculação deveria ser usado diferentes métodos de treinamento.
Todos os componentes da célula ocupam espaço, portanto contribuem para o tamanho total do músculo. Cada componente da célula responde a diferentes formas de stress, e se adaptam a eles. Assim que a adaptação ocorre, maior quantidade stress deve ser empregado para maior desenvolvimento. Nenhum aumento no tamanho ocorrerá se a célula já está adaptada ao nível do estresse que está sendo imposto.
Componente
% do tamanho total da célula
Estímulo de Treinamento
Miofibrila
20% - 30%
Grande Tensão
Sarcoplasma
20% - 30%
Metabolismo Anaeróbico
Mitocôndria
15% - 25%
Metabolismo Aeróbico
Depósitos de Gordura
10% - 15%
Dieta
Capilares
3% - 5%
Metabolismo Aeróbico + Anaeróbico
Glicogênio
2% - 5%
Metabolismo Aeróbico + Aneróbico + Dieta
Tecido Conectivo
2% - 3%
Contrações Excêntricas
Outras substâncias celulares
4% - 7%
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Mitos e verdade sobre atividade física

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Mito: Idéia falsa, sem corresponder na realidade. Coisa inacreditável, fantasiosa, irreal, utopia.

Verdade: Coisa verdadeira ou certa. Conformidade com o real; exatidão realidade.

A mitologia brasileira é rica em exemplos de crendices populares, por exemplo: o saci-pererê, o caipora, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, etc. talvez ninguém tenha visto o saci, mas a maioria das pessoas pelo menos concorda quanto à sua aparência: um negrinho de uma perna só, de cachimbo e gorro vermelho. Uma imaginação bem criada fica, e, infelizmente, uma idéia errônea ou falsa também.

Parece que entre nós há um ambiente fértil para imaginações e crendices, afinal parece haver uma relação direta, mas não elevada, entre o nível cultural das pessoas e suas crendices. O final do ano é a época propícia para se verificar o quanto o brasileira acredita em crendices, pois não é nessa época que as pessoas usam os mais variados recursos para atrair dinheiro,, amor e felicidade, como se vestir de branco; jogar um punhado de moedas de fora para dentro de casa; comer romã e guardar seis sementes dentro da carteira; segurar uma taça de champanhe com a mão esquerda e à meia noite jogar líquido e taça para trás sem olhar, por cima do ombro direito; comer uma uva a cada badalada do relógio, fazendo um pedido para cada mês do ano novo; e até usar calcinhas novas (segundo às mulheres as cor-de-rosas favorecem o amor e as amarelas, o dinheiro), etc. quem nunca ouviu falar do mito masculino: o amendoim é um poderoso eretor! Ou que não se pode passar debaixo de uma escada; que se um gato preto cruzar à sua frente significa azar; e para que isso não aconteça, bata três vezes na madeira. E tem ainda aquela de que mulher grávida deve ser satisfeita em seus desejos alimentares, e por causa desse mito muitos maridos saem de madrugada para atender os desejos gastronômicos de suas mulheres grávidas, senão "faz mal ao bebê". Não sabem eles que tal atitude só faz mal a ele s próprios, pelas horas de sono perdidas em atender aos caprichos histéricos de suas esposas.

A atividade física, os esportes, os exercícios não estão livres das mesmas crendices. Cada um tem sua crença, seus exercícios prediletos, que são repetidos milhares de vezes. O mais importante é separar fartos da ficção, por isso vamos enumerar os mitos mais comuns com suas verdades.

Mito: músculos grandes são músculos fortes.

Verdade: depende de que tipo de força você está falando, mas nem sempre músculos volumosos são músculos fortes. Pode-se perfeitamente aumentar a força dos músculos sem aumentar seu volume.

Mito: ginástica localizada reduz a gordura localizada naquela área.

Verdade: daria para escrever um livro desmascarando esse mito. Enquanto que os músculos da área exercitada (como no abdômen ou no quadril) podem se tonificar ou até crescer (hipertrofiar), as gorduras não serão preferencialmente queimadas nesta área. O corpo, quando usa gordura, a retira de todas as regiões do corpo, especialmente onde você exercita. A ginástica redutora localizada é uma mentira institucionalizada. Promete mas não cumpre.

Mito: fazer exercício não queima bastante calorias por isso não emagrece.

Verdade: de fato, para queimar 1 quilo de gordura você teria de andar 24 horas sem parar... e sem comer. Contudo, fazer exercícios regularmente eleva o metabolismo a curto e longo prazo. O resultado é que mais calorias estão sendo queimadas continuamente, mesmo quando você está descansando.

Mito: quem toma sauna não precisa fazer exercício para emagrecer.

Verdade: alguns fabricantes de saunas dizem que é possível emagrecer tomando saunas. A verdade porém, não é bem essa. A energia gasta pela evaporação do suor vem da alta temperatura da sauna, não do metabolismo de gordura do corpo. É claro que você pode perder vários quilos de água na sauna, mas é uma perda temporária. Além do mais, a sauna não tira o porre do dia anterior como se acredita.

Mito: não se pode beber água durante a aula ou treino porque impede a pessoa de emagrecer.

Verdade: a perda de água não é perda de gordura. Ela é tão essencial (ou mais) do que outros alimentos. Uma pessoa normal necessita de três a quatro litros de água por dia. Uma porcentagem vem dos alimentos sólidos e o resto em líquidos. Deve-se beber água sempre que sentir sede e ninguém deveria ser impedido de bebê-la durante a aula.

Mito: nos dias quentes é bom tomar água com sal antes de se exercitar.

Verdade: em nenhuma circunstância deve-se usar sal. A quantidade de sal perdida durante a atividade é muito pequena e quase todos os alimentos principalmente os industrializados, já contêm sal. Sal demais pode agravar a pressão sangüínea elevada, irritar o estômago, e ainda crias uma condição desfavorável de distribuição de água no corpo.

Mito: bebidas esportivas preparadas comercialmente (soluções eletrolíticas) repõem os fluídos corporais mais rápido do que outros líquidos.

Verdade: pesquisadores concluíram que a água fria é a melhor bebida para reposição de líquidos. A maioria dos drinques comerciais são absorvidos mais lentamente do que a água, e não há evidência de que nós perdemos muitos eletrólitos (minerais e líquidos) durante os exercícios para exigir sua reposição imediata.

Mito: como líquidos são importantes para o bem estar, pode-se tomá-los em qualquer em qualquer forma; como café, chá, refrigerantes, etc.

Verdade: somente água pura não contém cafeína, corantes aditivos ou açúcar refinado. Consumo ocasional dessas substâncias está tudo bem, mas a preferência ainda é água pura.

Mito: bebidas geladas não podem ser ingeridas após o exercício no calor.

Verdade: o oposto é verdade. Líquidos gelados são absorvidos muito mais rapidamente do que os quentes, reduzindo assim as chances de uma desidratação.

Mito: não se pode entrar na água fria com o corpo quente.

Verdade: não tem nada a ver uma coisa com a outra. Quem tem saúde normal sentirá uma sensação agradável ao sentir o corpo quente entrar na água fria.

Mito: quem pratica esportes ou qualquer atividade física precisa tomar vitaminas extras.

Verdade: quem faz três refeições diárias com seleção inteligente de alimentos, certamente consome todos os nutrientes em quantidades necessárias. Não há necessidade de vitaminas extras se uma pessoa come bem.

Mito: a obesidade é hereditária.

Verdade: essa é a desculpa usado por todos os gordos. Na realidade é a disposição de comilança que engorda e nem sempre o fator hereditário. A blasfêmia deveria ser dirigida aos hábitos alimentares inadequados e não aos genes.

Mito: as pessoas gordas comem muito.

Verdade: de novo o oposto é verdadeiro. Pessoas gordas têm níveis de atividades reduzidos e freqüentemente comem menos do que as pessoas magras.

Mito: pessoas gordas são mais felizes.

Verdade: a maioria das pessoas gordas se sentem rejeitadas e embaraçadas. As pessoas que aceitam a si mesma, como elas realmente são parecem ser as mais felizes. A questão é de auto estima.

Mito: o exercício aumenta o apetite, por isso não perco peso.

Verdade: as pesquisas sugerem que a atividade física moderada deprime o desejo de comer e não o aumenta.

Mito: comer poucas vezes ajuda a perder peso.

Verdade: o oposto é verdadeiro. Pesquisas já demonstraram que comer pequenas refeições mis vezes ajuda mais no controle do peso.

Mito: comer entre as refeições engorda.

Verdade: comer inteligentemente entre as refeições pode efetivamente estabilizar a fome e trazer benefícios nutricionais. Frutas e vegetais devem ser a escolha inteligente.

Mito: para perder peso deve-se controlar as calorias.

Verdade: o valor calórico dos alimentos que ingerimos e as atividades que realizamos variam muito para que a contagem de calorias seja efetiva. A variedade equilibrada na seleção de alimentos e o exercício são a chave para o controle de peso.

Mito: a gordura é hereditária.

Verdade: há algumas pessoas que têm problemas metabólicos, contudo, a maioria é gorda por causa dos hábitos alimentares e de exercício. Apesar da genética você pode recondicionar sua mente para aprender novos hábitos.

Mito: toda gordura deve ser cuidadosamente evitada.

Verdade: pelo menos 20% de seu consumo calórico deve vir dessa fonte de energia. Vários componentes da gordura, principalmente os ácidos graxos essenciais são necessários para um funcionamento saudável do corpo. Além de ser a maior fonte de energia, as gorduras são importantes clientes de todas as células do corpo. Elas ajudam a transportar os nutrientes solúveis em gorduras, como as vitaminas A, D, K , E, além de manter a temperatura corporal e dar sabor aos alimentos, ajudam a satisfazer a fome.

Mito: como igual um passarinho e assim mesmo engordo.

Verdade: se você comesse como um passarinho consumiria mais de duas vezes o peso do próprio corpo em alimentos. Os passarinhos comem o dia inteiro, e não são gordos. A melhor coisa da dieta do passarinho é que eles comem muitos grãos e alimentos ricos em fibras.

