quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Desistência do aluno na academia


http://www.ciaathletica.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/02/AVALIACAO-FISICA-532x355.jpg

Muita gente que se matricula numa academia de ginastica desistem nos primeiros 45 dias. A estimativa é da Associação Brasileira de Academias (Acad) e os motivos que levam a essa decisão são os mais variados.

Há vários motivos para essa desmotivação.

A falta de atenção dos professores no espaço em que estão matriculados é uma delas. Como a pessoa não tem o hábito de praticar atividades físicas e quase sempre estão com vergonha do corpo, os profissionais não podem apenas montar o programa e abandonar o aluno na sala. Uma das funções dos professores identificar os mais tímidos e fazer um bom trabalho para que eles se relacionem melhor com as pessoas e com os aparelhos em que farão as atividades.

Por isso, é  importante assim que o aluno entra na academia montar a rotina de atividades e levar em consideração as restrições físicas, como desconforto em alguma prática, tempo que está distante de atividades físicas e período que pode ficar na academia. . O fator bem estar também precisa ser levado em conta para avaliar alguns conceitos como autoestima, disciplina, flexibilidade e força, para depois gerar um gráfico comparativo para mostrar a evolução obtida a cada três meses.

No início das atividades, entretanto, é preciso também ser claro e transparente com o aluno sobre os exercícios. É essencial orientar o aluno das mudanças que acontecem no organismo e de possíveis dores que ele pode sentir pelo esforço físico. O ideal é sentir apenas que praticou atividades físicas, especialmente os sedentários, e não uma dor insuportável por uma semana. Sem dúvida, quando o aluno já sabe dos efeitos dos exercícios, se sente mais seguro e as chances de ficar uma semana sem voltar às aulas pelo trauma das dores iniciais diminui.

Para estimular os alunos a frequentar o espaço é importante criar compromissos. Uma boa forma de lidar com pessoas que costumam faltar é agendar algumas atividades. Marcar datas para mudanças na série de exercícios, convidar para outras aulas que a academia oferece, isso tudo contribui para o aluno continuar frequentando.

É fundamental acompanhar a frequência dos alunos, pois isto também é responsabilidade do professor. Quando os alunos faltam, mandamos e-mail, SMS com mensagens de incentivo para voltar ao espaço. Esse tratamento pode fazer a diferença, pois mostra que o professor está preocupado com o aluno. Outra maneira de incentivo é mostrar os resultados práticos que foram obtidos.
Depois de três meses avalia-se os parâmetros físicos, medidas de circunferência, peso, se ganhou massa magra e outros aspectos que os estimulam a dar continuidade à academia
Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário