segunda-feira, 31 de maio de 2010

Monografia de Educação Física

A maioria das faculdades de educação física do Brasil exigem para a
conclusão do curso um trabalho de monografia.

Segundo a Wikipedia, Monografia é uma dissertação (em sentido lato)
sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma
localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados.
Normalmente escrito apenas por uma pessoa. É o principal tipo de texto
científico. Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de
investigação pouco complexa e sobre tema único e bem delimitado.

É desejável que a monografia possua o máximo de vieses possíveis sobre
o assunto tratado, de modo a possibilitar ao leitor o entendimento
substancial do mesmo. Para tanto, esta é composta de inúmeras partes,
textuais, pré e pós-textuais que possuem funções específicas de
relevância conhecida.

A Introdução (ou a apresentação e preparação para o estudo) é a
indicação dos objetivos ou problema (hipótese, delimitação ou
contextualização da área de estudo), a identificação das disciplinas
científicas afins ou os sistemas teóricos no qual se enquadram os
objetivos problema da monografia. A justificativa especialmente
aspectos éticos e relevância do tema pesquisado devem ser mencionados.

O Desenvolvimento, parte mais relevante do estudo, deve ser dividido
em tópicos, e geralmente consiste numa revisão de literatura sem a
pretensão de chegar ao estado da arte no tema. Pode aproximar-se de
uma meta-análise ou revisão sistemática de literatura caso explicite
critérios para localização e seleção dos estudos relevantes, as bases
de dados eletrônicas (tipo Medline, Embase, Lilacs, Cochrane
Controlled Trials Database, SciSearch) sem necessariamente realizar
uma avaliação crítica dos estudos os critérios de validade ou o porquê
de sua exclusão. Quando a revisão de literatura não se detém
tratamento estatístico do material a ser trabalhado denomina-se
revisão narrativa. Os critérios de uma revisão sistemática podem ser
considerados aspectos metodológicos, ou seja integrante regras de
análise lógica que a monografia adotou para chegar a uma conclusão. O
trabalho de conclusão de curso (TCC), ao contrário da tese de
doutorado, não exige uma descrição detalhada do desenho ou estratégia
de investigação e identificação de variáveis limita-se a algumas notas
metodológicas.

As Considerações Finais, a conclusão da análise, descrição, avaliação
(a depender do tipo de estudo e pergunta) deve necessariamente
remeter-se a idéia principal, recapitulando os diversos tópicos do
desenvolvimento. Pode incluir recomendações quanto a lida com o objeto
de estudo e sugerir novos estudos.

Por ser exigida e obrigatória, criou~se um comércio, não só voltado
para a Educação Física, como para todos os outros cursos.  Pessoas que
estão se formando simplesmente compram monografias de outras pessoas
ou pagam uma pessoa específica para fazer a monografia do tema que ela
escolher.

Podia dar aqui vários exemplos de temas e sugestões para a realização
de monografia, mas está mais do que na hora do pessoal começar a
perceber que só o lado cientifico da Educação Física crescendo é que a
profissão poderá crescer.

Mãos a obra!!!

Espero que você tenha gostado desse texto.

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terça-feira, 18 de maio de 2010

Prescrição de exercícios para renais crônicos




Professores de educação física precisam estar atualizados e preparados para a prescrição de atividade física para pacientes com insuficiência renal crônica. 


Os exercicios podem ser realizadas três vezes por semana, e durava, cada sessão, de 60 a 90 minutos. O trabalho foi constituído por: jogos, atividades de leitura, dinâmicas de grupo e ginástica compensatória. Esta última foi estruturada a partir de conhecimentos oriundos da ginástica laboral (MARTINS, 2001), sofrendo adaptações até obter o seguinte formato:

Pré-alongamento: pedir para se espreguiçar, soltar a musculatura ou massagem simplificada nas principais regiões do corpo. Importante observar a reação de cada paciente: se ele está motivado, com medo ou sintomas de dor muscular, sonolência, irritabilidade, má postura, sem coordenação motora. Tempo total: 01-03 minutos.

Alongamento: envolvendo as principais articulações (pescoço, ombro, pulso, dedos, quadril, joelho, tornozelo, dedos dos pés). Duas repetições em cada lado/articulação. Tempo total: até 15 minutos.

Trabalho de coordenação e resistência muscular localizada: deslocamento com flexões, extensões, adução e abdução dos membros. Variações: alternado ou simultâneo; dinâmico ou isométrico (não recomendável); com ou sem objetos; com ou sem som. Recomendam-se 10 repetições nos membros superiores e até 15 nos inferiores, seguido ou parcelado. Tempo total: até 10 minutos.

Massagem: uso de bola ou das mãos (passivo ou ativo, conforme o paciente), com movimentos circulares. Tempo total: 06 minutos. Observação: a massagem pode ser intercalada com o trabalho de coordenação e resistência muscular localizada ou colocada depois dele.

Alongamento final: estiramento e relaxamento articular similar ao pré-alongamento, visando o relaxamento e volta à calma. Tempo total: 05 minutos.

Veja a opinião de quem fez o curso:


Com certeza esse curso abriu a minha mente e me fez ter uma visão mais ampla do paciente renal crônico.Michel Cesar - Valença - RJ
Informações atualizadas, colocadas de maneira clara e objetiva, didaticamente estimulantes!ALEXANDRA IGNACZUK BATISTA - CURITIBA - PR
Ótimo!!!Carlos Augusto da Cruz Mota - Santarém - PA
Como educadora física já sabia da importância da atividade física, mas esse curso possibilitou uma melhor visibilidade do quanto contribui a atividade física na vida do renal crônico e que tevemos sempre correr atrás de estudos para ajudar e contribuir na melhora da saúde dessas pessoas. 
Milena Fabíola Schroeder - Joinville - SC




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