Mito: não posso controlar meus hábitos alimentares.

Verdade: você pode controlar sua fome, fumo, sono, trabalho, roer unhas, beber e outros hábitos se quiser. O comportamento é aprendido. Os hábitos começam com noções imediatas, e por repetições se tornam cabos inquebráveis que embaraçam ou fortalecem nossas vidas. É com você.

Mito: não tem nenhum problema ser gordo(a).

Verdade: errado. Tem sim, e vários. A obesidade está relacionada a doenças cardiovasculares, hipertensão, derrames, diabetes, artrites, câncer, etc. pessoas obesas possuem um risco de contrair diabetes e pressão alta que é três vezes mais alto do que uma pessoa magra. Pesquisas recentes também indicam que a parte do corpo onde você tem mais gordura, tem relação com sua saúde. As pessoas que têm gorduras depositadas na cintura, o clássico "pneuzinho", são vítimas mais freqüentes de derrames, doenças cardíacas e diabetes, do que as pessoas que as têm localizadas no quadril e coxas. Muitas pessoas exibem a "barriga de cerveja" com orgulho, uma espécie de machismo, mas na verdade elas podem Ter mais complicações de saúde.

Mito: proteína é a fonte mais importante para pessoas que fazem exercícios e atividades físicas.

Verdade: a prioridade principal do corpo é a exigência para energia. A proteína apenas funciona como fonte de energia quando há insuficiência de gordura e carboidrato.

Mito: atletas em treinamento precisam de proteínas extras.

Verdade: treinamento intenso, gravidez e adolescentes em crescimento necessitam de proteínas extras, mas essas quantidades podem ser facilmente adquiridas através de uma seleção correta dos alimentos que contêm proteínas. Nenhum estudo científico mostrou evidências de que o suplemento de proteínas é necessário ou efetivo.

Mito: quem faz musculação precisa de proteínas extras.

Verdade: suplementos de proteínas não são necessários para aumentar a massa muscular. Essa confusão resulta da crença que os músculos são feitos de proteínas. Na verdade, cerca de 70% do músculo é água e apenas 22% é proteína. Exercitar-se da maneira correta, com uma alimentação equilibrada, é a chave do sucesso.

Mito: não se pode comer muita proteína.

Verdade: certo. O consumo de quantidade maiores do que você precisa, sobrecarrega o sistema metabólico inteiro. Aumento anormal do fígado e dos rins já foi notado em casos de consumo extremamente alto de proteínas.

Mito: dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos é melhor para se perder peso.

Verdade: uma dieta rica em proteínas como qualquer dieta com porcas calorias, pode produzir uma perda rápida de peso, mas o que se perde não é gordura, é água. Isso deve ser evitado porque uma perda de peso, geralmente significa perda de massa muscular. Isso não é nada saudável. A maneira ótima de perder gordura e se manter saudável é comer uma dieta equilibrada, isto é, cerca de 15% de proteínas, 30% (ou menos) de gorduras e 55% de carboidratos e, é claro, fazer exercícios.

Mito: muito carboidrato faz mal.

Verdade: toda fonte de energia faz mal, se ingerida em excesso. Os carboidratos, como os cereais, frutas e vegetais são nutrientes criticamente importantes para o corpo e mente, e compõem-se de 60 a 70% do consumo diário de energia. Eles são os combustíveis mais eficientes e freqüentemente incluem outros compostos de grande valor biológico, como por exemplo, as fibras e a frutose.

Mito: comer carne torna a pessoas mais agressiva.

Verdade: não há evidência que comer carne ou qualquer outro alimento causa agressividade.

Mito: as dietas com pouco carboidrato são mais efetivas porque forçam o corpo a queimar gordura.

Verdade: o corpo sai de seu estado de equilíbrio quando ele é privado de carboidrato. Como o uso de gordura só pode ocorrer se o carboidrato estiver presente, a quebra incompleta de gorduras origina detritos chamados corpos cetônicos, que produzem resultados prejudiciais, incluindo náuseas, fadiga, apatia. O pior de tudo é que com a falta de carboidrato, o corpo utiliza rapidamente e facilmente a terceira fonte de energia: proteínas. As proteínas usadas para energia não podem seu usadas para o crescimento e para a manutenção dos tecidos do corpo. Cerca de 50% da perda numa dieta com pouco carboidrato vêm dos músculos e água. O objetivo da dieta é perder gordura, não músculos.

Mito: roupas plásticas, cintas elásticas, cintas plásticas são meios rápidos de emagrecer.

Verdade: isso pode ser até piada! Elas não ajudam em nada e podem atém mesmo prejudicar sua saúde. A perda de água não significa perda de gordura. Além do mais, a água é recuperada é recuperada no primeiro gole.

Mito: a massagem pode fazer emagrecer.

Verdade: de jeito nenhum. Ela pode ser benéfica quando seus músculos estão fatigados. Uma boa massagem aumenta a circulação em uma área e te faz sentir bem, pois proporciona uma melhor nutrição aos músculos. Mesmo que ela seja bem feita e vigorosa, até mesmo para causar alguns hematomas, os depósitos de gordura não são eliminados. Regra geral: quem mais se beneficia em termos de exercício (e $$$) é o massagista.

Mito: massagem elimina celulite.

Verdade: enquanto que a massagem pode relaxar e estimular os músculos e promover a eliminação de detritos metabólicos intramuscular e intracelular, ela não queima ou remove a celulite (embora você faça um bom treino se aplicar uma massagem). As células gordurosas, como os tecidos, não podem ser removidas, elas simplesmente crescem ou encolhem no lugar, não importa se você usa escova, raspador ou qualquer outro instrumento. Mesmo que você esfregue duro, serve apenas para remover a camada mais externa das células mortas da pelo, nunca a gordura que está abaixo. Solução? Coma sensivelmente uma alimentação balanceada, nutritiva, sem excessos e faça regularmente exercícios.

Mito: existem equipamentos que fazem emagrecer.

Verdade: de fato. O bisturi é o principal deles, principalmente se for usado por um cirurgião habilidoso. Mas quanto aos equipamentos, eles podem te sacudir trepidar, estremecer, agitar, vibrar, talvez até relaxar, acalmar e acariciar, mas, nunca tirará suas gorduras ou aqueles centímetros a mais.

Mito: quando uma pessoa musculosa pára de treinar, vira tudo gordura.

Verdade: se a pessoas come muito e não exercita, as calorias extras, aquelas além das quais se necessita para o funcionamento do corpo, são armazenadas como gorduras, independentes se essas calorias excessivas são de carboidratos, gorduras ou proteínas. Se os músculos não são utilizados eles diminuem de tamanho, mas nunca se tornarão gorduras. Nem gorduras podem "virar" músculos.

Mito: mulheres que fazem musculação ficam masculinizadas.

Verdade: nenhuma mulher deveria se preocupar com isso. Ter um corpo forte, saudável, não faz nenhuma mulher ficar mais masculina, pelo contrário, torna-a mais atraente. Nenhuma atividade pode alterar a feminilidade de alguém.

Mito: o sinônimo de "vida boa" é "não fazer nada".

Verdade: de fato, a vida é "muito boa" para os médicos que têm mais doentes para cuidar; os hospitais têm que aumentar o número de leitos para os doentes, surgem mais trabalhos e clínicas de emagrecimento. A verdadeira "vida boa" é uma vida com saúde.

Mito: faz mal praticar esportes ou atividades físicas só no fim de semana.

Verdade: faz muito mais mal não praticar nunca. Praticar só no Sábado ou Domingo, com moderação e sensatez, faz muito bem!


Fonte


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A necessidade de movimento do Corpo Humano

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Pode-se comparar o corpo humano como uma máquina, tal como um carro. A máquina converte uma forma de energia em outra na execução de um trabalho. Do mesmo modo, uma pessoa converte energia química em mecânica no processo de andar, correr, saltar dançar, jogar bola.
Ela pode, como uma máquina, aumentar a intensidade da ação pelo acréscimo da proporção de energia que é convertida de uma forma para outra. Assim ela anda mais rápido pelo aumento do metabolismo e pela velocidade de ação dos combustíveis, que dão mais energia para o trabalho muscular.
Em suas raízes, todas as atividades físicas são baseadas na bioenergética que controla e limita o rendimento nessas atividades.
Quando o corpo se movimenta, muitos processos fisiológicos e psicológicos ocorrem simultaneamente. Por exemplo, quando alguém corre aumenta a contrabilidade e a freqüência dos batimentos do coração; o metabolismo é aumentado; os hormônios são mobilizados; a temperatura corporal é elevada.
Neste sentido, o corpo é uma máquina, afinal, ele é formado por mais de mais de 10 bilhões de células; o esqueleto com mais de 200 ossos que servem de suporte para mais de 600 músculos, comandados por cerca de 11 quilômetros de fibras nervosas e irrigados por mais de 96 milhões de vasos sangüíneos.
Nosso coração bombeia quase 6.000 litros de sangue a cada dia; os olhos têm cerca de 100 milhões de receptores, os ouvidos contêm mais de 24 mil fibras. Milhares de reações químicas estão acontecendo a cada instante. Ao lado desse fabuloso aparato biológico, existe o cérebro que é capaz de pensar numa velocidade de 800 palavras por minuto; capaz de lembrar eventos do passado como se eles estivessem acontecendo hoje; e capaz de prever eventos que nunca aconteceram, como se eles estivessem realmente acontecendo.
Embora o corpo possa ser comparado com uma máquina, seria muito simples (e até desumano) considerá-lo somente isso. Ao contrário das máquinas, o corpo tem uma tremenda capacidade de se adaptar aos estresses físicos e com isso melhorar suas funções.
O funcionamento do corpo é mantido por um equilíbrio dinâmico que necessita de atividades para funcionar normalmente. O rompimento do frágil equilíbrio dentro do corpo, causado, por exemplo, por hábitos alimentares errôneos ou deficientes; por padrões de pensamentos negativos; pela vida sedentária, pode resultar (e freqüentemente resulta) em doenças, discordâncias e desordens emocionais.
Numa sociedade caracterizada por "apertar botões", as tendências modernas, a mecanização, as ocupações sedentárias e o uso generalizado de utensílios domésticos, levaram a uma exigência diminuída da atividade física particularmente no trabalho. Ao mesmo tempo há um aumento espantoso de doenças cardiovasculares.
Os estudos têm mostrado que o risco de doenças cardiovasculares é aumentado por falta de atividade física satisfatória. A atividade física, principalmente o exercício, o esporte, aumenta o rendimento físico das pessoas. Este aumento está associado com uma melhora na eficiência funcional de todas as células do nosso corpo. Essa eficiência funcional, chamada de APTIDÃO FÍSICA, é geralmente vista como um atributo desejável e positivo para a saúde.
A atividade física é uma parte integral e complexa do comportamento humano, envolvendo componentes culturais, sócio-econômicos, psicológicos e é dependente de vários fatores como o tipo de trabalho, tipo físico, personalidade, quantidade de tempo livre, possibilidade de acesso a locais e instalações esportivas, etc.
A capacidade de rendimento do nosso corpo muda continuamente durante a vida.
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domingo, 16 de outubro de 2011

Atividades para queimar calorias: step, jump e pular corda

Está com preguiça ou quer emagrecer? Então, pule. A receita é simples, mas dá resultado. Jump, step e corda são três exemplos de exercícios em que os saltos trazem muito resultado. "Eles trazem a melhora da capacidade cardiovascular e realizam um alto gasto calórico, além de serem muito divertidos", afirma a professora Milena Emídio, coordenadora da Triathon Academia. Aulas de ritmos variados, aerofight, circuito também possuem essas características e podem ser encaradas como opção para aqueles dias em que bater uma vontade de fugir da esteira.

A seguir, você conhece um pouco mais de cada um dos exercícios e pode começar já a praticá-los, preparando-se para pular ainda mais (de felicidade, desta vez).
Jump e step

O gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias.

Coordenação
Jump e step trabalham a coordenação motora. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.

Pernas e bumbum
Se você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de jump e step. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa.

Tome cuidado
Se você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entra no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso e também não deixe de se alongar bem antes de começar a pular. Na dúvida, fale com o professor antes de encarar.

Efeito colateral
Que tal praticar um exercício que tem, como bônus, a tonificação do abdômen? Se você gostou da idéia, então aproveite as aulas de jump e de step. Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de jump, portanto o trabalho em isometria é bastante intenso. Não há um trabalho específico de abdome, mas a musculatura é solicitada , afirma a professora Milena Emídio.

Turma de amigos
Além de melhorar o condicionamento, as aulas de jump e step melhoram muito a sua auto-estima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável , diz a professora da Triathon Academia

Dores após as aulas
Os músculos ficam doloridos em função de micro-lesões que ocorrem durante o exercício. Musculatura não adaptada para aquele tipo de treino, número alto de repetições e sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular. O importante é não interromper as atividades.

Respiração
Na medida em que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, o corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de jump coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal, segundo a professora.

Mudança de nível
O que muda nas aulas de step, de um nível mais básico para um mais avançado, é o grau de complexidade de coreografia: a combinação de movimentos de braços e pernas, giros e deslocamentos laterais. O tempo de aula também cresce, ultrapassando os 30 minutos.

Drenagem linfática
Pular na cama elástica das aulas de jump vale uma massagem, de acordo com a professora. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço.os resultados surgem após o terceiro mês de aula.

Step, jump e musculação
Quem faz step em um dia pode fazer musculação no dia seguinte. As aulas oferecem melhora da capacidade cardiovascular e muita resistência de membros inferiores. Já a musculação é benéfica para fortalecer os grupos que serão bastante solicitados nas aulas

Corda

Queima de calorias
Pense nela como sua companheira para emagrecer. Uma média de 60 minutos de treinamento de corda chega a derreter 800 calorias. Os atletas de boxe pensam nela para o aquecimento, inclusive, por causa do aquecimento cardiovascular e muscular de todo o corpo que os pulos oferecem. O ideal é praticar de duas a três vezes por semana.

Benefícios
Há condicionamento cardiovascular, além de tonificação dos membros inferiores, (panturrilha, glúteo e pernas) e do abdômen.

Para ficar mais difícil
Se você for um atleta e usa a corda como um meio de melhorar sua resistência, é possível pegar mais pesado. Basta aumentar a velocidade de execução, o número de giros em menos tempo, pular mais e aumentar o tempo de treino. Mas é importante lembrar que o exercício tem impacto, exige condição física adequada, com bom preparo dos de membros inferiores.

Excesso de peso
Se você precisa emagrecer, é melhor evitar a corda. Isso porque o impacto dos pulos pode prejudicar joelhos, tornozelos e coluna. Depois de perder uns quilos, no entanto, lembre-se dela como opção para enxugar o que falta.
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sábado, 15 de outubro de 2011

Sindicato denuncia CREFRS


Sindicato denuncia CREFRS ao Ministério Público

O Sinpro/RS encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal contra o Conselho Regional de Educação Física do RS (CREFRS). A entidade vem constrangendo os professores de educação física ao impor, sob argumento de fiscalização, que eles se registrem no Conselho.

O Sindicato recebeu inúmeros relatos de docentes que foram humilhados e ameaçados em seu ambiente de trabalho, junto aos seus superiores, pais e alunos. Diante disso, o departamento jurídico do Sinpro/RS emitiu parecer técnico em que esclarece que a atividade docente é regida por legislação própria, que corresponde à Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases – LDBEN e pareceres de Conselhos Federal, Estaduais e Municipais de Educação, e que a licenciatura dispensa o registro nos conselhos profissionais.

A denúncia junto ao MPF apresenta o embasamento jurídico que considera esta ação do CREFRS arbitrária e requer inquérito civil com o objetivo de evitar maiores prejuízos aos professores gaúchos. "Nossa avaliação é de que as atividades educacionais devem ser regidas por instrumentos e órgãos fiscalizadores da educação e que, portanto, o vínculo com o Conselho é desnecessário",afirma Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS.

Encontro de Professores de Educação Física

Data: 5 de novembro (sábado)
Horário: 13h
Local: Sede Estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919) – Porto Alegre
Pauta: Esclarecimento sobre as iniciativas do Sindicato em relação à imposição de registro pelo conselho profissional (CREFRS) e o andamento da denúncia ao Ministério Público Federal.

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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Atividade social em uma academia de ginástica

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O verão está chegando e, nesse período, mais em qualquer outro período do ano, é normal acontecer um aumento do número de usuários nas academias. Porém, depois desse período, muitas pessoas param de frequentá-las, e um dos motivos é o relacionamento social que tem dentro das academias.

Vamos aos principais conflitos sociais que podem ocorrer em academias:

Com a academia lotada, usar os aparelhos sem precisar dividir com ninguém se torna quase impossível.

Algumas pessoas se sentem excluídas da comunidade, muitas vezes formada por aficcionados por estética e saúde.

Existem TVs na área destinada aos exercícios aeróbicos (esteiras, bicicletas). Pode ocorrer conflitos sobre qual canal estar disponível para os alunos.

Ego e a excessiva preocupação com a estética, podem fazer com que os chamados "bombados" (pessoas que buscam um corpo que consideram perfeito, porém as vezes de forma exagerada) tenham alguma rivalidade dentro do ambiente.

Pode haver conflito do que se priorizar na academia, a saúde ou apenas a estética.

Pude observar que algumas pessoas não guardam os aparelhos após usá-los, o que causa transtorno as outras pessoas.

A repetição de exercícios pode causar tédio e tornar as atividades chatas e difíceis de manter por um longo tempo, promovendo o afastamento de alguns desse ambiente.


Esses são só alguns fatores que devem ser discutidos sobre a atividade social dentro da academia. Buscar uma forma melhor de interação para que a atividade social seja intensificada é um dos desafios dos profissionais que atuam nesse segmento da Educação Física.

Boa sorte!
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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Plano de Aula: Movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.


Vamos ao nosso plano de aula da semana, com uma aula para Educação Física na Educação Infantil


Conteúdos:
movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.

Objetivos:
· Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
· Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
· Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.

Atividades:

Bola do túnel: divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Manter-se-ão com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola.
Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo. Em chegando ao último jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.

Bola em posição: dispõem-se as crianças em círculo.
Dado o sinal de início, o professor no centro do círculo atira a bola ao alto, chamando o nome de um aluno presente no círculo. O aluno deverá agarrar a bola antes de cair no chão ou não. Este após pegar a bola terá que executar o mesmo que o professor fez, chamando um colega.

Lá vai a bola: os alunos a linha de partida com as mãos sobre o joelho. O professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola. Inopidamente lança-a, rasteira, na frente da turma. O primeiro aluno que alcançá-la será o novo lançador e dará continuidade ao jogo.

Abrir a porta: os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará fora.
Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo correrá e gritará: janelinha, janelinha, portinha campainha. Nesse momento ele bate nas costa de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegá-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.

O osso do cachorro: os alunos em círculo em silencio, menos um que ficará afastado escondido.
O professor escolherá um aluno para ser o cachorro, quando o aluno afastado retornar ele pegará um objeto dado pelo professor simbolizando um osso e passará mostrando um a um. Ao chegar ao aluno escolhido (cachorro) este terá que imitar um latido de cão bem alto, fazendo o colega se assustar. Logo o aluno toma o lugar e a brincadeira continua até todos participarem.

Brinquedo livre: liberar os alunos para brincar livremente no pátio.
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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Novidades das academias para verão 2011/2012

A cada ano, novas modalidades de exercícios surgem nas academias de ginástica, com o objetivo de entreter o aluno e fazê-lo manter a boa forma de maneira divertida. Atualmente, aulas lúdicas e antiestresse reinam nas salas do Rio de Janeiro. Para quem quer emagrecer até o verão, uma das grandes novidades é ficar suspenso por fitas presas no teto. Em média, gastam-se até 500 calorias em 50 minutos de exercício.

suspension core (Foto: Carolina Lauriano / G1)

A atividade usa aparelhos importados dos Estados Unidos e se chama Suspension Core. Na Bodytech da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, a aula começou a ser oferecida há cerca de um mês e, segundo os professores, fica lotada e com lista de espera.

Com dez ganchos fixados no teto - o que só permite que um professor e nove alunos façam a aula – a sala, quando cheia, mais parece mais uma cama de gato. Para os mais entendidos, o exercício é uma evolução do TRX, um treinamento feito em suspensão. Agora, com os aparelhos da aula nova aula, é possível fazer o movimento de rotação, além de mudar a altura do cabo.

suspension core (Foto: Carolina Lauriano / G1)

A carga é o próprio peso do aluno. O abdômen, principal alvo dos interessados em perder peso, é uma das partes do corpo mais trabalhadas durante as aulas. Além de gasto calórico, a atividade trabalha consciência corporal, amplitude, equilíbrio e força.

"É uma aula muito dinâmica, chama a atenção porque você fica suspenso, preso por uma corda, isso atrai as pessoas, foge do padrão de peso. É diferente de tudo que já se viu em academia", explicou Eduardo Netto, diretor técnico da rede.

Outra aposta da Bodytech para a queima de calorias é o Sportwall, uma parede com sinais luminosos que devem ser apertados com as mãos, os pés ou com bolas de diferentes tamanhos. A cada acerto ou erro, um som é emitido do grande painel, que conta com quatro tipos de jogos, com oito níveis cada um. O exercício possibilita a realização de uma série de atividades em circuito, além de gincanas, já que há pontuações.

Sportwall (Foto: Carolina Lauriano / G1)

Segundo Eduardo Netto, atualmente o exercício é oferecido durante as aulas de esporte com crianças e adolescentes, mas a expectativa é que professores incluam a atividade em treinamentos individualizados, com personal trainer. A previsão é que em novembro adultos já possam aderir à novidade.

"No Dia dos Pais eu trouxe pais e filhos e os adultos pareciam estar mais animados do que as crianças", contou o coordenador de esporte da academia, Carlos Eduardo Dalvi de Souza.

Boxe Fitness (Foto: Carolina Lauriano / G1)

Saco de pancadas
Para quem quer aliar emagrecimento à atividade antiestresse, a dica é a aula de boxe fitness, que usa técnicas do boxe tradicional - em um trabalho sem muito contato físico entre os alunos - com o dinamismo de uma aula aeróbia. Na sala, luva de soco, saco de pancada e corda.

"O gasto calórico é muito subjetivo, difícil de ser feito, mas eu diria que o valor é similar a uma aula de spinning. O boxe fitness é como queimar caloria de forma divertida, prazerosa, unindo estímulos para o corpo e a mente, para combater o estresse", explica Marco Antônio Ferreira, diretor técnico da Academia da Praia.

O lançamento da nova técnica foi feito pelo campeão mundial Acelino Popó Freitas no sábado (8).Os alunos da Academia da Praia poderão iniciar os treinos a partir de novembro.

De acordo com Marco Antônio, alunos de 8 a 80 anos podem fazer a aula. "São vários estímulos orgânicos diferentes aliados à muita diversão. O objetivo não é só gasto calórico, mas também fazer o bem a mente. A grande aposta da gente é o equilíbrio. A aula tem aquecimento, abdominais e movimentos básicos do boxe, sem muito contato físico, que é o lado da luta. Você pode dar pancadas à beça, você extravasa o estresse", explicou.

spinning plus (Foto: Divulgação)

Spinning turbinado
Já inventaram as aulas de spinning, com as bicicletas agrupadas; de running, com as esteiras enfileiradas; e agora tem a "spinning plus", que ganhou os aparelhos de transport na sala. A ideia de juntar bicicletas e elípticos (o popular transport) em uma mesma aula, com 55 aparelhos no total, partiu da academia Companhia Athletica, na Zona Oeste.

A nova atividade teve início há poucos dias. Segundo os professores, muitos alunos acabam fazendo duas aulas seguidas, cada uma em um equipamento.

Daniel Adler, sócio da academia, acredita que a novidade irá repetir o fenômeno que ocorreu há 15 anos com as aulas spinning, já que hoje, segundo ele, o transport ocupa grande parcela de aparelhos na musculação.
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terça-feira, 11 de outubro de 2011

A prática de atividade física em idosos

A atividade física em idoso está cada vez mais comum e mais disseminada. Se antigamente os idosos ficavam sem alternativas e acabavam mergulhados na dor, com a prática de exercícios físicos, esse quadro está mudando.

Veja essa reportagem falando com idosos que praticam atividade física:



Além de evitar que dores articulares se instalem, o exercício físico traz o bem-estar, melhora da saúde fisica e mental,ajudando a enfrentar os desafios dessa fase com muito mais disposição.

Então, o que você está esperando para indicar, ainda mais, atividade física para idosos?
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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Atestado médico e a aula de Educação Física

http://www.unimedrio.com.br/images/img_pvm_esporte.jpg


Qual é o professor  que trabalha em escola que nunca se deparou com um atestado médico trazido pelo aluno para não fazer as aulas de Educação Física?

Trabalhei em escola durante anos. Recebi os mais diferentes tipos de atestados. E, orientada pela direção da escola, tive que aceitá-los, por mais absurdos que eles me parecessem.  É claro que, se um aluno aparece com uma bota de gesso no pé, não há o que contestar. O gesso o impede de realizar atividades físicas, logo impossibilita a prática da aula. Mas e quando não existe uma causa visível? E quando chega a você um atestado para uma menina de 14 anos que tem como médico um geriatra? Como proceder?

Eu não posso dizer que a menina de 14 anos não está apta para a prática da Educação Física. E nem que ela está. Sob esse aspecto, o professor de Educação Física fica com as mãos atadas, sem ter o que fazer, a não ser aceitar aquele atestado. Porém, a aluna em questão não precisa ficar a aula de Educação Física sem fazer nada, observando os colegas de turma fazerem a aula. A criação de afazeres para ocupar o tempo desses alunos nesse período deve ser pensada.  Assim, evitaria que esses alunos dispensados ficassem obsoletos nesse período.

Enquanto matéria, a Educação Física ainda se ressente de igualdade de tratamento. O aluno pode trazer um atestado e é dispensado da aula porque teve uma indisposição estomacal, teve uma noite mal dormida, está resfriado. Mas você, professor, já viu algum aluno ser dispensado da aula de matemática porque está passando um período ruim dentro de casa e não tem condições de se concentrar em cálculos?

O uso do atestado médico sem razão deve ser combatido, até porque sabemos os benefícios que a Educação Física Escolar promove nos alunos.  E acredito que a criação de atividades para "os liberados" vai fazer a Educação Física ser ainda mais valorizada.

Até a próxima!
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sábado, 8 de outubro de 2011

Personal Trainer e a Educação Física

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Personal Trainer  é um profissional obrigatoriamente com formação em Educação Física e habilitado através do CONFEF, que está capacitado a ministrar e supervisionar os treinamentos seguindo os objetivos de quem o contrata e respeitando os Princípios Básicos do Treinamento.

O Personal Trainer poderá seguir diversas áreas da Educação Física,tais como: Musculação, Yoga, Pilates, Alongamento, Corrida, Triatlon, Fitness, Artes Marciais, Esportes Coletivos, Reabilitação Musculoesquelética e Cardíaca entre outros.

Sua atuação não está restrita a academias ou clubes. Poderá se desenvolver também em praças, residências ou condomínios.

O trabalho do Personal Trainer pode ser complementado e obterá melhores resultados, se for simultaneamente desenvolvido com outras áreas da Saúde, a saber: Nutrição, Fisioterapia e Cardiologia.

Esse é o texto do Wikipédia que define o que é um Personal Trainer. importante lembrar que, por ser uma atividade que exige condicionamento físico e deve ser feito em escala de treinamento, foge da área da fisioterapia.

Profissional de Educação Física não deve, nunca, atuar na área de suplementação alimentar.  Ele deve até entender como cada suplemento atua, mas a prescrição cabe ao profissional de Nutrição.

É o ínicio de uma seção aqui no blog que falará sobre atuação do Personal Trainer, com exercícios, treinamentos a serem executados, dicas para alunos e etc.

Uma vez por semana estaremos por aqui.

Seja bem vindos (as)!
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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Musculação vira remédio para idoso combater doenças

 Exercícios físicos se tornaram tão importantes quanto os remédios no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatoide. Não à toa, estima-se que a frequência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica tenha aumentado cerca de seis vezes nos últimos dez anos.

De olho nesse filão, muitos estabelecimentos têm feito parcerias com consultórios médicos e oferecido descontos e atividades específicas para os idosos por eles encaminhados. Surgiram até academias especializadas nesse público, com equipe médica própria e instalações adaptadas a quem tem mobilidade reduzida.

O boom teve início após a comprovação, no início da década passada, de que exercícios com sobrecarga são capazes de impedir o avanço da osteoporose, conta Kleber Pereira, presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad). "Os médicos passaram a recomendar a musculação para os idosos, que hoje representam quase 30% de nossos alunos."

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da musculação para outro problema que atinge quase 60% das pessoas com mais de 60 anos: a osteoartrose. Caracterizada pelo desgaste das articulações, a doença causa dor e restringe os movimentos.

"Até pouco tempo atrás, pacientes com artrose recebiam a recomendação de praticar apenas atividades leves e evitar carregar peso ou subir escadas", conta Julia Greve, coordenadora do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da Faculdade de Medicina da USP. Mas hoje já se sabe que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga na articulação, diminui a dor e recupera a amplitude dos movimentos.

Espero que você tenha gostado desse texto.

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